You are on page 1of 64

Explorando o futuro

Smar, de olho no futuro.


O futuro no pode ser previsto, mas pode ser inventado. a nossa habilidade de inventar o futuro que nos d esperana para fazer de ns o que somos. (Dennis Gabor - Prmio Nobel de Fsica, 1971, pela inveno e o aperfeioamento do mtodo hologrfico) Esta frase traduz muito a postura da Smar perante os desafios, o futuro, a inovao tecnolgica e seu posicionamento no mercado. Oportunidades existem e quem est alerta consegue perceb-las, tirar vantagens, monitorando e avaliando o mercado na busca de se descobrir negcios lucrativos. Sendo uma empresa de alta tecnologia e solues que geram benefcios aos mais diversos segmentos, a Smar est sempre atenta ao mercado que muda com muita rapidez. Neste sentido, trabalhamos forte na busca das oportunidades que fomentam nossa evoluo, com riscos controlados e que garantam a ns, a nossos colaboradores e aos nossos clientes o sucesso diferenciado. Ao longo destes ltimos anos, as empresas comearam a ter seu foco voltado para uma nova fora externa: seus clientes. medida que os mercados comearam a mudar, direcionados por avanos rpidos em tecnologia, competio global, deslocamentos demogrficos e por seu prprio amadurecimento natural, os clientes comearam a buscar um maior suporte por parte de seus fornecedores. Essa mesma velocidade no desenrolar dos eventos da economia atual faz com que as decises de posicionamento no mercado devam ser criteriosas e planejadas estrategicamente. Ento, neste sentido, e ainda com a natureza do ambiente competitivo, a Smar tem se posicionado no mercado de forma estratgica, planejada e crtica na necessidade absoluta de adicionar valor aos seus clientes com os seus produtos e solues, provendo o que h de mais moderno em termos tecnolgicos na automao e controle. Tudo isto nos proporciona a vantagem competitiva: somos lderes e referncia mundial em tecnologias abertas, tais como: Foundation fieldbusTM, HART, PROFIBUS, Modbus, DeviceNet, AS-i, FDT, EDDL, OPC, etc lderes tambm na medio de leo e gs, nas solues completas em acar e lcool, entre outras, alm de contarmos com uma ampla linha de produtos e solues, desde equipamentos de campo at sistemas completos de controle e automao com o SYSTEM30, que agregam valores aos clientes dos mais diversos segmentos, proporcionando benefcios como: lucratividade, produtividade, segurana e excelncia operacional. A Smar, fundada em 1974, lder no fornecimento de solues integradas de controle de processos, e nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento se expandem e melhoram dia-a-dia, para continuarmos explorando com sucesso o futuro, trazendo ao mercado produtos e solues que vo dominar a rea de automao nos prximos anos. Sucesso, tecnologia e inovao so palavras que traduzem a filosofia da Smar, endereadas satisfao de nossos clientes, embasando o nosso presente e o nosso futuro.

Csar Cassiolato Diretor de Marketing

Vantagens das tecnologias baseadas em fieldbus


Indispensvel para uma soluo empresarial integrada
A tecnologia fieldbus mantm o sinal puramente digital por todo o caminho, o que evita a perda de preciso e garante a integridade da rica fonte de informaes para os sistemas corporativos.

Conectividade total
Multiplos dispositivos e protocolos, independentes do

Escalabilidade

fabricante, operam no mesmo sistema, sem qualquer perda de funcionalidade.

A flexibilidade e escalabilidade da arquitetura fieldbus permite a reconfigurao e expanso do sistema de acordo com as novas condies sem maiores investimentos.

Engenharia simplificada
Todo o ambiente de engenharia se beneficia com os resultados da convergncia das tecnologias de automao e informao, o que traz facilidades e recursos aprimorados para os mais diversos projetos de automao.

Gerenciamento inteligente de ativos


pelos instrumentos, reduzem as visitas ao campo.

Manuteno proativa via web e relatrios informativos baseados em inmeros dados de diagnstico fornecidos

Excelncia operacional
Anlise de dados em tempo real e recursos estticos otimizam os mais diversos processos. A segurana e alta disponibilidade proporcionada pelo fieldbus garantem a qualidade e segurana operacional.

Reduo de custos
Tecnologias do tipo fieldbus requerem investimentos menores em hardware e instalao, reduzem os custos de manuteno, aumentam a integridade da planta, alm de diminuirem os custos de engenharia, devido s configuraes mais fceis das estratgias de controle.

A satisfao do cliente
Durante a instalao, comissionamento e operao, o SYSTEM30 da Smar no armazenamento subterrneo de gs da BANATSKI DVOR tem comprovado ser: um sistema confiavl adequado para controle distribuido e para sistemas de expanso fcil, especialmente na fase construtiva da planta, e fcil de configurar. Em particular eu gostaria de salientar que o SYSTEM30 prova ser interopervel com instrumentao, assim como pacotes e subsistemas de outros fornecedores, como os de segurana e superviso mostrando o que o fieldbus realmente traz: Liberdade para escolher e poder para integrar. O AssetView da Smar fcil de usar para manuteno, diagnstico e configurao remota de equipamentos. A engenharia da Smar no s prov suporte tcnico imediato mas tambm atualizao e melhoria continua de seu sistema.
Mr. Miodrag Pramenko, Engenheiro chefe de sistemas de controle e instrumentao - Serbia Gas

O tempo de instalao e incio de operao foi menor que o dos sistemas convencionais devido simplicidade de fiao oferecida pelo barramento de par tranado e tambm pela capacidade de calibrao e configurao dos equipamentos, atravs da estao de trabalho. Em termos de operao, posso dizer que o Fieldbus um sistema altamente confivel.
Rogelio Berber Guzman, Chefe do Departamento de Instrumentao - CFE CT os Aceves Pozos

As principais vantagens do SYSTEM30 so seu baixo custo de implementao e o diagnstico de manuteno. Somando-se alta qualidade de servio da Smar.
Hamilton Baldo, Tcnico Senior de Instrumentao - Rhodia

com grande satisfao que eu digo, a Smar a melhor fornecedora de sistemas de controle com a qual eu me associei em meus 3 anos como Engenheiro de Sistemas de Controle. Seu comprometimento com a Duke Energy e seu extraordinrio servio para prover instrumentos de maneira rpida e eficiente so muito apreciados. Espero ter uma associao longa recompensadora com a Smar. Eu divulgarei a todos os meus outros associados na indstria Nuclear. Resumindo, a Smar absolutamente das melhores.
Willard H. Killough, r., PE. Engenheiro de Sistemas de Controle

Fieldbus compensador em termos de custo, simples, poderoso, confivel e muito mais. Um sistema SDCD tradicional simplesmente perde para as qualidades de um sistema Fieldbus em quase todos os aspectos.
Niu Qi, Vice-Presidente - Binzhou Chemical Company

A instrumentao inteligente no s economizou dinheiro da empresa, mas levou menos tempo para ser instalada e configurada. Ns estamos extremamente satisfeitos com o resultado deste projeto. Ele superou todas as nossas expectativas.
Philippe Mille, Engenheiro de Projeto - Societ Franaise de Thermolyse (SFT)

Sabemos que a Smar est bem frente dos outros na tecnologia Fieldbus, e sabemos que o Sistema de Controle Fieldbus da Smar funciona, e funciona muito melhor do que os sistemas convencionais.
Engenheiro Chefe de Instrumentao, The Chemical Ministry Design Institute

A vasta experincia que a Smar tem em Foundation fieldbusTM, em particular, vai fortalecer a gama de solues para automao de processos que podemos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo.
Klaus Endress, CEO do grupo EndressHauser

Escolhemos a Smar para realizar a automao porque seus produtos so de ltima gerao e proporcionam uma operao mais segura e um controle adequado para obteno de maior qualidade no produto final.
Maurcio Mascolo, Engenheiro de Processo - Univen.

Com o uso dessa tecnologia, houve tambm uma melhoria significativa no tempo de atualizao das informaes de campo, em virtude da superviso via OPC na planta tambm. Alm disso, destaco a facilidade da interoperabilidade de sistemas, e a viso mais abrangente do processo em si. A Smar no mediu esforos para colocar todo o sistema em operao.
Wilson de Souza Castro nior, Gerente de Instrumentao - Usina Alto Alegre

O Sistema Fieldbus implantado pela Smar em nossa Fbrica de Camaari / Bahia um sucesso total. Alm dos fatores de reduo de perdas operacionais e de custos de manuteno, contribui significativamente para a melhoria da qualidade de nossos produtos, para o aumento da produtividade do nosso pessoal, na medida que lhes proporciona uma enorme motivao profissional, possibilitando Controle Avanado de Processo e outros ganhos.
Eng. Luiz Petersen, Coordenador Eltrico e de Instrumentao - DETEN

O Sistema Fieldbus na Deten foi o pioneiro. Primeiro no mundo (verso ISP-0 ), e apesar de todas as dificuldades da implantao de um sistema totalmente novo, superadas com muito empenho e trabalho em parceria pela DETEN e Smar , o seu desempenho excelente . Sua confiabilidade e continuidade operacional so timas , bem acima das expectativas. No temos problemas de congelamentos, erro de comunicao , perda de informaes, etc . Com este sistema reduzimos as perdas operacionais e os custos de manuteno. Com certeza foi um investimento que deu certo. Estamos muito satisfeitos !
Alexandre Pessoa, Eng de Instrumentao - DETEN

O SYSTEM30, sistema de automao implantado robusto e capaz de fornece um contedo de informaes de diagnsticos sobre os equipamentos que s um sistema puramente digital pode oferecer, inclusive para anlise e verificao da prpria estrutura da rede.
Sr. Eduardo Pitondo, Supervisor de eltrica e instrumentao - Unidade Alvorada do Bebedouro Acar e lcool

A Smar sempre foi e continua sendo a Primeira em Fieldbus. No s pelo suporte mas tambm no desenvolvimento desta tecnologia. A Smar j provou isso vrias vezes, desde que comecei a usar seus equipamentos em 1996, pois eles tm um grupo de engenheiros excepcionais que rapidamente transforma conceitos em produtos de qualidade e solues.
Ian Verhappen, Fieldbus User Network

Fieldbus:
Uma tecnologia revolucionria que est mudando o mundo da automao.

1959: 1
computador digital supervisrio para monitorar planta termoeltrica em uma refinaria.

1975: 1 sistema de 1948: 1 transmissor


de presso- diferencial pneumtico. controle digital distribudo.

1883: Inveno do
controlador de damper de fornalha.

1964: 1 sistema de
controle de caldeiras automatizado.

1774: Regulador
Centrfugo para aplicaes de mquina a vapor.

1928: Amplificador Operacional Pneumtico. 1888: Regulador de presso


constante para bomba.

1624: Sistema de
controle automtico de temperatura para fornalhas.

1840: Dispositivo de
realimentao para direcionar um telescpio.

270 BC: Bia


reguladora para relgio de gua.

1745: Catavento
direcionador para moinhos de vento.

1588: Inveno do alimentador


automtico de moinho.

2006: OPCUA e EDDL 2005:


1 prottipo das duas tecnologias.

DFI30 controlador fieldbus multiprotocolos. 2002: A era do fieldbus. FC30 1 computador de vazo 2007: Foundation fieldbusTM Linha 400 de HI30 -1 interface HART equipamentos de / fieldbus. 2004: alta performance. FR30 1 Rel fieldbus.

2008:

FF-SIS - 1 prottipo de instrumentao SIS para Foundation fieldbusTM. 1 Computador de vazo HSE.

1994: 1 planta 1992: 1


chip fieldbus. fieldbus.

2003: TM30 1 sistema de


medio em tanque F oundation fieldbusTM no mundo. FB400 1 controlador de comunicao Fieldbus FoundationTM/ Profibus de baixo consumo a possuir recursos avanados como coprocessador matemtico e controlador para LCD.

1984: 1 sistema supervisrio


de controle e aquisio de dados baseado no PC.

2001: DC30 1
equipamento com FFB do mundo.

1969: Transmissor
de presso eletrnico. 1 controle lgico programvel.

2000: 1

equipamento HSE registrado

1987: Estudos de
padronizao do fieldbus.

1973: Rob industrial


eletricamente comandado.

Fieldbus uma tecnologia de comunicao interopervel, totalmente digital, serial e bidirecional, entre equipamentos de campo (como sensores, transmissores, conversores, atuadores) e sistemas de controle. uma LAN (Local Area Network) para instrumentos usados tanto na automao de processo quanto na produo, com capacidade embutida de distribuio do controle de aplicao atravs da rede.

Primeira em fieldbus
Smar a empresa lder em desenvolvimento e aplicaes com tecnologia Fieldbus. Aqui esto alguns exemplos do pioneirismo da Smar

FB1050
mundo. (199)

Primeiro chip fieldbus do

LD302
Primeiro dispositivo fieldbus a receber o Prmio de Melhor Produto da revista Control Engineering. (1994)

Deten
Primeira planta fieldbus comercial do mundo. (1994)

IF, FI e FP302
Primeiros conversores 4-0mA/Fieldbus, Fieldbus/4-0mA e Fieldbus/presso do mundo. (199)

LC700
Primeiro controlador lgico programvel com interface fieldbus do mundo. (199)

FY302
Primeiro posicionador de vlvulas fieldbus do mundo. (1996)

FB Stack
Primeiro stack fieldbus aprovado pela Fieldbus Foundation. (1997)

Primeira famlia de equipamentos de campo PROFIBUS PA, Profile V3.0 (1999)

LD303
Primeiro equipamento Profibus-PA Profile V3.0. (1999)

IF, FI e FP303
Primeiros conversores 4-0mA/ PROFIBUS PA, PROFIBUS PA /4-0mA e PROFIBUS PA /presso do mundo. (1999)

DT303
Primeiro transmissor de concentrao / densidade PROFIBUS PA. (000)

Primeiro equipamento HSE registrado. (000)

DT302
Primeiro transmissor de densidade com fieldbus. (001)

DFI302
Primeiros mdulos de controle multifuncionais e multiprotocolos baseados em tecnologias fieldbus totalmente padronizados (00).

OPCUA e EDDL 1994 a 2008


Primeiras Instalaes Comerciais Fieldbus:

Primeiro prottipo de convergncia das duas tecnologias. (006)

Alemanha Blgica Canad China Estados Unidos Itlia Mxico Jordania

Argentina Brasil Chile Singapura Frana Inglaterra Noruega

Mais de 2.000 sistemas fieldbus.

10

Comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias abertas


H mais de 20 anos, a Smar contribui com o desenvolvimento e padronizao dessas tecnologias.

Test: No complexo petroqumico da Monsanto Co. em Chocolate Bayou. Dezembro 95 a abril 96.

Test: Validao da tecnologia H1. De maio a setembro 95.


1996:

SYSTEM30 verso 4.0, um sistema completo para automao industrial. FF Beta Test. Syncrude. Sira

1998:

Primeira planta fieldbus comercial. FB100 primeiro chip fieldbus. Teste de Campo na British Petroleum IEC/SP 0. Demonstrao do SP0 na Interkama. Transmissor de Temperatura ISP/WorldFIP.

1994:

Finalizao da norma do fieldbus H1.

1992:

Registro do Stack de Comunicao. FY30 Prmio de Melhor Produto da revista Control Engineering. Daishowa - Primeira planta interopervel, operando em fieldbus.

1997:

LD30 Prmio de Melhor Produto da revista Control Engineering.

FF Alpha Test.

1995:

Doao do sistema fieldbus para centro de treinamento da ISA.

Contribuies para a padronizao do fieldbus.

1987:

1993:

11

Prmio DC30. FC30 - Primeiro computador de vazo Foundation fieldbusTM. DFI30 - Primeiro equipamento HSE registrado.

2002:

Smar considerada a maior empresa brasileira de automao, segundo pesquisa da Cmera Americana AMCHAM.

2005:

SYSTEM30 Primeiro sistema de controle baseado em arquitetura multiprotocolo fieldbus totalmente padronizada.

2006:

Mais de  milhes de chips produzidos.

2007:

2000:

Prmio Albert F. Sperry da ISA. O primeiro livro sobre fieldbus: Fieldbuses for Process Control. Primeiro gerenciamento de ativos via web.

2001:

TM30 - Primeiro sistema de gerenciamento de tancangem Foundation fieldbusTM.

2004:

Smar assume presidncia da Profibus Amrica Latina.

2006:

American Automatic Control conference. Primeira Unidade mvel de treinamento em Fieldbus. Primeira famlia de equipamentos de campo Profibus PA. com profile v3.0

1999:

Fieldbus trials

A Smar forneceu apoio tcnico e alguns equipamentos O teste de campo na Syncrude ocorreu em 199 com a finalidade de avaliar os requisitos operacionais e a comunicao entre equipamentos e o computador principal ou com um sistema de controle distribudo. para a Sira (na Inglaterra) com o objetivo de montar uma instrumentao que possibilitasse treinamento e a demonstrao prtica de produtos de controle de processos e sistemas que agregam a tecnologia fieldbus.

1

Prmios e reconhecimento
A Smar recebeu vrios prmios e reconhecimentos pelos excelentes resultados obtidos no desenvolvimento da tecnologia fieldbus.

1994: LD30 Transmissor de Presso Fieldbus - Prmio de Melhor Produto recebido da revista Control Engineering.

1995: Reconhecimento para a Smar e sua administrao pelo tempo substancial e recursos dedicados a trazer vantagens para os profissionais de medio e controle na Amrica do Sul e pela doao de instrumentao fieldbus para uso nos programas de treinamento da ISA.

1996: Lder do Grupo de Especificao para Fieldbus Foundation Eng. Libnio Carlos de Souza. 1996: Lder do Grupo de Pressure Profile para Fieldbus Foundation Eng. Eugnio F. da Silva Neto.

1996: Prmio Excelncia em Documentao - Three Views of Fieldbus in Water and Wastewater Applications por Libnio Carlos de Souza, Edward W. Baltutis, Mark T. Hood e oseph Signorelli.

13

1997 FY30 Posicionador de Vlvulas Fieldbus - Prmio de Melhor Produto recebido da revista Control Engineering.

1999: Prmio Excelncia em Documentao - Addressing Benefits and FAQs of Fieldbus Based FCS Architecture Eng. onas Berge.

2000: Prmio Excelncia em Documentao - Reliability with Foundation Fieldbus Eng. Claudio Fayad e Eng. Pedro Biondo.

2000: Membro do Grupo Data Link Bridge, no Programa de Desenvolvimento do High Speed Ethernet Eng. Libnio Carlos de Souza.

2000: Lder do Grupo Multiple Input/Output (MIO) no Programa de Desenvolvimento do High Speed Ethernet Eng. Srgio Hideki Tateishi. 2001: Ao sucesso do Programa de Desenvolvimento do High Speed Ethernet - Grupo de Devenvolvimento do Linking Device da Smar.

14

2001: DT301 Transmissor de Densidade Prmio de Melhor Produto recebido da revista Control Engineering.

2001: Premio Albert F. Sperry outorgado pela ISA em reconhecimento dedicao da Smar em prol da tecnologia fieldbus.

2001: Primeiro dispositivo HSE registrado.

2002: Prmio IAN Magazine Excellence Awards - DC30

2003: Prmio de inovao FINEP - AssetView.

1

Patentes - inovao e resultados


A Smar obteve vrias patentes que protegem seus produtos.

16

Portflio de produtos
A Smar possui uma linha de produtos completa.
Presso + Presso Diferencial + Nvel

LD301 LD302 LD303 Transmissor de Presso Diferencial

LD301 LD302 LD303 Transmissor de Nvel Sanitrio

LD301 LD302 LD303 Transmissor LD com Selo Remoto SR301E

LD301 LD302 LD303 Transmissor de Presso Manomtrica

LD400

LD301 LD302 LD303

Transmissor de Presso com alta performance

Transmissor de Presso Absoluta

RD400

LD301 LD302 LD303 Transmissor de Nvel por ondas guiadas Transmissor LD com Selo Remoto Flangeado Tipo T

17

LD301 LD302 LD303

LD301 LD302 LD303

Transmissor LD com Selo Remoto Sanitrio SR301S

Transmissor LD com Selo Remoto Rosqueado SR301R

LD301 LD302 LD303 Transmissor de Nvel

LD290 + Vlvula Manifold

LD291 LD292 LD293

Transmissor de Presso 4 a 20 mA Baseado em Microprocessador

Transmissor de Presso Manomtrica

Transmissores de Densidade / Concentrao


Modelos Sanitrios

DT301 DT302 DT303 Modelos Industriais

1

Posicionadores e transmissores de posio

FY301 FY302 FY303 Posicionadores de Vlvula Posicionadores de Vlvula FY400

FY301 FY302 FY303

Posicionador de Vlvula com Sensor Remoto

ACP301 ACP302 ACP303 TP301 TP302 TP303

Atuador Cilndrico Pneumtico

Transmissor de Posio

Configuradores e Interfaces

CONF401 Configurador HART

HPC301 Configurador HART para Palm

HI321 Interface USB HART

HI311 Interface Serial HART

Temperatura
TT301 TT302 TT303 TT421 TT411 TT423

Transmissor de Temperatura

Transmissor de Temperatura para Montagem em Painel

Transmissor de Temperatura para Montagem em Cabeote

19

Conversores

Chips

Controladores

FP302 FP303 Conversor de Fieldbus / PROFIBUS PA para Sinal Pneumtico HT2015 Modem HART
DeviceNet
TM

LC700 Controlador Lgico Programvel

IF302 IF303 Conversor de Corrente para Fieldbus / PROFIBUS PA HT2012 Modem HART

FI302 FI303 FB2050 Controlador de Comunicao

Controlador Digital CD600 Plus

Conversor de Fieldbus / PROFIBUS PA para Corrente

DeviceNet

TM

FB4050 - TQ Controlador de Comunicao

DFI302 Interface Universal Fieldbus

HI302 Interface HART / Fieldbus FB3050 - TQ Controlador de Comunicao

Planta Didtica

HCC301 Conversor HART para Corrente

HT3012 - TQ Coprocessador Matemtico, Controlador de LCD e Conversor D/A Modem HART

0

Auxiliares

Outros

AM01P Estao de Transferncia Automtico / Manual

RP302 RP312 Repetidores Fieldbus H1

4-20 mA

JM1 Caixa de Juno CIV200P Conversor de Corrente para Voltagem 4-20 mA

JM400 Caixa de Juno

Vlvulas Manifold

IS400P Distribuidor de Sinal e Isolador

BT302 Terminador Fieldbus / PROFIBUS PA

FR302 Rel Fieldbus

DF52 Fonte de Alimentao H1

SB312 DF47 Barreiras de Segurana Intrnseca

DC302 Entrada e Sada Remota

1

Sistemas e Solues com SYSTEM302

DeviceNet

TM

STUDIO302

AUDITFLOW Sistema de Medio de Vazo

DeviceNet

TM

CONF700 Software de Configurao PROCESSVIEW Supervisrio

DeviceNet

TM

SYSCON Configurador de Sistema Fieldbus

CONF600 Plus Software de Configurao

ASSETVIEW Ferramenta de Gerenciamento de Ativos

LOGICVIEW FOR FFB Ferramenta de Programao Ladder para Blocos Funcionais Flexveis EQUIPMENT DATABASE Gerenciador de Informaes de Planta



Estao de Engenharia, Operao e Manuteno

Servidor de Comunicao Operao Manuteno Servidor de Comunicao Manuteno DFI302 (Controlador Redundante) ou Computadores de Vazo Manuteno e Gerenciamento de Ativos Alarme e Gerenciamento de Ativos Servidor de Comunicao

Engenharia

Rede de Fibra ptica

- MES (Sistema de Gerenciamento de Produo) - ERP (Sistema de Planejamento Empresarial) - CRM (Gesto de Relacionamento com o Cliente)

Sadas 4 - 20 mA

Entradas 4 - 20 mA

Eth ern et

Arquitetura do SYSTEM302
Internet

Sintonia Automtica Controle Avanado

Intranet Corporativa

DFI302 (Controlador Redundante) DFI302 Roteador ou Firewall

3
HI302 (Conversor TM HART/FOUNDATION Fieldbus) Acoplador DP/PA Barreira de Segurana Intrnseca TM FOUNDATION Fisco Servidor de Comunicao

DP

PA

DFI302

Impressora Matricial Impressora Laser

DC302 (E/S Remota) DFI302

Servidor Servidor

reta isc aD ta trad cre En Dis da Sa

FOUNDATION H1 I.S.

TM

Canal 1

... Canal 8
DFI302 (Controlador com Mdulos de E/S) Servidor de Comunicao Modbus TCP Modbus RTU

...
4 - 20 mA

E/S Discreta

Pacotes Integrados de Terceiros Transferncia de Dados CLP F&G ESD 4 - 20 mA I.S. E/S Discreta I.S.

Treinamento
Desde o incio do seu envolvimento com a tecnologia fieldbus, a Smar tem feito um considervel esforo para ensinar essa tecnologia aos usurios por todo o mundo. A Smar doa constantemente equipamentos para vrias entidades educacionais, universidades e escolas tcnicas, tais como ISA, Lee College, SENAI e outros. Planta piloto

Demo-kit

A primeira unidade mvel para treinamento em tecnologia fieldbus do mundo entrou em operao em agosto de 1999 no Brasil.

4

Engenharia e Projeto
A maioria dos nossos clientes prefere que a compra do sistema inicial seja uma soluo completa da Smar. Entretanto, como o SYSTEM30 de fcil configurao e pode ser expandido gradualmente, a engenharia e a integrao do sistema podero ser feitas pelos prprios usurios finais. A melhor soluo na maioria dos casos deixar o projeto inicial e o comissionamento sob responsabilidade da experiente equipe de engenharia da Smar, enquanto a equipe do prprio cliente cuida da instalao e manuteno do sistema. Uma equipe de projeto da nossa empresa pode gerenciar todo o empreendimento, a partir da engenharia bsica do sistema . Essa equipe tambm pode incluir profissionais do cliente. O usurio o mais indicado para liderar o projeto do sistema, pois ele quem melhor conhece o processo. A preparao e configurao da estao de trabalho do operador e o Teste de Aceitao na Fbrica (FAT) podem ser feitos nas instalaes da Smar e podem ser presenciados pelo usurio final. O Teste de Aceitao no Campo (SAT) e Teste de Integrao no Campo (SIT) do sistema completo com todos os equipamentos de campo tambm so opes disponveis.

Nossos sistemas
A Smar, muitas vezes, desenvolve os programas aplicativos que executam as medies, o controle, o seqenciamento lgico e a funcionalidade, de acordo com as instrues contidas nos documentos fornecidos pelo usurio, tais como fluxogramas de engenharia, diagramas lgicos, tabelas de causa e efeito e outros documentos descritivos dos requisitos operacionais. Os projetos gerenciados pela nossa empresa so entregues com a documentao completa do sistema, incluindo programas e configuraes, esquemas de ligao, referncia cruzada e manuais.

Reunio Inicial Configurao Integrao Reunies FAT Partida SAT SIT


Avaliao Final

smar
Servios Manuteno Petroqumica leo e Gs
Projeto Comissionamento

Treinamento Siderurgia Minerao

ERP Gerao de Energia

Papel e Celulose

Acar e lcool

Quimica

Pacote Caldeiras Tancagem Tratamento de gua



Treinamento

Publicaes
A tecnologia Smar amplamente reconhecida pela imprensa e mercados.
Fieldbus - Improving your Measurement Digitally Fieldbus Enables Innovative Measurements Digital Fieldbus Technology Unleashes Full Potential of Intelligent Field Devices Soluo Fieldbus na Usina Santa Elisa S.A. Fieldbus, its Benefits and Use Fieldbus In - DCS Out System 30 - Um Novo Horizonte para a Automao Industrial Fieldbus Advances Diagnostics ICARCV 1996 InTech 1997 I&CS 1997 Petro & Qumica 1997 ISA-apan 1997 Hydrocarbon Asia 1997 RNA Automao 199 InTech 199

Integracin de Sistemas Fieldbus Foundation con Sistemas de E/S Discretas y Enclavamiento Instrumentacin & Control Automatico 199 For Remote Stations, Fieldbus PLC Radio = Economical Network InTech 1999 Adaptive Control Using Fieldbus Resources IsaTech 1999 Managing a Mixed DCS and Fieldbus System Environment IsaTech 1999 New Engineering Practices and Tools for Fieldbus Based Systems IsaTech 1999 Density Measurement: An Easy Solution Using Digital Transmitters IsaTech 1999 New Protocol Widen Fieldbus InTech 1999 Convenient Smart and Fieldbus Positioners Reduce Cost and Effort IsaTech 1999 Foundation Fieldbus Connectivity IsaTech 1999 Plug-in-play Control Systems Integrating Foundation Fieldbus and OPC IsaTech 1999 OPEN TECHNOLOGIES: The End of Proprietary Solutions IsaTech 1999 Operao Remota de rede Fieldbus: telemetria via cabo, rdio e fibra tica Intech Brasil 1999 Advanced Control Strategies and Foundation Fieldbus - Powerful Association ISA 000 Optimizing Process Control Using Field Devices ISA 000 Configuring Foundation Fieldbus Strategies (Tutorial Session) ISA 000 Process Control Performance on a Foundation Fieldbus System ISA 000 Applying Foundation Fieldbus in a Hazardous Area ISA 000 Building Homogenous Systems Using the Fieldbus Programming Language and HSE ISA 000 A Framework for a Foundation High Speed Ethernet (HSE) Linking Device ISA 000 Implementing Fieldbus In Large Control Systems ISA 000 Vantagens e questes mais freqentes sobre o Fieldbus baseado na arquitetura FCS. Intech Brasil 000 Foundation Fieldbus: a volta ao campo Intech Brasil 000 Safetys easier through FF Intech 000 Digital bus installations are safer and cheaper Intech 000 Redundncia High Speed Ethernet baseado em computao reconfigurvel ISA Brasil 001 Servidor WEB em plataforma Fieldbus HSE ISA Brasil 001 Viso geral e perspectiva do protocolo HSE ISA Brasil 001 Foundation High Speed Ethernet Fieldbus ISA 001 Controlling your plant with Foundation Fieldbus Systems ISA 001 Foundation Fieldbus: A solution for problems you didnt even know you had ISA 001 How to deal with real applications using Foundation Fieldbus ISA 001 Understanding control performance on a Foundation Fieldbus System ISA 001

6

Publicaes
Mtodos de medio e prova de equipamento com sada pulsada, aplicados a transferncia de custdia e medio fiscal de petrleo e derivados Acesso remoto via WEB aos componentes FDT / DTM Controle de processo de fermentao em dorna usando o DT301 - touch Soluo para automao das fbricas de acar usando controle de batelada Auto - diagnose a tecnologia facilitanto a vida do usurio, reduzindo custos operacionais e de manuteno, alm de contribuir na melhoria contnua dos processos industriais HART Helps Improve Maintenance Quality at Brazilian Plant Medio de densidade e concentrao em indstria de celulose e papel usando o transmissor Smar DT301 Sistema de controle e superviso de uma plataforma de transporte de petrleo Sistema de monitorao de dutos A automao Smar nas diferentes tecnologias de desidratao de lcool Medio de graduao alcolica on-line do sonho realidade Tendncias e Impactos das Redes Digitais Fieldbus Foundation e Profibus Monitoring leakages on oil production offloading at open seas using statistics associated with mass balance methods Improving availability of fiscal metering stations by moving toward proactive maintenance associated with Fieldbus Foundation Technology Especificao HSE para aplicaes hbridas Conventional DCS projects with Foundation Fieldbus Designing Foundation Fieldbus Networks to meet your control requirements for non-experts A necessidade do acompanhamento constante: Gerenciamento de Ativos On-Line O que Profibus? Profibus: por dentro dos Identifier Formats Function Blocks Faber Castell usa tecnologia Smar Petrom investe em automao Bloco Funcional Matemtico Flexvel Protocolo Asi: agregando inteligncia a sensores e atuadores Profibus: Tempo de barramento Redes Ethernet, rapidez e confiabilidade em sistemas de superviso FISCO Fieldbus Intrisically Safe Concept Fidelidade na transmisso de pulsos para medidores de lquidos com enfoque para petrleo e derivados Water Injection System Integrated with OPC Monitoramento e distribuio de vinhaa por telemetria Caixa de juno para Profibus Smar ISA Show Brasil 003 ISA Show Brasil 003 Alcoolbras - 003 Alcoolbras - 003 C&I - 003 HARTLine - 003 C & I - 003 Petro & Qumica - 003 Petro & Qumica - 003 Alcoolbrs - 003 Alcoolbrs - 003 Intech - 003 IPC International Pipeline Conference - Calgary, Alberta, Canad 004 ISA Automation West USA 004 Intech - 004 ISA Show - Houston 004 ISA Show - Houston 004 C& I - 004 ProfiNews Brasil - 004 C&I - 004 Seminrio ABTCP 004 C&I - 004 Petro & Qumica 6- 004 C&I - 004 C&I - 004 C&I - 004 Alcoolbras - 004 C&I - 004 C&I - 004 OPC Foundation - 004 Revista Alcoolbras - 004 ProfiNews Brasil - 004

7

Publicaes
Clculo de Pasteurizao Integrao de sistemas de automao utilizando arquitetura de rede de comunicao em anel Comentando o OPC Unified Architeture FF DD x FDT / DTM Origens, Caractersticas e Tendncias A evoluo da Indstria Sucroalcooleira no Brasil Convergncias das redes industriais: mapeando diferentes protocolos para a rede FF HSE Sincronizando arquivos com rsync, 00 Abordagem alternativa para medio fiscal e transferncia de custdia de GLP e outros hidrocarbonetos leves atendendo regulamentao vigente da ANP Sistema de medio em tanques: arqueao, rastreabilidade, integridade da informao Profibus PA Plataform Upgraded with Worlds First HSE Filedbus The Borders Between Information Technology and Industrial Automation Starting up a Field Control System A Foundation Fieldbus Project Implementation on a Petrochemical Plant A System Software Architecture to Meet the Need of Your Plant An Open Multi Protocol Platform for Distributed Control Systems using FF HSE A Wireless Solution for Industrial Automation Networks, with the use of GSM/ GPRS Mobile Communication Technology Fieldbus at DETEN 10 Years of Success Discrete Sequencing & HSE Interoperability in a Fieldbus Control System Atalaia Laboratory of Flow Measurement Closed Loop Performance Improves When used in the Foundation Fieldbus Field Devices, so What are the Necessary Features in the Field Devices to Achieve this Benefit? Fieldbus and Ethernet Coexist for Interoperability Software for Automation Architecture, Integration, and Security Gerenciamento de ativos, facilitando o dia-a-dia dos usurios e tornando as empresas mais competitivas Sistema de gerenciamento de ativos on-line via Web Glossrio gerenciamento de ativos HPC 301 configurador porttil HART: simples e fcil EDDL Eletronic Device Description Language Sistema para a criao de IHMs, monitorao e persistncia do estado de equipamentos Criao dinmica de IHMs para gerenciadores de ativos Tecnologia HART na Indstria parte 3: linguagem para comunicao Uma viso atual sobre os sistemas heterogneos na automao industrial SIL Safety Integrity Level SIL ou no SIL? Eis a questo C& I- 004 Alcoolbrs - 004 C&I - 004 C&I - 004 C&I - 004 Linux Magazine 4 Congresso Rio Automao do IBP 00 Congresso Rio Automao do IBP 00 Automtica Unicamp 00 Oil & Gas ournal IORS 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 ISA Show Chicago 00 C&I - 00 C&I- 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 Mecatrnica Atual - 00 Mecatrnica Atual - 00 Petro & Qumica - 00 C&I - 00



Publicaes
EMI Interferncia Eletromagntica Soluo wireless para redes de automao industrial, utilizando a tecnologia de comunicao GSM / GPRS Tecnologia HART na Indstria parte 4 Exemplos de Aplicao Tendncias na instrumentao para as industrias lderes da prxima dcada Estratgia logstica Terminal Aucareiro Tecnologia digital em barramentos de campo Profibus PA Especificaes para modelo de blocos Fundamentos da tecnologia DeviceNet Foundation Fieldbus - Suporte para Gerenciamentos de Ativos Emulador de equipamentos de campo H1 Fieldbus em foco Smar soluo em rede Profibus PA para Aucareira Corona Alternativas para melhorar a disponibilidade dos sitemas de controle Descobrindo a Tecnologia Foundation fieldbus Parte 1: fundamentos e principais caractersticas Medio de nvel e medio de nvel e interface CLP Evoluo e Tendncias Descobrindo a tecnologia Foundation Fieldbus Certificao para Equipamentos em Automao Industrial Automation System Architecture in the total information age: the role of SOA, FF-HSE, EDDL and OPC UA Caractersticas do OPC UA e seus benefcios Disponibilizando eventos a partir de uma Rede Fieldbus para o padro OPC Assinatura digital aplicada em sistemas de batelada na indstria farmacutica Foundation Fieldbus Parte III Sistemas verdadeiramente abertos & gerenciamento de ativos: ferramentas estratgicas para empresas competitivas Automoo industrial wireless - 1 parte Descobrindo a tecnologia Foudation Fieldbus parte 4 Sistemas verdadeiramente abertos & gerenciamento de ativos: ferramentas estratgicas para empresas competitivas Sistemas de Segurana e Confiabilidade Automao industrial com a tecnologia DeviceNET DT303 Transmissores Multivarivel de Densidade com Tecnologia Profibus PA Estudo quantitativo da influncia do escalonamento de mensagens de controle no desempenho e estabilidade de sistemas usando o protocolo Foundation Fieldbus Suporte intercambialidade de equipamentos no FF OPC UA colaborando com o Fieldbus Laboratrio remoto de sistemas fieldbus: estado da arte, tendncias e uma nova proposta EDDL Electronic Device Description Language & FDT/DTM Field Device Tool / Device Type Management Petro & Qumica - 00 C&I - 00 Mecatrnica Atual -00 Mecatrnica Atual - 00 Alcoolbras - 00 Alcoolbras - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 C&I - 00 Mecatrnica Atual - 00 Mecatrnica Atual - 00 C&I - 00 Mecatrnica Atual - 00 Mecatrnica Atual - 00 Mecatrnica Atual - 00 ISA EXPO - Houston 006 ISA Show Brazil 006 ISA Show Brazil 006 ISA Show Brazil 006 Mecatrnica Atual - 006 C&I - 006 Mecatrnica Atual - 006 Mecatrnica Atual - 006 C&I - 006 Petro & Qumica - 006 Mecatrnica Atual - 006 C&I - 006 C&I - 006 C&I - 006 C&I - 006 C&I - 006 C&I - 006

9

Publicaes
Suporte intercambialidade de equipamentos no FF Acesso remoto via Web aos componentes FDT / DTM Gerenciamento de configurao para sistemas de automao Fieldbus Recm inaugurada, Usina Continental pode moer  milhes de toneladas por safra em alguns anos SIS Sistemas Instrumentados de Segurana e seus detalhes Implementao do bloco flexvel definido pela Fieldbus Foundation Smar Automation Solutions for Sugar, Ethanol and Energy Developing and implementing an open and noproprietary device description for fieldbus devices based on software standards Configuration Management for Fieldbus Automation Systems An open and non-proprietary device description for fieldbus devices for public IP networks Simulador de redes industriais Automao da Unidade Alvorada do Bebedouro Acar e lcool aplicando a tecnologia Profibus com o SYSTEM30-7 Vantagens do uso da Tecnologia Foundation Fieldbus em automao de frigorficos Gerenciamento de Ativos C&I - 006 C&I - 006 C&I - 006 Alcoolbras - 006 C&I - 006 C&I - 006 Congresso Internacional STAB - 006 Congresso IEEE 007: ISIE 007 Congresso IEEE 007: ISIE 007 Congresso IEEE 007: INDIN 007 Mecatnica Atual - 007 C&I - 007 C&I - 007 Mecatrnica Atual - 007

30

Galeria de Aplicaes
Smar tem aplicaes com fieldbus em praticamente todos os segmentos industriais e em todos os continentes.
Alimentos
Evaporadores Misturas e bateladas Retorta Fermentao

Acar e lcool
Cozedores a vcuo Destilaria Moendas Fbrica de acar

Cervejaria
Malteamento Silos Preparao Mosturao Fermentao Maturao Filtrao Acabamento Envase Pasteurizao

Biodiesel
Reatores Decantadores Lavagem Purificao Evaporadores

Farmacutico
Aplicaes para HVAC Injetveis Cremes Ps e comprimidos orais Defensivos Animais Iluminao CIP

Energia
Estratgias de gerenciamento das caldeiras Monitorao de desempenho Parada de emergncia

Txteis
TecelagemTingimento

31

Metalurgia
Altos-fornos Fundio contnua Fornos de reaquecimento Tratamento biolgico dos efluentes Linhas de recozimento Sinterizao

Minerao
Beneficiamento de minrios Piro/hidroprocessamento Refino eletroltico Moegas Moinhos de esferas Sistemas de flotao Separadores magnticos Fornos de calcinao

Celulose & papel


Preparao de massa Caixa de entrada Branqueamento Caldeira de recuperao

Petrleo & gs
Plataformas, oleodutos e gasodutos Craqueamento cataltico Colunas de destilao Deteco de vazamento de leo e gs Reatores

Saneamento
Retrolavagem de filtros Tratamento qumico Nvel do classificador Monitorao de estaes remotas Processamento de lodo Contator biolgico rotativo Secagem de lodo Controle do incinerador

Qumica & petroqumica


Colunas de destilao Reatores Evaporadores Trocadores de calor Misturadores Tancagem

Vidro
Fornos de vidro Fornecedoras Tratamento trmico

Ensino e pesquisa
Plantas Didticas Demokits Projetos de automao para planta piloto

3

Experincia
A Smar tem milhares de aplicaes em Fieldbus.

Selecionamos alguns exemplos nas pginas seguintes.

33

Santelisa Vale Bioenergia S/A

Com a fuso da Cia. Energtica Santa Elisa e da Cia. Aucareira Vale do Rosrio, formou-se o segundo maior grupo produtor de acar e lcool do pas, a Santelisa Vale Bioenergia S/A. Com capacidade de moagem de 0 milhes de toneladas de cana, faturamento de 1, bilho de reais, lucro lquido de 170 milhes de reais e mais de 13.00 funcionrios, o grupo engloba cinco usinas (Cia. Energtica Santa Elisa, Cia. Aucareira Vale do Rosrio, Usina de Acar e lcool MB, ardest S/A e Continental S/A). Em 1997, iniciou-se um ambicioso e moderno projeto de automao na Unidade Santa Elisa, envolvendo as mais modernas tecnologias de controle para a poca (as primeiras redes digitais de campo - os conhecidos fieldbuses). O projeto incluiu todas as reas de produo da usina e foi dividido em trs partes: a planta de gerao de vapor, a planta de fabricao de acar e a planta de destilao de lcool. O SYSTEM30 permitiu a distribuio das funes lgicas e a total integrao entre 00 equipamentos fieldbus e os mais de .000 pontos de I/O conectados a 0 CLPs controladores lgicos programveis. Outro benefcio alcanado ao se adotar o SYSTEM30 foi a total capacitao do corpo tcnico do grupo, que trabalhou em conjunto com a experiente equipe da Smar e assumiu uma grande parte da configurao, testes das malhas de controle e pontos de superviso. Hoje a planta monitorada e operada de uma sala de controle integrada, com 4 estaes de operao e  estaes de engenharia. Desde maro de 1997, quando o sistema entrou em operao total, j proporcionou ao grupo vrios benefcios. A produo de vapor aumentou, o processo se tornou muito mais estvel e o processo de cozimento do acar teve um aumento expressivo de 30% em produtividade.

34

As vantagens de uso desse sistema no s foram observadas no perodo de partida da planta, mas tambm no perodo operacional, cujos custos com manuteno e desperdcio de matria-prima foram minimizados. Com a criao do grupo Santelisa Vale Bioenergia S.A., e junto a grupos de investimento, mais  unidades fabris sero criadas at .010, todas com a tecnologia PROFIBUS como o fieldbus padro das unidades, e o SYSTEM30-7 como soluo para automao empresarial. O projeto de automao com mais de  mil ns, abrange desde o nvel de campo, onde se tem 3.00 instrumentos PROFIBUS-PA Smar, at o nvel de controle, onde as unidades de processos sero totalmente interligadas em rede Ethernet de alta velocidade atravs da DFI30, e comandaro todas as plantas, integradas ao novo ambiente de engenharia do SYSTEM30-7. A Cia. Energtica Santa Elisa foi a primeira grande usina de cana-de-acar a instalar um sistema completo de automao baseado no SYSTEM30 e continua a utiliz-lo para alar novos patamares de excelncia operacional.

3

Usina Alvorada do Bebedouro Acar e lcool


A usina Alvorada do Bebedouro Acar e
Foto Ilustrativa

lcool, localizada no municpio de Guaransia, MG, fundada em 193, possui atualmente capacidade para moagem de 1.400.000 toneladas de cana e produo de 6 milhes de litros de etanol por ano. Iniciou em 007 a produo do acar VHP (Very High Polarization), matria-prima para indstrias de alimentos e visando alcanar a produo de 106.0 toneladas de acar at 009 destinada exportao. Recebeu investimento de 60 milhes de reais na ampliao da sua Moagem, Gerao de Vapor, Tratamento de Caldo, Evaporao e na implantao da Fbrica de Acar. A tecnologia de rede industrial PROFIBUS foi a escolhida para este empreendimento, devido ao alto ndice de aceitao e confiabilidade deste protocolo no mercado, pelo padro de comunicao aberto, interopervel com vrios fornecedores, pela facilidade de instalao e

simplicidade na configurao, alm de uma arquitetura simples. Na arquitetura projetada foram determinadas a implantao de redes PROFIBUS DP para os CCMs (Controle e Comando de Motores), PROFIBUS PA para os equipamentos de controle contnuo em campo e AS-i para os equipamentos de acionamento discreto em campo, distribudos entre controladores mestre PROFIBUS DP. A comunicao horizontal entre os controladores possvel utilizando a rede de 100 Mbps Ethernet por meio do protocolo de controle e superviso HSE (High Speed Ethernet). As malhas de controle, acionamento de motores e intertravamentos foram configuradas nos controladores mestres DF73 PROFIBUS DP. Todos os controladores esto conectados em uma rede em anel com meio fsico de fibra ptica permitindo que sejam trocados dados para controle entre os controladores e de superviso entre os controladores e as estaes de operao, engenharia e manuteno. Para os acionamentos dos motores, foram especificados CCMs inteligentes com rels, inversores e soft starters dotados com protocolo de comunicao PROFIBUS DP. No total a rede PROFIBUS DP possui 16 equipamentos, comunicando a uma velocidade de 1, Mbits/s, com distncia de rede com aproxidamente 00 metros de comprimento mximo. Todos os sensores fins-de-curso e acionamentos das vlvulas on/off so dotados com o protocolo de comunicao AS-i, inseridos na rede Profibus DP atravs de gateways para converso PROFIBUS DP para AS-i.

36

Para promover a convergncia entre as redes PA e a rede DP foram utilizados gateways e acopladores. Foram instalados um total de 106 equipamentos de campo dotados com o protocolo de comunicao PROFIBUSPA, distribudos em seis canais com comprimento de rede alcanando no mximo 30 metros de distncia e comunicando a uma velocidade de 31, Kbits/s. Todos os equipamentos de campo, tais como posicionadores FY303 para atuadores pneumticos de vlvulas, transmissores de presso manomtrica e diferencial LD303, transmissores de temperatura TT303, os conversores 4-0 mA/PROFIBUS PA IF303 utilizados para inserir equipamentos dotados de sinal de sada 4-0 mA na rede PROFIBUS PA, bem como os controladores mestre DF73 PROFIBUS DP so da linha de produtos Smar para o protocolo PROFIBUS DP e PA. As caixas de juno M400 da Smar foram utilizadas na rede PROFIBUS PA, interligando fisicamente os equipamentos de campo como ns da rede, permitindo uma conexo fcil e segura necessrio para acondicionamento de uma rede industrial. O M400 pode ser utilizado em reas classificadas devido sua certificao prova de exploso. As estaes locais de operao possibilitam aos operadores supervisionar e comandar a planta atravs de um software de superviso dotado de telas de sintico, sintonia, grficos, alarmes e histricos. A estao de Manuteno e Gerenciamento, alm de monitorar e disponibilizar dados do processo para a rede corporativa via Web, possui as ferramentas do SYSTEM30 necessrias para configurar a rede PROFIBUS DP/PA e AS-i (configurao cclica), acessar e alterar parmetros como calibrao e diagnstico dos equipamentos de campo na rede Profibus PA (configurao acclica atravs do PROFIBUS View) e elaborar as lgicas de controle (Logic View for FFB). A arquitetura do SYSTEM30 permite a integrao com sistemas especialistas de administrao, qualidade e manuteno, tais como o MES (Manufacture Execution System) e o ERP (Enterprise Resource Planning). Desta forma os setores administrativos, de planejamento de produo e de gerenciamento industrial tm acesso s informaes necessrias para as suas necessidades possibilitando um acompanhamento, controle e melhoria no processo produtivo e suporte cadeia logstica, atravs de tomadas de decises mais precisas e melhor coordenadas, trazendo eficincia e eficcia nas aes implementadas e no aumento da disponibilidade da planta.

37

Rhodia

A Rhodia, empresa mundial de qumica de especialidades, com presena no Brasil desde 1919, lder em importantes mercados, reconhecida mundialmente nas reas de polmeros, qumica orgnica e inorgnica e em formulaes. Empresa fortemente engajada nos princpios do desenvolvimento sustentvel, oferece ao mercado solues sob medida, desenvolvendo produtos inovadores para os mais variados setores, entre eles, agroindstria, automotivo, caladista, construo civil, eletroeletrnico, farmacutico, txtil, derivados de madeira e produtos de consumo. As solues Rhodia podem ser encontradas em vrios produtos como, cremes dentais, perfumes, produtos agrcolas, roupas, calados, materiais de construo, automveis ou eletroeletrnicos, entre outros. A empresa localizada em Paulnia, interior de So Paulo, optou por algumas tecnologias para otimizao de seus processos como os protocolos fieldbus. De acordo com o engenheiro de manuteno snior Ronaldo Srgio Novaes Manzano, das alternativas disponveis no mercado, as que se mostraram mais viveis na poca foram as com SDCDs ou com redes digitais fieldbus. Manzano explica que a escolha inicial pelo fieldbus ISP0 foi baseada em dois fatores principais: a

3

viabilizao econmica que permitiria a implantao do projeto dentro do oramento disponvel e a forte parceria que j existia entre a Rhodia e Smar, empresa nacional que foi a precursora da tecnologia fieldbus (Inicialmente ISP0 e depois Foundation H1/HSE). Ele mensura que aspectos como o tempo disponvel para a migrao entre as tecnologias foram vitais para o empreendimento e cita alguns benefcios obtidos: Facilidade que a tecnologia proporciona manuteno como a centralizao dos procedimentos em uma nica estao de trabalho, gerando reduo das intervenes no campo;

Rpida localizao de falhas; Menor tempo por interveno; Maior quantidade de informaes para diagnstico e controle; Aumento da disponibilidade da planta atravs da distribuio do controle para os instrumentos de campo e a utilizao de recursos avanados como mestre backup;

Reduo de visitas de instrumentistas ao campo e uma maior visibilidade do processo.


Outros aspectos decisivos pela escolha da tecnologia, foram enumerados pelo assistente tcnico snior de engenharia, Hamilton Roberto Baldo. Ele revela que para a operao ocorreram melhorias como o refinamento das informaes para superviso, onde cada instrumento alm do valor de processo fornece seu status para telas de gerenciamento de rede onde a utilizao de tecnologias complementares como a OPC completa a soluo. Na rea de projetos, verificou-se a diminuio do volume de documentao, diminuio de cabeamento e acessrios, a otimizao do layout da sala de controle (painis menores, etc) e possibilidade de utilizao de equipamentos de outros fabricantes, reforando o conceito de interoperabilidade. Antes da aquisio da tecnologia, as 11 plantas da empresa eram constitudas de controles pneumticos e a modernizao atingiu todas as unidades de fabricao de solventes. Baldo revela que hoje as plantas esto estabilizadas e confiveis, o processo de integrao permite ter unidades interligadas e trocando dados entre si, apresentando uma melhora considervel na operao das unidades, obtendo um controle mais eficaz e uma profundidade maior de dados e diagnsticos. Os custos por malha implementada so mais acessveis o que tornou as unidades mais competitivas e o aumento das informaes obtidas da planta propiciou tomadas de deciso mais rpidas e eficientes. A Rhodia est em fase de implementao de mais uma unidade fabril que contar com a nova tecnologia HSE e projeo de novos empreendimentos para curto e mdio prazo.

39

Duke Energy
A Oconee Nuclear Station foi a primeira usina nuclear construda e operada pela Duke Energy. A usina est localizada no lago Keowee em Seneca, Carolina do Sul, Estados Unidos, e vem fornecendo eletricidade segura, confivel e econmica para as Carolinas do Sul e do Norte desde 1973. Desde o incio de suas operaes a Oconee gerou com segurana e confiabilidade mais de 00 milhes de megawatts-hora a primeira estao nuclear nos Estados Unidos a atingir este marco. Com uma capacidade de gerao de aproximadamente ,6 milhes de kilowatts uma das maiores plantas e a segunda estao nuclear nos Estados Unidos a ter sua licena renovada pela Comisso de Regulao Nuclear (NRC) por mais 0 anos. No processo de renovao desta licena a Duke Energy buscou novas tecnologias para a substituio da antiga instrumentao pneumtica existente. Para a rea de utilidades dos trs reatores da Oconee Nuclear Station a Duke Energy escolheu FOUNDATION fieldbus entre todas as tecnologias de mercado. A Smar foi a empresa escolhida para fornecimento do sistema de controle SYSTEM30 por sua capacidade em fornecimento de sistemas FOUNDATION fieldbus, se encaixando nas caracterstricas desejadas para estas novas dcadas de utilizao, alm de possuir a habilidade de atender s customizaes necessrias planta. O SYSTEM30 fornecido para cada reator possui um sistema redundante de controle com 16 pares de controladores HSE / Foundation fieldbusTM modelo DF6. O sistema foi dimensionado para 1 equipamentos, utilizando  equipamentos de campo por canal. A tecnologia e os controladores foram escolhidos tambm pela possibilidade de ampliao da planta. Alm da redundncia dos controladores HSE / Foundation fieldbusTM DF6 para cada malha de controle, o sistema conta com um equipamento de campo configurado como mestre para que em uma eventual tripla falha no sistema e perda dos processadores fieldbus, ocorra somente a perda de superviso e nenhuma parada de controle no campo. Desde 00 os reatores j possuem malhas de controle funcionando em Foundation fieldbusTM e esto em processo contnuo de adio de equipamentos de campo como LD30 transmissor de presso,

40

TT30 - transmissor de temperatura, FI30 - conversor de Foundation fieldbusTM para corrente, FP30 conversor de Foundation Fieldbus para presso, FR30 - rel Foundation fieldbusTM, eliminando os antigos equipamentos pneumticos. Alm das solues Smar os reatores tambm utilizam equipamentos FOUNDATION fieldbus de outros fabricantes, aproveitando os recursos de interoperabilidade que o SYSTEM30 disponibiliza, tornando nula a dependncia de um nico fornecedor de tecnologia e de equipamentos. Cada reator conta com a redundncia de OPC Server e de switches, com quatro terminais de operao, sendo trs estaes, uma de engenharia e duas de operao e um servidor para base de dados SQL (para armazenamento de dados de histrico e alarme). O SYSTEM30 disponibiliza para cada reator um avanado sistema de diagnstico que somado aplicao do equipamento Smar DC30- entradas e sadas remotas FOUNDATION fieldbus, permite localizar e identificar falhas em cada controlador HSE/Foundation fieldbusTM, em cada fonte de alimentao H1 Foundation fieldbusTM e em cada fonte de alimentao dos controladores HSE/Foundation fieldbusTM. O SYSTEM30 informa ainda a disponibilidade de todos os pontos supervisionados pelo sistema em cada OPC Server e, atravs dos alarmes configurados, identifica a perda de um equipamento de campo e tambm a temperatura alta dentro dos gabinetes. Os alarmes e dados de diagnsticos esto disponibilizados no sistema supervisrio e tambm por meio de avisos audiovisuais na sala de controle. A estratgia de controle implementada para cada reator totalmente distribuda no campo. Ela inclui malhas de controle PID, indicao, converso do sinal fielbus para presso e corrente e intertravamento com a utilizao do FR30 (rel fiedbus) para desligar/ligar bombas e motores. Satisfeita com a tecnologia, com a qualidade no fornecimento e com o diagnstico que proporciona facilidade na manuteno de cada reator, a Duke Energy continua incluindo malhas de controle FOUNDATION fieldbus para cada reator, em substituio a malhas de controle pneumtico existentes, utilizando a capacidade de expanso do SYSTEM30.

41

Pemex
Plataforma E-KU-A2 Plataforma E-KU-A A plataforma E-KU-A encontra-se no campo KU-MALOOB-ZAAP , em Campeche (Golfo de Mxico), local onde a estatal mexicana PEMEX, empresa responsvel pela explorao, refino e distribuio da produo de leo e gs vem fazendo grandes investimentos. A E-KU-A uma plataforma de enlace, cuja principal funo servir de conexo entre plataformas de produo e habitao, faz tratamento prvio em gases extrados antes da armazenagem. A participao da Smar no projeto aconteceu por meio da implementao do SDMCP (Sistema Digital de Monitorao e Controle de Processo) da plataforma. Os sistemas automatizados incluem: Integrao de compressores de ar de planta e de instrumentao Integrao de sistemas de tratamento de gua potvel Integrao de sistemas de controle de guas de servio Tratamento de guas negras e oleosas Integrao de sistema de HVAC Integrao com SPPE (Sistema de parada por emergncia) Integrao com sistemas de controle e gerao de energia da plataforma. Na automao foi utilizado o SYSTEM30 baseado em protocolo F oundation fieldbus TM , onde foram integrados dispositivos e analgicos 4-0 mA, e entre eles diversos equipamentos de vrios fabricantes alm da Smar, como a ABB, Foxboro, KTEC, Fisher onde o conceito de interoperabilidade foi comprovado. Todo o sistema e rede de superviso e controle foi desenvolvido pela Smar usando o supervisrio, Process View, incluindo a rede HSE, modbus TCP/IP a rede LAN e ainda a arquitetura foi desenvolvida totalmente redundante, usando fontes, processadores e redes redundantes, garantindo alta disponibilidade dos sistemas fornecidos.

4

Plataformas HA-KU-M e HA-KU-S As plataformas HA-KU-M e HA-KU-S tambm esto instaladas no campo KU-MALOOB-ZAAP , em Campeche (Golfo de Mxico), sendo uma instalada na rea MALOOB-ZAAP-S e a outra na rea MALOOBZAAP-M. Estas instalaes so Floteis, ou seja, plataformas habitacionais, comumente chamadas de Hoteis Flutuantes. So projetadas para acomodar 0 pessoas cada uma e so conectadas a outras plataformas do campo Campeche por pontes. A Smar foi selecionada para o fornecimento da tecnologia Foundation fieldbusTM do SDMCS, o que incluiu a integrao de toda a intrumentao fieldbus de ambas as plataformas, e o desenvolvimento de lgicas de controle dos equipamentos no fornecidos em pacotes proprietrios. Neste caso tambm, o sistema foi baseado em uma arquitetura de alta disponibilidade, com redundancia em redes, processadores e fontes, inclusive em termos de integrao com outros controladores. Parte da integrao com todos os pacotes foi feita em um PLC Trusted fornecido pela ICS Triplex, sendo que o DFI30 ficou como mestre na comunicao Modbus TCP/IP redundante com este PLC. A arquitetura contou com trs estaes de operao e uma de engenharia por plataforma. A Smar forneceu toda a base de dados e software OPC para integrao totalmente interopervel com o supervisrio fornecido pela ICS Triplex (Panorama HMI). Foi utilizado nessa automao o SYSTEM30 baseado em protocolo Foundation fieldbus, integrando os vrios dispositivos fieldbus, dispositivos analgicos 4-0 mA e transmissores de vazo com protocolo Modbus RTU de vrios fabricantes como a ABB, Rosemount, Fisher, Foxboro e conversores 4-0 mA para FF Smar IF30 e mdulos de processamento discreto em campo DC30 tambm Smar, para execuo de lgicas discretas em campo, minimizando a quantidade de cabos a ser usados por pacote, obtendo uma arquitetura realmente distribuida.

43

Comisin Federal de Eletricidad

A CFE Comisin Federal de Eletricidad, o departamento responsvel pela gerao de energia no Mxico. Ela possui atualmente sete unidades utilizando o SYSTEM30. O primeiro sistema Fieldbus instalado no pas iniciou suas operaes na Planta de Energia Termeltrica de Mazatlan, localizada no nordeste do Mxico. Esta unidade alimentada por uma caldeira de alta presso que produz 600 t/h de vapor a 10 kgf/cm. As malhas envolvidas foram: controle mestre de presso do ar, controle de combusto (limites cruzados), dois dampers de ar com estao de balanceamento, ajuste de oxignio, controle do nvel do tubulo (3 elementos), controle de fluxo de gua de alimentao, controle de nvel do desaerador, fluxo de vapor (feedforward), e intertravamento e alarmes com LC700. Este sistema vem trabalhando continuamente, h mais de 36 meses, sem paradas ou qualquer tipo de problema, proporcionando 0% de reduo de custo se comparado ao DCS/PLC tradicional. Em 199, comprovada a performance do SYSTEM30, um segundo sistema foi instalado, dessa vez na Unidade  da planta. Com a mesma capacidade e os mesmos loops de controle, o novo SYSTEM30 instalado superou as expectativas. Funcionou exatamente como o primeiro, mas com um novo recorde de tempo de instalao: uma semana. At agora nenhuma manuteno foi necessria em qualquer dos dois sistemas. Aplicado tambm na Unidade 3, o SYSTEM30 proporciona hoje um total de 616 MW gerados pelas unidades de Mazatln. A termeltrica Punta Prieta II, localizada na cidade de La Paz, Baja California Sur, no Mxico, conta atualmente com o SYSTEM30 em suas trs unidades, automatizadas pela Smar. Um total de 113 MW gerado pela termeltrica com o sistema instalado. Tambm no Mxico, na cidade de Guaymas, estado de Sonora, a termeltrica Carlos Rodrguez Rivero (Guaymas II) recebeu em 00 o SYSTEM30 em sua Unidade 4, gerando um total de 10 MW. O sistema conta com automao total da caldeira desta unidade, com aproximadamente 600 pontos de E/S conectados ao SYSTEM30. Atualmente, 40 equipamentos de campo esto conectados s diversas unidades automatizadas pela Smar com o SYSTEM30, contando com 6 malhas de controle para produzir aproximadamente 0 MW.

44

Deten

A Deten Qumica S.A. uma produtora de Alquilbenzeno Linear (LAB), localizada na zona petroqumica de Camaari, Bahia, Brasil. LAB a matria-prima bsica usada em detergentes. A Deten foi uma das primeiras no mundo a instalar e operar um sistema de controle baseado em Fieldbus antes mesmo do padro final do Fieldbus ter sido alcanado. Toda a produo da Deten vem de duas plantas idnticas. Na poca da instalao do Fieldbus as plantas tinham 1 anos e uma grande parte da instrumentao ainda era pneumtica. O processo qumico da Deten exige confiabilidade, flexibilidade e benefcios econmicos a longo e curto prazo, entre aplicaes crticas como reatores, bateladas, assim como controles de caldeira e compressor. Em Dezembro de 1994, a companhia responsabilizou-se por um projeto inicial em Fieldbus para testar o sistema em somente uma parte da empresa, em um tipo de projeto piloto. A atualizao envolveu primeiramente adicionar uma unidade de otimizao de processo a uma das plantas e um sistema de controle digital baseado em transmissores inteligentes e controladores multi-loop da Smar foi usado no controle desta unidade. Havia 63 equipamentos compatveis com Fieldbus instalados e 43 loops de controle. Em seguida, a outra planta tambm recebeu uma unidade de otimizao, mas esta unidade foi implementada com a tecnologia Fieldbus. Esta instalao envolveu quase 1000 equipamentos de campo incluindo transmissores de presso, transmissores de temperatura, equipamentos de vazo, equipamentos de medio de nvel, conversores de sinais convencionais para Fieldbus. Tambm inclua aproximadamente 00 pontos de E/S convencionais discretos. A superviso da planta estava distribuda entre 1 estaes de operao. Baseado no sucesso da execuo deste projeto por mais de 1 meses sem qualquer problema, um projeto maior foi iniciado em 1996 ampliando o uso de instrumentos Fieldbus, incluindo Transmissores de Presso e Temperatura, Conversores de Fieldbus para Corrente, Conversores de Presso Fieldbus e Controladores Programveis com Mdulos de Comunicao Fieldbus. Este projeto tornou a companhia 100% controlada por Fieldbus.

4

A planta projetada para redundncia total a fim de prevenir que qualquer falha interrompa o processo; ela tem vrios nveis de redundncia permitindo operar em segurana sem interrupo. Alm disso, equipamentos de tripla redundncia esto instalados em loops de controle crticos e informaes de segurana e status so enviadas entre PLCs como watchdog timer. Em 1997, a Smar demonstrou o uso da Internet para monitorar a planta qumica em um Congresso Mundial sobre Fieldbus em So Paulo, Brasil. A Smar usou uma conexo dial-up fornecida por um provedor de acesso. Foi necessrio uma conta com este provedor, uma placa de fax-modem e a configurao do computador. A aplicao basicamente consistiu em um computador-servidor, conectado diretamente aos equipamentos de campo e um computador-cliente, que estava no quiosque da Smar. A aplicao demonstrou algumas caractersticas: manuteno remota, diagnose e operao; integrao de processo; e como toda a informao que o Fieldbus tem para oferecer pode ser facilmente enviada atravs da Internet, tornou possvel a manuteno remota. A integrao da tecnologia da Internet no sistema de controle Fieldbus melhora a habilidade de administrar as operaes de processo. Com esta capacidade, os funcionrios da planta podem verificar variveis de processo, executar manuteno em tempo real e monitorar telas supervisrias. A reduo nos custos de projeto, instalao e incio de operao devido ao Fieldbus ocasionou vantagens econmicas significantes para a Deten. A companhia calculou um total de economia no projeto de 3 a 4 por cento. Isto inclui a economia no custo dos cabos de aproximadamente 97 por cento. Outras economias na instalao foram alcanadas atravs da reduo de bandejas de cabos e custos do painel. Em 000, a Deten efetuou um planejamento de implantao do Foundation fieldbusTM que visava garantir o funcionamento do sistema at 006, quando seria iniciado a instalao do projeto final. Este sistema previa uma nova filosofia de intertravamento baseada no HSE High Speed Ethernet. Era preponderante manter a confiabilidade do sistema. Em 004, a rea de Sulfonao, a primeira fase do planejamento, foi implantada com 07 equipamentos de campo, utilizando Modbus/TCP para comunicao entre as bridges Foundation e os PLCs de campo via rede Ethernet. Em 007 a Deten II foi atualizada e contempla 616 instrumentos de campo, alm de contar com a introduo do conceito de arquitetura integrada atravs de redes HSE, em que alarmes gerados em dispositivos H1 interligados a Linking Devices HSE (DF63) enviam sinais diretamente s lgicas de intertravamento implementadas nos Controladores HSE (DF7). O que deixa a arquitetura de controle muito mais enxuta e integrada. A complementao do planejamento compreende a implantao com a mesma filosofia em 00 nos setores Deten I, com  equipamentos de campo, deixando a planta totalmente integrada. A reduo dos custos e tempo de implementao do projeto, aliado melhora no gerenciamento de documentao e dados de processo, foram resultados sentidos de imediato. Com a entrada em operao, pode-se constatar a confiabilidade do sistema e a reduo dos custos de manuteno, o que resultou na melhora dos ndices tcnicos de produo.

46

Corning Incorporated

A Corning Incorporated a maior produtora de fibra pica para telecomunicaes do mundo. Em 1997, a Corning decidiu construir uma nova e moderna fbrica em Midland, na Carolina do Norte, Estados Unidos. A planta comeou a produzir fibra na primavera em 1999. O sistema de controle escolhido para esta planta deveria ter a mais avanada tecnologia do mundo. A Corning escolheu o SYSTEM30 da Smar para ser a base tecnolgica desta nova planta. Com o incio bem-sucedido em 1999, a produo da Corning necessitava de um crescimento contnuo. Em Dezembro do mesmo ano, a Corning decidiu expandir a fbrica de Concord, dobrando sua capacidade e a transformando na maior planta do mundo deste tipo. O SYSTEM30 da Smar controlaria esta nova expanso na planta. Em 007, todo o sistema Foundation fieldbusTM foi atualizado para o SYSTEM30 verso 7, baseado no processador DF63. O tempo gasto para essa troca foi de apenas 3 semanas, incluindo atualizao de configurao, firmware e hardware. A planta tem mais de 00 equipamentos Fieldbus, entre transmissores de temperatura Foundation fieldbusTM(TT30), Conversores de Fieldbus Foundation para corrente (FI30), conversores de corrente para Foundation fieldbusTM (IF30), transmissores de presso (LD30), posicionadores de vlvula (FY30), 16 servidores em redundncia, 4 estaes de operao e mais de .600 pontos discretos de E/S sendo executados no sistema Fieldbus. Uma caracterstica nica do sistema ter sido projetado com redundncia completa para evitar que qualquer falha pare o processo. Cada segmento Fieldbus alimentado nas duas extremidades por fontes de alimentao DF em redundncia. Alm disso, em cada extremidade dos segmentos h um DF63. Estes controladores enviam seus dados para servidores redundantes. O prximo passo foi incluir switches Ethernet redundantes e 16 terminais de operao. Destes terminais a planta vista como uma aplicao contnua. A estratgia de controle implementada para este sistema inclui Feed back, Feed forward, Split ranges, Override e Controle de Cascata, totalmente executados pelos equipamentos de campo.

47

Bisotoun Petrochemical Co. (BPC)


Foto Ilustrativa

A BPC, subsidiria da NPC (National Petrochemical Company), uma planta de alquilbenzeno linear (LAB) com produo total de 0.000 toneladas por ano, licenciada pela IFP. Localizada em Kermanshah (Ir), a planta possui em torno de 000 sinais de entrada/sada: 1.0 instrumentos Foundation Fieldbus, dentre os quais alguns instrumentos de outros fabricantes (interoperabilidade); 10 instrumentos 4-0 mA; 3.00 sinais discretos. A planta possui 4 painis, que representa uma reduo de 30% se comparado a um sistema DCS convencional. Os sinais esto divididos em 34 pares de DFI30 (redundantes), totalizando 11 canais H1. Alm disso, o SYSTEM30 responsvel pela integrao de 1 pacotes de outros fabricantes atravs de comunicao OPC e Modbus. O sistema implantado na BPC utiliza oito estaes de operao (redundantes) e quatro de engenharia. A planta dividida em trs reas e a interligao dessas reas feita por um anel de fibra tica redundante. Alguns processos controlados pelo SYSTEM30 nessa planta so: Controle de operao de compressores, controle da planta de gerao de H (Hidrognio) e N (Nitrognio), BMS (Burner Management System) para quatro fornos, controle de motores eltricos, monitoramento de tanques e interface com ESD (Emergency Shutdown System).

4

ACE Ethanol LLC


A indstria norte-americana ACE Ethanol LLC, localizada na cidade de Stanley, Wisconsin, produtora de aproximadamente 40 milhes de gales de etanol ao ano, adotou, em 004, uma soluo econmica para converter o seu sistema de automao utilizando FOUNDATION fieldbus com o SYSTEM30 da Smar. O sistema conta com duas reas que controlam desde a entrada de milho no silo at a sada do produto final (etanol). A deciso da ACE de modernizar seu sistema de controle protegeu os investimentos feitos em instrumentao convencional, ao mesmo tempo colocando-a na via da mais recente tecnologia digital. A iniciativa deu to certo que foi tema de um artigo tcnico de cinco pginas publicado na edio de setembro/00 da revista norte-americana Ethanol Producer Magazine. Antes da deciso, a empresa possua um sistema baseado em Controladores Lgicos Programveis, porm concluiu-se que esta no era a soluo mais adequada para a produo de etanol. O sistema exigia mais memria e recursos dos processadores para o armazenamento de grandes quantidades de dados. A concluso foi que um controle de arquitetura aberto, baseado em Foundation fieldbusTM, proporcionaria a melhor plataforma para o futuro. Sendo assim, a ACE escolheu o SYSTEM30, sistema de automao industrial da Smar, como ponto de partida para a modernizao dos controles. A Smar foi responsvel pela instalao de um conjunto de dispositivos FOUNDATION fieldbus e pela converso dos j existentes instrumentos 4-0mA ao protocolo Fieldbus, obtendo-se, assim, a integrao de boa parte dos I/Os convencionais da fbrica nova plataforma digital. Segundo os tcnicos da ACE Ethanol, a facilidade da instalao surpreendente e a nova arquitetura digital aberta permite o controle realmente distribudo por toda a fbrica. Os operadores passaram a dispor de uma IHM amigvel em rede, integrando o sistema novo e o j existente por toda a extenso da planta, bem como grficos de tendncia que possibilitam o controle mais preciso das operaes. Alm disso, o sistema possui uma exclusiva soluo de acesso remoto que uma maneira simples e rpida de comunicao entre a ACE Ethanol e a Smar, permitindo inclusive a configurao de aditivos de configurao com superviso remota dos especialistas da Smar.

49

Cognis (Ex - Henkel)

A indstria qumica Cognis S.A. localizada em acare, So Paulo, produz matria-prima para a indstria farmacutica e de cosmticos extrada de leo vegetal. Ela processa 0 t/d de leo vegetal. O SYSTEM30 est controlando o processo de esterilizao, o reator, as torres de destilao, o sistema de vcuo, o nvel dos tanques e o armazenamento do produto. O controle de batelada realizado em conjunto pelos equipamentos de campo e o LC700 trocando dados atravs do mdulo Fieldbus instalado no controlador lgico, que tambm parte da rede Fieldbus. O controlador lgico tambm responsvel pelo sistema de integrao, e pelo transporte de matria-prima e outros produtos necessrios planta. A planta tem 1 equipamentos Fieldbus,  servidores de E/S digitais, 3 estaes de operao e mais de 930 pontos de E/S digitais. Existem at 16 equipamentos por barramento. A estratgia de controle implementada pelo sistema inclui Feed back, Feed forward, Split ranges, Override e Controle em Cascata, totalmente executados pelos equipamentos de campo. um sistema interopervel em que os equipamentos de campo da Smar, tais como o LD30 - Transmissor de Presso, TT30 - Transmissor de Temperatura, FI30 Conversor de Fieldbus para Corrente, FY30 - Posicionador de Vlvula e IF30 - Conversor de Corrente para Fieldbus, esto conectados no mesmo barramento com 19 Medidores de Vazo Vortex de um outro fornecedor.

0

Binzhou Chemical Group

Binzhou Chemical Group (BCG), localizada em Binzhou, provncia de Shandong, uma das maiores produtoras qumicas da China, foi formada no final da dcada de 60 e opera vrias plantas de produo, incluindo, uma refinaria, uma planta de chlor-alkli, uma planta geradora de energia e uma planta de Propylene Oxide (PO). Estas plantas se centram em torno de  categorias principais de produo: produtos petroqumicos e materiais qumicos especiais.

1

Anteriormente, a BCG havia instalado Fieldbus em um projeto de controle de caldeira e usou o SYSTEM30 para control-lo. Este projeto assegurou que o uso de Fieldbus aprimora a capacidade de diagnstico, reduz custos de operao da planta e minimiza o tempo exigido para configurao do sistema de controle, instalao e comissionamento. Graas ao sucesso na caldeira, a BCG escolheu uma soluo baseada em Fieldbus para automatizar a planta de PO. Diferentemente da aplicao da caldeira, a planta de PO apresenta uma srie de desafios, por ser extremamente corrosiva, txica e altamente explosiva. O sistema Fieldbus vai ao encontro destes critrios tcnicos importantes, como segurana intrnseca, redundncia de sistema, segurana e instalao eltrica simplificada e diagnstico remoto de instrumentos, que permite a manuteno proativa. A instalao do sistema de controle baseado em Fieldbus completou-se em novembro de 1999. O sistema, que controla  malhas de controle individuais, inclui duas estaes de trabalho redundantes executando todas as operaes, planejamento e manuteno, bem como 36 equipamentos de campo espalhados pelas 4 redes Fieldbus. As duas estaes de trabalho esto conectadas s redes Fieldbus por interfaces independentes e em redundncia. Esta configurao possibilita dois caminhos da rede de controle at o operador com switchover automtico, assegurando uma disponibilidade maior do sistema e menor nmero de shutdowns. Entre os equipamentos Fieldbus instalados esto Transmissores de Presso LD30, Transmissores de Temperatura TT30, Conversores IF30 e FI30 para interfaceamento de equipamentos convencionais 4-0 mA, como alguns analisadores. Estes equipamentos tm uma maior cobertura de diagnstico e fornecem informaes de status mais confiveis. Barreiras de segurana com repetidores embutidos, SB30, foram usadas para permitir que vrias barreiras fossem conectadas juntas na mesma rede na rea de segurana e exigia uma nica porta de interface para uma rede de 1 equipamentos. Um controlador lgico foi usado para controle discreto e E/S convencional. O SYSCON foi a ferramenta usada para configurar e fazer a manuteno dos equipamentos de campo e tambm para construir as estratgias de controle. A engenharia do sistema foi simplificada pelo uso de modelos pr-configurados de grficos e estratgias de controle do SYSTEM30. A BCG selecionou o AIMAX como Interface Homem Mquina por causa do cliente OPC e por poder operar na lngua chinesa. O melhor de tudo foi o comissionamento do sistema alcanado com a simplicidade do plug-and-play, porque os equipamentos de campo so automaticamente detectados no momento em que so conectados. A experincia da BCG demonstrou que o diagnstico robusto de equipamentos Fieldbus melhora a manuteno preditiva e com isso minimiza o tempo de paradas. O uso da programao padronizada do Fieldbus e da linguagem de blocos funcionais simplifica o treinamento e permite o desenvolvimento de estratgias de controle em muito menos tempo. Como o Fieldbus permite que o controle seja realizado nos equipamentos de campo, so necessrios menos controladores centralizados no processo do PO. A tecnologia tambm fornece reduo substancial em E/S permitindo uma arquitetura de controle e superviso menor e mais eficiente. O SYSTEM30 tem fornecido uma performance de controle contnua e confivel desde o seu comissionamento e incio de operao.



BASF
A Smar participou em parceria com a Krohne/Conaut de um consrcio para fornecer equipamentos com protocolo Profibus PA, incluindo servios de configurao, visando reforar a Planta de Resina da Unidade de Tintas Glasurit, do grupo BASF, localizada em So Bernardo do Campo, SP. Esta a maior instalao com tecnologia PROFIBUS PA no Brasil. A linha PROFIBUS PA da Smar foi lanada em Outubro de 1999 na feira da Interkama em Dusseldorf, Alemanha, atendendo solicitao do mercado europeu, onde este protocolo mais divulgado. Um total de 109 equipamentos foram responsveis pelo controle e indicao dos reatores qumicos e tanques de estocagem da Glasurit. Os equipamentos foram fornecidos em duas etapas. A primeira etapa iniciou-se em Abril de 000 e a segunda etapa iniciou-se em ulho de 000. Esta primeira etapa incluiu 30 equipamentos PROFIBUS PA, da Smar e de outros fornecedores. O protocolo PROFIBUS PA foi escolhido pela BASF em funo dos equipamentos existentes que j utilizavam este protocolo. Alm disso, o sistema supervisrio j possua interfaces para este protocolo. O projeto, chamado FRIAS 3, inclua duas estaes de superviso e dois controladores programveis, cada um com um mdulo de comunicao Profibus, disponibilizando duas redes PROFIBUS. Um total de 1 DP/PA Couplers foram conectados estas redes, totalizando 1 barramentos PROFIBUS PA. Existem 76 equipamentos Smar distribudos por estes barramentos: 0 Transmissores de Presso LD303/ LD93, 30 Transmissores de Temperatura TT303,  Posicionadores de Vlvulas FY303 e um Conversor de Corrente para Profibus IF303. Uma estao de configurao e manuteno com placa Siemens CP611 operando o configurador Siemens PDM faz parte do projeto e foi usada pela Smar para configurar os barramentos PROFIBUS PA. Todas as estratgias de controle do sistema foram desenvolvidas pela ABB e locadas nos seus controladores lgicos programveis. A Smar forneceu os arquivos necessrios parar configurar essas estratgias, tais como o GSD_File (Device Master Date). A experincia da Smar em redes industriais de campo foi decisiva na definio do fornecimento dos equipamentos de campo.
Foto Ilustrativa

3

Petrobras
O primeiro sistema Foundation fieldbusTM do mundo em uma aplicao em altoaneiro, na plataforma Namorado 1, conhecida como PNA-1. A Petrobras, uma companhia petrolfera brasileira e uma das 0 maiores companhias petrolferas do mundo, produzindo mais de 1 milho de barris por dia, opera esta Plataforma. O sistema instalado mede a presso e a vazo do gs natural. Ele opera com uma rede que conecta os equipamentos de campo e as estaes de operao dentro da sala de controle. Esta plataforma responsvel por controlar os gasodutos de Roncador, MarlimS, Cabiunas, Marlim PCH-1 Namorado . A tecnologia Fieldbus foi escolhida devido sua facilidade de integrao com todos os dados gerados pelos intrumentos do sistema e pela sua moderna arquitetura de controle distribudo, que localizado dentro dos equipamentos de campo. Alm de fornecer muito mais informao de maneira mais rpida e com mais confiana, ela tambm diminui os custos de cabos, bandejamento, alm dos custos de instalao e manuteno. O tempo gasto em instalaes tambm reduzido de forma significativa. O projeto inclui 1 equipamentos interligados a 6 DFI30 - Bridges Universais para Fieldbus em redundncia, monitoradas pelo software HMI Intouch. Na sala de controle existe o fornecimento para duas estaes de operao e duas estaes de engenharia conectadas por uma rede Ethernet com fibra pica. O controle de presso de cada gasoduto baseado em uma vlvula e dois transmissores, um instalado a montante e o outro a jusante da vlvula. Dois algoritmos PIDs so conectados a um bloco seletor de menor sinal, que fornece o sinal de sada para a vlvula de controle. Dois loops de controle gerenciam o sistema de desaerao de injeo de gua da planta. A arquitetura projetada para ter todas as portas de comunicao com Fieldbus instaladas em painis pressurizados no campo. Estas portas se conectam sala de controle via fibra pica. Esta a primeira instalao comercial do mundo com tecnologia HSE (High Speed Ethernet), que tambm a primeira instalao do mundo do H1 Fieldbus em uma plataforma. A Smar est coordenando o projeto, alm de fornecer todos os equipamentos de campo, o hardware de controle e software.
Biblioteca de Fotos Petrobras

mar est na Bacia de Campos, no Rio de

4

CENPES

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Amrico Miguez de Mello (CENPES), sob a responsabilidade da Gerncia de Pesquisa e Desenvolvimento da rea de Abastecimento (PDAB), trabalha h 40 anos gerando tecnologia para aumentar a rentabilidade da rea de refino da Petrobras com o objetivo de torn-la mais eficiente e competitiva. Atualmente a automao realizada por meio de SDCD Fix-Dmacs e controladores multi-loop CD600. Localizado na cidade universitria no Rio de aneiro, o CENPES receber toda automao de medio e controle de presso, temperatura e vazo em  plantas pilotos para pesquisa e desenvolvimento de processos de refino de petrleo e em mais cinco laboratrios. A automao ser feita pela STD, empresa brasileira representante dos produtos da Smar, que atua na rea de prestao de servios de engenharia, gerenciamento de projetos e instalaes industriais. A STD possui sede no Estado de So Paulo e formada por uma equipe de engenheiros e tcnicos com larga experincia no fornecimento de solues em regime turn-key e EPC. Toda a arquitetura est baseada no SYSTEM30-7. So mais de 1000 instrumentos conectados em rede. Somente uma arquitetura aberta como a do SYSTEM30 poderia unir as tecnologias Foundation e PROFIBUS sem qualquer perda de funcionalidade e totalmente integradas. So instrumentos inteligentes de campo disponibilizando informaes de processo alm de auto diagnsticos avanados s 1 estaes de operao, manuteno e engenharia. Todas elas executam o ProcessView, sistema supervisrio de ltima gerao que nativamente possui todos os recursos reais da tecnologia OPC. Alm disso, ele prov todo o gerenciamento de alarmes e eventos e traz de uma forma amigvel, as informaes avanadas de todo o sistema. Um novo recurso disponvel para as CPUs multifuncionais da famlia DFI30 o servio de informaes via SNMP, o que torna o gerenciamento de seus diagnsticos, muito mais fcil e completo.



Foto Ilustrativa

Marinha Norte-Americana
A Smar direcionou seu SYSTEM30 tambm para o mar. Desde 199 a Smar tem fornecido sistemas de controle e instrumentos para a Marinha norte-americana. Atualmente vrios navios j esto usando o SYSTEM30 para controlar seus sistemas de injeo de combustvel, seus sistemas de injeo de leo lubrificante de motores, bem como os loops de reduo de presso das suas caldeiras. O SYSTEM30 da Smar no est apenas melhorando a performance dos loops de controle, mas tambm permitindo instalaes com maior tolerncia a falhas usando informaes de status e diagnstico do Fieldbus. O fato de todas as malhas de controles poderem ser feitas dentro dos equipamentos de campo, mesmo quando todos os sistemas de controle estiverem desligados, foi uma das caractersticas essenciais para a aceitao do sistema Fieldbus pela Marinha norte-americana. O SYSTEM30 provou ser um sistema extremamente confivel, resistente a vibraes, a altas temperaturas e a fortes interferncias eletromagnticas sob condies extremas. Outras caractersticas de um sistema verdadeiramente Fieldbus como o SYSTEM30 foram extremamente teis no navio. Reduo de cabos, menos equipamentos na sala de controle, controle no campo, mensagens de status instantneas em caso de falhas foram algumas das caractersticas analisadas pela Marinha. Hoje, a Smar se sente orgulhosa por ter seus equipamentos sendo usados por um dos mais exigentes clientes no mundo, a Marinha norte-americana, em que a alta confiabilidade, alta disponibilidade e alta performance so fundamentais.

6

Lista de referncias
Veja a seguir alguns clientes que possuem solues Smar:
Cliente Abengoa - So Joo Da Boa Vista Ace Ethanol Aucareira Bortolo Carolo Aucareira Guaran Agro Industrial Paramonga S.A.A Azucarera Del Noroeste Azucarera Paraguaya Azucarera Teran Azucarera Toilman Campina Verde Bioenergia Ltda. Central Romana Corporation Ltd. Cia. Industrial Usina Albertina Cirio Brasil Cocal Com. Ind. Cana Acucar E Alcool Coop. Agropec. Rolandia Coopernavi Cosan - Unidade Corona Cosan - Unidade Costa Pinto Cosan - Unidade Ibat Cosan - Unidade So Francisco CTC - Centro Tcnico Canavieiro Destilaria Alvorada Do Bebedouro Ltda. Empresa Agraria Azucarera Andahuasi S.A.A. FB Acar E lcool FBA - Franco Brasiliense S/A Ind. Porto Rico Ingenio Rio Paila Ingenio San Carlos Ingenio Tulula Irmos Franceschi Ituiutuba Bionergia Ltda. JW Ind e Com. de Equip.em Ao Inoxidavel Ltda. Laginha Agro Industrial - Guaxuma Laginha Agro Industrial - Vale Do Paranaba Lasuca Project Louis Dreyfus Commodities Bioenergia S/A Molipasa NY Sugar Co. Ltd. Pablo Noriega Refinadora Catarinense Ron Brugal & Co., C. Por A. S/A Usina Coruripe Aucar e Alcool Santelisa Vale - Unidade Orlandia Santelisa Vale - Unidade Sertozinho Sermatec Industria e Montagens Ltda. Shree Chh. Shahu S. S. K. Ltd. Tropical Bioenergia S/A US Sugar Usina Acucareira de Jaboticabal S/A Usina Alto Alegre S/A - Aucar e Alcool Usina Caet S/A - Filial Cachoeira Usina Caet S/A - Filial Delta Usina Caet S/A - Filial Marituba Usina Caet S/A - Filial Volta Grande Usina Caete S/A - Matriz Segmento Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool

7

Lista de referncias
Cliente Usina Cerradinho Usina da Barra S/A - Aucar e Alcool Usina de Acar Sta.Terezinha Usina Furlan Usina Guariroba S/A Usina Itapagipe S/A Usina Maracai Usina Maraca Usina Moema S/A Usina S. Joo de Araras Usina So Carlos Usina Vertente S/A Usina Zanin Aucar e Alcool Ltda. Equipalcool Equipamentos Industriais Ltda Granja Rezende S/A Cia. Saneamento de Minas Gerais Cafeco Armazens Gerais Ltda Central Itumbiara de Bionergia e Alimentos Ltda Cervejaria Kaiser Brasil S/A Cervejarias e Refrigerantes Convencao Cia Cervejaria Brahma Cia de Saneamento Basico do Estado de Sao Paulo - SABESP Cocamar Cooperativa Agroindustrial Codevasf - Dist. de Irrigao de Mororos Cooperativa Agroindus. dos Produtos Rurais do Sudeste Goiano Corn Products Brasil Ingredientes Industriais Ltda Gold Meat - Cajuru Ind. e Com. Ltda Marine Lipids Mekorot Ltd. Nestle Brasil Ltda Sadia S/A Nestl - Perugina Cerveceria Centroamerica Sa Nordon Industrias Metalurgicas S/A Primo Schincariol Ind. de Cerv. e Ref. do Rj S/A Fincantieri - Splendour Fincantieri - Carnival U.S. Navy Chemin Construtora Pessoa Mercedes Benz do Brasil S.A. Refinacoes de Milho Brasil Ltda Seattle Steam Ahlstrom Louveira Ltda Cambara S/A Produtos Florestais Celulose Cambar Cia Suzano de Papel e Celulose Daishowa America International Paper do Brasil Ltda Klabin Korsnas Lwarcel Celulose e Papel Ltda Nan Leer/Jgl Pepper Fuchs Ltda. Riocell Selecta Trombini Embalagens Ltda Ical Industria de Calcinaao Ltda BRCS Instrumentation Segmento Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool Acar & lcool gua & Saneamento gua & Saneamento Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Alimentos, Bebidas & Agroindstria Automao Naval Automao Naval Automao Naval Automao Predial Automao Predial Automotivo Caldeira Caldeira Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Celulose & Papel Cimento Educao & Pesquisa



Lista de referncias
Cliente Chemtech - Servico Eng. e Software Ltda CSN - Companhia Siderurgica Nacional GSE GSI IBP - Instituto Brasileiro de Petroleo ISA JGL Controls International S. A. de C. V. KDG Konics Co. Ltd Martin Controls OY E Sarlin Ab Petro - Tech PUC - Pontificia Universidade Catolica do Parana Singapore Polytechnic Standard Auto Technical Specialties Tillquist UFV - Universidade Federal De Viosa UNESP - Universidade Estadual Paulista UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais UFTPR - Universidade Tecnologica Federal do Paran AmBev - Companhia de Bebidas das Amricas American University of Sharjah Ana Maria Frattini Fileti APM S/C ETE Aristoteles Ferreira Assoc. de Pais e Mest. do Col. Tec. Indus. de Guaratingueta Associacao Educacional Dom Bosco Automation Research and Design Institute of Metallurgical Ben Gurion University Of The Negev Casa de Nossa Senhora da Paz - Univ. Sao Francisco CEFET - Centro Federal de Educacao Tecn. de Campos Centro de Estudos Superiores Positivo Ltda. Centro Federal de Educacao Tecnologica do Maranhao - CEFET Centro Movel de Treinamento Smar/SENAI Cia Itauleasing Arrendamento Mercantil - Grupo Itau Escola de Quimica UFRJ FACIT - Fundacao Educacional Montes Claros FEI - Fund. Educ. Inaciana Pe. Saboia De Medeiros FPTE - Fundacao Paulista de Tecnologia e Educacao FUJB - Fundacao Universitaria Jose Bonifacio FUNCEFET PR/ Unidade Ponta Grossa Fund. de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnolgicas - FIPT Fund. de Empreend. Cientif. e Tecnolog. - FINATEC Fundacao Assis Gurgacz Fundacao Souzandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA FUNDEP - Fundacao de Desenv. Pesquisa FUNPEC - Fundacao Norte Riogr. Pesquisa e Cultura FUVASTES - Fund. Vale do Taguari de Educao e Desenvolvimento Social Instituto Catolico de Minas Gerais Instituto Superior no Estatal TECSUP Lee College Louisana Technical College Nederlands Meetinstituut - NMI Ngee Ann Polytechnic OPC Foundation Patumwan Institute Pontifica Univers. Catlica do RS Rajabhat Institute SENA Colombia Segmento Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa

9

Lista de referncias
Cliente SENAI - Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Singapore Polytechnic SPore Poly Technical Schoold of Tampere Technische Universitat Munchen Training for FFEUC Training Institute Trainning Mobile Center UERGS - Univ. Estadual do Rio Grande do Sul UERJ / SIDES / LETPP Universidad San Marcos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Universidade Estadual Paulista - UNESP Universidade Federal do Parana Universidade Federal do Rio Grande do Norte University of Canterbury Zhengzhou Electric Power College. CFE - Comisin Federal de Electricidad International Atomic Energy Agency Mohave Generation Ciccolella Tecnoparco Alston Brasil Ltda CEPEL - Centro Pesquisa Duke Energy Manaus Energia S/A Rockwell Automation do Brasil Ltda Lotil Construcoes e Incorporacoes Ltda Centro de Servicos de Automao PID Ltda Eproduction Solutions UK Ltd. Fluor Federal MIP Engenharia S.A Promon Engenharia Ltda Setal Engenharia Construcoes e Perfuracoes S/A Tcnicas Reunidas S. A. Weltek Incorporated Aalborg Industries S/A De Nora do Brasil Ltda Duon System Co., Ltd Electromach Emerson Process Management Ltda Endress + Hauser Process Solution Ag Festo Automao Ltda HBR Equipamentos Ltda HIMA Australia Pty Ltd IASTECH Automacao de Sistemas Ltda ICS-Triplex Industria e Comercio Lucato Ltda Interfor Ltda Metso Autmation Networks Schlumberger Servios de Petroleo Ltda Sierra Instruments Inc. Tyco Valves & Controls Brasil Ltda Johnson & Johnson Ind. e Com. Ltda Smithkline Beecham Brasil Ltda Aoforja Aos Villares Albrs Companhia Mineira de Metais Segmento Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Educao & Pesquisa Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Energia Eltrica Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Engenharia & Construo Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Fabricante de Equipamentos Farmacutica & Cosmticos Farmacutica & Cosmticos Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas

60

Lista de referncias
Cliente Forjacero/Controlflux Furnas Mannesmanm Sid. Barra Mansa Acesita S.A. - Usina Timoteo Acoforja - Industria De Forjados S/A Belgo Siderurgia S/A CSN - Cia Siderurgia Nacional Gerdau S/A Hansteel Kuttner do Brasil Equipamentos Sider. Ltda V&M do Brasil S/A Vallourec & Mannesman do Brasil S/A Birac KAP - Podgorica BSB - Zeolit Minera Michilla Muis Trading Company Votorantim Metais Zinco S.A Belayim Petroleum Company - Petrobel Lukoil - Brilijant Serbiagas - Banatski Dvor I NIS Naftagas - Becej Construtora Norberto Odebrecht S/A Ecopetrol GDK S/A Liquigs Minasgs Distribuidora de Gs Combustvel Ltda. PDVSA S.A. PEMEX Petrobras - Petroleo Brasileiro S/A. Petropar Qatar Petroleum, Navigator Plaza Queiroz Galvao Servios Especiais de Engenharia Ltda Sarkhoun Gas Refinery Saudi Aramco Shell Sonatrach Total Austral S.A. Unocal Tanjung Total - Weisz YPF Refinery Pancevo - Jetty Loading System Refinery Novi Sad - Custody Transfer System Cameron Petreco Process Systems - Singapore Bandar Imam Petrochemical Co. Ltd. BIPC Bisotoun Petrochemcal Company Fox Petroli Ipiranga Comercal Quimica S/A Kavir Phosphate Complex Khangiran Refinery Petrochemical Commercial Co. Petrochemical Research And Technology Petrleo Ipiranga Petrom Petroquimica Mogi das Cruzes S.A. Petroquimica Unio Razi Petrochemical Company Statoil Segmento Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Metalrgicas & Siderrgicas Minerao Minerao Minerao Minerao Minerao Minerao leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs leo & Gs Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica Petroqumica

61

Lista de referncias
Cliente Suez Oil Company (Suco) Univen Petroquimica Ltda Yanshan Petrochemical Corporation Quimpac S.A. Acelab Anling Chemical Binzhou Chemical Borden Chemical Carbocloro S/A - Industrias Quimicas Chemagis China National Chemical Cia. Nitro Quimica Brasileira Clorox Cognis Brasil Ltda Corning Incorporated CP Kelco Limeira S.A. DETEN Quimica S.A. Elf - Penwalt/Cobando Fermic/JGL Fertilizer Plant, Han Steel Group Firestone Firmenich & Cia. Ltda Henkel Ltda Jilin Kemira Chemicals Khalista (Liuzhou) Kodak Brasileira Comrcio e Indstria Ltda. Kolynos Metton America Penta Polioles S.A Praxair Venezuela, S.C.A. Primax Productos Quimicos y Anexos Proquimsa S.A. Quimica Central/JGL Recicla Aluminio Ltda. Rhodia Rodhar Transportes e Encomendas Ltda Sapici Southern Edison Tintas Renner Titan Wood Transultra-Solvay Triken Usine DAmiens White Martins Gases Industriais S.A. Wuhan Youji Shanghai Dongdao Carbon Chemical Industry Termolyse Alpargatas Santista Fermic Corning Glass Cebrace Cristal Plano Ltda Segmento Petroqumica Petroqumica Petroqumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Qumica Txtil Txtil Vidros & Cermicos Vidros & Cermicos

6

63

smar

www.smar.com.br

Especificaes e informaes esto sujeitas a modificaes sem prvia consulta. Informaes atualizadas dos endereos esto disponveis em nosso site. web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp

RBF BBP

Copyright 2002 - Smar Equipamentos Industriais Ltda - Direitos Reservados - Agosto/2008

You might also like