You are on page 1of 10

Das instituies do Rio de janeiro, a FGV foi a primeira colocada no ranking nacional de MBAs da Revista Voc S/A.

Quer exemplo melhor do que ser referncia?

FUNDAO GETULIO VARGAS Criada em 1944 com o objetivo de ser uma instituio voltada ao desenvolvimento intelectual do Pas, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas e importantes centros de pesquisa e documentao, localizados no Rio de Janeiro, sede da FGV, em So Paulo e em Braslia. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se, permanentemente, com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas da vida nacional como a Administrao Pblica e de Empresas, Economia, Direito, Cincias Sociais e Histria Contempornea. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais, presenciais e a distncia, a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE com a finalidade de prover canais de distribuio nicos para os cursos de ps-graduao lato sensu (especializao, aperfeioamento, extenso) e de desenvolvimento de executivos, originados nas unidades da FGV. IDE - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Criado em 2003, o IDE tem como objetivo prover canais de distribuio nicos para os cursos de Educao Continuada das Escolas e Institutos da FGV. composto pelos Programas: FGV Management, responsvel pelos cursos presenciais abertos; FGV Corporativo, responsvel pelos cursos presenciais in-company; FGV OnLine, responsvel pelos cursos a distncia (internet e satlite); e, Inteligncia de Negcios e Central de Qualidade. FGV MANAGEMENT A experincia acadmica e profissional dos professores da FGV faz com que os cursos aliem teoria e prtica de forma equilibrada, possibilitando que os conhecimentos adquiridos sejam rapidamente incorporados ao dia-a-dia das empresas. A misso do FGV Management formar executivos de empresas privadas, governamentais e do terceiro setor, levando aos talentos do nosso pas, instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. CAPITAL HUMANO Conveniada da FGV em Niteri desde o ano de 1997, a Capital Humano j formou mais de 5.000 alunos nos cursos de MBA/Ps-Graduao.

5 motivos para cursar o MBA da FGV na capital Humano: Logstica Infra-Estrutura Planejamento Reconhecimento Empregabilidade

Oferecendo capacitao executiva atravs de uma das mais respeitadas instituies de ensino do pas, a Capital Humano se tornou a maior conveniada da FGV no Estado do Rio de Janeiro. Trabalhando junto ao empresariado local pela formao do conhecimento, inovao e empreendedorismo, hoje conta com unidades localizadas em Niteri, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrpolis.

A Capital Humano busca fornecer educao empresarial de excelncia, permitindo que seus alunos desenvolvam todo seu potencial, tornando-os aptos a competir pelas posies de destaque no mercado.

A FGV oferece a voc o conhecimento e o certificado exigido pelo mercado: Ter um certificado de MBA Ps Graduao no currculo no mais um diferencial, mas sim uma exigncia do mercado;

FGV - MBA em Gesto de Processos


APRESENTAO :

A FGV uma marca com forte reconhecimento no mercado corporativo; Contedos Programticos construdos baseados nas competncias tcnicas e comportamentais que as principais empresas esto buscando nas vagas oferecidas. Conhea a programao e comprove o diferencial; Conhecimento transformado em prtica: corpo docente altamente qualificado, com grande expertise acadmica e empresarial;

O ambiente atual de negcios vem exigindo de todas as organizaes, sejam elas publicas ou privadas, operaes com maior eficincia, velocidade e flexibilidade. Tal ambiente se apresenta a partir de temas que cada vez mais se tornam relevantes e que influenciam as estratgias e operaes organizacionais como, por exemplo: utilizao adequada de recursos e energia; responsabilidade social, segurana e meio ambiente; consumo consciente; etc. Ainda nesse sentido, novas aplicaes tecnolgicas vm criando novos paradigmas para todos os segmentos de negcios, visto que viabilizam maior conexo entre os agentes de uma ou mais cadeias de valor. Tais conexes criam e transferem atividades entre agentes e negcios de diferentes cadeias, medida que o prprio contexto de operao se adapta e assume uma nova configurao at ento impensvel, trazendo novamente novos desafios para seus participantes. Em vista disso, a gesto de processos passa a desempenhar papel de grande relevncia nas organizaes. Tal assunto no uma novidade visto que o debate sobre essa rea de conhecimento vem se processando desde o advento das teorias de qualidade nos anos 1960, passando pela reengenharia e, mais contemporaneamente, por modelos e ferramentas de gesto como: custos baseados em atividades (ABC), corrente crtica, six sigma e balanced scorecard. No entanto, a ambincia externa atual tem elevado a gesto de processos a um novo patamar de importncia para as organizaes modernas.

Assim, considerando que as organizaes constituem-se de conjunto de processos, a gesto de processos vem sendo entendida atualmente como uma ponte entre a estratgia e a operao. Seu objetivo permitir a gesto integrada da organizao, dentro de parmetros pr-definidos de custo, qualidade e eficincia, sempre alinhados com os objetivos estratgicos da empresa. Dessa forma, o desafio principal dos gestores e executivos orquestrar essa integrao de conceitos e as tecnologias que a viabilizam. Os obstculos para tal jazem nas prprias organizaes, hoje construdas para operar como estruturas funcionais. Ademais, h dificuldades para uma comunicao livre, excessos de controles e, principalmente, falta de informao adequada para tomada de deciso. Assim, aes, tendncias e modelos de gesto com relevantes impactos no ambiente de negcios j vinham tratando de forma isolada o tema da gesto de processos. No Brasil, destaca-se a Fundao Nacional da Qualidade (FNQ), criada em 1991, com grandes esforos na busca por disseminao de critrios de excelncia e competitividade para as empresas brasileiras. A FNQ define um processo como o conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa seqncia determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou servios (sadas). Nos Estados Unidos, a APQC (American Productivity Quality Chamber), com carter similar, tambm promove benchmarkings sobre processos e indicadores de desempenho. Em termos tecnolgicos, novos equipamentos com alta mobilidade e custos baixos, suportados por sistemas de informaes, tm permitido gerar bases para tomadas de deciso baseadas em acompanhamento on-line das operaes. A ABPMP Association of Business Process Management Professionals, com um capitulo no Brasil desde 2008, traz como promessa a integrao dessas e de outras aes e tendncias, criando a oportunidade de desenvolver padres e modelos de gesto de processos, bem como de aprofundar o conhecimento das melhores prticas a serem disseminadas. Atualmente, o mercado brasileiro tem uma enorme demanda por profissionais que possam atuar em gesto de processos. Isto , profissionais que tenham a capacidade de analisar e entender suas organizaes como um todo; que estejam a par de novas tecnologias aplicveis; que possam criar sistemas de controle de desempenho; que possam identificar melhorias que influenciem a operao dos processos nos diversos nveis hierrquicos; que gerenciem projetos de otimizao de processos; e que sejam integradores e multiplicadores de uma nova cultura de gesto. De forma a responder ao desafio de atender a essa demanda, a Fundao Getlio Vargas apresenta o MBA em Gesto de Processos, de modo a desenvolver profissionais que possam criar a ambincia adequada para apresentar, debater e implementar o uso estratgico das best practices em gesto de processos.

PROGRAMA:
O Programa desenvolvido em torno de 3 (trs) dimenses distintas, porm interligadas e complementares: Dimenso Gerencial: visando dar ao aluno as ferramentas bsicas que sero usadas nos mdulos posteriores, assim como desenvolver suas habilidades gerenciais fundamentais, de modo que possam pensar gesto de processos de forma sistmica, e no de forma isolada, fragmentada e cartesiana. Dimenso de Gesto de Processos: visando apresentar ao aluno as principais metodologias para gesto de processos, assim como algumas matrias consideradas necessrias para um melhor entendimento da citada metodologia. Dimenso Prtica de Gesto de Processos: visando dar ao aluno orientao para adequada gesto de projetos, abordando no somente como ser feita a sua implementao e operao, bem como, planejando como ser feito o seu controle e apresentaes executivas.

METODOLOGIA DO CURSO:
Teoria - baseada em metodologias para a gesto de processos e nas matrias consideradas pr-requisitos para o aprofundamento do curso; Estudo de Casos baseado na resoluo de problemas propostos e na anlise de situaes j ocorridas na realidade (case studies); Prtica Prtica (best practices) de elaborao de Planos de Gesto de Processos, visando a integrao das matrias estudadas ao longo do curso.

OBJETIVO :
Fornecer aos participantes conhecimento dos conceitos e tcnicas associados gesto de processos, de modo a que possam identificar e implementar solues em suas empresas, a partir de uma viso integrada e alinhada estrategicamente com todos os demais processos organizacionais.

PBLICO ALVO:
Executivos e profissionais que desejam aumentar sua capacitao na rea de gesto de processos. Consultores de gesto de processos.

METODOLOGIA DO TCC:
O TCC - Trabalho de Concluso de Curso obrigatrio e deve estar de acordo com a Resoluo 01/2001 da CES do MEC. Neste curso, o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) ser um projeto associado gesto de processos, a ser desenvolvido e realizado ao longo de todo o curso pelos alunos, fora da sala de aula. Tal dever ter carter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, sendo o mesmo acompanhado a distncia, via Internet, por um professor orientador. O TCC tem por objetivo contribuir para a assimilao dos contedos desenvolvidos em classe, sendo seu principal objetivo demonstrar o aprendizado do aluno nas disciplinas do MBA Executivo em Gesto de Processos.

CARGA HORRIA TOTAL: 432 horas aula

Em Niteri, seu MBA da FGV pode ser cursado aos sbados, com aulas quinzenais. Assim, voc pode conciliar suas atividades pessoais com seu aprimoramento profissional.

PROGRAMA: MBA EM GESTO DE PROCESSOS TURMA 01 Disciplinas Dimenso Gerencial 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20


Comunicao Interpessoal Matemtica Financeira Estatstica Operaes e Funes Organizacionais Estratgia de Empresas Arquitetura Organizacional Logstica Empresarial Negociao e Administrao de Conflitos Processo Decisrio Estratgico (Disciplina Online) Gesto Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel (Disciplina Online)

Horas-aula 12 24 24 24 24 24 24 24 36 36
24 24 24 24 24 24 24 24 24

Dimenso de Gesto de Processos


Fundamentos de Gesto de Processos Desenho e Modelagem de Processos Gesto de Custo em Processos Gerenciamento da Qualidade em Processos Mtodos de Soluo de Problemas em Processos Gesto de Riscos em Processos Anlise e Otimizao de Projetos TI e Redesenho de Processos Gesto de Mudanas em Processos

Dimenso Prtica de Processos


Prticas de Gesto de Projetos

Carga Horria Total (Horas-Aula) EMENTAS: 1. Comunicao Interpessoal

36 432

Princpios de Comunicao. O processo da comunicao - comunicao verbal e no verbal, comunicao interpessoal e intrapessoal. Barreiras comunicao eficaz. O processo de comunicao em grupo. A importncia da inteligncia emocional no processo da comunicao.

2. Matemtica Financeira
Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortizao de emprstimos. Conceitos de equivalncia e fluxo de caixa. Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade).

3. Estatstica
Populaes, amostra, variveis contnuas e discretas; Mdia, mediana e moda; Distribuies de freqncias; Varincia e Desvio Padro; Anlise de Sries temporais; Correlaes; Teste de Hiptese; Casos de aplicao estatstica a anlise de processos.

4. Operaes e Funes Organizacionais


Conceito de Cadeias Produtivas; Conceito de Eco-sistema produtivo; Tipos de operaes de produo e prestao de servios; panorama das funes organizacionais (finanas, produo e operao, comercial, marketing, recursos humanos); organizaes e atividades pblicas e regulatrias; Anlise comparativa de modelos produtivos (Benchmarking)

5. Estratgia de Empresas
Planejamento/Gerenciamento Estratgico: Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Viso Estratgica. Anlise de setor industrial e de posio competitiva. Modelo SWOT. Cadeia de Valor. Estratgias Competitivas Genricas. Anlise da Concorrncia.

Gesto de Portflio e Alocao de Recursos. Desenvolvimento da Estratgia Corporativa, de Negcios (SBU) e Funcional. Metodologia para Desenvolvimento de Estratgia de Negcios.

6. Arquitetura Organizacional
Diviso e coordenao do trabalho organizacional; Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocrticas s organizaes em rede; Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas MultiDivisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Hbridas; Modelagem Estrutural. Funes versus processos versus estrutura organizacional.

7. Logstica Empresarial
Fundamentos de Logstica. Cadeia de Suprimentos Avanada. Distribuio Fsica. Medidas de Eficcia; Estoques; Localizao e Roteirizao; Just-in-Time; Logstica de Resposta de Servios; Operadores Logsticos.

8. Negociao e Administrao de Conflitos


Negociao como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociao. Planejamento e organizao. Estratgias e tticas de negociao. Maximizao de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informao, do tempo e do poder.

9. Processo Decisrio Estratgico (Disciplina Online)


Racionalidade na deciso estratgica: ao decisria, anlise social da deciso administrativa, construo do racional na deciso estratgica. Ilogicidade e intuio no processo decisrio: limites da racionalidade, contexto social da organizao, mtodos de deciso, estruturas cognitivas, construo do no-racional na deciso estratgica, intuio como habilidade decisria, ilogicidade, contradies e paradoxos como recursos gerenciais. Armadilhas decisrias: tendenciosidades armadilhas comportamentais: atalhos e simplificaes, ancoragem, violao da utilidade e da probabilidade, previses sob o efeito da percepo tardia, autoconfiana excessiva, atribuio distorcida da causalidade, profecia auto-realizvel, exposio seletiva apego aos prprios desejos e a prticas administrativas, pensamento grupista, evitando as prprias tendenciosidades. Ansiedade e medo no trabalho: percepo do risco como origem de ansiedade e medo, origens exteriores e interiores do medo, ansiedade e medo no contexto gerencial, gerncia das emoes controle na percepo do risco e na ansiedade. Reengenharia dos sonhos reflexo, dilogo, valores e intenes: momentos de reflexo, dilogo estratgico consenso para a deciso coletiva, viso como dimenso da liderana, ideao como referncia decisria utopias e valores.

10. Gesto Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel (Disciplina Online)


Histria da questo ambiental: homem e meio ambiente, conscientizao, desenvolvimento sustentvel. Questes do desenvolvimento sustentvel: desafios, empresas e desenvolvimento sustentvel, responsabilidade social corporativa. Problemas ambientais em escala global: chuva cida, destruio da camada de oznio, mudanas climticas, crise da gua, poluentes orgnicos persistentes. Meio ambiente e comrcio exterior: comrcio exterior, organizao mundial do comrcio, instrumentos de barreira comercial, normas internacionais de gesto ambiental.

11. Fundamentos de Gesto de Processos


Conceitos de Gesto de Processos; Histrico da gesto de processos; Cadeia de valor, Processos Crticos de Negcios; Reengenharia de Processos de Negcios; A viso transversal das organizaes; relaes cliente/fornecedor; Gesto DE e POR Processos; Componentes de Processo.

12. Desenho e Modelagem de Processos


Notaes de processos; Arquitetura de Processos; Identificao dos processos principais e de apoio; Definio de Nveis de detalhamento de processos; Estruturao de processos (mapeamento e detalhamento das atividades); tcnicas de entrevistas e levantamento; Definindo competncias e capacidade de execuo.

13. Gesto de Custo em Processos


Classificao de gastos (custo e despesas); Conceitos de custeio: Fixo, varivel, direto, indireto, unitrio, mdio; Custo de estoque; Custeio Contbil versus Custeio Gerencial; Modelos de custeio de operaes: industrial, servios e comrcio; Custos Baseados em Atividades; Oramento baseado em atividades; Anlise de processos: custos comprados e vendidos.

14. Gerenciamento da Qualidade em Processos


Histria da Qualidade: Deming, Juran e outros; Conceito de Qualidade, Produtividade, Eficincia e Eficcia; medidas quantitativas e qualitativas, Gerenciamento por Diretrizes; 5 S; Mtodo de controle de rotina; implantao de Controle de Qualidade Total TQC; Tipos de aes (preventiva, corretiva e reativa); Processos de Certificao.

15. Mtodos de Soluo de Problemas em Processos


Conceito de problema e oportunidade de melhoria; tcnicas de resoluo de problemas: Brainstorming; Pareto; Histograma; folhas de verificao e controle; Ishikawa - diagrama de causa e efeito; Mtodo GUT; 5W2H; 6 Sigma DMAIC; Viso Sistmica sobre Problemas Complexos (5. Disciplina); Levantamento e priorizao comparativa de alternativas de soluo.

16. Gesto de Riscos em Processos


Conceitos de Gerenciamento de Riscos; A percepo do risco e a qualificao de riscos; Riscos de Processos: fsicos, ambientais, financeiros, etc; Categorizao e Priorizao de Aes de Mitigao de Riscos; Modelos de Governana Corporativa: COBIT; SOX; etc; Processos de Auditoria de Riscos; Processos decisrios considerando riscos. Implantando controles sobre riscos corporativos.

17. Anlise e Otimizao de Projetos


Indicadores de desempenho e medio de processos (tempo, custo, responsividade, qualidade, etc); Melhoria x Otimizao; tipos de atividades e agregao de valor; Redesenho e automao; Simulaes de capacidade e anlise de gargalos produtivos. Anlises e

seleo de alternativas de soluo considerando variveis: financeiras (Custo total, VPL, TIR, PayBack), resultados (parmetros de controle, qualidade, velocidade).

18. TI e Redesenho de Processos


A mudana no ambiente dos negcios. Histrico da Gesto Tecnologia de Informao. Oportunidade e reas de conhecimento da tecnologia de informaes; Metodologia para gesto estratgica da informao e inovao de processos. Aplicao de tecnologia em automao de processos; TI Telecom e os Novos Modelos Organizacionais. Sistemas Integrados de Gesto: MRPs; ERP, CRM. Tendncias da TI: Internet, Telecom. Estudo e Anlise de Casos de uso de TI em Processos.

19. Gesto de Mudanas em Processos


Cultura Organizacional e a Mudana Organizacional; Processos de Mudanas; Mtodos de Gesto de Expectativas; A mudana como processo e como resultado; O papel da liderana; Comunicao como ferramenta; Tcnicas de integrao e formao de equipes.

20. Prticas de Gesto de Projetos


Desenvolvimento, ao longo do curso, de um plano de gesto de processos, a partir da integrao dos conceitos e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, considerando (no exclusivamente): identificao de problema (patologia de processos), desenvolvimento de alternativas de soluo, e desenvolvimento de soluo para redesenho e/ou melhoria do processo em tela, considerando-se como premissa subjacente para tal iniciativa, a estratgia empresarial, assim como os ambientes internos e externos empresa em questo.

Relao Parcial de Professores do Curso


Nome da disciplina
Comunicao Interpessoal Matemtica Financeira

professores
Ricardo Frenzel Moreira Irene Badar Mattos Ricardo Bordeaux Rego Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer M arcus Vincius Quintella Cury Luiz Cludio Gutierrez Duarte Paulo Sanz Tania Beyda David Menezes Lobato Luiz Antonio Jia Alexandre Alberto Leite de Oliveira Marcelo Raducziner S Rgo Almir Garnier Santos Francisco Rage Bittencourt Antonio Rodrigues de Andrade Jos Alexandre da Costa Alves Jos Davi Furlan Claudia Massena Barbar timo Coutinho Fabiano Simes Coelho Alexandre Varanda Rocha Mauro Mrcio Ferreira de Mendona Jos Alexandre da Costa Alves Daniel Barros Leandro Jesus Ana Catarina Silva Ana Catarina Silva Leandro Jesus Luiz Antonio Joia George Leal Jamil Alexandre Alberto Leite de Oliveira

Titulao
Mestre em Administrao pela FGV Mestre em Educao pela UERJ Doutor em Administrao pela PUC Doutor Engenharia Produo, UFRJ Doutor em Engenharia da Produo pela UFRJ Mestre Engenharia da Produo UFF Mestre Gesto Empresarial, FGV Doutoranda em Administrao, PUC-RJ e Mestre em Administrao, COPPEAD Doutor em Engenharia da Produo pela UFRJ Doutor Engenharia Produo, UFRJ Especialista em Administrao pela PUC Mestre Gesto Empresarial, FGV Mestre em Pesquisa Operacional pela Naval Post Graduate School Monterrey Mestre em Gesto Empresarial pela FGV Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ MSc em Administrao, UFF MSc em Administrao, PUC-SP Mestre em Engenharia de Produo, PUC - RJ Mestre em Cincias Contbeis pela UERJ Mestre em Cincias Contbeis pela UERJ Mestre em Administrao Pblica pela FGV Mestre em Sistema de Gesto pela UFF MSc em Administrao, UFF MSc em Engenharia de Produo, UFRJ MSc em Engenharia de Produo, UFRJ MSc em Administrao, UFMG MSc em Administrao, UFMG MSc em Engenharia de Produo, UFRJ Doutor Engenharia Produo, UFRJ Mestre em Cincia da Computao pela UFMG Especialista em Administrao pela PUC

Estatstica Operaes e Funes Organizacionais Estratgia de Empresas

Arquitetura Organizacional Logstica Empresarial Negociao e Administrao de Conflitos Fundamentos em Gesto de Processos Desenho e Modelagem de Processos Gesto de Custos em Processos Gesto da Qualidade em Processos Mtodos de Soluo de Problemas em Processos Gesto de Riscos de Processos Anlise e Otimizao de Processos T.I. e Redesenho de Processos Gesto de Mudanas em

Processos Prticas de Gesto de Processos

Maria Zlia de Almeida Souza Marcelo Raducziner S Rgo Claudia Massena Barbar

Mestre Administrao Pblica, FGV Mestre em Gesto Empresarial pela FGV Mestre em Engenharia de Produo, PUC-RJ

*Sujeito alteraes INFORMAES ADICIONAIS CERTIFICAO Ao trmino do curso de especializao, e cumpridas todas as exigncias do regulamento, dos cursos Ps Graduao Lato Sensu FGV Management. Tem direito ao certificado de especialista o aluno que obtiver mdia e freqncia nas disciplinas cursadas, bem como aprovao do seu trabalho de concluso do curso, observados os parmetros definidos no regulamento dos cursos Ps Graduao Lato Sensu FGV Management. Aos alunos que optarem pelo mdulo na Ohio University e Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas, atendidos os requisitos do requerimento dos cursos (inclui o Trabalho de Concluso do Curso) ser emitido um certificado Internacional. CORPO DOCENTE O corpo Docente e de Coordenadores da Fundao Getulio Vargas formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Alm da formao acadmica, possuem larga experincia profissional relativa ao programa que se apresenta. HORRIOS DE REALIZAO Aulas quinzenais aos sbados, das 8h s 17h40. As provas sero realizadas nas sextas-feiras que antecedem ao inicio das disciplinas das 20h s 24h. DOCUMENTOS E CONDIES Ficha de Inscrio Padronizada; Cpia autenticada do Diploma de Nvel Superior; Cpia da Carteira de Identidade e CPF; Duas fotos 3x4 recentes; Comprovante de Residncia Curriculum Vitae resumido; Declarao de pr-leitura do Regulamento Geral. SELEO E MATRCULA A seleo ser realizada por anlise de Ficha de Inscrio, Diploma da Graduao e Curriculum Vitae.

INFORMAES (21) 3002-2222 2 a 6 feira, de 8:30 s 19:00 Av. Ernani do Amaral Peixoto, 836 Centro Niteri E-mail: comercial@capital-h.com.br www.capital-h.com.br/fgv

PROGRAMAS INTERNACIONAIS: TRANSFORME SEU MBA EM MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL Os alunos de MBA podero optar por complementar sua formao cursando um dos Mdulos Internacionais da FGV, elaborados em parceria com as melhores Instituies de Educao Executiva da Europa e Estados Unidos. A participao nestes mdulos confere aos alunos de MBA da FGV um Certificado Internacional (MBA Executivo Internacional). Nossos programas internacionais possibilitam ao aluno: A oportunidade de agregar ao curriculum uma formao acadmica internacional; Formao de networking com alunos da FGV de outras partes do pas e com o corpo discente e docente das instituies estrangeiras.

Este mdulo, composto de 40 h/a, EXCLUSIVO para alunos e ex-alunos dos cursos de MBA Ps Graduao Especializao da FUNDAO GETULIO VARGAS. Os participantes, que forem alunos dos cursos de MBA recebero um certificado emitido pela OHIO UNIVERSITY, referente ao Programa, alm de um certificado da FGV, de MBA Executivo Internacional. Objetivos Possibilitar aos alunos a oportunidade de agregar ao seu Curriculum, formao acadmica internacional. Contato com o centro de deciso financeiro mundial, alm do contato com o circuito cultural americano, imprescindveis ao executivo com viso global. Formao de network com alunos FGV de vrias partes do pas, e com o corpo docente e discente da Ohio University. O Mdulo de Ohio padro para todos os cursos ministrados pela FGV, sendo composto por algumas das disciplinas das seguintes reas: e-Commerce, Thinking about the Future, Negotiation and Conflict Management Skills for Executives, Organizational Change, Business Applications of Automatic Identification and Data Capture, Corporate Restructuring: A Value Based Management Approach, Financial System Architecture, The 18 Immutable Laws of Corporate Reputation and How Marketing Can Help, Leading High Performance Organizational, Inventory Management, Supply Chain Management, Change Management. Caractersticas 40 Horas/aula com Traduo Simultnea e acompanhamento de coordenador durante o programa nos EUA; O aluno escolhe a data de melhor convenincia para sua participao; Esto inclusas as despesas com hospedagem; alimentao; seguro sade, material didtico; demais despesas inerentes ao programa conforme contrato e regulamento. No estao inclusas despesas com passagens areas nacionais e internacionais, traslados terrestres, taxas alfandegrias e de embarque, documentao (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como servios de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentao (realizadas fora dos locais e horrios previstos), servios mdico-hospitalares e farmacuticos no previstos no seguro sade e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programao.

MDULO INTERNACIONAL CHICAGO EM FINANAS E POLTICAS PBLICAS Pioneira em pesquisas no mundo, Chicago possui renomados pesquisadores e intelectuais e mais de setenta ganhadores de Prmios Nobel em diversos campos de estudo, principalmente na rea Econmica. O Mdulo INternacional Chicago em Finanas e Polticas Pblicas ser realizado na The Harris School of The University of Chicago, uma das seis escolas profissionais da University of Chicago, e um reconhecido centro para o estudo econmico e financeiro de polticas pblicas de mercado, onde os alunos desenvolvem habilidades analticas para

compreender a natureza dos problemas scio-econmicos e o impacto das polticas pblicas mundiais. FASE INTERNACIONAL:A Fase Internacional composta por uma semana residencial na The Harris School of The University of Chicago, composta por 32 horas-aula ministradas nos perodos da manh e da tarde. PROGRAMA O papel das Polticas econmicas, pblicas e governamentais nas economias de mercado; Ferramentas para a gesto financeira; Mensurando o sucesso: mtodos de anlise e avaliao econmica e social de projetos; Visitas a Instituies Financeiras

IDIOMA:As disciplinas sero disponibilizadas em ingls, com traduo simultnea para o portugus. CARGA-HORRIA 32 horas-aula

MDULO INTERNACIONAL IRVINE Cotada entre as melhores universidades americanas, segundo a revista US News, a Universidade da Califrnia um complexo educacional com campus em Berkeley, Davis, Irvine, Los Angeles, Riverside, San Diego, San Francisco, Santa Brbara, Santa Cruz e Merced. Reconhecida como um centro de excelncia, inovao, criatividade e pujana econmica, Irvine conhecida tambm por suas pesquisas em diversos segmentos. Notabilizou-se em 1995 por ter dois prmios Nobel em duas reas distintas - Frederick Reines, em fsica e Sherwood Rowland, em qumica. PROGRAMA I. Inovaes II. Gerenciamento de Projeto III. Habilidades de Negociao IV. Governana Corporativa V. Gesto de uma Cadeia de Suprimentos VI. Gesto de Qualidade em um Ambiente de Projeto VII. Lean Six Sigma VIII. Team Building IX. Visitas Tcnicas s quartas-feiras (mnimo de 2 visitas) X. Dia Livre (sbado e domingo) Idioma: As disciplinas sero disponibilizadas em Ingls, com traduo simultnea para o Portugus, opcionalmente. CARGA-HORRIA 54 Horas-aula

INFORMAES (21) 3002-2222 2 a 6 feira, de 8:30 s 19:00 Av. Ernani do Amaral Peixoto, 836 Centro Niteri E-mail: comercial@capital-h.com.br www.capital-h.com.br/fgv

10

You might also like