You are on page 1of 3

Direito Processual Civil brasileiro Ordenaes Embora parea paradoxal, a histria do nosso direito comea antes da histria do Brasil.

1 O nosso direito est ligado ao direito portugus que, por sua vez, est vinculado a basicamente todo direito ocidental. O Brasil nasceu sob o imprio das Ordenaes Afonsinas, editadas em 1446 consolidando a legislao da poca, desde Afonso II a Afonso V. Devemos ressaltar que as Ordenaes Afonsinas no foram uma verdadeira codificao do direito e sim uma compilao coordenada e que se dividia em cinco livros, sendo o Livro III, com seus 128 artigos destinados ao processo civil. Neste abordava os atos judiciais e a ordem que tais atos deveriam obedecer, situando-se nele a parte propriamente processual. As Ordenaes Afonsinas tiveram como fonte a legislao feudal ou costumeira, o direito romano justinianeu inserido no corpus juris o direito cannico e as Decretais de Gregrio IX, vigorando em nosso pas at 1521, quando ocorre ento, a publicao das Ordenaes Manuelinas. De 1521 at 1603 vigoraram as Ordenaes Manuelinas. Atendiam mais ao interesse da realeza do que ao das outras instituies, fortalecendo o poder absoluto do Rei. Na distribuio das matrias, seguem a do cdigo anterior, alterando somente a ordem dos ttulos, artigos e pargrafos. A partir de 1603, foram promulgadas as Ordenaes Filipinas, que seguiram o mtodo e a sistematizao das matrias manuelinas, em cinco livros. Algumas modificaes em matria processual foram observadas, como por exemplo, as funes judicirias se limitaram ao julgamento, com o juiz-presidente, das aes de injria verbal, pequenos furtos, depois de previamente processadas pelo mesmo juiz com o tabelio do judicial. O Brasil viveu, portanto, sob trs ordenaes que foram consideradas grandes codificaes da poca, alm das cartas dos Donatrios, dos governadores e dos ouvidores. Importante ressaltar que a diviso dos poderes s foi reconhecida, no Brasil, com a Constituio de 1824, deste modo, at ento, confundia-se o judicial, administrativo, fiscal e militar, como em toda a Antiguidade. J em 1832 foi promulgado o Cdigo de Processo Criminal de primeira instncia, com a disposio provisria sobre a administrao da justia civil, em 27 artigos. Regulamento 737 Foram publicados os Regulamentos 737 e 738, para entrar em vigor, juntamente com o Cdigo Comercial, ambos de 25 de novembro de 1850. O Regulamento 737 foi de grande importncia at a edio do atual Cdigo de Processo Civil. Seu objetivo era determinar a ordem do juzo no processo comercial. Foi notvel especialmente em relao economia e simplicidade do procedimento, porm, em virtude de prolongadas campanhas e crticas em 1871, restabeleciamse as orientaes do antigo Cdigo de Processo Criminal. O Governo encarregou o Conselheiro Antnio Joaquim Ribas para reunir todas as normas relativas ao processo civil. Em 1876 a Consolidao das Leis do Processo Civil passou, ento, a ter fora de lei. Dividia-se em duas partes: a primeira, relativa organizao judiciria; e a segunda, forma do processo. PACHECO, Jos da Silva, Evoluo do Processo Civil Brasileiro, 2 ed., Rio de Janeiro: Renovar,1999, p.25.
1

Com a proclamao da Repblica uma das primeiras medidas tomadas pelo Governo Republicano com relao ao processo civil, foi que se aplicassem, ao processo, julgamento e execuo das causas cveis em geral, as disposies do Regulamento 737 de 1850. Entretanto, manteve em vigor as disposies que regulavam os processos especiais, no compreendidos pelo referido Regulamento. Cdigo de Processo Civil de 1939 Com a competncia da Unio para legislar sobre processo, ressalta Grinover (2004)2, ditada constitucionalmente em 1934, tornou-se necessria a preparao de um novo Cdigo de Processo Civil; tendo o governo organizado comisses de juristas encarregados daquela tarefa. Foi ento apresentado um trabalho por Pedro Batista Martins, advogado, que revisto pelo ento Ministro da Justia Francisco Campos, por Guilherme Estellita e por Abgar Renault, transformou-se no Cdigo de Processo Civil de 1939. Dentre suas principais caractersticas est a adoo do princpio da oralidade, tal como preconizava Chiovenda, com algumas concesses tradio, especialmente no que diz respeito aos sistemas de recursos e multiplicao de procedimentos especiais. Cdigo de Processo Civil de 1973 Com severas crticas lanadas pela doutrina e o surgimento de vrias leis extravagantes, tornouse necessria a reformulao do Cdigo de 1939. O governo Federal, por sua vez, incumbiu Alfredo Buzaid, professor da Faculdade de Direto de So Paulo, de elaborar o anteprojeto do Cdigo de Processo Civil. O anteprojeto foi revisto por Jos Frederico Marques, Lus Machado Guimares e Lus Antnio de Andrade e submetido ao Congresso Nacional sendo aprovado e promulgado pela Lei 5.869/73, surgindo assim o novo Cdigo de Processo Civil atualmente em vigor. O Cdigo de Processo Civil possui 1.220 artigos, divididos em cinco livros: I - do processo de conhecimento; II - do processo de execuo; III - do processo cautelar; IV - dos procedimentos especiais; V - das disposies finais e transitrias. No primeiro livro, onde cuida do processo de conhecimento, o cdigo disciplina a competncia dos rgos do Poder Judicirio, regula as figuras dos sujeitos do processo, dita regras sobre o procedimento ordinrio e o sumrio e o processo nos tribunais, alm de disciplinar os atos processuais e suas nulidades, prova, sentena, coisa julgada e recursos. No segundo livro sobre processo de execuo aborda os ttulos executivos judiciais e extrajudiciais, disciplina a competncia em matria executiva, a responsabilidade e as sanes que merecem, alm de vrias espcies de execuo com procedimentos diferenciados. O terceiro livro disciplina todo processo cautelar, com medidas cautelares tpicas (nominadas) e medidas atpicas (inominadas). No quarto livro esto os procedimentos de jurisdio contenciosa e de jurisdio voluntria. Finalmente, no quinto e ltimo esto as disposies finais e transitrias.

GRINOVER , Ada Pellegrini et al, Teoria Geral do Processo, 19 ed., So Paulo: Malheiros, 2003, p. 107.
2

Muitas alteraes foram realizadas desde que se tornou vigente o cdigo de 1973 buscando sempre simplificao dos atos em geral e procedimentos para uma maior agilidade do servio jurisdicional. Veremos a seguir algumas das mais importantes alteraes j sofridas: I - Lei 7.347/85 (Ao Civil Pblica); II - Lei 8.009/90 (Impenhorabilidade do imvel residencial do executado bem de famlia); III - Lei 8.078/90 (Cdigo de defesa do Consumidor); IV - Lei 8.952/94 (disciplina a tutela antecipada e a tutela especfica das obrigaes de fazer e no fazer); V - Lei 9.079/95 (Processo monitrio); VI - Lei 9.099/95 (derroga a antiga Lei de Pequenas Causas e disciplina os Juizados Especiais); VII - Lei 9.245/95 (altera significativamente o procedimento sumrio); VIII - Lei 9.307/96 (Lei da arbitragem); IX - Lei 9.868/99 (disciplinou o processo de ao direta de constitucionalidade ou de constitucionalidade); X - Lei 10.444/02 (alteraes relativas tutela antecipada, ao procedimento sumrio, execuo forada). Consideraes A histria do processo civil marcada por um certo formalismo em suas diferentes fases. Tanto os romanos quanto os germanos preocupavam-se com o cumprimento rigoroso da ordem dos procedimentos para que a segurana do processo fosse garantida. Tal preocupao permanece no processo civil atual, cujas formalidades devem ser obedecidas para que no haja arbitrariedades. Ainda que no se negue a importncia do cumprimento dos ritos do processo, princpios como o da instrumentalidade do processo ganham importncia nos dias de hoje, pois se percebeu que o excesso de formalidades antes de ser uma garantia pode constituir-se em um impedimento ao acesso Justia. Com o objetivo de mudar tal conjuntura, muitos processualistas exaltam os princpios da instrumentalidade, da oralidade, do acesso Justia, da efetividade do processo e da economia processual como metas a serem atingidas pelo processo civil moderno.

You might also like