You are on page 1of 11

2008/2009

Trabalho da Unidade Curricular 31126

Seminrio - A Religio Egpcia

A Religio Egpcia

Paulo Raimundo
Aluno n. 700609

Santarm, Julho de 2009

A Religio Egpcia

Figura de capa - Olho de Hrus ou Udjat, significa proteco e poder por vezes colocado nas faixas das mmias ou usado como colar.

Universidade Aberta 2008/2009


Trabalho da Unidade Curricular 31126 Seminrio - A Religio Egpcia 2 Semestre

Ensaio sobre:

A RELIGIO EGPCIA

Agradecimento

Gostava de demonstrar o meu agradecimento ao professor Jos das Candeias Sales pela forma apaixonante com que nos incutiu o estudo desta maravilhosa civilizao e pelo excelente trabalho que tem realizado em torno dela. Lamento que o tempo dedicado a esta cadeira no tenha sido o que realmente gostava, denotando-se vrias lacunas reconhecidas na elaborao deste trabalho, no entanto, e como o tema desde muito me fascina, no ser certamente a ultima vez que o vou abordar e seguramente vou ter o prazer de conhecer pessoalmente o professor Sales.

Paulo Raimundo Aluno n. 700609 Santarm, 3 de Julho de 2009

A Religio Egpcia

ndice

ndice .... 3 Introduo . 4 Fontes ... 5 Culto aos Mortos .. 6 Locais de Adorao . 6 Humanos Deificados .... 7 Animais Sagrados ..... 7 Cosmogonias ..... 8 Concluso . 9 Bibliografia . 10

A Religio Egpcia

Com mais de trs milnios de histria a antiga civilizao egpcia a que mais fascnio desperta de entre todas as civilizaes antigas. O mistrio e a magia com que nos envolve surpreendente, mmias, tesouros e maldies, tudo isto nos faz sonhar e imaginar com era na realidade o quotidiano deste povo.
Fig. 1 - Escaravelho alado, smbolo da ressurreio, Museu do Cairo, Egipto.

Evoluda sobre as margens do rio Nilo, a civilizao e egpcia tem como seu principal feito a inveno dos caracteres escritos - hierglifos, que representavam palavras, conceitos ou objectos, mas a magnificncia dos seus monumentos e os registos encontrados sobre as suas evolues tcnicas na rea das cincias demonstram um elevado conhecimento de tudo o que os rodeava, aguando assim o nosso desejo de compreender quem era o povo egpcio. Um dos aspectos mais interessantes da antiga civilizao egpcia era sem dvida a sua religio e a relao que esta tinha com todos os aspectos da sua vida quotidiana. Toda a mitologia, cosmogonia, bem como toda a classificao hierrquica e antropomrfica ou zoomrfica dos deuses egpcios assentava na observao da natureza e a sua interactividade com o ser humano, ou seja, todos os fenmenos naturais, tais como as cheias do rio Nilo, o amanhecer ou as caractersticas de determinado animal, estavam directamente ligados com a vontade dos deuses bem como todos os aspectos sociais, polticos e econmicos e cientficos e por este motivo existe um grande conjunto de artefactos evocativos desta interaco que chegaram aos nossos dias e que continuam a ser descobertos nas areias egpcias.

A Religio Egpcia

Fontes

S depois da descoberta da Pedra de Roseta, por soldados do exrcito de Napoleo em 1799 e a sua decifrao por JeanFranois Champollion, em 1822, bem como pelos restantes estudiosos que o procederam, o mundo comeou a compreender e a redescobrir a antiga civilizao Egpcia. As dificuldades que encontramos actualmente ao analisarmos as evidncias que este povo nos deixou prendem-se no pela difcil traduo dos hierglifos mas sim pela grande
Fig. 2 - Pedra de Roseta, Museu Britnico, Londres.

quantidade de fontes que chegaram aos nossos dias. Contudo estas fontes (registos de reis e de eventos tais como batalhas, objectos de uso comum, objectos de culto, papiros sagrados, tmulos, monumentos e templos com belas decoraes), que por vezes so falsificadas com o fim de obter lucros, so de difcil inteleco devido falta de textos produzidos por historiadores dessa poca, deteriorao provocada pelas foras da natureza e pelos saques que tem ocorrido ao longo dos tempos, tornado extremamente difcil a interligao de todos estes documentos. Podemos distinguir dois tipos de fontes para o estudo da mitologia egpcia, as fontes profanas - referentes aos objectos de uso comum onde o primeiro objectivo no o culto mas que evocam os deuses, como por exemplo as cartas de negcios que invocam a proteco dos deuses ou a decorao de um espelho com o rosto da deusa Hathor; e as religiosas - referentes aos objectos e aos monumentos que esto directamente relacionados com o culto. Existem grandes compilaes de textos religiosos que ornamentam as paredes dos tmulos de reis, rainhas e de cidados particulares, bem como papiros encontrados nesses tmulos, como o
Fig. 3 - Espelho com a deusa Hathor.

caso dos Textos das Pirmides, os Textos dos Sarcfagos, o Livro do Mortos, o Livro do que est na Duat, o Livro de Amduat, os Livros das

Respiraes, entre outros. Estes documentos e todos os objectos de uso comum que foram encontrados pelo vasto territrio egpcio, revelam a forma como esta civilizao interpretava e adorava os seus deuses. Tambm de referir as referncias contidas nos livros do Gnesis, xodo e Salmos da Bblia, e as descries dos autores gregos e romanos, tais como Hecateu de

A Religio Egpcia

Mileto, Herdoto de Halicarnasso, Diodoro da Siclia, Estrabo, Virglio, Plutarco, Lcio Apuleio, entre outros.
Culto aos Mortos

Como j referi, toda a cultura egpcia rodava em torno da sua religio, crenas, culto s divindades e culto aos mortos. Os egpcios acreditavam na vida aps a morte e concebiam o homem como uma combinao de vrios elementos, tanto espirituais
Fig. 4 - Seco do Livro dos Mortos de Nany.

como materiais, identificados como o ka (fora

vital), o ba (alma) e keht (corpo), ao morrerem o ka e o ba precisavam do keht para se unificarem no Alm (Duat) onde para entrarem necessitavam de ser julgados pelas suas aces na terra no tribunal de Osris, onde o seu corao era pesado (ritual descrito no Livro dos Mortos), dai a necessidade da prtica da mumificao que tinha como funo a preservao do corpo fsico para a conseguinte reunio.
Locais de Adorao

Os templos no Antigo Egipto eram entendidos como a morada das divindades na Terra e cada um era dedicado a uma delas, o seu interior era apenas acessvel ao fara e os sacerdotes, contudo a restante populao poderia atravs destes fazer oferendas e apelar s vontades divinas.
Fig. 5 - Templo de Luxor

Os Templos egpcios e os seus sacerdotes detinham grande poder e influncia sobre todos os aspectos do reino inclusive sobre o prprio fara. Caracterizados como grandes complexos gigantescos, mandados construir pelos faras, apelavam felicidade e prosperidade no faltando grandes esttuas dos deuses a que eram erigidos e festivais e procisses ao longo do ano. tambm de referir os tmulos dos reis e os pequenos santurios nas habitaes, sedo que os primeiros eram tratados como templos.

A Religio Egpcia

Humanos Deificados

Administrador do reino, chefe do exrcito e o sacerdote supremo, o Fara era mais que um simples rei, era um ser divino que zelava pelo equilbrio csmico. Considerado como um deus na terra e descendente de Hrus que ao morrer se ia juntar a seus pais R e Osris, dando origem adorao da sua pessoa tanto em vida como na morte e levando-nos a concluir que os seus palcios e tmulos eram considerados como templos de adorao.
Fig. 6 - Sarcfago em ouro do fara Tutankhamon, Museu do Cairo, Egipto

Contudo este estatuto de personalidade divina no

era apenas atribudo ao rei, alguns homens tambm ascenderam a essa categoria pelos feitos realizados a bem da nao. Podemos distinguir como algumas destas divindades humanas Sennefer, governador de Tebas, Amenhotep, filho de Hapu, vizir do fara Amen-hotep III, e Imhotep, o famoso arquitecto e mdico do fara Djoser, a que lhe atribuda a construo da primeira pirmide do Egipto a pirmide de degraus em Sakara.
Animais Sagrados
Fig. 7 - Pirmide de degraus, Sakara

Por todo o territrio egpcio existem animais sagrados que so associados s principais divindades atravs dos seus atributos naturais, numa tentativa de definir um poder divino global atravs de elementos concretos. Podemos referir alguns desses animais, que muitas vezes eram mumificados e oferecidos aos deuses ou sepultados com os mortos para os protegerem na Duat: O crocodilo era associado a Sobek e Khentekhetai, o ganso ou o carneiro a Amon, o boi pis para Ptah ou Osris, o falco para Hrus, entre outros.

A Religio Egpcia

Cosmogonias

Apesar da unificao de todo o Egipto por volta de 3100 a.C., cada provncia mantinha a sua prpria viso litrgica com deuses e crenas diferentes, no entanto existiam deuses comuns mas que poderiam ter representaes diferentes. Podemos referir como exemplo as diferentes cosmogonias de Elefantina, Tebas, Mnfis, a Ogdode de Hermpolis e a Enade de Helipolis. Com estas diferentes associaes de deuses surgem, por conseguinte, vrias mitologias para as diversas crenas religiosas como o caso da criao do mundo. Na Enade de Helipolis a criao do mundo definida como:
- No princpio havia Nun, que era as guas negras do caos. - Um dia, das guas emergiu uma colina. Chamava-se benben. - Nesta colina estava Atum, o primeiro deus. - Atum, tossindo, cuspiu Chu, o deus do ar, Tefnut, a deusa da humidade. - Chu e Tefnut tiveram dois filhos: Geb, o deus da terra e Nut, deusa do cu. - Chu levantou Nut em forma de arco, formando a abbada celeste sobre Geb.
Fig. 8 - Hrus

- Nut e Geb tiveram quatro filhos: Osris, Iss, Set e Nftis, os

primeiros deuses humanos. - Osris era o bom rei da terra, e sis foi a rainha. - Mas Set tinha inveja de Osris, porque queria ser ele a governar. Por isso um dia matou-o. - Osris ficou ento no mundo interior e o malvado Set tornou-se rei. - Mas depois sis mumificou Osris e este renasceu. Tiveram ento um filho, Hrus. - Hrus, quando cresceu, lutou contra Set para vingar o pai e ganhar o trono. E venceu. - Hrus tornou-se ento o senhor da terra e Osris o senhor do outro mundo.

Na Ogdode da cidade de Hermpolis, panteo era contituido por oito deuses agrupados em quatro casais: - Nun e Nunet, as guas primordiais e o espao celeste sob o abismo; - Hehu e Hehet, os espaos infinitos; - Keku e Keket, as trevas; - Amon e Amonet, o desconhecido;

A Religio Egpcia

Na cidade de Mnfis dominava um trade composta pelos deuses Ptah, a sua esposa Sekhmet e o filho destes, Nefertum. Em Tebas os sacerdotes incorpuraram elementos importantes das outras cosmogonias como o caso de Amon, identificado como a fora do criador supremo, Nun, Ptah, Atum, Tot, Hrus, Sobek, Hathor e Montu. Por sua vez o rei Akhenaton, na tentativa de retirar poder aos sacerdotes opta por intruduzir uma situo apenas se desenvolveu enquanto foi vivo.
Fig. 9 - Akhenaton adorando Aton

religio monotesta com Aton, o deus solar, no centro da sua religio. No entato esta

Como podemos ver por esta pequena amostragem da civilizao egpcia, a complexidade da sua religio extremamente rica e a forma como se encaixa no quatidiano da vida deste povo veio a torna-lo em um dos mais, se no o mais, bem sucedido da histria da humanidade, com um conjunto de testemunhos de mais de trs milnios de civilizao que continuam e vo continuar a fascinar as geraes vindoras.

A Religio Egpcia

Bibliografia

ARAJO, Lus Manuel de, Mitos e Lendas do antigo Egipto. Lisboa, Centralivros, 2005. HAGEN, Rainer; HAGEN, Rose-Marie - Egipto: Pessoas, Deuses, Faras. Kln, Taschen, 2008. SALES, Jos das Candeias, As Divindades Egpcias uma chave para a compreenso do Egipto antigo.
Lisboa, Editorial Estampa, 1999.

SALVADORI, Massimo L. (coord.), Histria Universal Vol. 2 - O Antigo Egipto / O Mundo Grego e Helenstico. Planeta DeAgostini, 2005. TAVARES, Antnio Augusto, Civilizaes Pr-Clssicas. Lisboa, Universidade Aberta, 1995. TRAUNECKER, Claude, Os deuses do Egipto. Mem-Martins, Publicaes Europa-Amrica, 2003.

WILDUNG, Dietrich, O Egipto - Da Pr-Histria aos Romanos. Kln, Taschen, 1998.


(Arquitectura Universal da Taschen)

Webgrafia
Acedida em Julho de 2009.

Ancient Egypt
http://www.ancientegypt.co.uk

Antiga civilizao egpcia


http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiga_civiliza%C3%A7%C3%A3o_eg%C3%ADpcia

Antigo Egipto
http://antigoegipto.com.sapo.pt/

BBC - History - Egyptians


http://www.bbc.co.uk/history/ancient/egyptians/

Civilizao Egpcia
http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/egito/egito.html

Digital Egypt for Universities


http://www.digitalegypt.ucl.ac.uk/

Egito Antigo
http://www.geocities.com/athens/Marble/4341/egito-antigo.html

Egyptian Museum
http://www.egyptianmuseum.gov.eg/

Jean Franois Champollion (1790-1832)


http://www.britishmuseum.org/explore/highlights/article_index/j/jean_fran%C3%A7ois_champollion_179.aspx

Mitologia egpcia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_eg%C3%ADpcia

Navegar no Antigo Egipto


http://www.museu.gulbenkian.pt/serv_edu/navegar_no_antigo_egipto/egipto.html

10

A Religio Egpcia

O Antigo Egito
http://www.misteriosantigos.com/egito.htm

O Estudo dos Hierglifos e a Pedra de Roseta


http://hieroglifos.com.sapo.pt/estudo.htm

Pedra de Roseta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_Roseta

Razor and mirror, from the tomb of Hatnofer and Ramose, western Thebes
http://www.metmuseum.org/TOAH/HD/htnf/ho_36.3.69,.13.htm

Section from the "Book of the Dead" of Nany


http://www.metmuseum.org/toah/ho/03/afe/ho_30.3.31.htm

The Osirisnet Project


http://www.osirisnet.net/

The Rosetta Stone


http://www.britishmuseum.org/explore/highlights/highlight_objects/aes/t/the_rosetta_stone.aspx

Zahi Hawass
http://www.drhawass.com/

11

You might also like