You are on page 1of 3

Algumas noes bsicas de nutrio

Certamente que muitos de ns j ouvimos falar em protenas, hidratos de carbono, vitaminas, gorduras, fibras, etc... Partindo de alguns conhecimentos na rea da nutrio podemos (devemos) tentar fornecer s aves uma alimentao o mais equilibrada e saudvel possvel pois isto um dos pilares para conseguir bons resultados produtivos. Assim, comeemos pelos hidratos de carbono ou glcidos. Estas substncias so basicamente aucares e funcionam como fontes de energia para o organismo. queimando hidratos de carbono que os msculos se contraem, por exemplo. Grande parte da dieta das aves (em especial as granvoras) constituida por glcidos. Claro que todas estas nooes so muito bsicas de qualquer processo metablico, mas serviro para que o amador compreenda um pouco melhor o papel da nutrio e dos nutrientes na sade das suas aves. As protenas so estruturas bastante complexas formadas por cadeias mais ou menos longas de outras substncias - os aminocidos - em diferentes combinaes. Embora no tenha grande intresse nutricional adiante-se que so as protenas a base do nosso corpo e forma. A informao gentica traduzida sobre a forma de protenas que depois tero um dada aco especfica. Existem aminocidos que podem ser construidos pelo prprio organismo, servindo as protenas ingeridas como um fornecimento dos elementos qumicos necessrios, contudo outros no podem ser sintetizados (aminocidos essenciais), pelo que tm forosamente de ser ingeridos em quantidade suficiente. No caso das aves so especialmente importantes a lisina e a metionina. A gordura importante na razo de que beneficia o bom estado da plumagem e as sementes gordas so muito apreciadas pelas aves. Temos de ter em conta que excessos de gordura podem afectar a sade das aves reduzindo a sua resistncia e resultando geralmente em problemas digestivos. Como norma podemos aumentar as sementes gordas nas alturas frias e na muda. Se deixarmos um canrio ou pintassilgo no se importam de comer um comedouro cheio de semilha, linhaa ou mesmo nabo... A ingesto das aves controlada pela quantidade de energia no alimento, ou melhor, uma ave deixa de ter fome quando consome uma determinada quantidade de energia (directamente relacionada com a riqueza em glcidos). As sementes que usamos tm muita energia, mas no vo alm dos 13-16% de protena bruta. Se atendermos a uma ave sem crias e ao facto de que necessita de cerca de 20% protena na sua dieta percebemos que pouco o que lhe damos e que necessrio procurar noutros alimentos o que est em falta. Muitas vezes acontece que uma ave morre subitamente sem razo aparente. Como no h sinais de doena no ligamos muito e incorremos no erro de dar antibiticos e outros medicamentos como "preveno" quando o que est errado a base da alimentao.

Valores nutricionais de algumas sementes (Adaptado de Martel, 1994) Semente Milho Alvo Alpista Milho Paino Linhaa Semilha Proteina (%) 11 13,6 12 19 20 Glcidos (%) 66 65 60 20 32 Gordura (%) 4 5,2 4,2 35 38 Fibras (%) 7,5 7,4 7,5 5,5 4,7

Milho Japons Trigo Milho Aveia Cnhamo Arroz

18 8 7,1 10 15-20 7,5

60 45 57 60 15-20 78

3 2 4 5 30 0,5

6,8 14 2,2 11 16 5

Funo dos nutrientes no organismo das aves

Em construo Nutrio de aves


Uma dieta equilibrada dever conter as quantidades necessrias de hidratos de carbono, gorduras, proteina, vitaminas e minerais de modo a manter as aves em boa sade e promover a sua longevidade e sucesso reprodutivo das aves em cativeiro. Uma dieta baseada numa mistura de sementes secas o suficiente paara satisfazer as necessidades nutricionais bsicas das aves granvoras mas no chega para suprimir todas as suas necessidades em protenas, vitaminas e minerais, pelo que por vezes necessrio adicionar estes elementos. Todavia um excesso tambm prejudicial, dai que todo o criador deva partir de um conhecimento bsico das necessidades nutricionais das suas aves. A quantidade de alimento que uma ave consome depende entre outras coisas do seu tamanho, actividade e da temperatura ambiente, bem como da concentrao energtica do alimento. Em proporo ao seu peso as aves consomem muito mais alimento do que os humanos, devido ao seu metabolismo ser igualmente muito mais rpido. Em termos mdios uma ave granvora adulta consome cerca de 13 vezes mais energia por kilo de peso vivo do que um homem. Estudos cientficos demonstram que um periquito adulto (ave tipo para estes estudos) necessita de 48-128kj (11-30 kcal) dirias de energia a uma temperatura de 20C, apenas para manter o seu peso corporal (necessidades de manuteno). Isto equivale a dizer que consome em mdia 8-12 grama de sementes. Aves mais pequenas podem, como lgico, consumir menos quantidade de alimento devido menor massa corporal, mesmo assim julgo que para aves granvoras correntes, at ao tamanho do periquito podemos assumir 10 grama sementes/dia como valor mdio.

Aves em nidificao
O processo de postura e alimentao das crias requer um gasto de energia extra por parte dos pais. Num mandarim em fase de postura, cada ovo formado representa o gasto de 55% da energia total ingerida, no entanto a fmea no come mais, reduzindo a energia que dispende e ficando mais

quieta sobre os ovos. Pode tambm perder algum peso corporal por uso da protena muscular e tecido sseo na formao dos ovos. Apenas quando as crias nascem os pais consomem mais alimento, sendo nessa altura as necessidades nutricionais de adultos e crias muito elevadas. O macho, embora no tenha o esforo da postura, pode chegar a perder 10% do seu peso corporal durante a alimentao das crias. Devido ao seu rpido metabolismo quando as crias comeam a alimentar-se por si prprias rapidamente os adultos recuperam a sua forma fsica. Percebemos assim claramente por que razo a boa forma dos reprodutores essencial para o sucesso reprodutivo.

Crias em crescimento
As crias de aves, em especial as pertencentes aos passeriformes e psitacdeos demonstram um extraordinrio ritmo de crescimento, duplicando o seu peso vivo em apenas 48 horas aps o nascimento. Durante os primeiros 10 dias de vida uma cria de canrio sofre um aumento de peso de 10 vezes o peso ecloso, abrandando a partir desta altura. Para manter este processo o nivel de ingesto muito elevado em relao ao peso das crias, sendo cerca de 5 vezes superior dos adultos. Assim, em teoria, cada cria seria alimentada com cerca de 50 grama de sementes por dia, o que no bem verdade visto as sementes aumentarem de peso e volume durante o processo de amolecimento e triturao a que os adultos as sujeitam. Um factor importante para as aves granvoras que as crias so particularmente susceptveis desidratao devido ao baixo teor de humidade nas sementes secas, da o uso de papas hmidas como suplemento. Durante os primeiros dias de vida as crias destas famlias de aves so alimentadas com um resduo produzido pelos pais juntamente com a comida regurgitada, que poderiamos comparar com um "leite" materno e que muito rico em protenas, nomeadamente enzimas que se destinam a facilitar e acelerar o processo digestivo nas crias. Este um dos problems em usar amas porque algumas espcies no so compatveis e acabam por criar aves fracas por terem tido falta de alguns dos elementos que seriam passados pelos pais. Contudo mesmo aps esta fase continuam a necessitar de uma dieta rica em protenas visto as sementes serem pobres nestes nutrientes. Necessitam ainda de um bom equilibrio de aminocidos durante o primeiro ms de crescimento em particular lisina, metionina e cistina. Estudos em periquitos demonstraram que um suplemento de glicina na papa hmida tambm melhorou as taxas de crescimento. Algumas aves so bastante difceis de convencer a aceitar novos alimentos, mas parece que existe uma relao positiva entre a variedade de alimentos que receberam no ninho e nos primeiros dias com a que podero consumir no seu futuro como reprodutores.

You might also like