You are on page 1of 2

Editorial

Victor Wnsch Filho

A RBSO em perspectiva
RBSO in perspective

Professor Titular do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo. Membro do Conselho Editorial da RBSO.

Quatro anos aps a implantao efetiva da Fundao Centro Nacional de Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho (Fundacentro), foi lanado o primeiro nmero da Revista Brasileira de Sade Ocupacional (RBSO), referente aos meses de janeiro, fevereiro e maro de 1973. Jorge Duprat Figueiredo, primeiro presidente da Fundacentro, dirigiu as palavras inaugurais aos leitores no editorial A informao como instrumento do progresso. Alguns temas de Sade e Segurana no Trabalho (SST), recorrentes ainda hoje, foram abordados naquele nmero. O enfoque editorial do nmero pioneiro da RBSO traduzia o seu tempo. A mensagem, progresso como corolrio do acesso informao, estava em sintonia com o milagre econmico brasileiro que se encerraria naquele ano. Porm, ao longo das dcadas desde 1973, ficou claro que o progresso desenfreado deletrio para a sade dos indivduos. Crescimento do produto interno bruto (PIB), somente, no significa desenvolvimento. Para isto necessrio buscar a equidade econmica e social e elevar a qualidade de vida da populao em ambientes saudveis e sustentveis. Nestes quase 40 anos de histria, o pas e o mundo passaram por transformaes profundas. O acesso informao, restrito no perodo de nascimento da RBSO, era um objetivo que permitiria avanar na rea de SST. Hoje, a sociedade est imersa na era da informtica e, submetida ao excesso de informaes, precisa distinguir as relevantes. A conquista de melhor qualidade de vida dos trabalhadores, bem como da populao em geral, mais do que informao exige conhecimento, ou seja, a informao qualificada obtida por meio de pesquisas transdisciplinares. Desde o marco inicial, folhear os sucessivos nmeros da RBSO transitar, em diferentes pocas, pelos principais tpicos relacionados SST, muitos dos quais tratados por cones desta rea no pas. Mas examinar os volumes da RBSO tambm perceber as crises em sua trajetria. Por alguns anos, com a descontinuidade da periodicidade, os artigos publicados perderam densidade. Consequentemente, sua importncia ficou reduzida e sua penetrao fraca na rea de SST. A reverso desta tendncia iniciou-se recentemente. O editorial da publicao conjunta dos nmeros 107/108, de 2003, informava que a RBSO passaria por mudanas no processo e na organizao editorial. O nmero 114, do segundo semestre de 2006, com dossi temtico sobre o trabalho em teleatendimento, marca a inflexo em direo s mudanas anunciadas. As chamadas para nmeros temticos foram eficientes para atrair artigos de qualidade, alguns provenientes de dissertaes de mestrado e teses de doutorado e, mesmo, de livre-docncia. A anlise das taxas de

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 36 (123): 6-7, 2011

recusa de manuscritos submetidos RBSO nos trs ltimos anos corrobora o fato. Em 2008, o volume 32 incluiu um nmero temtico e outro por demanda espontnea, sendo recusados 80,6% dos artigos sob avaliao. No volume 33, de 2009, formado por dois nmeros com demanda livre, a recusa atingiu a desconcertante taxa de 88,9%, embora o nmero de contribuies submetidas naquele ano tenha sido o mais elevado do perodo. Finalmente, em 2010, com dois nmeros temticos, a taxa de recusa recuou para 76%. Aps o incio do projeto de reestruturao, as pesquisas originais formam a maior proporo dos artigos publicados, caracterstica marcante de um peridico cientfico. Os temas analisados so mltiplos na abrangncia da rea de SST, revelando as preocupaes atuais em relao sade do trabalhador nas condies do mundo do trabalho no Brasil deste incio do sculo XXI. Outro ponto a destacar, a RBSO recebe contribuies de diferentes regies do pas. A predominncia da produo cientfica oriunda da regio Sudeste, mas h significativa participao do Nordeste e do Sul. Todavia, a representao das regies Centro-Oeste e Norte ainda limitada. A RBSO tem alcance e difuso nacional, porm vale registrar a presena de artigos provindos do exterior. A produo cientfica contempornea na rea de SST floresce e emerge com vigor das pginas recentes da RBSO, entretanto, ainda h desafios a enfrentar. Embora perodos de transio sejam rduos para publicaes cientficas, obter a insero da RBSO em redes mais amplas de indexao cientfica para aumentar sua visibilidade certamente uma tarefa prioritria e um objetivo a ser atingido. Os pesquisadores da rea de SST tm reagido positivamente s iniciativas de renovao da RBSO (MACHADO, J. M. H.; LACAZ, F. A. C. Respondendo a um chamamento! Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 35, n. 121, p. 6, jan./jun. 2010), mas necessrio que a elejam como lcus principal para a divulgao de seus melhores trabalhos. A RBSO a nica revista brasileira que comporta o espectro de temas especficos da Sade do Trabalhador dentro da grande rea da Sade Coletiva. Congregar este conhecimento na RBSO estimular um profcuo debate na rea de SST sobre fatores determinantes das doenas ocupacionais, estratgias de preveno e definio de polticas pblicas para o controle. O compromisso editorial assumido em 2007 (GARCIA, E. G.; JACKSON FILHO, J. M. Sobre o projeto de reestruturao da RBSO. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 32, n. 116, p. 04-05, jul./dez. 2007) vem sendo seguido risca. Os resultados so j evidentes e a consolidao da RBSO no tempo que h de vir inexorvel. A maturidade da comunidade de SST no Brasil para gerar conhecimento a garantia deste futuro.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 36 (123): 6-7, 2011

You might also like