You are on page 1of 62

Colunas de Brita e Jet Grouting

Grupo: Renan Cysne Novaes Rangel Wendell

Motivao
Hoje em dia cada vez mais freqente recorrer-se a tratamento de solos, uma vez que as zonas urbanas apresentam uma elevada ocupao do solo e o que ainda se encontra disponvel, deve-se ao fato de apresentarem m qualidade para a construo civil. Assim, houve necessidade de pensar-se em vrias tcnicas de tratamento de solos. (PINTO et al.,2009)

Nessa apresentao objetivamos atentar o olhar para as tcnicas de Jet Grouting e de Colunas de Britas. Estas tcnicas comearam a ser utilizadas algumas dcadas atrs, no entanto, atravs da evoluo tecnolgica dos ltimos anos sua prtica se tornou mais corriqueira e vivel.

Colunas de Brita
Est tcnica est relacionado ao melhoramento do macio e de suas propriedades, atuando principalmente: Aumentando a capacidade de carga Reduzindo os assentamentos Acelerando sua consolidao

Concentraremos nosso foco de viso no caso do uso dessa tcnica em solos moles. Neste mbito a coluna funciona de duas maneiras:
1 Reforando o Solo: Na coluna, o solo circundante confina lateralmente a brita, o que permite coluna desenvolver uma capacidade portante superior do solo que a envolve (RIBEIRO et al., 2010). Com o rearranjo das cargas aplicadas ocorre um redistribuio de esforos nas zonas sujeitas a grandes concentraes de tenses.

A conseqncia disso uma melhor resposta do conjunto, em termos de aumento de resistncia (capacidade de carga) e reduo de deformaes (recalques).

2 Atuao como dreno em solos moles: Macios de argila mole, em geral, possuem uma baixa permeabilidade e uma alta porosidade, sendo assim esto sujeitos a um desenvolvimento de poropresso e com o tempo, recalques. Concentrando nosso olhar nos recalques, podemos dizer que a baixa permeabilidade nos da uma expulso da gua dos poros muito lenta (dissipao de poropresso), e depende do caminho que a gua ter que percorrer ate ser expulsa.

Dito isso podemos dizer que a introducao de um elemento de alta permeabilidade pode proporcianar a agua um caminho mais facil para escoar, tanto de maneira radial quanto horizontal.

Associamos ao fato de que, em linhas gerais, sempre se instala uma malha de colunas, o efeito de drenagem potencializado.

Possibilidade de Aplicao
O espectro de solos que podem receber o tratamento com colunas de brita vo desde solos argilosos at as reas finas ( partculas menores de 0,002 mm at 0,6 mm). Quanto menor a resistncia do solo natural menor ser o efeito de confinamento da coluna de brita, reduzindo assim a carga axial mxima por ela suportada, resultando numa maior deformao desta ltima e numa menor capacidade de carga do conjunto.

Solos argilosos com valores de cu inferiores a 10kPa no so aconselhados para serem reforados com colunas de brita, pois o confinamento lateral induzido pelo solo coluna de brita muito reduzido. Solos com valores de cu entre 50 a 100kPa comeam a oferecer uma muito elevada resistncia ao avano dos diversos aparelhos para execuo das colunas de brita. Acresce que solos deste tipo j apresentam caractersticas tais que, regra geral, no necessitam de serem reforados.

Um outro tipo de solos em que pode ser vantajosa a aplicao desta tcnica so os solos arenosos de baixa a mdia compacidade, tendo como objetivo a reduo do seu potencial de liquefao.

Para uma grande parte das aplicaes prticas (solos com valores de cu entre 15 a 35kPa) os dimetros realizados compreendem-se entre 70 a 120cm.

Procedimento de execuo
1 Mtodos no vibratrios:
Os mtodos no vibratrios so caracterizados pela abertura de um furo no terreno preenchido com material brita. O furo obtido atravs da retirada do solo at a superfcie, e o material de preenchimento compactado. Este mtodo foi evoluindo com a disponibilidade de novas tecnologias como poderemos ver a seguir.

1 Mtodos vibratrios:
Comumente designado como vibrosubstituio, os mtodos vibratrios so empregados pela sua rapidez e pela melhoria do solo ao redor da coluna de brita. A vibrosubstituio consiste na introduo de uma sonda com um vibrador de baixa freqncia no solo natural, com ou sem a ajuda de um fluido de injeo, geralmente gua, podendo tambm ser usado ar.

A ao dos movimentos radiais do vibrador tende a compactar a brita lateralmente de encontro ao solo natural, o que conduz a uma maior densificao deste, para alm da densificao inicial resultante da descida e atuao da sonda.

Consideraes
Deve-se ficar atento ao aparecimento de solos orgnicos, que como so muito moles, no desenvolvem muito apoio a superfcie lateral da coluna, levando a grades deformaes. Devemos atentar tambm que a execuo de mtodos vibratrios em solos compressveis e porosos pode ocasionar uma queda na resistncia pela gerao de poropresso.

Esquemtico tpico

Caso real:
Obra de fundao de um aterro construdo na linha ferroviria do Norte, na zona de Aveiro, Portugal no ano de 1995. As colunas de brita foram implantadas por vibrosubstituio.

Solo siltoso finamente micceos, muito mole e mole; Resistncia no drenada, cu , entre 20 e 24kPa; ndice de compressibilidade,Cc, entre 0.60 e 0.92; Coeficiente de compressibilidade vertical, Vc, entre 2.8 a 3.6x10-3 cm/s; ndice de vazios, e , entre 2.1 a 2.87; Coeficiente de permeabilidade vertical, Kv , 1.6 a 3.8x10-7cm/s. Nvel fretico em torno de 2 metros de profundidade Aterro variando de 4.5 a 6.2 m

O comprimento das colunas dependeu da espessura dos estratos moles. A profundidade de penetrao limitada pelos estratos com Nspt at cerca de 5 pancadas, pelo que o comprimento executado das colunas coincide aproximadamente com o incio da camada arenosa encontrada. As colunas realizadas apresentam dimetros entre 0.8 e 1.0m e uma disposio planimtrica em malha quadrada de 2.5m de lado.

Jet Grouting
Para o tratamento do solo com calda de cimento (grout) em rea e profundidades conforme projeto sero executadas colunas de solo cimento tipo Jet Grouting. As colunas de solo-cimento so corpos cilndricos executadas mediante injeo de calda de cimento em jatos de altssima presso, que desagregam o solo natural resultando em ntima mistura de solo e cimento, permitindo a reclassificao do macio, aumentando significativamente os seus parmetros de estabilidade.

Mtodos
O conceito fundamental da tecnologia jet grouting o emprego da fora de impacto do jato hidrulico para desagregar o solo. Nesta tecnologia, a presso de bombeamento de calda de cimento, que , inicialmente, energia de natureza potencial, transforma-se em energia cintica, injetando-se calda de cimento atravs de bicos laterais ( geralmente orifcios de dimetro compreendido entre 1,8 a 4 mm ) haste, com uma velocidade que atinge 200 - 320 m/s. Combinando movimentos de rotao e de translao ascendente da haste com os bicos jateadores, so criadas formas cilndricas de solo-cimento, cujo dimetro e resistncia funo da caracterstica do terreno e do mtodo de execuo.

O mtodo JSG (Jumbo Special Grout ) ou JG (Jumbo Grout ) tubo duplo com emprego de ar comprimido, Nakanishi & Yahiro 1975 utiliza-se duas hastes coaxiais: numa delas ( a interna ) injeta-se calda de cimento e na outra ( envolvendo o jato de calda ) o ar comprimido, obtendo-se desta forma colunas de dimetros maiores do que aquelas obtidas sem o emprego de ar comprimido. Utilizado para colunas de dimetro maior, entre 90 e 180 cm, com utilizao de jato de ar comprimido presso de 20 a 45 Mpa. O mtodo CCP (Cement Churning Pile ) haste singela, monotubo, Nakanishi, 1970, que historicamente, a letra C inicial desse mtodo era atribuda chemical" devido ao uso de aglutinante qumico. Neste mtodo utiliza-se apenas uma haste de ao para jateamento da calda de cimento, sem o emprego de ar comprimido, formando, desta forma colunas de dimetros menores. Pode-se usar neste processo, haste dupla, sem a utilizao de ar.

Utilizado para colunas de dimetro mdio entre 40 e 80 cm, basta a injeo da nata de cimento presso de bombeamento de 20 a 45 MPa.

O mtodo CJG (Column Jet Grout) - tubo triplo, com emprego de ar comprimido, Yahiro, 1976 utiliza-se trs hastes coaxiais, e dois bicos jateadores: no superior, de menor dimetro, injeta-se, a presses elevadas, gua envolvida por ar comprimido e no inferior, de dimetro menor, injeta-se calda de cimento a presses relativamente mais baixas, obtendo-se colunas de grande dimetro (at 3 m). Este processo, pelo elevado custo da bomba, raramente empregado no Brasil. Utilizado para executar colunas com dimetro superior a 180 cm, h a incluso do jato de gua, tambm com altssima presso, que, junto ao ar comprimido, faz a pr-ruptura do terreno enquanto a calda de cimento preenche os espaos abertos.

Ensaios prvios de compatibilidade cimento / solo / gua


Caso haja a ocorrncia de argila orgnica ou terrenos com presena de contaminantes, dado o conhecimento de que para determinadas caractersticas fsico qumicas destas argilas ou terrenos o processo de pega e cura do cimento pode ser muito retardado ou inibido, deve-se promover uma amostragem desta argila e investigao em laboratrio de suas caractersticas fsico qumicas e geotcnicas, e subseqente simulao do seu comportamento, quando misturado com calda de cimento. As amostras do solo devero ser extradas com tubo tipo Shelby, Osterberg ou outro mtodo de retirada devendo ser protegidas contra a perda de umidade, e transportadas ao laboratrio.

Nos furos de amostragem, dever ser realizada uma coleta da gua do subsolo com amostrador apropriado dotado de vlvulas de reteno, de forma a permitir a extrao da gua do furo sem a contaminao por gua de lavagem de perfurao das camadas superiores. A coleta dever ser feita em frascaria ou recipientes apropriados, seguindo estritamente as recomendaes do laboratrio que ir proceder s anlises, observando-se os prazos mximos estipulados por este laboratrio quando validade da amostra. Os ensaios indicativos de compatibilidade mnimos so os indicados na tabela abaixo, e realizados no mnimo em UMA amostra para cada tipo de ensaio.

Outros ensaios qumicos complementares eventualmente podem ser necessrios tais como Sulfato, Sulfeto, Cloreto, Carbono Orgnico Total, Capacidade de Troca Catinica, etc.

Parmetros de injeo
Os parmetros de injeo, tais como presso, trao da calda, tempo de injeo, velocidade de rotao e translao da haste sero definidos aps ensaios prvios de compatibilidade do solo com o cimento e aferidos em colunas testes pouco profundas onde sero verificadas caractersticas geomtricas e mecnicas atravs de escavaes para exposies das colunas aferio dos dimetros resultantes e extrao de corpos de prova para ensaios de resistncia.

Atividades inerentes execuo dos servios


As atividades inerentes execuo das colunas so basicamente as seguintes: a) Preparo do terreno com capacidade de suporte adequado aos equipamentos. b) Locao topogrfica. c) Seqncia executiva A elaborao de uma seqncia executiva bsica prvia que permita a execuo contnua de colunas sem interrupes e sem que a perfurao e injeo de colunas no perturbem colunas recm injetadas. d) Sistema de conduo e remoo do refluxo Esta atividade propicia as condies de mobilidade do equipamento dentro do canteiro, com limpeza da frente, e compreende a conduo do refluxo por canaletas e acumulao provisria em bacias de conteno para posterior coleta e remoo at o bota fora ou reaproveitamento em outras frentes, alm de coleta sistemtica para ensaios de resistncia a compresso.

e) Perfurao A perfurao do terreno feita pelo processo rotativo convencional com o emprego de gua como elemento de lavagem. empregada nesta fase, perfuratriz rotativa que apresente recurso de rotao da coluna entre 6 a 20 RPM. A coluna empregada constituda por hastes especiais, com capacidade para absorver at 900 kg/ cm de presso. Para estes solos sem mataces (solos homogneos) recomenda-se as brocas tricnicas. O hidromonitor constitudo por um cilindro vazado, com rosca API nas duas extremidades. Junto extremidade inferior onde se acopla a broca de perfurao, existe um orifcio de dimetro entre 1,8 a 4,0 mm. O dimetro do orifcio determinado em funo da compacidade ou consistncia do subsolo. No punho da broca de perfurao usinado um assentamento de vlvula esfrica que tem por objetivo impedir a circulao da calda de cimento atravs da sada da broca, durante o processo de injeo.

f) Injeo de calda de cimento A injeo da calda de cimento executada atravs de orifcios de pequeno dimetro no hidromonitor. A injeo tem incio quando a perfurao atinge a profundidade desejada, instante em que se interrompe a injeo dgua e, conforme parmetros pr estabelecidos, a calda de cimento lanada atravs de orifcios de pequenos dimetros alojados no corpo do hidromonitor em altssima velocidade. A calda de cimento normalmente tem trao a/c = 1,0 em peso e ser ajustado aps ensaios prvios de compatibilidade com o solo local e colunas testes. g) Preparao da calda A calda de cimento preparada inicialmente num agitador de alta turbulncia. O fornecimento de gua importante. Por isso mesmo recomenda-se manter junto a cada misturador ao menos duas caixas de gua de no mnimo 10.000 l, mesmo contando com o fornecimento de gua contnuo pelas redes oficiais.

Controles executivos
Durante a execuo so procedidos vrios controles rotineiros de verticalidade, do dimetro, e da resistncia tanto da coluna quanto do refluxo, para que sejam atendidas todas as requisies estabelecidas pelo projeto. Estes controles se referem a: a) Perfurao - Verificao da locao e cota do terreno superficial, anotando imediatamente no mapa do controle de execuo. - Verificao do posicionamento da haste e sua correta inclinao. - Verificao do perfeito estacionamento e nivelamento da mquina, assegurando-se que no haver nenhum deslocamento durante a execuo dos servios. Reiniciar os servios se ocorrer qualquer problema. - Verificao e anotao da profundidade de perfurao, atravs do comprimento das hastes utilizadas, bem como controle automtico e escala graduada externa. Repetir essas mesmas operaes com as profundidades de incio e fim de injeo das colunas, e incio e fim de trecho de eventual pr-ruptura.

b) Injeo - Verificao e anotao do tempo gasto na perfurao, pr-ruptura e injeo da coluna. O controle do tempo dever ser feito com cronmetro. - Verificao e anotao da presso na bomba injetora durante a execuo da coluna JG, durante toda a fase de injeo, anotando eventuais variaes de presso. - Verificao e anotao da velocidade de rotao da haste em rpm. - Verificao e anotao do tempo de subida da haste (translao) em cada passo, com uso de cronmetro; controle do passo de injeo do equipamento. - Verificao e anotao do trao da calda de guacimento do misturador. - Verificao e anotao do consumo real de calda de gua-cimento na execuo da coluna. - Anotao do tipo e a marca do cimento utilizado.

c) Materiais Os materiais constituintes das colunas devero satisfazer s condies especficas na ABNT em ensaios prvios com Certificado de Conformidade. d) Boletim de controle de execuo Estas informaes e eventuais outras observadas durante a execuo das colunas sero registradas em documento denominado Boletim de Controle de Perfurao e Injeo de Jet Grouting.

Resistncia / controle tecnolgico


A resistncia das colunas funo do tipo do solo. Para tanto a avaliao da resistncia da lama de refluxo um parmetro que normalmente atende. Eventualmente promove-se a extrao e ruptura de corpos de prova. A definio de um programa de controle tecnolgico rotineiro durante a execuo das colunas, parmetros de amostragem e aceitabilidade, caso no estejam especificados em projetos, devem ser definidos em comum acordo com a fiscalizao e especificaes de projeto previamente ao incio dos servios. Sugerimos para avaliao das caractersticas das colunas de solo-cimento in situ que se adotem os seguintes procedimentos de ensaios:

*Nota: Ser feita somente se julgado necessrio em funo dos resultados do SPT.Dever se utilizar barrilete duplo livre dimetro HW para garantir integridade da amostra

Aspectos de projeto (Estimativa de dimetro, propriedades e dosagens)


O dimetro efetivo obtido atravs da experincia de cada empresa executora, funo de caractersticas granulomtricas do solo, resitncia ( spt ), cimentao e parmetros adotados para a execuo. Abaixo tabelas indicativas de dimetros estimados em funo da granulometria do terreno e para cada processo.
COLUNAS CCP

COLUNAS JSG

As propriedades tpicas do jet grouting, em valores indicativos para etapa de projeto inicial, que devero ser confirmados em fase adiantada dos estudos, so apresentadas abaixo:

Outros parmetros, do tipo adeso e trao na flexo, recomenda-se a adoo de 1/3 e 2/3 da coeso respectivamente, para o mdulo de deformao E50=~ 100xqu.

A experincia brasileira mostra que o ngulo de atrito do solo tratado praticamente invarivel, da ordem de 32, sugerindo adotar o mesmo valor do solo in natura. Para o coeficiente de permeabilidade valores entre 10-8 e 10-9 m/s. A resistencia do jet grouting compresso simples das colunas varia de acordo com o aglutinante, tipo de solo e tempo de cura. Portanto a dosagem apresentada a seguir indicativa e para aglutinante do tipo cimento Portland.

Casos de Obras de Conteno Executadas em Jet Grouting no Rio de Janeiro


Recuperao de um muro de conteno de orla martima.
Apenas como um registro e tambm como uma soluo alternativa ao problema bastante comum em orla martima como do Rio de Janeiro, em 1981, a Novatecna executou o servio descrito a seguir em Niteri. Foi o caso de recuperao de uma cortina atirantada na orla martima, onde por ao da mar devido a ressacas, houve a remoo do solo arenoso de fundao do muro e a conseqente instabilizao dessa estrutura, bem como o carreamento do material de jusante, afetando a calada e o pavimento urbano adjacente. Uma soluo bastante simples aplicada foi a criao provisria de um pequeno aterro arenoso na regio do p do muro, por montante, isto , pelo lado do mar, e a partir da plataforma criada, a execuo de uma linha de colunas compenetrantes de jet grouting, tipo CCP, dimetro 0,8m para criar uma espcie de aprofundamento da ficha da ordem de 3 m e uma conteno. Essa configurao tambm recalava o muro, pois cerca da meia seo da coluna ficava na projeo do muro, aprofundando a ficha, alm de criar uma conteno para evitar futuras remoes de material (ver figuras 1 e 2). Aps esse servio foi feita a reconstituio da rea.

Figura 1. Aspecto dos danos e jet em execuo

Figura 2. Vista das colunas CCP de conteno e subfundao do muro atirantado

Travessia subterrnea rodoviria (mergulho) da Praa XV


O uso do jet grouting ( = 1,2m) nasceu como uma soluo alternativa soluo de projeto que previa uma conteno lateral em paredes diafragmas longas (20m), visando a reduzir o fluxo por percolao e a obteno de ficha para dar estabilidade a uma estrutura embutida em solo flvio-marinho, variando entre argila mole a mdia e areia fofa a medianamente compactada, todos saturados (SPT 2 a 10). O objetivo da conteno era permitir a construo de um mergulho virio com escavao mxima de 5,5 m de profundidade. De um lado estava sob a projeo da Via Elevada Perimetral, alm de interferir com as suas fundaes e de outro lado, em certos trechos, colado s edificaes tombadas pelo patrimnio histrico da Praa XV, no Rio de Janeiro. Foi projetada, (maiores detalhes ver Maffei et al, 1998), uma soluo alternativa bastante criativa e tcnica, a de se encurtar drasticamente as paredes diafragmas e sua espessura, explorando o conhecimento geolgico local. Foram dimensionadas e executadas longarinas e estroncas de jet grouting, espaadas cerca de 6m, com duas filas de colunas e 2,0m de espessura, quando o fundo de escavao

O uso do jet grouting ( = 1,2m) nasceu como uma soluo alternativa soluo de projeto que previa uma conteno lateral em paredes diafragmas longas (20m), visando a reduzir o fluxo por percolao e a obteno de ficha para dar estabilidade a uma estrutura embutida em solo flvio-marinho, variando entre argila mole a mdia e areia fofa a medianamente compactada, todos saturados (SPT 2 a 10). O objetivo da conteno era permitir a construo de um mergulho virio com escavao mxima de 5,5 m de profundidade. De um lado estava sob a projeo da Via Elevada Perimetral, alm de interferir com as suas fundaes e de outro lado, em certos trechos, colado s edificaes tombadas pelo patrimnio histrico da Praa XV, no Rio de Janeiro. Foi projetada, (maiores detalhes ver Maffei et al, 1998), uma soluo alternativa bastante criativa e tcnica, a de se encurtar drasticamente as paredes diafragmas e sua espessura, explorando o conhecimento geolgico local. Foram dimensionadas e executadas longarinas e estroncas de jet grouting, espaadas cerca de 6m, com duas filas de colunas e 2,0m de espessura, quando o fundo de escavao.

Figura 6. Mergulho e as construes lindeiras

Conteno para escavao em solo argiloso mole para execuo de blocos de fundaes estaqueadas de grande carga concentrada, REDUC, Duque Caxias
Uma srie enorme de blocos de fundao (61) de dimenses e profundidades variveis, alm de conteno para escavao de uma grande rea (coque), 40 x 70m at 5m, adjacente aos grandes poos foram viabilizados com o uso de jet grouting (ver figura 7). Os dimetros dos poos variaram entre 4 e 15m, e as profundidades de escavao de 4 a 7m. O projeto explorou o formato circular para essas contenes para implantao dos blocos, mesmo que houvesse interferncia de uma em relao a outra (figura 8). Nesses casos foram definidas uma seqncia de escavao que no prejudicasse o equilbrio do carregamento previsto no projeto. Por se tratar de obra provisria no foi aplicado nenhum revestimento na estrutura de conteno. A estabilidade de fundo foi combatida com ficha em relao dimenso e ao solo de fundo da escavao. As colunas nos poos circulares foram do tipo CCP, de 0,8 m. Somente na conteno da grande rea escavada (piscina do coque) em solo muito mole e espesso, de at cerca de 14 m, foram adotadas colunas JG ( = 1,2 m) sendo a algumas armadas com perfil metlico. A maioria das colunas executadas ficou flutuante no solo mole. Somente as colunas que deveriam combater as superfcies potenciais de escorregamento ultrapassaram a camada de solo mole e engastaram em solo arenoso ainda sedimentar, porm de maior resistncia (SPT > 10) e essas foram armadas com perfil metlico para melhorar a condio de estabilidade.

Para garantir uma resistncia mnima de 1,0 Mpa de projeto, utilizou-se sistematicamente uma tcnica de pr-lavagem da argila orgnica muito mole a mole da camada superficial. (figura 9)

Referncias bibliogrficas
- ABEF, Associao Brasileira de Engenharia de Fundaes Manual de Especificaes de Produtos e Procedimentos Engenharia de Fundaes eGeotecnia 3 Ed. Ver. E ampl. So Paulo: Pini, 2004. -Relatrios tcnicos de obras da executadas pela Tecnogeo - www.tecnogeo.com.br -ftp://ftp.unilins.edu.br/bernardo/FUNDACOES%202%20Artigos% 202a.%20prova%202s2010/Previs%C3%A3o%20%20Recalques%2 02.pdf

You might also like