You are on page 1of 76

MICROMASTER Vector MIDIMASTER Vector

Instrues de Operao

Contedo
Instrues de Segurana 1. GENERALIDADES ...............................................4 2. INSTALAO - MICROMASTER Vector .............5 3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector ...............16 4. COMANDOS E OPERAES BSICAS ...........24 5. MODOS DE OPERAO ...................................28 6. PARMETROS DO SITEMA..............................32 7. CDIGOS DE FALHA E DE PRECAUO........54 8. DADOS TCNICOS ...........................................56 9. INFORMAES ADICIONAIS............................61

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Instrues de Segurana
Antes de instalar e colocar em funcionamento este equipamento, preciso ler estas instrues e precaues de segurana, bem como observar todas as etiquetas de advertncia incorporadas ao equipamento. Certifique-se de que todas as etiquetas de advertncia estejam legveis e substitua as danificadas ou inexistentes.

PRECAUES
Este equipamento produz tenses eltricas perigosas e controla peas mecnicas giratrias. A no observncia das instrues contidas neste manual pode causar morte, leses graves e danos materiais considerveis. Apenas pessoal devidamente qualificado dever trabalhar neste equipamento, e apenas aps estar familiarizado com os avisos de segurana, instalao, operao e procedimentos de manuteno contidos neste manual. Para que este equipamento possa funcionar sem oferecer nenhum tipo de perigo, indispensvel que este seja manipulado, instalado, operado e consertado de maneira apropriada e competente. Os inversores MICROMASTER e MIDIMASTER Vector trabalham com tenses elevadas. Apenas conexes permanentes so permitidas na entrada de potncia. Este equipamento deve ser aterrado (veja Norma IEC 536 Classe 1, NEC e outras aplicaes padronizadas). Se for utilizado um componente de proteo contra correntes residuais, este deve ser um RCD tipo B. O capacitor do circuito intermedirio se mantm carregado a nveis de tenso elevada mesmo quando a tenso de alimentao for removida. Por este motivo no se deve abrir o equipamento antes de cinco minutos aps o equipamento ter sido desenergizado. Em caso de trabalhar com o equipamento aberto, deve se levar em conta que existem peas descobertas e energizadas, portanto, no toque nestas peas. Os aparelhos de alimentao trifsica com filtros RFI instalados, no devero ser conectados a uma rede protegida por um rel de fuga a terra veja Norma DIN VDE 0160, seo 6.5). Os seguintes bornes podem estar sob tenso perigosa inclusive quando o motor estiver parado - os bornes de conexo da rede L/L1, N/L2 e L3 (MMV) - L1, L2, e L3 (MDV). - os bornes de conexo do motor U, V, W. - os bornes da resistncia de frenagem B+/DC+ e B-(MMV). - os bornes da unidade de frenagem DC+ e DC(MDV). Os trabalhos de conexo, colocao em funcionamento e eliminao de falhas devem ser realizados por pessoal especializado e que esteja familiarizado com todas as consideraes de segurana e instrues de manuteno e reparo contidas neste manual. Sob certas condies de ajuste, o inversor pode partir automaticamente ao ser restabelecida uma falha de tenso de rede. Se for necessria uma proteo trmica para o motor, deve ser utilizado um PTC. (Consulte a Seo 2.2.5 (MMV), Seo 3.2.3 (MDV) e P087). Este equipamento no deve ser usado como um mecanismo de parada de emergncia (veja EN 60204, 9.2.5.4).

Prevenir para que crianas e pblico em geral no mexam neste equipamento! Este equipamento deve ser utilizado apenas para a aplicao prevista pelo fabricante. Qualquer troca no autorizada assim como a utilizao de peas de reposio e acessrios que no sejam previstos ou recomendados pelo fabricante podem causar incndios, choques eltricos e leses. Tenha sempre mo estas instrues de operao e entregue-as a cada usurio!

Diretriz Europia sobre Baixa Tenso


A linha de produtos MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector cumpre os requisitos da Diretriz sobre Baixa Tenso 73/23/EEC, modificada pela Diretriz 93/68/EEC. As unidades so certificadas para cumprirem as seguintes normas: EN 60146-1-1 EN 60204-1 Conversores com semicondutor Requisitos gerais e Conversores comutados pela rede Segurana da mquina Equipamentos eltricos de mquinas

Diretriz Europia sobre Mquinas


A srie de inversores MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector no se enquadra no mbito da Diretriz sobre mquinas. No entanto, os produtos tm sido avaliados completamente para que cumpram os requisitos de segurana e sade essenciais diretriz quando se utiliza uma aplicao de mquina tpica. Uma Declarao da Incorporao estar disposio mediante solicitao.

Diretriz Europia EMC


Quando instalados de acordo com as recomendaes descritas neste manual, os produtos MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector cumprem todos os requisitos da Diretriz sobre EMC como definido pela Norma de Produtos com EMC para Sistemas de Acionamento EN61800-3.

Equipamento de potncia 5B33, registrado no UL e CUL para uso em ambientes com grau de poluio 2

ISO 9001
A Siemens trabalha com sistemas de gerenciamento de qualidade que cumprem as determinaes da ISO 9001.

CUIDADOS
G85139-H1751-U529-B 07/05/99 Siemens plc 1998

IMPORTANTE PRECAUES
Para garantir uma operao correta e segura, vital que as seguintes instrues sejam rigorosamente observadas: No permitida a operao de um motor com potncia nominal maior do que a do inversor ou com uma potncia nominal menor do que a metade da potncia do inversor. O inversor deve ser colocado em operao apenas quando a corrente nominal em P083 for exatamente igual corrente indicada na placa de identificao do motor. Os parmetros do motor devem ser ajustados corretamente (P080-P085) e deve ser realizada uma calibrao automtica (P088=1) antes de partir o motor. Se isto no for feito pode-se obter como resultado uma operao instvel e no prevista do motor (ex: rotao no sentido anti-horrio). Se esta instabilidade ocorrer, o inversor dever ser desligado da rede.

Quando utilizada a entrada analgica, as microchaves devem ser corretamente ajustadas e o tipo de entrada analgica selecionada (P023) antes de habilit-la com P006. Se isto no for feito, o motor poder partir inadvertidamente.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

07/05/99

Portugus

1. GENERALIDADES

1. GENERALIDADES
O MICROMASTER Vector (MMV) e o MIDIMASTER Vector (MDV) so inversores de freqncia com capacidade de controle vetorial sem sensor, adequada para controlar a velocidade de motores trifsicos. Existem vrios modelos, do MICROMASTER Vector compacto de 120W at o MIDIMASTER Vector de 75kW. O comando vetorial sem sensor, permite ao inversor calcular as alteraes necessrias na corrente de sada e na freqncia, a fim de manter a velocidade desejada do motor ao longo de uma extensa faixa de condies de carga.

Caractersticas: Fcil instalao, programao e comissionamento. Capacidade de sobrecarga de 200% por 3s seguida de 150% por 60s. Torque de partida elevado e regulao precisa da velocidade do motor pelo comando vetorial. Filtro RFI integrado opcional nos inversores de entrada monofsica MMV12 - MMV 300. Limitador de Corrente Ultra Rpido (FCL) para operao livre de falhas. Faixa de Temperatura 0 a 50C (0 a 40C para MIDIMASTER Vector).. Controle de processo em malha fechada utilizando as funes de controle padro Proporcional, Integral, Derivativa (PID). Fornecido com alimentao de 15 Vdc, 50 mA para o transdutor de realimentao. Possibilidade de comando distncia atravs de uma interface serial RS485, usando o protocolo USS, com capacidade para controlar at 31 inversores. Ajustes de fbrica conforme padres Europeu, Asitico e Norte Americano. A freqncia de sada (e com ela a velocidade do motor) pode ser controlada por: (1) Ajuste da referncia de freqncia atravs do Painel de Comando Frontal. (2) Ajuste da referncia analgica de alta resoluo (entrada em tenso ou corrente). (3) Potencimetro externo para controlar a velocidade do motor. (4) 8 freqncias pr fixadas via entrada binria. (5) Funo Potencimetro motorizado. (6) Interface serial. Freio com injeo de CC, FRENAGEM COMPOUND especial. Chopper incorporado para resistncia externa de frenagem (MMV). Gerador de rampas para diferentes tempos de acelerao e desacelerao com recurso de alisamento. Dois rels de sada totalmente programveis (13 funes). Sadas Analgicas totalmente programveis (1 para MMV, 2 para MDV). Conector Externo para Painel de Operao Otimizado (OPM2) ou mdulo PROFIBUS-DP. Com o uso do Painel de Operao Otimizado (OPM2), pode-se utilizar dois jogos de parmetros para dois motores diferentes. Reconhecimento automtico via software, do motor de 2, 4, 6 ou 8-polos. Ventilao controlada via software. Montagem lado a lado sem a necessidade de espaamento. Proteo Opcional IP56 (NEMA 4/12) para inversores MIDIMASTER Vector.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector 2.1 Montagem

PRECAUES
ESTE EQUIPAMENTO DEVE SER ATERRADO. O funcionamento seguro do equipamento est condicionado a que seja devidamente montado e colocado em funcionamento por pessoal qualificado e observando as advertncias contidas nestas instrues de operao. Em especial devero estar presentes as normas de segurana gerais e locais sobre trabalhos em equipamentos eltricos (por exemplo normas VDE), assim como as normas sobre o uso apropriado de ferramentas e dispositivos de segurana pessoal. Os bornes principais de alimentao e do motor podem estar sob tenso perigosa, inclusive quando o motor estiver parado (inversor inativo). Usar somente chaves isoladas nestes bornes. Requisitos do Ambiente Perigo Temperatura Observaes Mn. de Operao = 0C Mx. de Operao = 50C (MMV) Mx. de Operao = 40C (MDV) Se o inversor for instalado em altitude >1000m, ser necessrio sobredimension-lo (Consultar o Catlogo DA 64) No derrube o inversor ou exponha a pancadas abruptas. No instale o inversor em reas em que fique exposto a possveis vibraes constantes. No instale o inversor prximo de focos de radiao eletromagnticas. No instale o inversor em ambientes que contenham muitos poluentes atmosfricos com poeira, gases corrosivos, etc. Cuide para que o inversor fique localizado distante de possvel gotejamento. Ex: No instale o inversor debaixo de canos que estejam sujeitos a condensao. Certifique-se de que a entrada de ar para o inversor no esteja obstruda. Tenha certeza de que o fluxo de ar que circula pelo gabinete seja adequado, como segue: 1. Usando a frmula abaixo, calcule o fluxo de ar necessrio: Fluxo de ar (m3 / h) = (Dissipao / T) x 3,1 2. Instalar ventilador(es) no gabinete, se necessrio. Obs.: Dissipao tpica (Watts) = 3% da potncia nominal do inversor. T = Variao da temperatura no interior do gabinete em C. 3,1 = Calor especfico do ar ao nvel do mar. Instalao Ideal

Altitude

100 mm

Choque Vibrao Radiao Eletromag. Poluio Atmosfrica gua

160 mm

Super aquecimento

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

07/05/99

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Os inversores MICROMASTER Vector devem ser fixados por parafusos, arruelas e porcas M4, em uma superfcie vertical adequada. Os aparelhos tipo A necessitam de dois parafusos ou podem ser montados no trilho DIN. Os aparelhos tipo B e C necessitam de quatro parafusos.
W

H1 H

H1

H1

Figura 1: MICROMASTER Vector Aparelho tipo A, BeC

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector


W1 F Trilho DIN H1 Profund. D H H2 H2 H1 Profund. D

Portugus

= 4,5 mm

Torque de Aperto (com arruela adequada) 2,5 Nm Aparelho tipo A e B 3,0 Nm Aparelho tipo C

= 4,8 mm (B) = 5,6 mm (C)


Aparelho tipo B: 4 parafusos M4 4 porcas M4 4 arruelas M4 Aparelho tipo C: 4 parafusos M5 4 porcas M5 4 arruelas M5

2 parafusos M4 2 porcas M4 2 arruelas M4

Aparelho tipo A
MMxxx 1 AC 230 V Filtro Classe A A A A A A B B C C MMxxx/2 1/3 AC 230 V Sem Filtro A A A A A B B C C C MMxxx/3 3 AC 380 500 V Sem Filtro A A A A A B B C C C

Aparelhos tipo B e C

Modelo

Tamanho dos Aparelhos (todas as medidas em mm)

MMV12 MMV25 MMV37 MMV55 MMV75 MMV110 MMV150 MMV220 MMV300 MMV400 MMV550 MMV750

H1

H2

W1 138

F 55 -

A = 147 x 73 x 141 B = 184 x 149 x 172 C = 215 x 185 x 195

160 175 174 184

204 232 174

Figura 2: Dimenses para Montagem - MICROMASTER Vector

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

07/05/99

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

2.2 Instalao Eltrica


Ler as Instrues de Cabeamento apresentadas na seo 9.3, antes de comear a instalao. Os conectores eltricos do MICROMASTER Vector so mostradas na Figura 3.

Terminal 23 Terminal 1 Terminal 12 Terminal 22 DIP Switches Terminal 11

PE L /L1 N /L2 L 3

Mains Input Power Terminals

PE

Motor Terminals

Brake Terminals (rear)

L3 L2 L1 N

Os motores sncronos e assncronos podem ser conectados ao MICROMASTER Vector individualmente ou em paralelo.
Obs.:Se um motor sncrono for conectado ao inversor, a corrente do motor poder ser duas e at trs vezes maior do que o esperado, consequentemente o inversor dever ser sobredimensionado de acordo. Igualmente, o inversor no poder ser usado no modo vetorial quando conectado a um motor sncrono.(P077= 0 ou 2)
CONTATOR FILTRO(apenas classe B) MICROMASTER Vector MOTOR

FUSVEIS

U V

U V W

N PE PE PE

MONOFSICO

INSTALAO TPICA
L3 L2 L1

FUSVEIS

CONTATOR

FILTRO

MICROMASTER Vector

MOTOR

L3 L2 L1 PE PE PE

U V W

U V W

TRIFSICO

Figura 3: Conexes do MICROMASTER Vector Aparelho Tipo A

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Portugus

PRECAUES
Certifique-se de que a alimentao esteja desligada antes de fazer ou modificar uma conexo do inversor.

Certifique-se que o motor esteja dimensionado para a tenso de alimentao correta. Os inversores mono/trifsicos de 230 V no devem ser ligados a uma rede de tenso trifsica de 400 V. No caso de conexo de motores sncronos ou em caso de conexo de vrios motores em paralelo, o inversor dever operar no modo caracterstica tenso/freqncia (P077= 0 ou 2) e a compensao de escorregamento dever ser desabilitada (P071 = 0). Obs.: Este equipamento foi projetado para para uso em redes com corrente de curto-circuito simtrica mxima de 100.000 A rms, com tenso mxima de 230 / 460V *quando protegido por fusvel retardado* * conforme detalhado no captulo 8. Aparelho tipo A: os bornes de alimentao so acessados diretamente por baixo do inversor. Para acessar os bornes de comando, levante a aba da tampa frontal do inversor. Aparelho tipo B : utilize uma chave com ponta pequena para remover a tampa do inversor, permitindo que fique pendurada. Aparelho tipo C: utilize uma chave com ponta pequena (como montado na Figura 5 ) para remover a tampa da canaleta e a bandeja de proteo da ventoinha; permitindo que ambas fiquem penduradas. Conecte os cabos aos bornes de alimentao e comando conforme as informaes fornecidas nesta seo. Certifique-se de que os cabos estejam perfeitamente conectados e o equipamento devidamente aterrado.

CUIDADO
Os cabos de comando devem passar separados dos cabos de alimentao da rede e do motor. Esses no devem passar juntos num mesmo eletroduto ou canaleta. O equipamento de teste de isolao do motor(Megmetro), no deve ser usado quando os cabos estiverem conectados ao inversor. Utilize cabo blindado Classe 1 60/75oC como cabo de comando. O torque de aperto dos bornes de 1,1 Nm. Ser necessria uma chave com ponta pequena, mx. 3,5 para manejar o prendedor de cabos do conector WAGO do borne de comando como mostrado na Figura 5. Para apertar os parafusos dos bornes de alimentao e do motor, utilizar chave tipo Philips de 4 - 5 mm. Quando todas as conexes de alimentao e comando estiverem completas: Aparelho tipo A : abaixe a aba da tampa frontal do inversor. Aparelho tipo B : levante e prenda a tampa no inversor. Aparelho tipo C : levante e prenda a tampa da canaleta e a proteo da ventoinha no inversor.

2.2.1 Conexes da Alimentao e do Motor - MICROMASTER Vector Aparelho Tipo A


1. Certifique-se de que a rede tenha a tenso correta e possa fornecer a corrente necessria (veja seo 8). Certifique-se de que entre a rede e o inversor existam componentes de proteo adequados corrente nominal indicada (veja seo 8). 2. Conecte a alimentao diretamente aos bornes de potncia L/L1 - N/L2 (monofsico) ou L/L1, N/L2, L3 (trifsico), e terra (PE) como mostrado na Figura 3, usando um cabo com 3 vias para inversores monofsicos ou um cabo com 4 vias para inversores trifsicos. Para saber a seo transversal de cada via, veja seo 8. 3. Utilize um cabo blindado de 4 vias para o motor. O cabo conectado aos bornes U, V, W e terra (PE) do motor (mostrado na Figura 3). Obs.: O comprimento mximo do cabo de alimentao do motor poder variar em funo do tipo de cabo, potncia e tenses nominais - em alguns casos poder atingir 200m sem uso de reatores adicionais. Para maiores detalhes veja catlogo DA64. O comprimento mnimo do cabo dever ser 25m para cabos blindados e de 50m para cabos no blindados. 4. Se necessrio, prenda conectores Faston nos cabos do resistor de frenagem e encaixe os conectores nos bornes B+/DC+ e B- na parte traseira do inversor.
Siemens plc 1998 G85139-H1751-U529-B

07/05/99

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Obs.: Estas conexes devem ser feitas com o inversor aberto em uma superfcie de montagem. Deve-se ter cuidado ao introduzir os cabos por entre o fecho para evitar que fiquem presos e que desgaste quando o inversor for fechado e fixado na chapa de montagem. 5. Conecte os fios de comando como mostrado nas Figuras 6 e 8, seo 2.2.4 e 2.2.6.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

10

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Portugus

2.2.2 Conexes da Alimentao e do Motor - MICROMASTER Vector Aparelho Tipo B


A disposio dos bornes no tipo B semelhante ao tipo A (veja Figura 3). Consulte as Figuras 3, 4, 4A e 4B e proceda da seguinte forma:

1. Introduza uma chave com ponta pequena dentro da fenda A na frente do inversor e pressione na direo indicada pela seta. Ao mesmo tempo, pressione para baixo a presilha B na lateral do inversor.

Figura 4: Diagrama de Acesso s Conexes de Alimentao Aparelho Tipo B

2. Isto abrir a tampa de acesso ao painel, que ficar pendurada na parte traseira, fixada por dobradias. Obs.: A tampa de acesso ao painel pode ser removida do inversor quando formado um ngulo de aproximadamente 30 com a horizontal. Se a tampa for abaixada ficar pendurada, presa ao inversor.

Figura 4A: Remoo da Tampa do Borne Aparelho Tipo B

F J

G D H E

3. Remova o parafuso C de aterramento da canaleta. 4. Pressione ambos os fechos D e E para abrir a tampa e em seguida, retire a chapa de metal do inversor.

F: G: H: J:

Entrada dos cabos de comando Entrada dos cabos de alimentao Sada dos cabos do motor Entrada dos cabos do resistor de frenagem/capacitor do circuito intermedirio

Figura 4B: Remoo da Canaleta- Aparelho Tipo B


Siemens plc 1998 G85139-H1751-U529-B

11

07/05/99

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

5. Certifique-se de que a rede tenha a tenso correta e possa fornecer a corrente necessria (veja seo 8). Certifique-se de que entre a rede e o inversor estejam colocados componentes de proteo adequados corrente nominal indicada (veja seo 8). 6. Na alimentao utilize um cabo de 3 vias para inversores monofsicos ou um cabo de 4 vias para inversores trifsicos. Para saber a seo transversal de cada via, veja seo 8. 7. Utilize cabo blindado de 4 vias para o motor. 8. Mea cuidadosamente e corte os fios dos cabos de conexo da alimentao do motor e do resistor de frenagem (se necessrio), antes de passar o cabo blindado pela canaleta na chapa de metal determinada (veja Figura 4B) e feche a tampa da canaleta. 9. Mea cuidadosamente e corte os fios dos cabos de comando (se necessrio). Insira o cabo de comando em sua respectiva canaleta (veja Figura 4B) e prenda a canaleta em sua chapa de metal. 10. Insira cuidadosamente os cabos de comando e de potncia em seus respectivos orifcios no inversor. 11. Prenda a chapa de metal no lado de baixo do inversor. Encaixe e aperte o parafuso de aterramento. 12. Conecte a alimentao aos bornes de potncia L/L1 N/L2 (monofsico) ou L/L1, N/L2, L3 (trifsico), e terra (PE) (mostrado na Figura 3) e aperte os parafusos 13. Conecte os cabos do motor aos bornes U, V , W e terra (PE) (mostrado na Figura 3) e aperte os parafusos. Obs.: O comprimento total do cabo no deve exceder 50m. Se for utilizado cabo blindado ou se o cabo tiver terra, o comprimento mximo dever ser de 25m. Cabos com comprimento at 200m so possveis, utilizando reator de sada ou sobredimensionando o inversor (veja catlogo DA64). 14.Se for necessrio usar resistor de frenagem, prenda conectores Faston em seus cabos e encaixe-os nos bornes B+/DC+ e B- na parte traseira do inversor. 15.Conecte os fios de comando como mostrado nas Figuras 6 e 8, seo 2.2.4 e 2.2.6.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

12

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Portugus

2.2.3 Conexes da Alimentao e do Motor - MICROMASTER Vector Aparelho Tipo C

D E G F C B

A: B & C: D: E: F: G:

Abertura da proteo da ventoinha Abertura da tampa da canaleta Cabo de comando Cabo da alimentao Cabo do motor Resistor de frenagem/ circuito intermedirio

H: Conector do ventilador J: Presilha de retirada do suporte do ventilador Para remover o ventilador, desconecte o conector "H", libere a presilha "J" na direo indicada e remova o ventilador e suporte na mesma direo.

Figura 5: Diagrama de Acesso s conexes da Alimentao Aparelho Tipo C

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

13

07/05/99

Portugus

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

A disposio dos bornes no tipo C semelhante ao tipo A (veja Figura 3). Consulte as Figuras 3 e 5 e proceda da seguinte forma: 1. Enquanto segura a bandeja de proteo da ventoinha com uma das mos, introduza uma chave com ponta pequena dentro da fenda A, no lado de baixo do inversor e pressione para abrir a presilha. Abaixando a bandeja de proteo da ventoinha, a mesma ficar pendurada, fixada por dobradias no lado direito do painel. 2. Pressione os fechos B e C na direo indicada pela seta, para abrir a tampa da canaleta. A mesma ficar pendurada, fixada por dobradias no lado esquerdo do painel. 3. Certifique-se de que a rede tenha a tenso correta e possa fornecer a corrente necessria (veja seo 8). Certifique-se de que entre a rede e o inversor existam componentes de proteo adequados corrente nominal indicada (veja seo 8). 4. Na alimentao utilize um cabo de 3 vias para inversores monofsicos ou um cabo de 4 vias para inversores trifsicos. Para saber a seo transversal de cada via, veja seo 8. 5. Utilize um cabo de 4 vias para o motor. 6. Mea cuidadosamente e corte os fios dos cabos de conexo da alimentao do motor e do resistor de frenagem (se necessrio) antes de passar o cabo blindado pela canaleta na chapa de metal e feche a tampa da canaleta. 7. Mea cuidadosamente e corte os fios do cabo de comando (se necessrio). Insira o cabo de comando em sua respectiva canaleta e prenda a canaleta em sua chapa de metal. 8. Conecte a alimentao aos bornes de potncia L/L1 - N/L2 (monofsico) ou L/L1, N/L2, L3 (trifsico), e terra (PE) (mostrado na Figura 3 ) e aperte os parafusos. 9. Conecte os cabos do motor aos bornes U, V, W e terra (PE) (mostrado na Figura 3) e aperte os parafusos. Obs.: O comprimento total do cabo no deve exceder 50m. Se for utilizado cabo blindado ou se o cabo tiver terra, o comprimento mximo dever ser de 25m. Cabos com comprimento at 200m so possveis, utilizando reator de sada ou sobredimensionando o inversor (veja catlogo DA64). 10.Se for necessrio usar resistor de frenagem, prenda conectores Faston em seus cabos e encaixe-os nos bornes B+/DC+ e B- na parte traseira do inversor. 11.Conecte os fios de comando como mostrado nas Figuras 6 e 8, seo 2.2.4 e 2.2.6.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

14

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector


2.2.4 Conexes de Comando

Portugus

Introduza uma chave com ponta pequena (mx. 3,5 mm) como mostrado, enquanto o fio de comando colocado por baixo. Retire a chave para fixar o fio.

Rels de Sada mx. 2,0A / 110 V AC 0,8 A / 230 V AC (sobreteno cat.2) ou 2A / 30 V DC (carga resistiva)

P10+

0V

AIN+

AIN-

DIN1

DIN2

DIN3 DIN4

P15+ PIDIN+ PIDIN-

AOUT+ AOUT- PTC

PTC

DIN5

DIN6

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22
RL2C (C)

RL1A RL1B RL1C RL2B (NF) (NA) (C) (NA) Entrada Analgica 2 0 a 10 V ou 0 a 20 mA Tenso para alimentar transmissor para realimentao (PID) (+15 V, mx. 50 mA) Sada Analgica 0/4 - 20 mA (500 load)

Alimentao (+10 V, mx. 10 mA)

Entradas Digitais (7,5 a 33 V, mx. 5 mA)

Entradas Digitais (7,5 - 33 V, mx.5 mA)

Entrada Analgica 1 -10 V a +10 V 0/2 a 10 V (imped. de entrada 70 k) ou 0/4 a 20 mA (resistncia = 300)

Entrada proteo trmica. protection input Obs.: Para proteo trmica PTC do motor P087 = 1

23

24

25

26

5 9
0V NP+

1 6
PE (capa) 5V (mx. 250mA)

PE

N-

P+

P5V+

RS485 (para protocolo USS)

Bornes de Comando Terminals

Conector Frontal RS485 tipo D

Figura 6: Conexes de Comando - MICROMASTER Vector Obs.: No utilize as conexes RS485 internas (bornes 24 e 25) se voc pretende usar o conector RS485 do painel frontal (ex: para conectar um Painel de Operao Otimizado (OPM2)).

As microchaves selecionam entre entrada analgica em tenso (V) e corrente (I), e tambm selecionam um sinal de realimentao para PID em tenso ou em corrente (veja Figura 16: Microchave Seletora). Estas chaves podem ser acessadas somente quando a aba da tampa frontal estiver levantada (veja Figura 3).

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

15

07/05/99

Portugus
2.2.5 Proteo contra Sobrecarga no Motor

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector

Em operaes abaixo da velocidade nominal, o efeito do ventilador fixado no eixo do motor reduzido. Consequentemente, deve-se sobredimensionar os motores para operaes contnuas em baixas freqncias. Para garantir que o motor esteja protegido contra sobreaquecimento, recomendado que um sensor de temperatura PTC seja fixado no motor e conectado aos bornes de comando do inversor, como mostrado na Figura 7. Obs.: Para habilitar as funes de desligamento para proteo contra sobrecarga no motor, ajuste o parmetro P087=1.
14 PTC MOTOR 15

Inversor: Bornes de Comando

Figura 7: Conexo do sensor PTC de Sobrecarga no Motor.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

16

2. INSTALAO - MICROMASTER Vector


2.2.6 Diagrama em Blocos
PE 1 - 3 AC 208 - 230 V 3 AC 380 - 500 V

Portugus

SI

R 4.7 k 1 V: 0 - 10 V OU 2 - 10 V AIN1+ AIN1I: 0 - 20 mA OU 4 - 20 mA + 24 V DIN1 DIN2 DIN3 DIN4 5 6 7 8 9 AIN2/PID+ AIN2/PID AOUT+ AOUTMotor PTC DIN5 DIN6 12 13 14 15 16 17 RL1 18 19 20 RL2 21 22 23 NP+ 24 25 26 10 11 2 3 4

+10V 0V AD
Jog

PE

L/L1, N/L2 ou L/L1, N/L2, L3

~
P
RS485

B+/DC+ R +15V AD CPU B-

DA

3~

Microchaves

PE RS485 5V+ PE U, V, W

M
Figura 8: Diagrama em Blocos - MICROMASTER Vector

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

17

07/05/99

Portugus

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector 3.1 Montagem

PRECAUES
ESTE EQUIPAMENTO DEVE SER ATERRADO. Este equipamento no deve ser energizado com a tampa removida. O funcionamento seguro do equipamento est condicionado a que seja devidamente montado e colocado em funcionamento por pessoal qualificado e observando as advertncias contidas nestas instrues de operao. Em especial devero estar presentes as normas de segurana gerais e locais sobre trabalhos em equipamentos eltricos (por exemplo normas VDE), assim como as normas sobre o uso apropriado de ferramentas e dispositivos de segurana pessoal. Monte o inversor verticalmente ao cho, em uma superfcie no inflamvel. Certifique-se de que foi deixado um espao livre de no mnimo 100mm para entrada e sada do ar de refrigerao, por cima e por baixo do equipamento. Os requisitos do ambiente esto descritos na seo 2.1 O MIDIMASTER Vector deve ser fixado por parafusos, arruelas e porcas M8, em uma chapa de montagem adequada. Aparelhos tipo 4, 5 e 6 necessitam de quatro parafusos. Aparelhos tipo 7 devero ser suspensos usando os dois furos de sustentao e fixados por seis parafusos.
W

W
H

H H

Figura 9: MIDIMASTER Vector Aparelhos Tipo 4, 5, 6 e 7

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

18

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector


W1

Portugus

H1 Profund. D

= 8,5 mm

4 parafusos M8 4 porcas M8 4 arruelas M8

Aparelhos Tipo 4, 5 e 6

W1

H1 Profund. D

= 8,5 mm

6 parafusos M8 6 porcas M8 6 arruelas M8

Aparelho Tipo 7

Figura 10: Dimenses para Montagem - MIDIMASTER Vector

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

19

07/05/99

Portugus

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector

Modelo MDV220/4 MDV400/4 MDV550/2 MDV550/4 MDV750/2 MDV750/3 MDV750/4 MDV1100/2 MDV1100/3 MDV1100/4 MDV1500/2 MDV1500/3 MDV1500/4 MDV1850/2 MDV1850/3 MDV1850/4 MDV2200/2 MDV2200/3 MDV2200/4 MDV3000/2 MDV3000/3 MDV3000/4 MDV3700/2 MDV3700/3 MDV3700/4 MDV4500/2 MDV4500/3 MDV5500/3 MDV7500/3

3 AC 208 - 240 V 4 4 5 6 6 6 7 7 7 -

3AC 380 -500 V 3 AC 525 - 575 V Tipo do Aparelho 4 4 4 4 4 4 4 5 5 5 5 6 6 6 6 6 6 7 7 7

Tamanho dos Aparelhos ( mm)

IP21 / NEMA 1 W H D W1 H1

4 = 275 x 450 x 210 5 = 275 x 550 x 210 6 = 275 x 650 x 285 7 = 420 x 850 x 310

235 430 235 530 235 630 374 830

Obs.: As dimenses D incluem o painel de comando frontal. Se for utilizado o Painel de Operao Otimizado (OPM2) ser necessrio adicionar 30mm. Modelos do MIDIMASTER Vector com filtro somente disponveis para tenses de rede at 460V.

IP56 / NEMA 4/12 W H D W1 H1

4 = 360 x 675 x 376 5 = 360 x 775 x 445 6 = 360 x 875 x 505 7 = 500 x 1150 x 595

313 649 313 749 313 849 451 1122

Obs.: As dimenses D incluem a porta de acesso ao painel frontal.

Figura 10 (continuao)

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

20

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector

Portugus

3.2 Instalao Eltrica


Leia as Instrues de Cabeamento apresentadas na seo 9.3, antes de iniciar a instalao. As conexes eltricas no MIDIMASTER Vector so mostradas na Figura 11.

DCDC+

Tipo 6

Tipo 7
L1 L2 L3 U V W

PE

DC- DC+

PE

Jog

Tipo 6

L1

L2

L3

27 26 25 24 23 22 21

Microchaves
Obs.: Chave 6 sem uso

12 3 45 6

Bornes de comando
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1112 13 14 15 1617 18 19 20

Tipo 4/5
L1 L2 L3 PE PE D C -D C + U V W

Bornes do Motor e da Alimentao

Figura 11: Conectores do MIDIMASTER Vector

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

21

07/05/99

Portugus
Para ter acesso aos bornes de potncia e comando:

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector

Aparelho Tipo 4, 5 : remova os quatro parafusos M4 da tampa frontal e retire-a do inversor. Aparelho Tipo 6: remova os seis parafusos M4 da tampa frontal e retire-a do inversor. Aparelho Tipo 7: remova os quatro parafusos M4 da tampa frontal inferior e retire-a do inversor.

PRECAUES
Certifique-se de que o motor esteja dimensionado para a tenso de alimentao correta.
Certifique-se de que a alimentao esteja desligada antes de fazer ou modificar uma conexo do inversor.

No caso de conexo de motores sncronos ou em caso de conexo de vrios motores em paralelo, o inversor dever operar no modo caracterstica tenso/freqncia (P077= 0 ou 2) e a compensao de escorregamento dever ser desabilitada (P071 = 0).

CUIDADOS
Os cabos de comando devem passar separados dos cabos de alimentao da rede e do motor. Esses no devem passar juntos num mesmo eletroduto ou canaleta. Um equipamento de teste de isolao do motor em alta tenso, no deve ser usado quando os cabos estiverem conectados ao inversor. Utilize apenas cabo blindado Classe 1 60/75oC como cabo de comando. Introduza os cabos em suas respectivas canaletas na base do inversor. Fixe as canaletas no inversor e conecte os fios aos bornes de alimentao do motor e de comando, de acordo com as informaes fornecidas nas sees 3.2.1 e 3.2.2. Certifique-se de que os cabos estejam perfeitamente conectados e o equipamento devidamente aterrado. Aparelho Tipo 4 e 5: Aperte os parafusos dos bornes de alimentao e de comando com torque de 1,1 Nm. Aparelho Tipo 6: Aperte os parafusos tipo Allen dos bornes de alimentao e comando com torque de 3,0 Nm. Aparelho Tipo 7: Aperte as porcas M12 dos bornes de alimentao e de comando com torque de 30 Nm. Quando todas as conexes tiverem sido feitas, recoloque a tampa frontal do inversor.

3.2.1 Conexes da Alimentao e do Motor


1. Certifique-se de que a rede tenha a tenso correta e possa fornecer a corrente necessria (veja seo 8). Certifique-se de que entre a rede e o inversor existam componentes de proteo adequados corrente nominal indicada (veja seo 8). 2. Utilizando um cabo com 4 vias e terminais adequados ao cabo, conecte a alimentao aos bornes L1, L2, L3 (trifsico) e terra (PE) (mostrado na Figura 11). Para saber a seo transversal de cada via, veja seo 8. 3. Utilize um cabo de 4 vias e terminais adequados para conectar os cabos do motor aos bornes U, V, W e terra (PE) do motor (mostrado na Figura 11). Obs.: O comprimento total do cabo no deve exceder 50m. Se for utilizado cabo blindado ou se o cabo tiver terra, o comprimento mximo dever ser de 25m. Cabos com comprimento at 200m so possveis, utilizando reator de sada ou sobredimensionando o inversor (veja catlogo DA64). 4. Se necessrio, conecte os terminais da unidade de frenagem aos bornes DC- e DC+ . 5. Aperte todos o bornes da alimentao e do motor. Nos inversores MIDIMASTER Vector possvel conectar tanto motores assncronos como sncronos, para acionamentos monomotores ou multimotores. Obs.: Se um motor sncrono for conectado ao inversor, a corrente do motor poder ser duas e at trs vezes maior do que o esperado, consequentemente o inversor dever ser sobredimensionado.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

22

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector


3.2.2 Conexes de Comando

Portugus

As conexes de comando no MIDIMASTER Vector so feitas atravs de duas rguas de bornes dispostas como mostrado na Figura 11. As rguas de bornes possuem duas partes : a parte de bornes com parafusos pode ser removida de seu invlucro antes de conectar os cabos. Quando todas as conexes tiverem sido feitas e fixadas (como mostrado nas Figuras 12 e 14), os bornes devem ser encaixados firmemente de volta ao seu invlucro.
P10+ 0V AIN+ AINDIN1 DIN2 DIN3 DIN4 P15+ PIDIN+ PIDIN- A1OUT+ AOUT- PTC PTC DIN5 DIN6

10

11

12

13

14

15

16

17

18
RL1A (NF)

19

20

RL1B RL1C (NA) (C)

Alimentao (+10 V, mx. 10 mA)

Entradas Digitais (7.5 a 33 V, mx. 5 mA)

Entrada Analgica 2 Sada Analgica 1 0 a 10 V 0/4 a 20 mA ou (carga 500) 0 a 20 mA

Entradas Digitais (7,5 a 33 V, mx. 5 mA)

Entrada Analgica 1 -10 V a +10 V 0/2 a 10 V (imped. entrada 70 k) ou 0/4 a 20 mA ) (Resistncia = 300) Rels de Sada (RL1 e RL2) mx. 0,8 A / 230 V AC (sobretenso cat.2) 2.0 A / 30 V DC (carga resistiva)

Tenso para alimentar transmissor para a realimentao (PID) (+15 V, mx. 50 mA)

Entrada proteo trmica do motor Obs.: Para proteo trmica PTC do motor, P087 = 1

A2OUT+

21
RL2B (NA)

22
RL2C (C)

23

24

25

26

27

5 9
0V P+ N-

1 6
PE (capa) 5V(mx.250mA)

P5V+

N-

P+

PE

RS485 (para protocolo USS)

Sada Analgica 2 0/4 a 20 mA (carga 500) utilizada com borne 13

Conector Frontal Tipo D RS485

Bornes de Comando

Figura 12: Conexes de Comando - MIDIMASTER Vector Obs.: No utilize as conexes RS485 internas (bornes 24 e 25) se voc pretende usar o conector RS485 do painel frontal (ex.: para conectar um Painel de Operao Otimizado (OPM2)).

As microchaves selecionam entre entrada analgica em tenso (V) e corrente (I), e tambm selecionam um sinal de realimentao para PID em tenso ou em corrente (veja Figura 16: Microchaves Seletoras). Estas chaves podem ser acessadas somente quando: para Aparelho tipo 4, 5 e 6; a tampa frontal estiver removida (veja Figura 11). para Aparelho tipo 7; a tampa frontal inferior estiver removida (veja Figura 11).

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

23

07/05/99

Portugus
3.2.3 Proteo contra Sobrecarga no Motor

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector

Em operaes abaixo da velocidade nominal, o efeito do ventilador fixado no eixo do motor reduzido. Consequentemente, para operaes contnuas em baixas freqncias, deve-se sobredimensionar os motores ou providenciar ventilao independente. Para garantir que o motor esteja protegido contra sobreaquecimento, recomendado que um sensor de temperatura PTC seja fixado no motor e conectado aos bornes de comando do inversor, como mostrado na Figura 13. Obs.: Para habilitar as funes de desligamento para proteo contra sobrecarga no motor, ajuste o parmetro P087=1.
14 PTC MOTOR 15

Inversor Bornes de Comando

Figura 13: Conexes do sensor PTC de Sobrecarga no Motor.

Em caso de dvidas durante a instalao ou comissionamento favor entrar em contato com o nosso Hot-Line Brasil

F Hot Line Brasil


Fone (011) 7948-7805 Fax (011) 7947-1320

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

24

3. INSTALAO - MIDIMASTER Vector


3.2.4 Diagrama em Bloco
PE 3 AC 208 - 230 V 3 AC 380 - 500 V 3 AC 525 - 575 V R 4.7k 1 V: 0 - 10 V OU 2 - 10 V AIN1+ AIN1I: 0 - 20 mA OU 4 - 20 mA + 24 V DIN1 DIN2 DIN3 DIN4 5 6 7 8 9 AIN2/PID+ AIN2/PID A1OUT+ AOUTPTC Motor DIN5 DIN6 12 13 14 15 16 17 RL1 18 19 20 RL2 21 22 23 NP+ A2OUT+ AOUT24 25 26 27 (13) PE PE DA +5V RS485 1 2 3 4 5 6 3~ DA 10 11 +15V AD CPU
RS485

Portugus

SI

+10V 0V AD
Jog

PE

L1, L2, L3

2 3 4

~
P
DC+ EBU DC-

MICROCHAVES

(Obs.: Chave 6 sem uso)

U, V, W

Figura 14: Diagrama em Blocos - MIDIMASTER Vector


Siemens plc 1998 G85139-H1751-U529-B

25

07/05/99

Portugus

4. COMANDOS E OPERAES BSICAS

4. COMANDOS E OPERAES BSICAS 4.1 Comandos

CUIDADOS
O inversor vem parametrizado de fbrica com a referncia de freqncia em 5,00 Hz. Isto significa que no h necessidade de ser ajustada uma referncia de freqncia com a tecla ou atravs do parmetro P005 para acionar o motor com a tecla PARTIR. Todos os ajustes devero ser realizados exclusivamente por pessoal qualificado e observando as precaues e consideraes de segurana. Com as trs teclas (P, e ) situadas no painel de comando do inversor, so ajustados todos os parmetros. Os nmeros e valores dos parmetros so indicados no display LED de quatro dgitos.
Visor Tecla JOG Tecla PARTIR Jog Tecla PARAR Tecla HORRIO/ ANTI-HORRIO INCREMENTA Freqncia DECREMENTA Freqncia

P
Interface RS485 Cobertura Removvel Tecla de Parametrizao

Jog

Pressionando esta tecla enquanto o inversor estiver fora de operao, ocorrer a partida e a operao na freqncia ajustada. O inversor ser desativado assim que o boto for solto. Pressionando esta tecla enquanto o inversor estiver em operao, no ter nenhum efeito. Desabilitada se P123 = 0. Pressione esta tecla para partir o motor. Desabilitada se P121 = 0. Pressione esta tecla para parar o motor. Pressione uma vez para parada OFF1 (veja seo 5.4). Pressione duas vezes (ou mantenha pressionado) para parada OFF2 (veja seo 5.4), que remover imediatamente a tenso do motor, deixando-o girar por inrcia, sem obedecer a rampa de desacelerao. Mostra a freqncia (default), o cdigo ou o valor do parmetro (quando pressionada a tecla P) ou o cdigo de falha. Pressione esta tecla para alterar o sentido de rotao do motor. O sentido ANTI-HORRIO indicado por um sinal de menos (valores < 100) ou o ponto decimal a esquerda ficar piscando (valores > 100). Desabilitada se P122 = 0 Pressione esta tecla para aumentar a freqncia de operao, alterar o cdigo do parmetro ou aumentar o valor do parmetro ajustado durante o processo de parametrizao. Desabilitada se P124 = 0. Pressione esta tecla para diminuir a freqncia de operao, alterar o cdigo do parmetro ou diminuir o valor do parmetro ajustado durante o processo de parametrizao. Desabilitada se P124 = 0.

VISOR

Pressione esta tecla para ter acesso parametrizao. Desabilitada se P051 a P055 ou P356 = 14 quando utilizada entrada digital. Segmento piscando indicativo da seleo de entrada analgica 2 via entrada digital, isto , P051 - 55, P356 = 24.

Figura 15: Painel de Comando


G85139-H1751-U529-B 07/05/99 Siemens plc 1998

26

4. COMANDOS E OPERAES BSICAS


4.1.2 Microchaves Seletoras

Portugus

As cinco microchaves seletoras devem ser ligadas de acordo com os ajustes de P023 ou P323 para a operao do inversor. A Figura 16 mostra o ajuste das chaves para os diferentes modos de operao.

Configurao da Entrada Analgica 1

Configurao da Entrada Analgica 2 (entrada PID)

ON OFF 1 2 3 4 5 6

Chave 6 sem uso

0 V a 10 V ou 2 V a 10 V -10 V a +10 V 0 a 20 mA ou 4 a 20 mA 1 2 3 4 5

0 V a 10 V ou 2 V a 10 V 0 a 20 mA ou 4 a 20 mA

Obs.: Ligado
Figura 16. Microchaves Seletoras

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

27

07/05/99

Portugus

4. COMANDOS E OPERAES BSICAS

4.2 Operaes Bsicas


Consulte a seo 6 para obter uma descrio detalhada de cada parmetro.

4.2.1 Generalidades
(1) O inversor no possui nenhuma chave principal de rede, portanto o mesmo estar ativo quando conectado alimentao principal. O equipamento aguarda, com a sada bloqueada, o acionamento da tecla PARTIR ou um sinal digital equivalente no borne 5 (sentido horrio ajuste de fbrica) ou 6 (sentido anti-horrio ajuste de fbrica) veja os parmetros P051 a P055 e P356. Caso seja selecionado para visualizao a freqncia de sada (P001 = 0), enquanto o inversor no estiver operando ser visualizado o valor de referncia em intervalos de aproximadamente 1,5 segundos. O inversor vem programado de fbrica para aplicaes padronizadas com motores Siemens. No caso de serem utilizados outros motores, ser necessrio entrar com os dados de placa do motor nos parmetros P080 a P085 (veja Figura 17). Obs.: Estes parmetros somente sero acessveis caso P009 = 002 ou 003.

(2)

(3)

P084
3 Mot IEC 56 IM B3 1LA5053-2AA20 Nr. E D510 3053 IP54 Rot. KL 16 60 Hz 440 V Y 0,34 A 0,14 kW cos 0,81 2745 /min VDE 0530 S.F. - 1,15 3310 /min

12 022 I.Cl.F

P081 P080
cos 0,81

50 Hz

220/380 V /Y 0,61/0,35 A 0,12 kW

P083 P082

P085

Figura 17: Exemplo de Placa de Identificao de um Motor Obs.: Certifique-se de que o inversor esteja configurado corretamente para o motor, no exemplo acima a conexo do terminal delta para 220 V.

4.2.2 Testes Iniciais


1. Certifique-se de que todos os cabos tenham sido conectados corretamente (veja seo 2 ou 3 ) e que todos os componentes e instalaes tenham cumprido as precaues de segurana. 2. Ligue a alimentao ao inversor. 3. Certifique-se de que esteja seguro para partir motor. Pressione a tecla PARTIR. O visor mudar para 5.0 e o eixo do motor comear a girar. Ser necessrio 1 segundo para o inversor acelerar at 5 Hz. 4. Certifique-se de que o motor gira na direo desejada. Se necessrio, pressione a tecla HORRIO/ ANTIHORRIO. 5. Pressione a tecla PARAR. O visor mudar para 0.0 e o motor diminuir a velocidade at parar por completo em 1 segundo.
G85139-H1751-U529-B 07/05/99 Siemens plc 1998

28

4. COMANDOS E OPERAES BSICAS


4.2.3 Operaes Bsicas Roteiro com 10 Passos

Portugus

O modo mais elementar de se colocar em funcionamento o inversor, est descrito abaixo. Este mtodo usa a referncia digital de freqncia e requer apenas que seja alterado o valor inicial padro de um nmero mnimo de parmetros. O inversor assume a programao para a conexo de um motor padro de 4 polos Siemens (veja seo 4.2.1 se um outro tipo de motor for utilizado). Passo/Ao 1. Ligue a alimentao ao inversor. O visor mostrar alternadamente a freqncia atual (0.0 Hz) e a referncia de freqncia desejada (5.0 Hz parametrizao inicial). Tecla Visor

2. Pressione a tecla de parametrizao. 3. Pressione a tecla at que o parmetro P005 seja visualizado. 4. Pressione a tecla P para poder visualizar a referncia de freqncia ajustada (5 Hz a parametrizao de fbrica). 5. Pressione a tecla para ajustar a referncia de freqncia desejada (exemplo: 35 Hz). 6. Pressione a tecla P para gravar o valor ajustado na memria. 7. Pressione a tecla para retornar ao parmetro P000. 8. Pressione a tecla P para sair do processo de parametrizao. O visor mostrar alternadamente a freqncia atual e a freqncia ajustada.

P P P

9. Ligue o inversor pressionando a tecla PARTIR. O motor ser acionado e o visor mostrar a rampa de subida da freqncia de sada do inversor at o valor ajustado de 35 Hz. Observao O valor ajustado ser atingido aps 7 segundos (ajuste padro do tempo de acelerao, definido por P002 10s para atingir 50 Hz (parametrizao inicial para a freqncia mxima do motor, P013)). Se necessrio, a velocidade do motor (isto , a freqncia de sada) poder ser alterada atravs das teclas . (Ajustar P011 em 001 para permitir que as alteraes sejam memorizadas durante o perodo em que o inversor no estiver rodando.) 10. Desligue o inversor pressionando a tecla PARAR (veja seo 5.4). A velocidade do motor reduzir, permitindo uma parada lenta e controlada. Observao A parada completa ocorrer aps 7 s (ajuste padro do tempo de desacelerao, definido por P003 10 s para atingir 50 Hz (parametrizao inicial para P013)).
Siemens plc 1998 G85139-H1751-U529-B

29

07/05/99

Portugus

5. MODOS DE OPERAO

5. MODOS DE OPERAO 5.1 Comando Digital


Para uma configurao bsica de comando digital, proceder da seguinte forma: (1) (2) (3) (4) (5) (6) Conectar uma chave simples tipo liga/desliga, nos bornes 9 e 5. Com ela ser ajustado o inversor para rotao do eixo do motor no sentido horrio (ajuste padro). Fixar todas as tampas do inversor e lig-lo rede. Ajustar o parmetro P009 em 002 ou 003 a fim de permitir o ajuste de todos os parmetros. Verificar que o parmetro P006 esteja ajustado em 000 para receber a referncia digital. Ajustar o parmetro P007 em 000 para especificar a entrada digital (DIN1, borne 5 neste caso) e bloquear as teclas do painel de comando. Ajustar o parmetro P005 para a referncia de freqncia desejada. Ajustar os parmetros P080 a P085 de acordo com a placa de identificao do motor (veja Figura 17). Obs.: (7) O inversor pode operar em modo de controle Vetorial Sem Sensor ou V/f . (veja Seo 5.3)

Colocar a chave externa liga/desliga na posio LIGA. Nesta posio o inversor alimenta o motor com a freqncia ajustada em P005.

5.2 Comando Analgico


Para uma configurao bsica de comando analgico por tenso, proceder da seguinte forma: (1) (2) Conectar uma chave simples tipo liga/desliga nos bornes 9 e 5. Com ela ser ajustado o inversor para rotao do eixo do motor no sentido horrio (ajuste padro). Conectar um potencimetro de 4,7 k nos bornes de comando, como indicado na Figuras 6 e 8 (MMV) (Figuras 12 e 14, MDV); conectar o pino 2 (0V) ao pino 4 (AIN-) e ser obtido um sinal de 0 10 V entre o pino 2 (0V) e o pino 3 (AIN+). Configurar a Entrada Analgica 1 ajustando as microchaves 1, 2 e 3 para entrada em tenso (V). (veja Figura 16, Seo 4.1.2) Fixar todas as tampas do inversor e lig-lo rede. Ajustar o parmetro P009 em 002 ou 003 a fim de permitir o ajuste de todos os parmetros. Ajustar o parmetro P006 em 001 para receber a referncia analgica. Ajustar o parmetro P007 em 000 para especificar a entrada digital (DIN1 (borne 5) neste caso) e bloquear as teclas do painel de comando. Ajustar os parmetros P021 e P022 para especificar as freqncias de sada mnima e mxima, correspondentes mnima (0 V) e mxima (10 V) referncia analgica. Ajustar os parmetros P080 a P085 de acordo com a placa de identificao do motor (veja Figura 17). Obs.: (9) O inversor pode operar em modo de controle Vetorial Sem Sensor ou V/f . (veja Seo 5.3)

(3) (4) (5) (6) (7) (8)

Colocar a chave externa liga/desliga na posio LIGA. Girar o potencimetro (ou ajustar a tenso aplicada entrada analgica) de forma que no inversor seja visualizada a freqncia desejada.

5.3 Modos de Operao


5.3.1 Operao de Controle Vetorial Sem Sensor
Os inversores MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector, durante o comissionamento, so ajustados automaticamente para as caractersticas do motor instalado, se o inversor estiver inicialmente parametrizado para operao vetorial. Isto ocorre no momento em que o inversor recebe seu primeiro comando de partida, contanto que o inversor tenha sido previamente ajustado para modo Vetorial (P077=3) ou ajustado para calibrao da resistncia estatrica (P088=1). Se o comando partir for dado por uma entrada digital, esta entrada deve manter um nvel alto por pelo menos 5 s; deste modo o inversor tem tempo suficiente para completar com sucesso seu processo de calibrao.
G85139-H1751-U529-B 07/05/99 Siemens plc 1998

30

5. MODOS DE OPERAO

Portugus

O visor indica a calibrao (CAL) por alguns segundos (o eixo do motor no ir girar), seguida por uma operao de partida normal, na qual o inversor ir acelerar automaticamente at a freq. ajustada em P005. Uma recalibrao forada retirando-se o ajuste do modo Vetorial (P077= 0,1ou 2) e em seguida retornando ao modo Vetorial (P077=3) ou ajustando a calibrao da resistncia estatrica (P088 em 1). Observe que P088 retorna a zero, aps uma calibrao bem sucedida. O ajuste de P386 otimizar o desempenho dinmico do controle vetorial. Em geral, o ajuste otimizado de P386 ser proporcional a inrcia da carga; isto : valores baixos para P386 correspondem a uma baixa inrcia da carga e valores elevados para P386 a uma elevada inrcia da carga. O ajuste deste valor muito alto ou muito baixo pode causar instabilidade. Obs.: A tecla JOG no solicitar uma calibrao automtica da Resistncia Estatrica. importante: Ajustar corretamente os parmetros da placa de identificao do motor (P080 a P085) antes de partir o inversor no modo Vetorial pela primeira vez. Certificar-se de que o motor esteja FRIO durante a calibrao. O sistema de controle interno permite aumento automtico da temperatura aps um tempo, mas vital que a condio inicial seja motor frio. Se em algum momento o inversor for chaveado de modo no Vetorial para modo Vetorial, certifique-se de que o motor esteja frio antes de partir, visto que esta transio leva a uma nova calibrao. A partida com motor girando executada utilizando o software de algoritmo vetorial ainda que o modo de controle usado no seja vetorial (isto : P077=0,1 ou 2). Portanto necessrio ajustar corretamente os parmetros conforme os dados da placa de identificao do motor (P080 a P085) e executar a calibrao da resistncia estatrica (P088=1) em um motor frio. P386 (parmetro do ganho da inrcia) deve ser ajustado para otimizar o desempenho dinmico do sistema quando em modo vetorial.

5.3.2 Operao V/f ou FCC (P077 = 0, 1 ou 2)


Em muitos casos, quando usados os ajustes de fbrica, a resistncia estatrica ajustada em P089, geralmente ir modificar o ajuste da potncia nominal em P085. Se a diferena nominal entre inversor e motor for alta, deve ser executada uma calibrao automtica da Resistncia Estatrica ajustando P088 =1. A Elevao Permanente (P078) e a Elevao de Partida (P079) dependem do valor da Resistncia Estatrica um valor muito elevado pode causar desligamento por sobrecorrente ou superaquecimento do motor.

5.4 Parada do Motor


Existem diferentes mtodos de parada: Desativando o comando PARTIR, ou acionando a tecla PARAR (O) no painel de comando frontal, ocorrer a desacelerao do inversor com a taxa de desacelerao ajustada (veja P003). OFF2 motor ser desligado e gira por inrcia at parar (parm. P051 a P055 ou P356 ajustado em 4). OFF3 motor ser freado obedecendo a rampa de desacelerao (parm. P051 a P055 ou P356 ajustado em 5). Frenagem por injeo de corrente contnua at 200% produzindo uma frenagem mais eficaz, proporcionando uma parada rpida aps o cancelamento do comando PARTIR.(veja P073). Frenagem com resistncia para MMV. (veja parmetro P075). Frenagem Compound (veja P066).

5.5 Caso o Motor no Parta


Se for mostrado no visor um cdigo de falha, consulte a seo 7. Se aps o comando PARTIDA o eixo do motor no girar, certifique-se de que a tecla PARTIR esteja apta, verifique que tenha sido ajustada uma referncia de freqncia em P005 e se os dados do motor foram introduzidos corretamente nos parmetros P080 a P085. Se o inversor estiver configurado para operao via painel de comando frontal (P007 = 001) e o motor no parte quando acionada a tecla PARTIR, certificar-se que P121 = 001 (tecla PARTIR habilitada).
Siemens plc 1998 G85139-H1751-U529-B

31

07/05/99

Portugus

5. MODOS DE OPERAO

Se devido a um ajuste acidental de alguns parmetros no for possvel partir o motor, reinicialize o inversor com os valores prefixados de fbrica, ajustando o parmetro P944 em 1 e pressionando a tecla P.

5.6 Comando Local e Distncia


O inversor pode ser controlado de forma local (ajuste padro) ou distncia atravs de uma rede de dados USS ligada aos bornes (24 e 25) ou ao conector RS485 tipo D no painel frontal. (Consulte o parmetro P910 na seo 6 para avaliao das opes de comando distncia.) Quando o comando local selecionado, o inversor pode ser controlado somente via painel frontal ou via os bornes de comando; no tero nenhum efeito os sinais de comando, valores de referncia ou alteraes de parmetros transmitidos via interface serial RS485. Para comando distncia a interface serial est parametrizada para conexo a dois fios e transmisso de dados bidirecional. Consulte o parmetro P910 na seo 6 para avaliao das opes de comando distncia. Obs.: Apenas uma conexo RS485 est disponvel. Utilize qualquer uma das interfaces tipo D do painel frontral [ex: para conectar um Painel de Operao Otimizado (OPM2)] ou bornes 24 e 25, mas nunca ambos.

Se operado com comando distncia, o inversor no reage a sinais de comando aplicados em seus bornes. Exceo: OFF2 ou OFF3 podem ser ativados atravs dos parmetros P051 a P055 e P356 (veja seo 6). Vrios inversores podem ser conectados a uma unidade de controle externa ao mesmo tempo. Os inversores podem ser endereados individualmente. Obs.: Se o inversor estiver ajustado para comando via interface serial e o motor no rodar aps o comando PARTIR, experimente inverter as conexes entre os bornes 24 e 25 .

Para maiores informaes, consulte os seguintes documentos (disponveis em seu fornecedor Siemens): E20125-B0001-S302-A1 E20125-B0001-S302-A1-7600 Aplicao do Protocolo USS nos inversores SIMOVERT 6SE21 e MICROMASTER (em Alemo) Aplicao do Protocolo USS nos inversores SIMOVERT 6SE21 e MICROMASTER (em Ingls)

5.7 Controle
5.7.1 Controle do Motor
Os inversores MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector possuem quatro modos de operao diferentes que controlam a relao entre a tenso aplicada pelo inversor e a velocidade do motor. O modo de controle de operao do motor ajustado em P077: Tenso/freqncia linear, que utilizada para motores sncronos ou motores conectados em paralelo. (Cada motor deve ser instalado com um rel trmico de sobrecarga se dois ou mais motores forem acionados simultaneamente pelo inversor.) Controle por Corrente de Fluxo (FCC) que utilizado para manter condies de fluxo total no motor. Obs.: Este modo pode resultar na reduo do consumo de energia. Relao tenso/freqncia quadrtica, que utilizada para bombas e ventiladores. Modo Vetorial Sem Sensor. O inversor calcula as alteraes necessrias na tenso de sada, para manter a velocidade desejada no motor. Obs.: Este modo oferece o melhor controle de fluxo e torque elevadssimo.

5.7.2 Controle de Processo PID


Alm do controle do motor em malha aberta, pode ser aplicado o controle de processo em malha fechada PID, em qualquer processo que seja uma funo da velocidade do motor, e para o qual esteja disponvel um transdutor para fornecer um sinal de realimentao adequado (veja Figura 18 ). Quando o controle de processo em malha fechada for habilitado (P201 = 001), todas as referncias sero automaticamente calibradas entre zero e 100%, isto , uma referncia digital (P005)de 50.0 = 50%.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

32

5. MODOS DE OPERAO
P023 Analog Input 1 Note: All inputs become percentages Up/Down Keys on Keypad P001=1 Setpoint Display % % Dip Switches V or I Signal Type V or I P005 Digital Frequency Setpoint % P021 P022 Scaling % P006=1 P011 % Setpoint Memory % P006=0 Reference Setpoint Source P006

Portugus

P041 to P044 % P046 to P049

P051 to P055, P356 Fixed % Digital via terminal

P006=2

P202 Proportion al P207 Integral Capture Range P203 + Intergral + + P204 Derivative = P002 P003 Accel / decel Hz P012 P013 Frequency Limits P001=0 Output Frequency Display

+ -

Motor

Process (eg. fan)

Transducer (eg. duct pressure sensor)

P001=7 Dip Switches V or I

Feedback Display %

P210 Feedback Monitoring (%)

P201 PID on/off

P208 Transducer Type

P211 P212 Scaling

P205 Sampler

P206 Filtering

P323 Signal Type V or I

Figura 18: Controle em Malha Fechada

5.7.3 Ajuste do Hardware


Certifique-se de que as microchaves seletoras 4 e 5 estejam ajustadas corretamente (veja Figura 16) e em conformidade com P323 para entrada do sinal de realimentao em tenso ou corrente unipolar. Conecte o transdutor de realimentao entre os bornes de comando 10 e 11 (entrada analgica 2). Esta entrada analgica aceita sinais de entrada de 0/2 - 10 V ou 0/4 - 20 mA (determinado pelo ajuste das microchaves 4 e 5 e P323), possui resoluo de 10-bit e permite uma entrada diferencial (flutuante). Verifique se os valores dos parmetros P006 e P024 esto ajustados em 000. O transdutor de realimentao pode ser alimentado por 15 V dc, obtido do terminal 9 no bloco de comando.

5.7.4 Ajuste dos Parmetros


O controle em malha fechada no pode ser usado a menos que P201 seja antes ajustado em 001. A maior parte dos parmetros referentes ao controle em malha fechada so mostrados na Figura 18. Outros parmetros tambm referentes ao controle em malha fechada so os seguintes: P010(apenas se P001 = 1, 4, 5, 7 ou 9) P061 (valor = 012 ou 013) P220 As descries de todos os parmetros de controle em malha fechada so fornecidos na seo 6. Para obter informaes mais detalhadas sobre a operao PID, consulte o Catlogo DA 64.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

33

07/05/99

Portugus

6. PARMETROS DO SISTEMA

6. PARMETROS DO SISTEMA
Para ajustar o funcionamento do inversor, os parmetros tais como tempo de acelerao, freqncia mnima e mxima, etc., podem ser modificados usando-se as teclas do painel de operao frontal (veja Figura 15 na seo 4). No display LED visualizado o cdigo do parmetro selecionado, assim como o seu valor. Obs.: Ao acionar brevemente a tecla ou , modifica-se passo a passo o valor. Se as teclas forem mantidas acionadas, o valor modifica-se rapidamente.

O acesso aos parmetros so habilitados pelo valor ajustado em P009. Verifique se os parmetros chave, necessrios para a sua aplicao, esto devidamente programados. Obs.: Na seguinte tabela de parmetros, estes smbolos significam: Este parmetro pode ser modificado durante o funcionamento. Os valores ajustados em fbrica dependem dos dados nominais do inversor. Para aumentar a resoluo para 0,01, durante a alterao dos parmetros de freqncia, em vez de pressionar P momentaneamente para retornar e mostrar o parmetro, mantenha a tecla pressionada at que o display mude para - -.n0 (n = valor decimal corrente, ex.: se o valor do parmetro = 055.8 ento n = 8). Pressione ou para alterar o valor (todos os valores entre .00 e .99 so vlidos) e ento pressione P duas vezes para tornar a mostrar o parmetro. Caso ocorra ajuste acidental de algum parmetro, todos os parmetros podem ser reajustados com o seus valores prefixados de fbrica, ajustando o parmetro P944 em 1 e em seguida pressionando a tecla P.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

34

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P000

Visualizao do estado

Visualiza-se o valor selecionado em P001.Caso aparea uma falha, visualiza-se o cdigo associado (Fnnn) (veja seo 7) ou se ocorrer um alarme o display pisca (veja P931) ou se for selecionada a visualizao da freq. de sada (P001 = 0) e inversor estiver em stand-by, o display indicar alternadamente a freq. selecionada e a freq. de sada atual, que 0 Hz. Opes de visualizao: 0 = Freqncia de sada (Hz) 1 = Freq. ajustada (isto . Velocidade que o motor vai rodar) (Hz) 2 = Corrente no Motor (A) 3 = Tenso no circuito intermedirio (Link DC) (V) 4 = Torque do Motor (% nominal) 5 = Velocidade do Motor (rpm) 6 = Estado do protocolo serial USS (veja seo 9.2) 7 = Sinal de realimentao da regulao PID (%) 8 =Tenso de sada (V) 9 = Rotor instantneo / freqncia do eixo (Hz). Obs.: Disponvel apenas para modo de controle Vetorial Sem Sensor. Obs.: 1. O visor pode ser graduado via P010. 2. Quando o inversor est operando em modo de Controle Vetorial Sem Sensor (P077 = 3) o visor mostra a velocidade atual do rotor / eixo em Hz. Quando o inversor est operando nos modos V/f ou FCC (P077 = 0, 1 ou 2) o visor mostra a freqncia de sada do inversor em Hz. AVISO: Em modo de Controle Vetorial Sem Sensor (P077 = 3), quando o visor mostra 60Hz o eixo de um motor de 4 polos gira a 1800 rpm, o que pode ser ligeiramente maior do que a velocidade nominal mostrada na placa de identificao do motor.

P001

Seleo do valor indicado no display

0-9 [0]

P002

Rampa de acelerao 0 650,00 (segundos) [10,00] MMV MDV550/2, 750/2, 750/3, 1100/3, 220/4, 400/4, 550/4, 750/4, [10,00] 1100/4. MDV1100/2, 1500/2, 1850/2, 2200/2, 1500/3, 1850/3, 2200/3, 3000/3, 3700/3, 1500/4, 1850/4, [20] 2200/4, 3000/4, 3700/4. MDV3000/2, 3700/2, 4500/2, [40] 4500/3, 5500/3, 7500/3. Rampa de desacelerao (seg.) 0 650,00 MMV [10,00] MDV550/2, 750/2, 750/3, 1100/3, 220/4, 400/4, 550/4, 750/4, 1100/4. [10,00] MDV1100/2, 1500/2, 1850/2, 2200/2, 1500/3, 1850/3, 2200/3, 3000/3, 3700/3, 1500/4, 1850/4, 2200/4, 3000/4, 3700/4. {20] MDV3000/2, 3700/2, 4500/2, 4500/3, 5500/3, 7500/3. [40]

Tempo necessrio para acelerar o motor do estado de repouso at a freq. mx. ajustada em P013. Se for ajustado um tempo muito pequeno para acelerao, o inversor poder se desligar (F002 sobrecorrente).
freqncia u e n c yf m a x

0 Hz

Aceler. tempo (0 - 650 s)

tempo

P003

Tempo necessrio para desacelerar o motor da freq. mx. ajustada em (P013) ao estado de repouso. Se for ajustado um tempo muito pequeno para desacelerao, o inversor poder se desligar (F001 sobretenso).Este tambm o perodo para a frenagem por injeo de corrente contnua aplicada quando P073 est selecionado 0.
freqncia

fm a x

0 Hz

Desaceler. tempo (0 - 650 s)

tempo

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

35

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0 40,0 [0.0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Usado para suavizar a acelerao/desacelerao do motor (usado em aplicaes que exigem funcionamento sem arranques bruscos, ex.: correias transportadoras, mquina txteis, etc.). Para tempos de rampa de acelerao ou desacelerao maiores que 0,3s o arredondamento eficaz.
Freqncia f mx (P013) P002 = 10 s

P004

Arredondamento de rampa (segundos)

0 Hz P004 =5s P004 =5s Tempo

Tempo de acelerao total = 15 s

Obs.: O arredondamento da curva de desacelerao tambm afetado pela inclinao da rampa de acelerao (P002). Portanto, o tempo da rampa de desacelerao afetado pelo ajuste de P002.

P005 P006

Referncia de Freqncia Digital (Hz) Tipo de referncia de freqncia

0 650,00 Determina a velocidade de rotao do motor no caso de comando [5,00] digital. Atua somente se P006 = 0 ou 3. 0-3 [0] Determina o comando para ajuste da freqncia do inversor. 0 = Potencimetro motorizado digital. O inversor opera com a freq. ajustada em P005 e pode ser controlado pelas teclas e (potencimetro motorizado). Outro modo, se P007 = 0, a freq. pode ser incrementada ou decrementada ativando-se duas das entradas digitais (P051 a P055 ou P356) em 11 e 12. 1 = Analgico. Comando via sinal na entrada analgica. 2 = Freq. fixa. Freq. ajustada se o valor de pelo menos uma das entrada digitais (P51 a P55 ou P356) = 6, 17 ou 18. 3 = Referncia digital adicional. Freqncia desejada = freqncia digital (P005) + freqncia fixa (P041 a P044, P046 a P049) com o ajuste. Obs.: (1) Se P006 = 1 e o inversor est ajustado para comando via interface serial, as entradas analgicas ficam ativadas. (2) Os ajustes do potencimetro motorizado via entradas digitais so armazenados ao ocorrer queda de energia quando P011 = 1. 0 = Bloqueia as teclas PARTIR, JOG e REVERSO. Comando feito pelas entradas digitais (veja parmetros P051 a P055 e P356). As teclas e podem ser usadas no ajuste da freqncia se P124 = 1 e se no houver entrada digital ajustada para executar esta funo. 1 = Bloqueia ou desbloqueia, de acordo com o ajuste dos parmetros P121 - P124, as teclas do painel de operao frontal. As entradas digitais PARTIR, REVERSO, JOG e Incrementa/Decrementa freqncia so bloqueadas. Determina quais parmetros podem ser modificados: 0 = Apenas os parmetros P001 a P009 podem ser lidos/ajustados. 1 = Parmetros P001 a P009 podem ser ajustados, os demais parmetros podem apenas ser lidos. 2 = Todos os parmetros podem ser lidos/ajustados mas P009 levado a 0 automaticamente se o inversor for desligado. 3 = Todos os parmetros podem ser lidos/ajustados.
Siemens plc 1998

P007

Teclas de comando

0-1 [1]

P009

Proteo de parmetros

0-3 [0]

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

36

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P010 P011

Escala do visor Memorizao da referncia de freqncia

0 500,00 Fator de escala para ajuste do visor quando P001 = 0, 1, 4, 5, 7 ou [1,00] 9. 0-1 [0] 0 = Desabilitada 1 = Habilitada aps desligado. Isto : As alteraes de referncia feitas via teclas / se mantm memorizadas mesmo aps desenergizado o inversor.

P012 P013 P014

Freqncia mnima do motor (Hz) 0 650,00 Especifica a freqncia mnima de operao do inversor (o valor [0,00] ajustado deve ser menor que P013). Freqncia mxima do motor (Hz) 0,01-650,00 Especifica a freqncia mxima de operao do inversor. [50,00] CUIDADO: Para manter a operao estvel quando em modo de controle vetorial sem sensor (P077=3), a freq. mx. do motor (P013), no deve exceder 3x a freq. nom. da etiqueta do motor (P081). 0 650,00 Permite que seja ajustada uma freqncia a fim de evitar efeitos de [0,00] ressonncia do inversor. Freqncias dentro de +/- (o valor de P019) do valor ajustado so inibidas. Nesta faixa de freqncia no possvel operar em regime permanente, somente se passa por ela. Ajustando P014=0 esta funo bloqueada. 0-1 [0] Ajustando este parmetro em 1, o inversor partir automaticamente ao ser restabelecida a rede, sempre que a chave externa partir/parar, conectada a entrada digital estiver fechada, P007 = 0 e P910 = 0, 2 ou 4. 0 = Desabilitada 1 = Partida automtica

Freqncia inibida 1 (Hz)

P015

Partida automtica aps interrupo no fornecimento de energia

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

37

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-4 [0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Permite ligar o inversor com o motor girando. Em condies normais, o inversor acelera um motor partindo de 0 Hz. Porm, se o motor est girando movido pela carga, ele ser frenado, antes de acelerar at a velocidade de referncia, podendo resultar num desligamento por sobrecorrente. Usando a partida com o motor girando, o inversor se ajusta velocidade do motor e depois a velocidade de referncia. (Obs.: Se o eixo do motor estiver parado ou com rotao muito baixa, poder ocorrer alguma oscilao quando o inversor calcula o sentido de rotao do motor antes de parti-lo.) 0 = Partida Normal 1 = Partida com motor girando aps ligado, falha ou OFF2 ( se P018 = 1). 2 = Partida com motor girando sempre ativo (convm utilizar sempre que o motor possa ser movido pela carga). 3 = Mesmo que P016 = 1; exceto que o inversor tentar partir o motor apenas na direo selecionada. O motor impedido de oscilar nos sentidos anti-horrio e horrio durante a determinao da freqncia inicial. 4 = Mesmo que P016 = 2; exceto que o inversor tentar partir o motor apenas na direo selecionada. O motor impedido de oscilar nos sentidos anti-horrio e horrio durante a determinao da freqncia inicial. Obs.: Para inversores MIDIMASTER Vector, recomendvel que se P016 > 0 ento P018 deve ser ajustado em 1. Isto ir assegurar a partida correta se o inversor falhar na tentativa inicial de sincronizar. IMPORTANTE: Quando P016 > 0, tenha muito cuidado no ajuste dos dados de placa do motor (parmetros P080 a P085) e para executar a auto-calibrao da resistncia estatrica (P088=1) em um motor frio. Freqncia mxima de operao recomendada 120Hz. 1 = Arredondamento contnuo (como definido em P004). 2 = Arredondamento descontnuo. Para o comando PARAR, isto proporciona uma resposta rpida de arredondamento e reduo de freqncia. Obs.: Para que esta funo tenha efeito, o parmetro P004 dever estar ajustado em um valor > 0,0. Partida automtica aps ocorrida uma falha: 0 = No atua 1 = Aps uma falha, o inversor tentar partir automaticamente por 5 vezes. Se a falha no for eliminada at a 5a tentativa, o inversor ficar no estado de falha at ser reajustado. PRECAUO: Enquanto aguarda partida, o display piscar. Isto significa que ela est pendente, e deve ocorrer a qualquer momento. O cdigo de falhas pode ser observado em P930.

P016

Partida com o motor girando

P017

Tipo de arredondamento

1-2 [1]

P018

Partida automtica aps falha

0-1 [0]

P019

Tolerncia da freqncia inibida (Hz)

0,00 - 10,00 As freqncias ajustadas por P014, P027, P028 e P029 que esto [2,00] na faixa de +/- o valor de P019 sero inibidas.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

38

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P021

Freqncia mnima analgica (Hz)

0 650,00 A freqncia corresponde ao menor valor analgico de entrada, isto [0,00] : 0 V/0 mA ou 2 V/4 mA, determinado por P023 e pelo ajuste das microchaves seletoras 1, 2 e 3 (veja Figura 16, Seo 4.1.2). Este parmetro pode ser ajustado a um valor superior ao de P022 para inverter a relao entre o sinal analgico de entrada e a freqncia de sada (veja diagrama em P022). 0 650,00 A freqncia corresponde ao maior valor analgico de entrada, isto [50,00] : 10 V ou 20 mA, determinado por P023 e pelo ajuste das microchaves seletoras 1, 2 e 3 (veja Figura 16, Seo 4.1.2). Este parmetro pode ser ajustado a um valor inferior ao de P021 para inverter a relao entre o sinal analgico de entrada e a freqncia de sada. ex. f
P021 P022

P022

Freqncia mxima analgica (Hz)

P022 P021 V/ I

Obs.: A freqncia de sada limitada pelos valores ajustados em P012/P013.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

39

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 03 [0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Ajusta o tipo da entrada analgica para entrada analgica 1, de acordo com os ajustes das microchaves 1, 2 e 3 (veja Figura 16, Seo 4.1.2). : 0 = 0 V a 10 V/ 0 a 20 mA entrada Unipolar 1 = 2 V a 10 V/ 4 a 20 mA entrada Unipolar 2 = 2 V a 10 V/ 4 a 20 mA entrada Unipolar com partida/parada controlada quando utilizando comando pela entrada analgica. 3 = -10V a +10V entrada Bipolar. -10V corresponde a rotao no sentido anti-horrio com a freqncia ajustada em P021, e +10V a rotao no sentido horrio com a freqncia ajustada em P022. Obs.: Ajustando P023 = 2 o inversor no partir a menos que esteja totalmente sob comando local (P910 = 0 ou 4) e V 1 V ou 2mA. CUIDADO: o inversor partir automaticamente quando V for maior que 1. Isto igualmente se aplica aos comandos analgico e digital (isto : P006 = 0 ou 1). Operao da entrada Bi-polar
F mx P022

P023

Funo de entrada analgica 1

0.2V Hysteresis -10V +10V

P021

F min

P024

Adio de referncia analgica

0-2 [0]

Se o inversor no estiver no modo analgico (P006 = 0 ou 2), ajustando este parmetro em: 0 = Sem adio para ref. freq. bsica, como definido em P006. 1 = Adio da entrada analgica 1 referncia de freqncia bsica, como definida em P006 2 = Graduao da referncia bsica (P006) pela entrada analgica 1 em uma faixa de 0 -100%. Determina um mtodo para graduar a sada analgica 1, de acordo com a seguinte tabela: Usar faixa 0 - 5 se o valor mnimo de sada = 0 mA. Usar faixa 100 - 105 se valor mnimo de sada = 4 mA P025 = 0/100 1/101 2/102 3/103 4/104 Opes Freqncia de sada Ref. de freq. Corrente no Motor Tenso circuito intermedirio Torque do Motor Ajustes da Sada Analgica 0/4 mA 20 mA 0 Hz Freqncia de sada (P013) 0 Hz 0A 0V -250% Ref. de freqncia (P013) Mx. corrente de sobrecarga (P083 x P086 / 100) 1023 Vdc +250% (100% = P085 / P082 x 9,55Nm)
Siemens plc 1998

P025

Sada analgica 1

0 - 105 [0]

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

40

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P026 P027 P028 P029 P031

Sada analgica 2 (apenas MDV) Freqncia inibida 2 (Hz) Freqncia inibida 3 (Hz) Freqncia inibida 4 (Hz) Freqncia para Jog no sentido horrio (Hz)

0 - 105 [0]

Rot. do Motor 0 rpm Rot. nominal motor (P082) Corrente de 0A Corrente mx. sobrecarga magnetizao do (P083 x P186 / 100) Motor 7/107 Corrente ativa do 0A Corrente mx. sobrecarga Motor (zero Torque i.., torque de acelerao central) regener (P083 x P186 / 100) mx Determina um mtodo para graduar a sada analgica 2 de acordo com a tabela apresentada no P025.

5/105 6/106

0 650,00 Veja P014. [0,00] 0 650,00 Veja P014. [0,00] 0 650,00 Veja P014. [0,00] 0 650,00 A operao jog usada para que o motor gire passo-a-passo. [5,00] comandada pela tecla JOG ou por um sinal proveniente de um boto pulsador em uma das entradas digitais (P051 a P055 e P356). Se a funo jog no sentido horrio estiver ativada (DINn = 7), este parmetro determina a freqncia com que funcionar o inversor quando acionado o boto pulsador. Ao contrrio das outras referncias, este parmetro pode ser ajustado em um valor inferior freqncia mnima. 0 650,00 Se a operao jog no sentido anti-horrio estiver ativada (DINn = 8), este [5,00] parmetro determina a freqncia com que funcionar o inversor quando acionado o boto pulsador. Ao contrrio das outras referncias, este parmetro pode ser ajustado em um valor inferior freqncia mnima. 0 650,0 [10,0] Tempo necessrio para acelerar de 0 Hz at a freqncia mxima (P013), operao pulsada jog. No se trata do tempo necessrio para acelerar de 0 Hz at a freqncia de jog. Se DINn = 16 (veja P051 a P055 e P356) o valor deste parmetro poder ser usado para substituir intencionalmente o tempo de acelerao normal, ajustado por P002. Tempo necessrio para desacelerar da freqncia mxima (P013) at 0 Hz, operao pulsada jog. No se trata do tempo necessrio para desacelerar da freqncia de jog at 0 Hz. Se DINn = 16 (veja P051 a P055 e P356) o valor deste parmetro poder ser usado para substituir intencionalmente por o tempo de desacelerao normal, ajustado por P003.

P032 P033

Freqncia para Jog no sentido anti-horrio (Hz)

Tempo de acelerao para Jog (segundos)

P034

Tempo de desacelerao para Jog (segundos)

0 650,0 [10,0]

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

41

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 01 [0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes 0 - Desabilitado 1 - Em operao normal, o tempo de rampa de desacelerao definido como o tempo de rampa do valor ajustado em P013 at 0. Selecionando P040 em 1 haver um reescalonamento automtico da rampa de desacelerao, de forma que o motor ir parar sempre na mesma posio, independentemente da freqncia de operao.

P040

Funo posicionamento

f P013

Stop Command

Stop position

por ex., P003 = 1s, P013 = 50Hz, P012 = 0Hz. Se o motor estiver rodando a 50Hz e for dado um comando de parada, o motor parar em 1s. Se o motor estiver rodando a 25Hz, parar em 2s se estiver a 5Hz, em 10s. Em todos os casos, o motor parar na mesma posio.

P041 P042 P043 P044 P045

Freqncia fixa 1 (Hz) Freqncia fixa 2 (Hz) Freqncia fixa 3 (Hz) Freqncia fixa 4 (Hz) Inverso das referncias fixas para as freqncias fixas 1 a 4

0 650,00 Vlida se P006 = 2 e P055 = 6 ou 18 [5,00] 0 650,00 Vlida se P006 = 2 e P054 = 6 ou 18 [10,00] 0 650,00 Vlida se P006 = 2 e P053 = 6 ou 18 [15,00] 0 650,00 Vlida se P006 = 2 e P052 = 6 ou 18. [20,00] 0-7 [0] Especifica o sentido de rotao para as freqncias fixas: FF 1 P045 = 0 P045 = 1 P045 = 2 P045 = 3 P045 = 4 P045 = 5 P045 = 6 P045 = 7 FF 2 FF3 FF 4

Referncia fixa no invertida. Referncia fixa invertida.

P046 P047

Freqncia fixa 5 (Hz) Freqncia fixa 6 (Hz)

0 650,00 Vlido se P006 = 2 e P051 = 6 ou 18. [25,0] 0 650,00 Vlido se P006 = 2 e P356 = 6 ou 18. [30,0]
Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

42

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P048 P049 P050

Freqncia fixa 7 (Hz) Freqncia fixa 8 (Hz) Inverso das referncias fixas para as freqncias fixas 5 - 8

0 650,00 Vlido se P006 = 2.(veja tabela de Funo DIN com P051 a P055 e [35,0] P356) 0 650,00 Vlido se P006 = 2.(veja tabela de Funo DIN com P051 a P055 e [40,0] P356) 0-7 [0] Especifica o sentido de rotao para as freqncias fixas: FF 5 P050 = 0 P050 = 1 P050 = 2 P050 = 3 P050 = 4 P050 = 5 P050 = 6 P050 = 7 FF 6 FF7 FF8

Referncia fixa no invertida Referncia fixa invertida

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

43

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0 - 24 [1] 0 - 24 [2] 0 - 24 [6]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Funo em nvel alto (>10V) Horrio Anti-horrio Reverso Ligado Ligado Ligada Jog horrio Jog anti-hor distncia Anula na borda sub. Desligada Aumenta 11 Aumenta freqncia * Desligada Diminui 12 Diminui freqncia * 13 Seleciona entre ref. de freq. via Referncia Referncia Analgica Digital entradas analgica e digital / ref. de freq. via teclado. 14 Desativa funo para permitir P ativada P desativ. alterao de parmetro Desativada Ativada 15 Ativa frenagem em CC Tempos de 16 Usar tempos de rampas para Normal rampas Jog Jog ao invs de rampa normal 17 Controle da freqncia fixa em Desligada Ligada binrio (freqncia fixa 1 - 8) ** Desligada Ligada 18 Freq. fixas 1-6, mas com entrada em nvel alto tambm solicitaro PARTIR se P007=0. Sim (F012) No 19 Desligamento externo Transio 20 Deslig. por Watchdog (P057), nvel baixo (larg. de pulso mn. =20 ms) para alto Obs.: A primeira transio de reinicia o nvel Baixo para Alto inicia o tempo tempo de Watchdog. Desligado Transfere 22 Transfere os parmetros ajustados em 0 pelo OPM2*** Desligado Transfere 23 Transfere os parmetros ajustados em 1 pelo OPM2*** Entrada Entrada 24 Seleciona a referncia analgica 1 analgica 2 analgica ativada. ativada. * Efetivo apenas quando P007 = 0. ** No disponvel em P051, P052 ou P356 (tabela a seguir). *** O inversor deve ser desligado antes de iniciar a transferncia. Transferncias duram aproximadamente 30 segundos. Valor Funo de P051 a P055 e Funo em P356 nvel baixo (0V) 0 Entrada inoperante Desligada 1 PARTIR sentido horrio Desligada 2 PARTIR sentido anti-horrio Normal 3 Reverso OFF2 4 OFF2 (ver seo 5.4) OFF3 5 OFF3 (ver seo 5.4) Desligada 6 Freqncias fixas 1 - 6 Desligada 7 Operao Jog horrio Desligada 8 Operao Jog anti-horrio 9 Oper. distncia (P910 =1 ou 3) Local Desligada 10 Anula cdigo de falha

P051 P052 P053

Seleo da funo de comando, DIN1 (borne 5), freqncia fixa 5. Seleo da funo de comando, DIN2 (borne 6), freqncia fixa 4. Seleo da funo de comando, DIN3 (borne 7), freqncia fixa 3. Se ajustado em 17, habilita-se o bit mais significativo do cdigo BCD de 3 bits (ver tabela). Seleo da funo de comando, DIN4 (borne 8 ), freqncia fixa 2. Se ajustado em 17, habilita-se o bit central do cdigo BCD de 3 bits. (ver tabela). Seleo da funo de comando DIN5 (borne 16 ), freqncia fixa 1. Se ajustado em 17, habilita-se o bit menos significativo do cdigo BCD de 3 bits. (ver tabela).

P054

0 - 24 [6]

P055

0 - 24 [6]

P356

Seleo da funo de comando DIN6 (borne 17 ), freqncia fixa 6.

0 - 24 [6]

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

44

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

Tabela Binria para Freqncia Fixa DIN3 (P053) DIN4 (P054) DIN5 (P055) FF5 (P046) 0 0 0 FF6 (P047) 0 0 1 FF7 (P048) 0 1 0 FF8 (P049) 0 1 1 FF1 (P041) 1 0 0 FF2 (P042) 1 0 1 FF3 (P043) 1 1 0 FF4 (P044) 1 1 1 Obs.: Se P051 ou P052 = 6 ou 18 enquanto P053 ou P054 ou P055 =17, os valores de referncia so somados. Exemplos: (1) P053 = 17, P054 = 17, P055 = 17: Todas as 8 freqncias fixas esto acessveis ex. DIN3 = 1, DIN4 = 1, DIN5 = 0 FF3 (P043) (2) P053 17, P054 = 17, P055 = 17: DIN3 fixada em zero (apenas FF5 a FF8 disponveis. Ex. DIN4 = 1, DIN5 = 0 FF7 (P048).

P056 P057 P061

Tempo de supresso (debounce) das entradas digitais Desligamento da Entrada Digital por Watchdog (segundos) Seleo da funo de sada do rel RL1

0-2 [0] 0,0-650,0 [1,0] 0 - 13 [6]

0 = 12,5 ms 1 = 7,5 ms 2 = 2,5 ms Intervalo de tempo aguardado entre pulsos de Watchdog, ou se este intervalo de tempo extinguir-se sem um pulso em uma das entradas digitais, um desligamento F057 ocorrer. (Veja P051 a P055 e P356) Determina a funo de sada do rel RL1 (bornes 18,19 e 20) Valor 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
1

Funo do rel Ativo 3 Rel sem funo (rel inativo) Baixo Inversor funcionando Alto Freqncia do Inversor 0,0 Hz Baixo Rotao do motor no sentido horrio Alto Freio externo ativado (veja parmetros P063/P064) Baixo Freqncia do Inversor menor ou igual a freq. mn. Baixo Sinalizao de Falha 1 Baixo Freqncia do Inversor maior ou igual a referncia Alto Alarme ativo 2 Baixo Corrente de sada maior ou igual a P065 Alto Limite de corrente do motor (alarme) 2 Baixo Sobretemperatura do motor (alarme) 2 Baixo Limite inferior vel. do motor em malha fechada Alto Limite superior vel. do motor em malha fechada Alto

P062

Seleo da funo de sada do rel RL2.

0 - 13 [8]

O inversor desliga (veja parmetros P930 e P140 a P143 e seo 7). 2 Inversor no desliga (veja parmetros P931). 3 Ativo com nvel baixo = rel aberto / desenergizado ou Ativo com nvel alto = rel fechado / energizado Obs.: Se a funo de freio externo (P061 ou P062 = 4) e a compensao de escorregamento (P071 0) forem utilizadas, a freqncia mnima deve ser menor que 5 Hz (P012 < 5.00), caso contrrio o inversor pode no desligar. Determina a funo de sada do rel RL2 (bornes 21 e 22) (consultar a tabela em P061).

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

45

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0 20,0 [1,0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Atua somente se o rel de sada estiver ajustado para comandar um freio externo (P061 ou P062 = 4). Neste caso, quando o inversor for ligado, operar com freqncia mnima durante o tempo especificado neste parmetro, antes de habilitar o rel de comando do freio e comear a acelerao (veja ilustrao em P064). Como P063, este parmetro atua apenas se o rel de sada for utilizado para comandar um freio externo. Ele define o perodo durante o qual o inversor continua operando na freqncia mnima aps a desacelerao e enquanto o freio externo estiver ativado. f fmin t
t P063 A B t P064 A A = Freio fechado B = Freio aberto LIGA DESL.

P063

Retardo de habilitao de freio externo (segundos)

P064

Tempo de parada com freio externo (segundos)

0 20,0 [1,0]

Obs.:

(1) (2)

P063 e P064 devem ser ajustados pouco acima dos valores dos tempos realmente necessrios para abrir ou fechar o freio externo, respectivamente. Caso P063 ou P064 forem ajustados em um valor alto, especialmente se P012 tambm for ajustado em um valor alto, poder ocorrer alarme ou disparo por sobrecorrente j que o inversor alimenta um motor que est travado por um freio.

P065 P066

Limite de corrente com sinalizao por rel (A) Frenagem Compound

0,0-300,0 [1,0] 0 - 250 [0]

Este parmetro usado quando P061 = 9. O rel ativado quando a corrente no motor maior que o valor de P065 e desativado quando a corrente cair abaixo de 90% do valor ajustado em P065 (histerese). 0 = Desligado 1 a 250 = Define o nvel CC sobreposto na forma de onda AC, apresentado como uma porcentagem de P083. Geralmente, aumentando este valor, melhora-se a performance da frenagem, entretanto, com o inversor de 400V, o ajuste de um valor alto neste parmetro poder causar um desligamento por F001. Obs.: A frenagem Compound no opera no modo de comando Vetorial Sem Sensor (P077=3). 0 = Rampa extendida desabilitada 1 = Rampa extendiada habilitada. O tempo de rampa prolongado durante os limites de corrente, sobretenso e escorregamento para evitar desligamentos. A extenso da rampa no ocorre em controle vetorial (P077 = 3). Valor pr-ajustado 0.

P069

Desabilitao da rampa extendida

0-1 [1]

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

46

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-4 [0] Descrio / Observaes

Portugus

P070

Ciclo de atividade (Duty Cycle) da resistncia de frenagem (apenas para MMV)

0 = 5% (como nas geraes anteriores de MICROMASTER) 1 = 10% 2 = 20% 3 = 50% 4 = 100% (isto : contnuo) PRECAUO: Os resistores de frenagem padro para o MICROMASTER Vector so designados apenas para ciclo de atividade de 5%. No devem ser selecionados ciclos maiores, a no ser que estejam sendo utilizados resistores apropriados para suportar o aumento da potncia dissipada. O tempo mximo para os valores de 0 a 3 limitado de acordo com a capacidade trmica do resistor. O limite de 12 s para 5%, aumentando para 25 s no caso de 50%. O inversor pode estimar e compensar o valor de escorregamento em um motor assncrono em funo de uma variao de carga, elevando a freqncia de sada. Este parmetro faz um ajuste fino da compensao para diferentes motores numa faixa de 0 - 200% do escorregamento calculado. Obs.: Esta caracterstica no est ativada e no necessria quando em modo de comando Vetorial Sem Sensor (P077=3). PRECAUO: Este parmetro deve ser ajustado em zero quando estiverem sendo utilizados motores sncronos ou motores que estejam conectados em paralelo, ou quando uma sobre compensao causar instabilidade. 0 - 499 Este parmetro limita o escorregamento do motor para evitar seu desengate do campo giratrio, o que pode ocorrer quando aumenta demasiadamente o escorregamento. Quando alcanado o limite de escorregamento, o inversor vai reduzindo a freqncia at que o escorregamento volte a estar em valores aceitveis. Desabilita a limitao de escorregamento

P071

Compensao de escorregamento (%)

0 - 200 [0]

P072

Limitao de escorregamento (%)

0 - 500 [250]

500 -

P073

Frenagem por injeo de corrente contnua (%)

0 - 250 [0]

O motor pra rapidamente atravs da injeo de corrente contnua, e se mantm at o fim da frenagem. As perdas adicionais so dissipadas no motor. A frenagem dura o tempo ajustado em P003. O freio CC pode ser ativado usando DIN1 a DIN6 (veja P051 a P055 e P356). PRECAUO: O uso freqente da frenagem por corrente contnua por longa durao pode sobreaquecer o motor. Se a frenagem CC ativada por entrada digital a corrente contnua aplicada enquanto a entrada estiver em nvel alto, causando aquecimento no motor.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

47

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-7 [1]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Seleciona a curva de reduo de potncia no motor mais apropriada em baixas freqncias, devido reduo do efeito do ventilador montado no eixo do motor. Obs.: A curva de reduo no pode garantir uma proteo trmica para o motor. prefervel proteger o motor usando termistor PTC porque a reduo da freqncia varia de acordo com o motor.
P074 = 0/4 P074 = 1/5 100% IN P074 = 3/7 P074 = 2/6

P074

Proteo I2t do motor

50% IN

50% FN

100% FN

150% FN

IN = Corrente nominal do motor (P083) FN = Freqncia nominal do motor (P081)

0 = Sem reduo. Utiliza-se para motores com refrigerao forada ou que no precisam de refrigerao com ventilador prprio e que dissipam a mesma quantidade de calor independente da velocidade. 1 = Adequado em geral para motores de 2 ou 4 plos que tem boa refrigerao por girarem mais rpido. O inversor assume que o motor pode dissipar toda potncia operando com freqncia. nominal 50%. 2 = Adequado para motores especiais com corrente nominal e freqncia nominal no contnuas. 3 = Para motores de 6 ou 8 plos. O inversor assume que o motor pode dissipar toda potncia operando com freq. a nominal. 4 = Como P074 = 0 mas o inversor desliga (F074) ao invs de reduzir o torque e a velocidade do motor. 5 = Como P074 = 1 mas o inversor desliga (F074) ao invs de reduzir o torque e a velocidade do motor. 6 = Como P074 = 2 mas o inversor desliga (F074) ao invs de reduzir o torque e a velocidade do motor. 7 = Como P074 = 3 mas o inversor desliga (F074) ao invs de reduzir o torque e a velocidade do motor.

P075

Habilita pulsador de frenagem (apenas MMV)

0-1 [0]

0 = Resistor externo de frenagem desconectado. 1 = Resistor externo de frenagem conectado. Um resistor externo pode ser usado para dissipar a potncia gerada na frenagem do motor, isto permite melhor frenagem e capacidade de desacelerao. Esta resistncia DEVE ser maior que 40 (80 para inversores trifsicos de 400 V) ou o inversor ser danificado. Resistores fabricados para esta finalidade, para todos os tipos de MICROMASTER Vector, esto disposio para fornecimento. CUIDADO: Tenha cuidado se uma resistncia convencional for usada, pois a tenso pulsada aplicada pelo inversor pode danific-la.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

48

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-7 [0 ou 4] Descrio / Observaes

Portugus

P076

Freqncia de pulsao

Ajusta a freqncia de pulsao (de 2 a 16 kHz) e o modo PWM. Se no for necessria uma operao silenciosa, possvel reduzir as perdas no inversor, assim como as perturbaes por interferncias RFI, selecionando uma freqncia de pulsao baixa. 0/1 = 16 kHz (230 V padro) 2/3 = 8 kHz 4/5 = 4 kHz (400 V padro) 6/7 = 2 kHz Nmeros pares = tcnica de modulao normal. Nmeros mpares = tcnica de modulao com reduo de perdas, usada principalmente quando opera com velocidades acima de 5 Hz. Devido s elevadas perdas pelo aumento das freqncias de chaveamento, alguns inversores tm suas correntes contnuas mximas (100%) reduzidas, se o valor de P076 for ajustado diferente do valor padro. Modelo MMV75/3 MMV110/3 MMV150/3 MMV220/3 MMV300/3 MMV400/3 MMV550/3 MMV750/3 % da corrente mxima P076 =0 ou 1 P076 =2 ou 3 80 50 50 80 50 50 50 50 100 80 80 100 80 80 80 80

Obs.: Se P076 = 4, 5, 6 ou 7 ento no ocorrem redues nos inversores acima. Modelo % da corrente mxima P076 =0 ou 1 P076 =2 ou 3 MDV550/2 MDV750/2 MDV1100/2 MDV750/3 MDV1100/3 MDV1500/3 MDV1850/3 MDV550/4 MDV750/4 MDV1100/4 MDV1500/4 MDV1850/4 39 64 55 55 39 64 55 75 55 39 64 55 75 90 75 100 75 90 75 100 100 75 90 75

Obs.: Em todos os inversores MIDIMASTER Vector, de tamanhos tipo 6 e 7, P076 pode ser ajustado somente em 4, 5, 6 ou 7 (apenas 4kHz ou 2kHz). A freqncia de chaveamento ser automaticamente reduzida se a proteo interna do inversor detectar uma elevao de temperatura acentuada. A freqncia de chaveamento retornar para o valor ajustado quando a temperatura retornar ao normal.
Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

49

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-3 (1)

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Define a relao entre a velocidade do motor e a tenso aplicada pelo inversor. Pode ser selecionado um dos quatro modos abaixo: 0 = Curva V/f 1 = Controle FCC 2 = V/f quadrtica 3 = Controle Vetorial Obs.: Quando for selecionado o Controle Vetorial Sem Sensor (P077 = 3), P088 ser ajustado automaticamente em 1, de modo que na primeira partida, o inversor mea a resistncia estatrica do motor e calcule suas constantes baseado nos dados de placa. Em algumas aplicaes, necessrio aumentar o torque em baixas freq. Este parmetro fixa a corrente de partida a 0 Hz ; 100% produzir corrente nominal(P083) a baixas frequncias. CUIDADO: Se P078 for ajustado muito alto, pode ocorrer sobreaquecimento do motor e/ou desligamentos por falha de sobrecorrente (F002). Em acionamentos que necessitam de elevado torque de partida, possvel ajustar uma corrente adicional (adicionado ao ajuste de P078) durante acelerao (P002). Esta elevao atua somente ao partir pela primeira vez e at alcanar a freqncia de referncia. CUIDADO: Esta elevao adicionada em P078, mas o total limitado em 250%. Se o rendimento for mostrado na plaqueta do motor, calcular o fator hp x 746 de potncia: fp =
1.732 x rendim. x tenso nom. x corrente nom.

P077

Modo de controle

P078

Elevao permanente (%) MMV MDV (P077=3) MDV (P077=0, 1 ou 2) Elevao de partida (%)

0 - 250 [100] [100] [50]

P079

0 - 250 [0]

P080

Fator de potncia nominal do motor (cos)

0,00-1,00 []

Se nem o fator de potncia, nem o rendimento forem mostrados na plaqueta do motor, ajustar P080 = 0.

P081 P082 P083

Freqncia nominal do motor (Hz) Velocidade nominal do motor (RPM) Corrente nominal do motor (A)

0 650,00 [50.00] 0 - 9999 [] Obs.: 1. Estes parmetros P080 a P085 devem ser ajustados em funo do motor utilizado. Os dados so obtidos da placa de identificao do motor (veja Figura 17 ). 2. Ser necessrio executar uma calibrao automtica (P088 = 1) se P080 a P085 estiverem com seus ajustes de fbrica alterados. 3. Quando o inversor estiver ajustado para operao US (P101=1); P081 ser ajustado em 60Hz e a unidade de P085 ser hp (0,16 - 250)

0,1-300,0 []

P084 P085 P086

Tenso nominal do motor (V) Potncia nominal do motor (kW/hp) Limitao da corrente do Motor (%)

0 - 1000 [] 0,12-250,00 [] 0 - 250 [150] Determina a corrente de sobrecarga em % da corrente nominal do motor (P083) permitida por at um minuto. Com este parmetro e com P186, a corrente no motor pode ser limitada, evitando seu sobreaquecimento. Se este valor ajustado for ultrapassado por um minuto, a freqncia de sada reduzida at que a corrente caia ao valor ajustado em P083. O display do inversor pisca como uma indicao de precauo, mas o inversor no desliga. O desligamento do inversor pode ser feito usando o rel em conjunto com P074. Obs.: O valor mximo de P086 limitado automaticamente pelo tipo do inversor.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

50

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-1 [0] Descrio / Observaes

Portugus

P087

Habilita sensor PTC do motor

0 = Desabilitado 1 = PTC externo habilitado Obs.: Se for necessria uma proteo trmica de motor, um PTC externo deve ser utilizado e P087 = 1. Se P087 = 1 e existir nvel alto na entrada PTC(bornes 14 e 15) o inversor desligar (visualiza-se o cdigo de falha F004). A resistncia estatrica do motor usada nos clculos internos de monitorao de corrente do inversor. Quando P088 for ajustado em 1 e a tecla PARTIR for pressionada, o inversor executar uma medio automtica da resistncia estatrica do motor, armazenando o valor medido em P089 e ajustando P088 novamente em 0. Se a resistncia medida for muito alta para o tipo de inversor (ex.: motor no conectado ou motor conectado muito pequeno), o inversor desligar (cdigo de falha F188) e P088 ser mantido em 1. Se isto ocorrer, ajuste P089 manualmente e em seguida ajuste P088 em 0.

P088

Calibrao automtica

0-1 [0]

P089

Resistncia estatrica ()

0,01-199,99 Pode-se utilizar resistncia estatrica manual para ajustar o motor, em [] vez de P088. O valor a ser ajustado deve ser o da resistncia medida entre duas fases. PRECAUO: A medio deve ser feita nos bornes de sada do inversor com a alimentao desligada. Obs.: Se o valor de P089 for elevado, podem ocorrer desligamentos por falha de sobrecorrente (F002). 0 - 30 [0] Numa linha de comunicao serial podem ser conectados at 31 inversores controlados por um computador ou PLC atravs do protocolo USS. Este parmetro seleciona um endereo nico para o inversor. Ajusta a taxa de transmisso pela interface serial RS485 protocolo USS. 3 = 1200 baud 4 = 2400 baud 5 = 4800 baud 6 = 9600 baud 7 = 19200 baud Obs.: Alguns conversores de RS232 para RS485 trabalham apenas at 4800 baud. Neste parmetro se especifica o intervalo mximo de tempo entre dois telegramas de dados. Esta funo serve para desligar o inversor quando ocorrer uma perturbao na transmisso de dados. O tempo comea a ser medido aps ser recebido um dado vlido. Se aps o tempo ser ajustado no for recebido um outro telegrama de dados, o inversor se desliga e mostrado no display o cdigo de falha F008. Se o parmetro for ajustado em zero, a funo de superviso inibida.

P091 P092

Endereo (escravo) para interface serial

Interface serial para taxa de transmisso

3 -7 [6]

P093

Interface serial para superviso do tempo de ausncia de dados timeout (segundos)

0 - 240 [0]

P094 P095 P099

Referncia de freqncia nominal 0 650,00 As transmisses de referncia pela interface serial ao inversor, so para interface serial (Hz) [50,00] efetuadas em forma de porcentagem. O valor ajustado neste parmetro representa 100% (HSW = 4000H). Compatibilidade USS 0-2 [0] 0 = Compatvel com resoluo 0,1 Hz 1 = Habilita a resoluo 0.01 Hz 2 = HSW no est escalonado mas representa o valor real de freqncia com uma resoluo de 0,01 Hz (ex.: 5000 = 50 Hz). 0 = Opo de mdulo ausente 1 = Mdulo PROFIBUS (habilita parmetros relativos ao PROFIBUS) 2 = Mdulo CANBUS

Opo de mdulo

0-1 [0]

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

51

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-1 [0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Ajusta o inversor para operar com freqncia de rede e motor europeu ou americano: 0 = Europa (50 Hz e indicao de potncia em kW) 1 = Amrica do Norte (60 Hz e indicao de potncia em hp) Obs.: Aps ajustar P101 =1 o inversor dever ser reajustado com os valores de fbrica, isto : P944 = 1 ajustar automaticamente P013 = 60Hz, P081 = 60Hz, P082 = 1680rpm e P085 ser indicado em hp.

P101

Operao para Europa ou Amrica do Norte

P111 P112

Potncia nominal do inversor (kW/hp) Tipo de inversor

0,12- 75,00 Parmetro apenas de leitura que informa a potncia nominal do [] inversor em kW. Ex.: 0,55 = 550 W Obs.: Se P101 = 1 ento a potncia nominal ser indicada em hp. 1-8 [] Parmetro apenas de leitura. 1 = MICROMASTER 2a Gerao (MM2) 2 = COMBI MASTER 3 = MIDIMASTER 4 = MICROMASTER Junior (MMJ) 5 = MICROMASTER 3a Gerao (MM3) 6 = MICROMASTER Vector (MMV) 7 = MIDIMASTER Vector (MDV) 8 = COMBIMASTER 2a Gerao. Parmetro apenas de leitura; indica o nmero do modelo do inversor Vector, de acordo com o tipo indicado em P112.
P113 0 1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14 P112 = 6 MMV12 MMV25 MMV37 MMV55 MMV75 MMV110 MMV150 MMV220 MMV300 MMV12/2 MMV25/2 MMV37/2 MMV55/2 MMV75/2 P112 = 7 MDV550/2 MDV750/2 MDV1100/2 MDV1500/2 MDV1850/2 MDV2200/2 MDV3000/2 MDV3700/2 MDV4500/2 MDV750/3 MDV1100/3 MDV1500/3 MDV1850/3 MDV2200/3 P113 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 P112 = 6 MMV110/2 MMV150/2 MMV220/2 MMV300/2 MMV400/2 MMV37/3 MMV55/3 MMV75/3 MMV110/3 MMV150/3 MMV220/3 MMV300/3 MMV400/3 MMV550/3 MMV750/3 P112 = 7 MDV3000/3 MDV3700/3 MDV4500/3 MDV5500/3 MDV7500/3 MDV220/4 MDV400/4 MDV550/4 MDV750/4 MDV1100/4 MDV1500/4 MDV1850/4 MDV2200/4 MDV3000/4 MDV3700/4

P113

Modelo do equipamento

0 - 29 []

P121 P122 P123 P124

Bloqueia/desbloqueia a tecla PARTIR Bloqueia/desbloqueia a tecla HORRIO / ANTI-HORRIO Bloqueia/desbloqueia a tecla JOG Bloqueia/desbloqueia as teclas e

0-1 [1] 0-1 [1] 0-1 [1] 0-1 [1]

0 = Tecla PARTIR bloqueada 1 = Tecla PARTIR desbloqueada (apenas se P007 = 1) 0 = Tecla HORRIO/ANTI-HOR. bloqueada 1 = Tecla HORRIO/ANTI-HOR. desbloqueada (apenas se P007 = 1) 0 = Tecla JOG bloqueada 1 = Tecla JOG desbloqueada (apenas se P007 = 1) 0 = Teclas e bloqueadas 1 = Teclas e desbloqueadas (apenas se P007 = 1) Obs.: Isto se aplica apenas no ajuste da freqncia. As teclas continuam desbloqueadas para ajustar os valores dos parmetros.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

52

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0-1 [1] Descrio / Observaes

Portugus

P125

Inibe sentido anti-horrio

Este parmetro pode ser usado para impedir o inversor de partir o motor no sentido anti-horrio. 0 = Sentido anti-horrio bloqueado. Inibe o comando de reverso para TODAS as funes. (ex.: painel frontal, digital, analgica, etc.). Todos os comandos de PARTIDA negativos (ex.: PARTIR esquerda, JOG esquerda, ANTIHORRIO, etc.) resultaro na rotao para o sentido HORRIO. Qualquer referncia de velocidade que resulte negativa, ser fixada em 0 Hz. 1 = Operao normal. Permite a rotao no sentido horrio e anti-horrio. Tempo necessrio para a ventoinha desligar aps ser dado o comando PARAR.

P128 P131 P132 P133 P134 P135 P137 P138 P140

Tempo de atraso no desligamento da ventoinha (segundos) (apenas MMV) Referncia de freqncia (Hz) Corrente no motor (A) Torque do motor (% do torque nominal) Tenso no circuito intermedirio (V) Velocidade do motor (RPM) Tenso de sada (V) Freqncia instantnea rotor / eixo (Hz)(apenas para o tipo Vector) ltimo cdigo de falha

0 - 600 [120]

0,00-650,00 [-] 0,0 300,0 [-] 0 - 250 Parmetros apenas de leitura. So cpias dos valores armazenados [-] em P001, mas podem ser acessados diretamente pela comunicao serial 0 - 1000 [-] 0 - 9999 [-] 0 - 1000 [-] 0 - 650 [-] 0 - 255 [-] Apenas para leitura. O ltima cdigo de falha registrado (veja seo 7) armazenado neste parmetro. O cdigo apagado quando o inversor desligado. Esta uma cpia do cdigo armazenado em P930. Apenas para leitura. Este parmetro armazena o ltimo cdigo de falha registrado antes do armazenado em P140/P930. Apenas para leitura. Este parmetro armazena o ltimo cdigo de falha registrado antes do armazenado em P141. Apenas para leitura. Este parmetro armazena o ltimo cdigo de falha registrado antes do armazenado em P142.

P141 P142 P143

ltimo cdigo de falha -1 ltimo cdigo de falha -2 ltimo cdigo de falha -3

0 - 255 [-] 0 - 255 [-] 0 - 255 [-]

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

53

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0 - 500* (200)

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Este parmetro determina o limite de corrente instantnea no motor em % da corrente nominal do motor (P083). Se a corrente de sada passar deste limite por trs segundos, o inversor reduzir automaticamente a corrente para o limite ajustado em P086. Obs.: * O valor mximo que poder ser ajustado em P186 limitado automaticamente pelas caractersticas do inversor. O limite do torque de operao est na faixa de 5Hz a 50Hz, quando utilizado Comando Vetorial (P077=3). O torque apresentado pelo motor uma funo da corrente do motor. Se P186 e P086 forem iguais, a funo do limite de corrente poder ser efetivamente usada como um limite do torque.
Corrente do motor (I)

P186

Limite de corrente instantnea no motor (%)

Corrente Nominal Corrente em vazio

Torque c/ carga

Torque Nominal

P201 P202 P203 P204 P205 P206 P207 P208

Controle em malha fechada PID

0-1 [0] 0,0-999,9 [1.0] 0,00-99,9 [0] 0,0-999,9 [0] 1 - 2400 [1] 0 - 255 [0] 0 - 100 [100] 0-1 [0]

0 = Operao normal (controle em malha fechada boqueado). 1 = Controle em malha fechada usando a entrada analgica 2 como canal de realimentao. Ganho proporcional. Ganho integral. Ganho derivativo O tempo de atuao integral ser multiplicado por este valor. 0= Filtro desligado. 1 - 255 = Filtro passa baixa aplicado ao sinal de realimentao. Erro percentual sobre qual o termo integral reduzido a zero. 0 = O aumento na velocidade do motor provoca o aumento na tenso/corrente de realimentao. 1 = O aumento na velocidade do motor provoca a diminuio na tenso/corrente de realimentao.

Ganho P Ganho I Ganho D Escala do ganho integral Filtro do transdutor Faixa de captura integral (%) Tipo de transdutor

P210 P211 P212 P220

Leitura do transdutor (%) 0% de referncia 100% de referncia Freqncia de corte

0,0 - 100,00 Apenas leitura. O valor um percentual do fundo de escala da [0,0] entrada selecionada. (isto : 10 V ou 20 mA). 0,0 - 100,00 Valor de P210 a ser mantido para 0% de referncia. [0,0] 0,0 - 100,00 Valor de P210 a ser mantido para 100% de referncia. [0,0] 0-1 [0] 0 = Operao normal. 1 = Desconecta a sada do inversor na freqncia mnima ou abaixo dela. Obs.: Ativo em todos os modos.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

54

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P321

Freqncia analgica mnima para referncia analgica 2 (Hz)

0 650,00 A freq. corresponde ao menor valor analgico de entrada, isto : 0 V/0 [0,00] mA ou 2 V/4 mA, definido por P323 e pelo ajuste das microchaves 4 e 5 (veja Figura 16, Seo 4.1.2). Este parmetro pode ser ajustado a um valor superior ao de P322 para inverter a relao entre o sinal analgico de entrada e a freq. de sada (veja diagrama em P322). 0 650,00 A freq. corresponde ao maior valor analgico de entrada, isto : 10 V [50,00] ou 20 mA, definido por P323 e pelo ajuste das microchaves 4 e 5 (veja Figura 16, Seo 4.1.2). Este parmetro pode ser ajustado a um valor inferior ao de P321 para inverter a relao entre o sinal analgico de entrada e a freqncia de sada.
f P321 P322

P322

Freqncia analgica mxima para referncia analgica 2 (Hz)

P322 P321 V/ I

P323

P356 P386

P387

Ajusta o tipo da entrada anal. para entrada ana. 2, em associao com os ajustes das microchaves 4 e 5 (veja Figura 16, Seo 4.1.2) : 0 = 0 a 10 V/ 0 a 20 mA entrada Unipolar 1 = 2 a 10 V/ 4 a 20 mA entrada Unipolar 2 = 2 a 10 V/ 4 a 20 mA entrada Unipolar com partida/parada controlada quando usando comando de entrada analgica. Obs.: Se P323 = 2 o inversor no funcionar a menos que esteja sob comando local (P910 = 0 ou 4) e V 1 V ou I 2mA. CUIDADO: O inversor partir automaticamente quando a tenso for maior que 1V. Isto igualmente se aplica aos comandos analgico e digital (isto : P006 = 0 ou 1) Seleciona a funo de comando, DIN 6 Configurao da entrada digital 6 0 - 24 Veja P051 a P055 para descrio. [6] Ganho da malha de velocidade 0.0 - 20,0 Para otimizar o desempenho dinmico do comando vetorial este parmetro dever ser incrementado gradualmente enquanto o inversor no Comando Vetorial Sem [1,0] opera em condies normais, at ocorrer o primeiro sinal de Sensor - parte proporcional instabilidade na velocidade. A ref. dever ser reduzida aos poucos at ser restaurada a estabilidade. Em geral, a ref. otimizada desejada ser proporcional inrcia da carga. Se esta ref. for muito baixa ou muito alta, ocorrero mudanas rpidas na carga, podendo resultar em desligamento por sobretenso no circuito intermedirio (F001). Obs.: P386 = Inrcia da carga + inrcia do eixo do motor inrcia do eixo do motor Ganho da malha de velocidade 0.01 - 10.0 P386 dever ser otimizado antes de se ajustar P387. Na operao do inversor em condies normais, incremente este parmetro at que no Comando Vetorial Sem [1.0] surjam os primeiros sinais de instabilidade. Reduza ento Sensor - parte integral ligeiramente o ajuste (aprox. 30%) at que o sistema volte condio estvel. Veja os efeitos de P387 na prxima pgina. Entrada analgica tipo 2 0-2 [0]

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

55

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes

Efeitos de P386 e P387 Degrau de 100% de torque

Rotao (rpm)

P386 Otimizado (P387 = Default)

Rotao (rpm)

P386 muito alto (P387 = Default)

Rotao (rpm)

P386 muito baixo (P387 = Default)

Rotao (rpm)

P386 Otimizado P387 Otimizado


Rotao (rpm)

P386 Otimizado P387 muito alto


Rotao (rpm)

P356 Otimizado P387 baixo

Rotao (rpm)

Tempo (msegs por diviso)

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

56

6. PARMETROS DO SISTEMA
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] Descrio / Observaes

Portugus

P700 P701 P702 P720

Especfico para PROFIBUS-DP. Veja manual do PROFIBUS para obter maiores informaes. Acesso possvel apenas com P099 = 1 Funes diretas de entrada/sada 0-7 [0] Permite o acesso direto aos rels de sada e s sadas analgicas pela comunicao serial (USS ou PROFIBUS-DP com mdulo): 0 = Operao normal 1 = Comando direto do rel 1 2 = Comando direto do rel 2 3 = Comando direto dos rels 1 e 2 4 = Comando direto apenas da sada analgica 1 5 = Comando direto da sada analgica 1 e rel 1 6 = Comando direto da sada analgica 1 e rel 2 7 = Comando direto da sada analgica 1, rels 1 e 2 Apenas leitura. Indica a tenso (aproximada) na entrada analgica 1. Permite comando direto da corrente de sada se P720 = 4, 5, 6 ou 7. Apenas leitura. Determina uma representao HEXA de um nmero binrio de 6 dgitos com o LSB = DIN1 e o MSB = DIN6 (1 = LIGADO, 0 = DESLIGADO). ex. Se P723 = B, isto representa 001011 - DIN1, DIN2 e DIN4 = LIGADO, DIN3 , DIN5 e DIN6 = DESLIGADO. Habilita comando dos rels de sada. Usado em conjunto com P720, ex: ajustando P724 = 1 (rel 1 = LIGADO) no haver resultado a no ser que P720 = 1, 3, 5,ou 7. 0 = Os dois rels DESLIGADOS / desenergizados 1 = Rel 1 LIGADO / energizado 2 = Rel 2 LIGADO / energizado 3 = Os dois rels LIGADOS / energizados Apenas leitura. Indica a tenso na entrada analgica 2 (aproximada) apenas quando a entrada analgica 2 estiver ativa (P051 a P055 ou P356 = 24 e as respectivas entradas digitais em nvel alto). Permite comando direto da corrente nas sada analgica 2 se P720 = 4, 5, 6 ou 7. Especfico para PROFIBUS-DP. Veja manual do PROFIBUS para obter maiores informaes. Acesso possvel apenas com P099 = 1. Comando Local/Remoto 0-4 [0] Ajusta o inversor para comando local ou remoto ( distncia) pela linha de comunicao serial 0 = Comando local 1 = Comando remoto (e ajuste dos valores dos parmetros) 2 = Comando local (mas com ajuste remoto da freqncia) 3 = Comando remoto (mas com ajuste local da freqncia) 4 = Comando local (mas com leitura, ajuste e reset via comunicao serial) Obs.: Se o inversor opera com comando distncia (P910 = 1 ou 2 ), a entrada analgica continua ativa se P006 = 1 e adicionada referncia.

P721 P722 P723

Tenso na entrada analgica 1 (V) Corrente na sada analgica 1 (mA) Estado das entradas digitais

0,0 10,0 [-] 0,0 20,0 [0,0] 0 - 3F [-]

P724

Comando do rel de sada

0-3 [0]

P725 P726 P880 P910

Tenso na entrada analgica 2 (V) Corrente na sada analgica 2 (mA) (apenas para MDV)

0,0-10,0 [-] 0,0-20,0 [0,0]

P918 P922
Siemens plc 1998

Verso do software

Especfico para PROFIBUS-DP. Veja manual do PROFIBUS para obter maiores informaes. Acesso possvel apenas com P099 = 1. 0,00 99,99 Contm o nmero da verso do software e no pode ser mudado. [-]
G85139-H1751-U529-B

57

07/05/99

Portugus
Parmetro Funo Faixa [aj. fb.] 0 - 255 [0]

6. PARMETROS DO SISTEMA
Descrio / Observaes Voc pode usar este parmetro para marcar um nmero especfico do inversor. Isto no tem efeito operacional para o inversor. Especfico para PROFIBUS-DP. Veja manual do PROFIBUS para obter maiores informaes. Acesso possvel apenas com P099 = 1.

P923 P927 P928 P930 P931

Nmero do inversor

ltimo cdigo de falha

0 - 255 [-] 0 - 99 [-]

Apenas leitura. Este parmetro armazena o ltimo cdigo de falha registrado (veja seo 7). O cdigo apagado quando o inversor desligado. (veja P140) Apenas leitura. Este parmetro armazena o ltimo cdigo de alarme at o inversor ter sido desligado. Isto pode ser deletado usando os botes e . 002 = Atuado o limite de corrente 003 = Atuado o limite de tenso 004 = Ultrapassado o limite de escorregamento 005 = Sobretemperatura no inversor (dissipador de calor) 006 = Sobretemperatura no motor 010 = Alimentao utilizada limite de corrente. 018 = Partida automtica aps falha (P018) est pendente. PRECAUO: O inversor poder partir a qualquer momento. 075 = Resistor de frenagem - quente Ajuste em 1 e pressione P. Todos os parmetros, exceto P101 voltam aos valores prefixados em fbrica. Anote antes os valores que sero sobrescritos, incluindo os parmetros do motor P080 a P085 (Veja seo 4.2)

Tipo do ltimo alarme

P944

Restabelece os valores prefixados em fbrica

0-1 [0]

P947 P958 P963 P967 P968 P970 P971

Especfico para PROFIBUS-DP. Veja manual do PROFIBUS para obter maiores informaes. Acesso possvel apenas com P099 = 1. Controle de gravao na EEPROM 0-1 [1] 0 = As alteraes nos parmetros no so memorizadas (incluindo P971) ao desconectar a alimentao. 1 = As alteraes nos parmetros so memorizadas ao desconectar a alimentao. IMPORTANTE: Se for utilizada interface serial para atualizar o ajuste do parmetro na EEPROM, deve-se ter muito cuidado para no exceder o nmero mximo de ciclos de escrita desta EEPROM isto , aproximadamente 50.000 ciclos de escrita. Se este nmero for excedido, poder ocorrer conflito no armazenamento dos dados e subseqente perda dos mesmos. O nmero de ciclos de leitura ilimitado.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

58

7. CDIGOS DE FALHA E DE PRECAUO

Portugus

7. CDIGOS DE FALHA E DE PRECAUO 7.1 Cdigos de Falha


Quando ocorre uma falha, o inversor se desconecta e no visor aparece seu cdigo associado. A ltima falha ocorrida armazenada no parmetro P930. Ex: 0004 indica que a ltima falha foi F004. Cdigo de Falha Causa Sobretenso Soluo Verifique se a tenso de rede est dentro do limite especificado na placa de identificao. Aumente o tempo de desacelerao do motor (P003) ou aplique a resistncia de frenagem (opcional).Verifique se a potncia de frenagem necessria est no limite especificado. Verifique se a potncia do motor est adequada potncia do inversor. Verifique se o comprimento dos cabos no excederam os limites. Verifique se h curto-circuito ou defeito terra no motor e no cabo de alim. Verifique se os dados ajustados para o motor (P080 a P085) so adequados para o motor usado. Verifique a resistncia estatrica (P089). Aumente o tempo de acelerao do motor (P002). Reduza a elevao (boost) ajustada em P078 e P079. Verifique se o motor est travado ou sobrecarregado. Verifique se o motor est operando com sobrecarga. Aumente a freq. mx. se for usado um motor de escorregamento elevado. Verifique se o motor est sobrecarregado. Verifique as conexes do PTC. Verifique se P087 = 1, apesar de no ter um PTC conectado. Verifique se a temperatura ambiente no excessiva. Verifique se no est bloqueada a entrada/sada de ar no equipamento. Verifique se a ventoinha est funcionando. Verifique a interface serial. Verifique os ajustes do bus master e P091 a P093. Verifique se o tempo de superviso muito pequeno (P093). Verifique se a tenso de alimentao est dentro dos limites indicados na placa do aparelho. Verifique se a rede no est sujeita a oscilaes de tenso. Verifique os parmetros. Ajuste P009 em 0000' antes de desligar a rede. Desligar e ligar a alimentao do inversor. A origem do desligamento a entrada digital (configurada como entrada para desligamento externo) em condies de nvel baixo, veja fonte. Desligar e ligar a alimentao do inversor. Experimente calibrar a resistncia estatrica (ajuste P088 em 1 e acione a tecla PARTIR).Alternativamente tente reajustar o ganho da malha de velocidade do comando vetorial sem sensor (veja P386). Verifique a integridade da conexo.

F001 F002

Sobrecorrente

F003 F004 F005 F008 F009 F010 F011 F012 F013 F016 F030 F031 F033 F036 F057 F074
Siemens plc 1998

Sobrecarga Superaquecimento do motor (monitorado pelo PTC) Sobretemperatura no inversor (PTC interno) Protocolo USS Superviso do tempo Subtenso

Erro de inicializao Erro na interface interna 1 Desligamento Externo Erro no programa 1 Comando Vetorial Sem Sensor instvel Falha na conexo PROFIBUS

Falha na conexo PROFIBUS ao Verifique a integridade da conexo. inversor Erro na configurao do PROFIBUS Verifique a configurao do PROFIBUS. Desligamento do mdulo PROFIBUS por watchdog Desligamento com retardo(Veja P057) Sobretemperatura no motor pelo clculo I2t Recolocar o mdulo PROFIBUS P051 a P055 ou P356 = 20 e a entrada correspondente permanece em nvel baixo por um tempo maior do que o ajustado em P057. Desligamento ocorre apenas se P074 = 4, 5, 6 ou 7. Verifique se a corrente no motor no excedeu o valor ajustado em P083 e P086.
G85139-H1751-U529-B

59

07/05/99

Portugus
Cdigo de Falha Causa Sobretemperatura do inversor (sensor interno) Erro ao parametrizar P006 Erro ao parametrizar P012/P013 Erro ao parametrizar as entradas digitais Erro na calibrao automtica. Soluo

7. CDIGOS DE FALHA E DE PRECAUO

F105 F106 F112 F151F156 F188 F201 F212 F231 F255 F151F156 F188 F201 F212 F231 F255
1

Verifique se a temperatura ambiente no est muito alta. Verifique se as entradas e sadas de ar esto desobstrudas. Verifique se o ventilador do inversor est funcionando. Parametrize as freqncias fixas relativas s entradas digitais. Ajuste o parmetro P012 < P013. Verifique os ajustes das entradas digitais P051 a P055 e P356. O motor no est conectado ao inversor conecte-o Se a falha persistir, ajuste P088 = 0 e ajuste manualmente o valor medido da resistncia estatrica no parmetro P089. Altere o parmetro P006 e / ou P201 Ajuste o parmetro P211 < P212. Verifique se existe curto-circuito ou defeito terra no motor ou no cabo de alimentao Desligue e religue tenso principal. Verifique os ajustes das entradas digitais P051 a P055 e P356. O motor no est conectado ao inversor conecte-o Se a falha persistir, ajuste P088 = 0 e ajuste manualmente o valor medido da resistncia estatrica no parmetro P089. Altere o parmetro P006 e / ou P201 Ajuste o parmetro P211 < P212. Verifique se existe curto-circuito ou defeito terra no motor ou no cabo de alimentao Desligue e religue tenso principal.

P006 = 1 enquanto P201 = 2 Erro ao parametrizar P211/P212 Corrente de sada com medio desequilibrada Desarme por superviso de ciclo (Watchdog) Erro ao parametrizar as entradas digitais Erro na calibrao automtica.

P006 = 1 enquanto P201 = 2 Erro ao parametrizar P211/P212 Corrente de sada com medio desequilibrada Desarme por superviso de ciclo (Watchdog)

Certifique-se de que as instrues de cabeamento descritas na seo 9.3 esto sendo cumpridas.

Uma vez eliminada a falha, pode-se rearmar o inversor. Para isso, pressione duas vezes a tecla P (a primeira para visualizar P000 e a segunda para cancelar o sinal de falha) ou cancelar a falha via uma entrada digital (ver parmetros P051 a P055 e P356 na seo 6).

7.2 Cdigos de Precauo


Quando acontece um cdigo de precauo, o visor do inversor ir piscar. O ltimo cdigo de precauo ser armazenado no parmetro P931.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

60

7. CDIGOS DE FALHA E DE PRECAUO


Cdigo de Precauo Causa Limite de corrente ativo Soluo

Portugus

002

Verifique se a potncia do motor est adequada potncia do inversor. Verifique se o comprimento dos cabos no excederam os limites. Verifique se existe curto-circuito ou defeito terra no motor ou no cabo de alimentao. Verifique se os dados ajustados para o motor (P080 a P085) so adequados para o motor usado. Verifique a resistncia estatrica (P089). Aumente o tempo de acelerao do motor (P002). Reduza a elevao (boost) ajustada em P078 e P079. Verifique se o motor est travado ou sobrecarregado.

003 004 005 006 010 018 075

Limite de tenso ativo Limite de escorregamento excedido Sobretemperatura no inversor (dissipador de calor) Verifique se a temperatura no ambiente no excessiva. Verifique se no est bloqueada a entrada/sada de ar no equipamento. Verifique se a ventoinha est funcionando. Verifique se o motor est sobrecarregado. Superaquecimento do motor Verifique se P087 est ajustado em 1 apesar de no ter um PTC conectado. Alimentao 15V limite de corrente Verifique ligaes. Partida automtica aps falha (P018) pendente Resistor de frenagem - quente PRECAUO: O inversor poder partir a qualquer momento.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

61

07/05/99

Portugus

8. DADOS TCNICOS

8. DADOS TCNICOS
Inversores MICROMASTER Vector - 230V Monofsicos
No. Referncia (com filtro classe A (6SE32)). Tipo de inversor Faixa de tenso de entrada Pot. nom. motor a (kW/hp) Potncia permanente @ 230V Corrente de sada (nom.)(A) a Corrente de sada (permanente mx.) (A) Corrente entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada recomendado (min.) Sada 0,12/ 1/6 350VA 0,8 0,9 1,8 0,25/
1

10-7BA40 MMV12

11-5BA40 MMV25

12-1BA40 MMV37 0,37/ 880 VA 2,1 2,3 4,6

12-8BA40 MMV55

13-6BA40 MMV75

15-2BB40 MMV110

16-8BB40 MMV150 1,5 / 2 2,8 kVA 6,.6 7,4 14,4

21-0BC40 MMV220 2,2 / 3 4,0 kVA 9,0 10,4 20,2 25 3NA3 810

21-3BC40 MMV300 c 3,0/ 4 5,2kVA 11,8 13,6 28,3 30 3NA3 814 4,0 mm2 2,5 mm2

/3

1 AC 208V - 240 V +/-10% 0,55/ 0,75/ 1 1,1 / 1 1,14 kVA 2,6 3,0 6,2 16 3NA3 805 1,5 mm2 1,5 kVA 3,5 3,9 8,2 2,1 kVA 4,8 5,3 11,0

660 VA 1,5 1,7 3,2 10 3NA3 803 1,0 mm2

20 3NA3 807 2,5 mm2 1,5 mm2

1,0 mm2

Dimenses (mm) (w x h x d) 73 x 175 x 141 149 x 184 x 172 185 x 215 x 195 Peso (kg / lb) 0,85 / 1,9 2,6 / 5,7 5,0 / 11,0 Todos os MICROMASTER Vector 1 AC 230 V incluem filtro Classe A integrado. Os filtros Classe B so opcionais (veja seo 9.4).

Inversores MICROMASTER Vector - 230 V 1/3 AC


No. de Referncia (6SE32..) Tipo de inversor Faixa de tenso de entrada Pot. Nom. do motor a(kW/hp) Potncia permanente @ 230V Corrente de sada (nom.)(A) a Corrente de sada (permanente mx.) (A) Corrente entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) b Cdigo do fusvel Seo do cabo recomendado (min.) 10-7CA40 MMV12/2 0,12/ 1/6 480VA 0,8 0,9 1,8 11-5CA40 MMV25/2 0,25/ 1/3 660 VA 1,5 1,7 3,2 10 Entrada Sada 3NA3 803 1,0 mm2 1,0 mm2 12-1CA40 MMV37/2 0,37/ 880 VA 2,1 2,3 4,6 12-8CA40 13-6CA40 15-2CB40 16-8CB40 21-0CC40 21-3CC40 21-8CC40 MMV55/2 MMV75/2 MMV110/2 MMV150/2 MMV220/2 MMV300/2 c MMV400/2 1 - 3 AC 208V - 240 V +/-10% 3 AC 0,55/ 0,75/ 1 1,1 / 1 1,5 / 2 2,2 /3 3,0 / 4 4,0 /5 1,14 kVA 2,6 3,0 6,2 1,5 kVA 3,5 3,9 8,2 16 3NA3 805 1,5 mm2 1,5 mm2 2,1 kVA 4,8 5,5 11,0 2,8 kVA 6,6 7,4 14,4 20 4,0 kVA 9,0 10,4 20,2 25 5,2 kVA 11,8 13,6 28,3 30 7,0kVA 15,9 17,5 21,1 25

3NA3807 3NA3810 3NA3814 3NA3810 2,5 mm2 4,0 mm2 2,5 mm2

Dimenses (mm) (w x h x d) 73 x 175 x 141 149 x 184 x 172 185 x 215 x 195 Peso (kg / lb) 0,75 / 1,7 2,4 / 5,3 4,8 / 10,5 Todos os MICROMASTERS 1 AC e 3 AC 230V (exceto MMV400/2) esto aptos a operar em 208 V. Todos os MICROMASTER Vector 3 AC 230 V podem operar em 1 AC 230 V (MMV300/2 requer um reator de comutao, ex.: 4EM61003CB).

Inversores MICROMASTER Vector 380 V - 500 V Trifsicos


No. referncia (6SE32..) Tipo de inversor Faixa de tenso de entrada Pot. Nom. do motor a(kW/hp) Pot. permanente @ 400V a Corrente sada (nom.) (A) Corrente de sada (permanente mx.) (A) Corrente entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada recomendado (min.) Sada 11-1DA40 MMV37/3 0,37 / 930VA 1,2 1,3 2,2 11-4DA40 MMV55/3 0,55 / 1180VA 1,5 1,7 2,8 12-0DA40 12-7DA40 14-0DA40 15-8DB40 17-3DB40 21-0DC40 21-3DC40 21-5DC40 MMV75/3 MMV110/3 MMV150/3 MMV220/3 MMV300/3 MMV400/3 MMV550/3 MMV750/3 3 AC 380 V - 500 V +/-10% 0,75 / 1 1,1 /1 1,5 / 2 2,2 / 3 3,0 / 4 4,0 / 5 5,5 / 7 7,5 / 10 1530VA 2150VA 2,8 3,1 4,9 2,8 kVA 3,7 4,1 5,9 4,0 kVA 5,2 5,9 8,8 5,2 kVA 6,8 7,7 11,1 7,0 kVA 9,2 10,2 13,6 9,0 kVA 11,8 13,2 17,1 12,1kVA 15,8 17,5 22,1 25 3NA3810 4,0 mm2 2,5 mm2

2,0 2,2 3,7 10 3NA3 803 1,0 mm2

16 3NA3 805 1,5 mm2 1,0 mm2 149 x 184 x 172 2,4 / 5,3

20 3NA3807 2,5 mm2 1,5 mm2

Dimenses (mm) (w x h x d) 73 x 175 x 141 Peso (kg / lb) 0,75 / 1,7 Os filtros externos Classe A e Classe B so opcionais e esto disposio (veja seo 9.4). . Obs.:
a b c

185 x 215 x 195 4,8 / 10,5

Motor Siemens de 4 polos, srie 1LA5 ou similar. Presume alimentao trifsica. Se for utilizada alimentao monofsica, as faixas de corrente de entrada, o tamanho dos cabos e os fusveis para os MICROMASTERS monofsicos sero aplicados.

MMV300 e MMV300/2 necessitam de um reator de comutao externo (ex.: 4EM6100-3CB) e de um fusvel de rede de 30 A para operar com alimentao monofsica.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

62

8. DADOS TCNICOS
No. de Referncia (6SE32..) Tipo de inversor Faixa de tenso de entrada Pot. Nom. do motor a(kW/hp) Potncia permanente @ 400V a Corrente de sada (nom.)(A) Corrente de sada (permanente mx.) (A) Corrente entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada recomendado (min.) Sada Dimenses (mm) (w x h x d) Peso (kg / lb)

Portugus
15-8DB50 17-3DB50 21-0DC50 21-3DC50 MMV220/3 MMV300/3 MMV400/3 MMV550/3 3 AC 380V - 500 V +/-10% 2,2 / 3 3,0 / 4 4,0 / 5 5,5 / 7,5 4,0 kVA 5,2 5,9 8,8 5,2 kVA 6,8 7,7 11,1 7,0 kVA 9,2 10,2 13,6 9,0 kVA 11,8 13,2 17,1 21-5DC50 MMV750/3 3 AC 7,5 / 10 12,1 kVA 15,8 17,5 22,1 25 3NA3810 4,0 mm2

16 3NA3 805 1,5 mm2 1,0 mm2 149 x 184 x 172 2,4 / 5,3

20 3NA3 807 2,5 mm2

1,5 mm2 2,5 mm2 185 x 215 x 195 4,8 / 10,5

Pode-se conseguir Classe B adicionando-se um filtro Classe B a um inversor sem filtro Inversores MIDIMASTER Vector 230 V Trifsicos
No. de Referncia - IP21 / NEMA 1 (6SE32..) 22-3CG40 No. de Referncia - IP56 / NEMA 4/12 (6SE32..) 22-3CS45 Tipo de inversor MDV550/2 Torque Constante (CT) CT VT Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) 5,5/ 7,5 7,5/ 10 Potncia permanente (kVA) @230V 8,8 11,2 Corrente de sada (permanente mx.) (A) 22 28 Corrente de entrada (mx.) (A) 32 Fusvel recomendado (A) 50 Cdigo do fusvel 3NA3 820 Seo do cabo Entrada (mn.) 6 recomendado (mm2) Sada (mn.) 4 Dimenses (mm) (w x h x d) Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 275 x 450 x 210 360 x 675 x 351 11,0 30,5 23-1CG40 23-1CS45 MDV750/2 CT VT 24-2CH40 24-2CS45 MDV1100/2 CT VT 25-4CH40 25-4CS45 MDV1500/2 CT VT 26-8CJ40 26-8CS45 MDV1850/2 CT VT 27-5CJ40 27-5CS45 MDV2200/2 CT VT

7,5/ 10 11,2 28 45

11/ 15 16,7 42

10 6

3 AC 208V - 240 V +/-10% 11/ 15 15/ 20 18,5/25 18,5/25 22/ 30 22/ 30 30/ 40 16,7 21,5 27,1 27,1 31,9 31,9 35,8 42 54 68 68 80 80 95 61 75 87 100 63 80 100 3NA3 822 3NA3 824 3NA3 830 16 n/a 25 35 10 n/a 16 275 x 650 x 285 360 x 875 x 483 27,0 52,5 25 35

275 x 550 x 210 360 x 775 x 422 14,5 15,5 38,0 40,0

26,5 50,5

27,5 54,5

Inversores MIDIMASTER Vector 230 V Trifsicos


No. de Referncia IP21 / NEMA 1 (6SE32..) No. de Referncia - IP56 / NEMA 4/12 (6SE32..) Tipo de inversor Torque Constante (CT) Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) Potncia permanente (kVA) @230V Corrente de sada (permanente mx.) (A) Corrente de entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada (mn.) recomendado (mm2) Sada (mn.) Dimenses (mm) (w x h x d) Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 31-0CK40 31-0CS45 MDV3000/2 CT VT 31-3CK40 31-3CS45 MDV3700/2 CT VT 31-5CK40 31-5CS45 MDV4500/2 CT VT

3 AC 208V - 240 V +/-10% 30/ 40 37/ 50 37/ 50 45/ 60 45/ 60 41,4 51,8 51,8 61,3 61,3 104 130 130 154 154 143 170 170 160 200 3NA3 036 3NA3 140 70 95 50 70 70 420 x 850 x 310 T.500 x 1150 x 570 55,5 85 95

55,0 80

56,5 90

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

63

07/05/99

Portugus

8. DADOS TCNICOS

Inversores MIDIMASTER Vector 380 V - 500 V Trifsicos


No. de Referncia - IP21 / NEMA 1 (6SE32..) No. de Referncia- IP56 / NEMA 4/12 (6SE32.) Tipo de inversor Torque Constante (CT) Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) Potncia permanente (kVA) @400V Corrente sada (permanente mx.) @ 400V (A) Corrente de entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada (mn.) recomendado (mm2) Sada (mn.) Dimenses (mm) IP21 / NEMA 1 (w x h x d) IP56 / NEMA 4/12 Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 21-7DG40 21-7DS45 MDV750/3 VT 22-4DG40 22-4DS45 MDV1100/3 CT VT 23-0DH40 23-0DS45 MDV1500/3 CT VT 23-5DH40 23-5DS45 MDV1850/3 CT VT 24-2DJ40 24-2DS45 MDV2200/3 CT VT 25-5DJ40 25-5DS45 MDV3000/3 CT VT 26-8DJ40 26-8DS45 MDV3700/3 CT VT

11 / 15 16,3 23,5 30

11 /15 18 26

15 /20 20,8 30

15 /20 22,2 32

32 32 3NA3 814 6 4 275 x 450 x 210 360 x 675 x 351 11,5 12,0 28,5 30,5

3 AC 380 V - 500 V +/-10% 18.5/ 18.5/ 22 22/ 30/ 30/ 37/ 37/ 45/ 60 25 25 /30 30 40 40 50 50 25,6 26,3 30,1 31,2 40,2 40,2 48,8 49,9 50,2 37 38 43, 5 45 58 58 71 72 84 41 49 64 79 96 50 80 100 3NA3 820 3NA3 824 3NA3 830 10 16 25 35 6 10 16 25 275 x 550 x 210 275 x 650 x 285 360 x 775 x 422 360 x 875 x 483 16,0 17,0 27,5 28,0 28,5 38 40 50,5 52,5 54,5

Inversores MIDIMASTER Vector 380 V - 500 V Trifsicos


No. de Referncia - IP21 / NEMA 1 (6SE32..) No.de Referncia - IP56 / NEMA 4/12 (6SE32.) Tipo de inversor Torque Constante (CT) Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) Potncia permanente (kVA) @400V Corrente sada (permanente mx.) @ 400V (A) Corrente de entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada (mn.) recomendado (mm2) Sada (mn.) Dimenses (mm) IP21 / NEMA 1 (w x h x d) IP56 / NEMA 4/12 Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 28-4DK40 28-4DS45 MDV4500/3 CT VT 31-0DK40 31-0DS45 MDV5500/3 CT VT 31-4DK40 31-4DS45 MDV7500/3 CT VT

45 / 60

3 AC 380 V - 500 V +/-10% 55 / 55/ 75/ 75/ 90 / 75 75 100 100 120 58,2 70,6 70,6 95,6 95,6 116 84 102 102 138 138 168 113 152 185 125 160 200 3NA3 032 3NA3 036 3NA3 140 50 70 95 50 70 95 420 x 850 x 310 500 x 1150 x 570 57,0 58,5 60 80 85 90

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

64

8. DADOS TCNICOS

Portugus

Inversores MIDIMASTER Vector 525V - 575 V Trifsicos


No. de Referncia - IP21 / NEMA 1 (6SE32..) No.de Referncia. - IP56 /NEMA 4/12 (6SE32.) Tipo de inversor Torque Constante (CT) Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) Potncia permanente (kVA) @ 575V Corrente sada (permanente mx.) @ 575V (A) Corrente de entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada (mn.) recomendado (mm2) Sada (mn.) Dimenses (mm) IP21 / NEMA 1 (w x h x d) IP56 / NEMA 4/12 Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 13-8FG40 13-8FS45 MDV220/4 CT VT 16-1FG40 16-1FS45 MDV400/4 CT VT 18-0FG40 18-0FS45 MDV550/4 CT VT 21-1FG40 21-1FS45 MDV750/4 CT VT 21-7FG40 21-7FS45 MDV1100/4 CT VT 22-2FH40 22-2FS45 MDV1500/4 CT VT 22-7FH40 22-7FS45 MDV1850/4 CT VT

2.2 / 3 3,9 3,9 7

4/ 5 6,1 6,1

4/ 5 6,1 6,1 10

5.5 / 7.5 9,0 9,0

10 3NA3 803-6 1,5 1,5

11,0 22,0

11,5 24,0

3 AC 525V - 575 V +/-15% 7.5 / 7.5 / 11 / 15 11 / 15 15 / 15 / 18.5/ 18.5/ 22 / 30. 10 10 20 20 25 25 11 13,9 16,9 19,4 21,9 23,5 26,9 28,4 31,8 11 11, 0 17,0 17,0 22,0 22,0 27,0 27,0 32,0 12 18 24 29 34 16 25 32 40 3NA3 805-6 3NA3 810-6 3NA3 814-6 3NA3 820-6 2,5 4 6 10 2,5 4 6 275 x 450 x 210 275 x 550 x 210 360 x 675 x 351 360 x 775 x 422 11,5. 11,5 12,0 16,0 17,0 26,0 29,0 30,0 39,0 40,0 5.5 / 7.5 9,0 9,0

Inversores MIDIMASTER Vector 525V - 575 V Trifsicos


No. de Referncia - IP21 / NEMA 1 (6SE32..) No.de Referncia - IP56 / NEMA 4/12 (6SE32.) Tipo de inversor Torque Constante (CT) Torque Varivel (VT) Faixa de tenso de entrada Potncia nominal do motor (kW/hp) Potncia permanente (kVA) @ 575V Corrente sada (permanente mx.) @ 575V (A) Corrente de entrada (mx.) (A) Fusvel recomendado (A) Cdigo do fusvel Seo do cabo Entrada (mn.) recomendado (mm2) Sada (mn.) Dimenses (mm) IP21 / NEMA 1 (w x h x d) IP56 / NEMA 4/12 Peso (kg) IP21 / NEMA 1 IP56 / NEMA 4/12 23-2FJ40 23-2FS45 MDV2200/4 CT VT 24-1FJ40 24-1FS45 MDV3000/4 CT VT 25-2FJ40 25-2FS45 MDV3700/4 CT VT

22 / 30. 33,6 32,0

3 AC 525V - 575 V +/-15% 30 / 30 / 37 / 37 / 45 / 60 40 40 50 50 40,8 44,6 51,7 54,4 61,7 41,0 41,0 52,0 52,0 62,0 45 55 65 50 63 80 3NA3 820-6 3NA3 822-6 3NA3 824-6 10 16 25 10 16 275 x 650 x 285 360 x 875 x 483 27,5 28,0 28,5 50,0 52,0 54,0

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

65

07/05/99

Portugus
Freqncia da rede: Impedncia da rede: Fator de potncia Faixa de freqncia de sada: Resoluo: Capacidade de sobrecarga: Proteo contra: Protees adicionais: Modo de operao: Comando e regulao: Referncia analgica / entrada PID: 47 Hz a 63 Hz > 1% (inserir reator de entrada se < 1%) 0,7 0 Hz a 650 Hz 0,01 Hz

8. DADOS TCNICOS

200% para 3s e depois 150% para 60s (relacionada corrente nom.) Sobretemperatura no Inversor. Sobretenso e subtenso Proteo contra curto-circuito e fuga terra Proteo contra partida sem carga (circuito aberto) Possvel em 4 quadrantes.( No possvel a regenerao p/a rede). Vetorial Sem Sensor; FCC (Controle de Corrente de Fluxo); curva tenso/freqncia; Unipolar: 0 ~ 10 V/ 2 ~ 10 V (potencimetro recomendado 4,7 k) 0 ~ 20 mA/ 4 ~ 20 mA Bipolar: -10 ~ 0 ~ +10V (apenas entrada analgica 1) 10-bit 0 - 20 mA/4 - 20 mA @ 0 - 500; estabilidade 5% Analgica < 1% Digital < 0,02%

Resoluo de referncia analgica: Sada analgica: Estabilidade de Referncia:

Superviso de temperatura do motor: Entrada PTC, controle l2t Tempos de rampa: Controle de sadas: 0 - 650 s 2 rels 230 V AC / 0,8 A (sobretenso cat.2); 30 V DC / 2 A CUIDADO: Cargas indutivas externas devem usar supressores de forma apropriado. (veja seo 9) Interface: Rendimento do inversor: Temperatura de operao: Temperatura estocagem/transporte Refrigerao: Umidade: Altura de montagem, acima do nvel do mar: Grau de proteo: RS485 97% 0oC a +50oC (MMV), 0oC a +40oC (MDV) -40oC a +70oC Ventilador 90% sem condensao < 1000 m MMV: IP20 (NEMA 1) (National Electrical Manufacturers' Association) MDV: IP21 (NEMA 1) e IP56 (NEMA 4/12) Veja seo 9.4

Separao para proteo do circuito: Isolao dupla ou tela de proteo. Compatibilidade Eletromagntica (EMC): Opcionais / Acessrios
Resistor de frenagem (apenas MMV) Unidade de frenagem (apenas MDV) Filtro supressor RFI Kit de acessrios IP20 / NEMA 1 (MMV.apenas Aparelho Tipo A) Painel de Operao Otimizado (OPM2) Mdulo PROFIBUS Software SIMOVIS para controle via PC Reatores de sada e de linha Filtros de sada
G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Favor contactar seu fornecedor Siemens mais prximo para obter maiores informaes

Siemens plc 1998

66

9. INFORMAES ADICIONAIS

Portugus

9. INFORMAES ADICIONAIS 9.1 Exemplo de Aplicao


Ajustes para uma aplicao simples Motor: Aplicao solicitada: 220 V Potncia de sada 2,0 cv Referncia ajustada via potencimetro 0 - 60 Hz Acelerao de 0 a 60 Hz em 15 segundos Desacelerao de 60 a 0 Hz em 20 segundos MMV150 (6SE3216-8BB40) P009 = 2 (todos os parmetros podem ser modificados) P080 a P085 = valores dados na placa de identificao do motor P006 = 1 (entrada analgica) P002 = 15 (tempo de acelerao) P003 = 20 (tempo de desacelerao)

Inversor usado: Ajustes:

Agora esta aplicao deve ser modificada da seguinte forma: Operao do motor at 75 Hz (caracterstica tenso/freqncia linear at 60 Hz). Referncia via potencimetro motorizado adicionada referncia analgica. Atuao da referncia analgica at ao mx. 10 Hz. i.e.
V 220

60

75

f (Hz)

Ajuste dos parmetros:

P009 = 2 (todos os parmetros podem ser modificados) P013 = 75 (freqncia mxima do motor em Hz) P006 = 2 (referncia via potencimetro motorizado ou valor prefixado) P024 = 1 (adicionada referncia analgica) P022 = 10 (sinal analgico de referncia mx. de 10 V = 10 Hz)

9.2 Cdigo do Estado


A seguinte lista explica o significado dos cdigos de estado mostrados no painel de comando do inversor, quando a interface serial est sendo usada, e o parmetro P001 est ajustado em 006: 001 002 100 101 102 103 104 Observaes (1) (2) O display pisca toda vez que um byte recebido, fornecendo desta maneira, uma indicao bsica de que uma comunicao serial foi estabelecida. Se o cdigo 100 pisca continuamente no display, isto normalmente indica uma falha na comunicao. Mensagem OK Endereo (escravo) recebido Caracter invlido Intervalo de tempo Erro na verificao Comprimento de mensagem incorreto Falha de paridade

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

67

07/05/99

Portugus

9. INFORMAES ADICIONAIS

9.3 Instrues de Cabeamento para Reduzir Efeitos de EMI


Os inversores foram projetados para funcionar em um ambiente industrial com um nvel alto previsvel de interferncias eletromagnticas (EMI). Normalmente, uma boa instalao garante um funcionamento seguro e sem problemas. Se aparecerem problemas, as seguintes instrues podem ser de grande utilidade. Em particular, a eficincia tem sido comprovada aterrando-se o inversor, como descrito abaixo. As figuras 20, 21 e 22 mostram como um filtro supressor RFI deve ser instalado e conectado ao MICROMASTER Vector. (1) Assegure-se de que todos os aparelhos contidos no armrio ou painel estejam bem aterrados usando cabos curtos e de grande bitola, levados ao ponto de terra ou barra de neutro. particularmente importante que todos os equipamentos de controle (por exemplo um PLC) conectados ao inversor, estejam aterrados no mesmo ponto que o inversor via um cabo curto e de grande bitola. prefervel usar condutores planos (por exemplo: cordoalhas metlicas) j que tm uma impedncia mais baixa sob altas freqncias. IMPORTANTE :o condutor de terra do motor dever ser conectado diretamente ao terminal de terra (PE) do inversor que o alimenta. (2) Quando montar o inversor MIDIMASTER Vector, utilize anilha dentada e certifique-se de que foi feita uma boa conexo eltrica entre o dissipador de calor e o painel removendo a tinta, se necessrio. Sempre que for possvel, utilizar cabos blindados para as conexes de comando. D um acabamento correto nos terminais dos cabos para evitar que fiquem partes visveis sem blindagem. Sempre que possvel, utilize canaletas. Separar os cabos de comando dos de potncia do motor sempre que for possvel, por exemplo, usando caminhos separados, etc. Se forem cruzar cabos de potncia e cabos de comando ou controle, se possvel faa-o de forma que se cruzem a 90. Assegure-se de que os contatores com bobina em corrente alternada contidos no armrio ou painel, tenham incorporados elementos supressores RC e no caso de contatores com bobina em corrente contnua, supressores a diodo. Estes elementos so conectados s bobinas. Tambm podem ser usados supressores a Varistor. Esta recomendao especialmente importante no caso dos contatores serem comandados pelo rel do inversor. Para as conexes do motor, usar cabos blindados; aterrar a blindagem em ambos os extremos, utilizando prensa cabos adequado. Se o acionamento funcionar em ambiente sensvel a rudo eletromagntico, deve ser utilizado um filtro RFI para reduzir as interferncias conduzidas e radiadas pelos inversores. Para melhor performance, deve haver um bom contato entre o filtro e a chapa de metal do painel. Para modelos MICROMASTER e MICROMASTER VECTOR FSA (Fig.20) devem ser utilizadas tiras de aterramento para minimizar emisses - cd. 6SE3290-0XX87-8FK0 (pacote com 10 ps.) ou equivalente.

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)

Ao instalar os inversores necessrio observar os regulamentos de segurana correspondentes!

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

68

9. INFORMAES ADICIONAIS

Portugus

CABOS DE COMANDO ALIMENTAO BASE DO FILTRO CHAPA DE METAL

CABOS DE COMANDO

Fixar os cabos blindados de comando e do motor na chapa de metal traseira, usando prensa cabos.

Figura 20: Instrues de cabeamento para reduzir efeitos de EMI - MICROMASTER Vector Tipo A

ALIMENTAO BASE DO FILTRO CHAPA DE METAL

CABOS DE COMANDO

Fixar os cabos blindados de comando e do motor na chapa de metal traseira, usando prensa cabos.

Figura 21: Instrues de cabeamento para reduzir efeitos de EMI - MICROMASTER Vector Tipo B

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

69

07/05/99

Portugus

9. INFORMAES ADICIONAIS

ALIMENTAO

BASE DO FILTRO CHAPA DE METAL

Fixar os cabos blindados de comando e do motor na chapa de metal traseira, usando prensa cabos.

Figura 22: Instrues de cabeamento para reduzir efeitos de EMI - MICROMASTER Vector Tipo C

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

70

9. INFORMAES ADICIONAIS

Portugus

9.4 Compatibilidade Electromagntica (EMC)


A partir de Janeiro de 1996, todos os fabricantes/montadores de equipamentos eltricos que realizam uma funo intrnseca completa e que colocado no mercado como uma simples unidade dirigida ao usurio final, devem garantir o cumprimento da norma EEC/89/336, referente a EMC (Compatibilidade Eletromagntica). Os fabricantes/montadores podem demonstrar o cumprimento de trs formas: 1. Autocertificao uma declarao do fabricante que garante estarem sendo cumpridas as normas europias aplicveis ao equipamento eltrico para o qual se destina. Na declarao do fabricante, devem ser citadas apenas as normas que forem publicadas oficialmente no Boletim Oficial da Comunidade Europia. 2. Arquivo de Elaborao Tcnica Pode ser preparado um arquivo de elaborao tcnica do equipamento que descreva suas caractersticas EMC. Este arquivo deve ser aprovado por um Corpo Competente designado pela prpria organizao governamental europia. Esta possibilidade permite que sejam utilizadas normas que estejam ainda em preparao. 3. Certificado de Exame do tipo Comunidade Europia Esta possibilidade aplicvel apenas em equipamentos de transmisso de rdio comunicao. Os inversores MICROMASTER Vector e MIDIMASTER Vector no possuem uma funo intrnseca at que se conecte a outros componentes (ex.: um motor). Portanto, tais unidades no apresentam a marca CE que indica o cumprimento das normas sobre EMC. No entanto, so fornecidos todos os detalhes quanto as caractersticas de rendimento de EMC dos equipamentos quando instalados de acordo com as instrues de cabeamento na seo 9.3.

Tabela de Classificao (MMV):


Modelo do Inversor MMV12 - MMV300 MMV12/2 - MMV400/2 MMV12/2 - MM400/2 com filtro externo (veja tabela) apenas entrada monofsica MMV37/3 - MMV750/3 MMV37/3 - MMV750/3 com filtro externo (veja tabela) Classe EMC Classe 2 Classe 1 Classe 2* Classe 1 Classe 2*

Tabela de Classificao (MDV):


No. do Modelo MDV550/2 - MDV4500/2 MDV750/3 - MDV7500/3 com filtro externo classe A (veja tabela) MDV750/3 - MDV3700/3 com filtro externo classe B (veja tabela) MDV750/4 - MDV3700/4 Classe EMC Classe 1 Classe 2* Classe 3 Classe 1

* Se a instalao do inversor reduzir as emisses do campo de rdio freqncia (ex.: devido a sua instalao em um recinto fechado), normalmente se cumpriro os limites da Classe 3.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

71

07/05/99

Portugus
Nmeros dos Filtros:
No. do Modelo MMV12 - MMV300 MMV12/2 - MMV25/2 MMV37/2 - MMV75/2 MMV110/2 - MMV150/2 MMV220/2 - MMV300/2 MMV37/3 - MMV150/3 MMV220/3 - MMV300/3 MMV400/3 - MMV750/3 MDV550/2 MDV750/2 MDV1100/2 - MDV1850/2 MDV2200/2 MDV3000/2 - MDV4500/2 MDV 750/3 - MDV1100/3 MDV1500/3 - MDV1850/3 MDV2200/3 - MDV3700/3 MDV4500/3 - MDV7500/3

9. INFORMAES ADICIONAIS

No. do Filtro Classe A No.do Filtro Classe B De fbrica 6SE3290-0BA87-0FB0 6SE3290-0BA87-0FB2 6SE3290-0BB87-0FB4 6SE3290-0BC87-0FB4 6SE3290-0DA87- 0FA1 6SE3290-0DA87-0FB1 6SE3290-0DB87- 0FA3 6SE3290-0DB87-0FB3 6SE3290-0DC87- 0FA4 6SE3290-0DC87-0FB4 6SE3290-0DG87- 0FA5 6SE2100-1FC20 6SE3290-0DH87- 0FA5 6SE2100-1FC20 6SE3290-0DJ87- 0FA6 6SE2100-1FC21 6SE3290-0DJ87- 0FA6 6SE3290-0DK87- 0FA7 6SE3290-0DG87- 0FA5 6SE2100-1FC20 6SE3290-0DH87- 0FA5 6SE2100-1FC20 6SE3290-0DJ87- 0FA6 6SE2100-1FC21 6SE3290-0DK87- 0FA7

Norma EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022 EN 55011 / EN 55022

Obs.: Tenso de alimentao mxima quando os filtros so ajustados em 460V.

As trs classes de rendimento de EMC so descritas com detalhes abaixo. Observe que estes nveis de rendimento so obtidos apenas quando utilizada a referncia de freqncia padro (ou menor) e um cabo para motor com tamanho mximo de 25 m.

Classe 1: Indstria Geral


Obedincia a Norma de produtos de EMC para Sistemas de Comando EN 68100-3 para uso em Ambiente Secundrio (Industrial) e Distribuio Restrita.

Fenmenos de EMC Emisses: Emisses Irradiadas Emisses Conduzidas Imunidade: Descarga Eletrosttica Interferncia Repentina (Burst) Campo Eletromag. de Rdio Freqncia

Norma EN 55011 EN 68100-3

Nvel Nvel A1 * *

EN 61000-4-2 EN 61000-4-4 IEC 1000-4-3

Descarga no ar 8 kV 2 kV cabos de alim., 1 kV comando 26-1000 MHz, 10 V/m * No so aplicveis limites de emisso dentro de uma instalao onde, no mesmo transformador da rede eltrica, no so conectados outros consumidores..

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

72

9. INFORMAES ADICIONAIS
Classe 2: Industrial Filtrado

Portugus

Este nvel de rendimento permite ao fabricante/montador autocertificar que seu equipamento cumpre as normas sobre EMC para o ambiente industrial quanto s caractersticas de rendimento de EMC do sistema de comando. Os limites de rendimento so especificados nas normas de imunidade de Emisses Industriais Genricas EN 50081-2 e EN 50082-2. Fenmeno de EMC Emisses: Emisses Irradiadas Emisses Conduzidas Imunidade: Distoro da Tenso da Fonte de Aliment. Flutuao de Tenso, queda, Desequilbrio, Variaes de Freqncia Campos Magnticos Descarga Eletrosttica Interferncia Repentina (Burst) Campo Eletromagntico de Rdio Freqncia, amplitude modulada Campo Eletromagntico de Rdio Freqncia, pulso modulado Norma EN 55011 EN 55011 Nvel Nvel A1 Nvel A1

IEC 1000-2-4 (1993) IEC 1000-2-1 EN 61000-4-8 EN 61000-4-2 EN 61000-4-4 ENV 50 140 ENV 50 204 50 Hz, 30 A/m descarga de ar 8 kV 2 kV cabos de alim., 2 kV comando 80-1000 MHz, 10 V/m, 80% AM, linhas de alimentao e comando 900 MHz, 10 V/m 50% de ciclo, com ndice de repetio de 200 Hz

Classe 3: Filtrado - para pequenas indstrias, comrcios e residncias


Este nvel de rendimento permite ao fabricante/montador autocertificar que seu equipamento cumpre as normas sobre EMC para o ambiente de pequenas indstrias, comrcios e residncias, quanto s caractersticas de rendimento EMC do sistema de comando. Os limites de rendimento so especificados nas normas de imunidade e emisses industriais genricas EN 50081-1 e EN 50082-1. Fenmeno de EMC Emisses: Emisses Irradiadas Emisses Conduzidas Imunidade: Descarga Eletrosttica Interferncia Repentina (Burst) Norma EN 55022 EN 55022 Nvel Nvel B1 Nvel B1

EN 61000-4-2 EN 61000-4-4

descarga no ar 8 kV 1 kV cabos alim., 0.5 kV comando

Observao O MICROMASTER Vector e o MIDIMASTER Vector so dirigidos exclusivamente a aplicaes profissionais. Portanto, no fazem parte do escopo da especificao sobre emisses de harmnicos EN 61000-3-2.

Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

73

07/05/99

Portugus

9. INFORMAES ADICIONAIS

9.5 Condies do Ambiente


Transporte e Armazenagem
Proteja o inversor contra pancadas e vibraes durante o transporte e armazenagem. O aparelho tambm deve ser protegido contra gua (chuva) e temperaturas excessivas (veja seo 8). A embalagem do inversor reutilizvel. Guarde a embalagem ou devolva ao fabricante para uso futuro. Se o aparelho tiver sido armazenado (sem operar) por mais de um ano, voc deve reconstituir os capacitores do circuito C.C. antes de usar. Consulte seu revendedor Siemens para informaes sobre este procedimento.

Desmontagem e Disponibilizao
Para ter acesso aos componentes, o aparelho deve ser aberto soltando o parafuso e o conector de presso. As peas podem ser recicladas, disponibilizadas de acordo com as normas locais ou enviadas ao fabricante.

Documentao
Este manual est impresso em papel livre de cloro o qual fora produzido de mata reflorestada. No tem sido usado solvente na impresso ou no processo de encadernao.

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

74

9. INFORMAES ADICIONAIS

Portugus
P054 Parmetro P055 P056 P057 P061 P062 P063 P064 P065 P066 P070 P071 P072 P073 P074 P075 P076 P077 P078 P079 P080 P081 P082 P083 P084 P085 P086 P087 P088 P089 P091 P092 P093 P094 P095 P099 P101 P111 P112 P113 P121 P122 P123 P124 P125 P128 P131 P132 P133 P134 P135 P137 Seu ajuste 6 Ajuste de fbrica 6 0 1.0 6 8 1.0 1.0 1.0 0 0 0 250 0 3 0 0/4 1 100 0 50.00 150 0 0 0 6 0 50.00 0 0 0 1 1 1 1 1 120 P138 Parmetro P140 P141 P142 P143 P186 P201 P202 P203 P204 P205 P206 P207 P208 P210 P211 P212 P220 P321 P322 P323 P356 P386 P700 P701 P702 P720 P721 P722 P723 P724 P725 P726 P880 P910 P918 P922 P923 P927 P928 P930 P931 P944 P947 P958 P963 P967 P968 P970 P971 Seu ajuste Ajuste de fbrica 200 0 1.0 0.00 0.0 1 0 100 0 0.0 100.00 0 0.00 50.00 0 6 1.0 0 0.0 0 0.0 0 0 0 1

9.6 Ajuste de Parmetros do Usurio Anote os seus


ajustes dos parmetros nas tabelas abaixo (Obs.: = Valores dependem dos dados nominais do inversor): Parmetro Seu Ajuste de ajuste fbrica P000 P001 0 P002 10.00 P003 10.00 P004 0.0 P005 5.00 P006 0 P007 1 P009 0 P010 1.00 P011 0 P012 0.00 P013 50.00 P014 0.00 P015 0 P016 0 P017 1 P018 0 P019 2.00 P021 0.00 P022 50.00 P023 0 P024 0 P025 0 P026 0 P027 0.00 P028 0.00 P029 0.00 P031 5.00 P032 5.00 P033 10.0 P034 10.0 P041 5.00 P042 10.00 P043 15.00 P044 20.00 P045 0 P046 25.0 P047 30.0 P048 35.0 P049 40.0 P050 0 P051 1 P052 2 P053 6
Siemens plc 1998

G85139-H1751-U529-B

75

07/05/99

Portugus

9. INFORMAES ADICIONAIS

G85139-H1751-U529-B 07/05/99

Siemens plc 1998

76

You might also like