You are on page 1of 46

FERIDAS E COBERTURA CURATIVOS

OBJETIVOS
ATUALIZAR CONCEITOS SOBRE FERIDAS ASSIM COMO TIPOS DE COBERTURAS EXISTENTES NO MERCADO
TORNAR O OUVINTE APTO A ENTENDER, DISTIGUIR E DIRECIONAR TRATAMENTO E AVALIAO DE LESES DE PELE

CONCEITOS
FERIDAS
TODA E QUALQUER RUPTURA NO TECIDO EPITELIAL, MUCOSA OU ORGOS, PODENDO ATINGIR DESDE A EPIDERME AT ESTRUTURAS COMO A FASCIA, MSCULO, OSSO, APONEUROSE E ORGOS CAVITRIOS, CAUSADA POR FATORES EXTRNSECOS OU INTRNSECOS

CLASSIFICAES
1 - INTEGRIDADE LESO ABERTA LESO FECHADA

2 - ETIOLOGIA

AGUDA

CIRRGICA
TRAUMTICA

TRAUMTICAS
LACERANTE - objetos que ocasionam separao da pele PERFURANTE - objetos que ocasionam pequenas aberturas na pele PENETRANTE - produzidas geralmente por armas de fogo - varivel com tipo, munio e velocidade CONTUSA - produzida por objeto rombo

VENENOSA - produzida por picada de animal peonhento


QUEIMADURAS - de origem trmica, qumica, eltrica ou por radiao INCISA OU CORTANTE - produzida por objeto cortante, com bordos ajustveis e passveis de reconstituio IATROGNICA - leses secundrias a procedimentos ou tratamentos como radioterapia, quimioterapia.

3 - CONTEDO
LIMPA - sem indcios de inflamao LIMPA/CONTAMINADA - sem contaminao significativa, tempo inferior a 6h entre trauma/atendimento CONTAMINADA - tempo maior a 6h entre trauma/atendimento - presena de patgenos ou detritos, sem infeco local

INFECTADA - presena de infeco local, tecido desvitalizado, inflamao bacteriana e secreo purulenta

4 - GRAU DE PERDA TISSULAR


SUPERFICIAL - epiderme lesada somente PARCIAL - epitlio e derme so destrudos

PROFUNDA - toda epiderme e derme


destrudos podendo msculos e ossos tambm podem ser envolvidos - cicatrizao mais demorada

TIPOS DE LESES
EDEMA - acmulo anormal de fludos nos espaos intersticiais dos tecidos da rea perilesional ENTUMECIMENTO - endurecimento ou firmeza anormal das margens da ferida ERITEMA - vermelhido resultante da dilatao dos capilares superficiais. Pode ser resultante da reduo do fluxo sangneo (presso), manifestaes alrgicas, processo inflamatrio e/ ou infeccioso.

HIPERCROMIA - aumento da pigmentao da pele. Podem ocorrer aps trauma de pele ou episdio alrgico. MACERAO - amaciamento da pele deixando-a irritada favorecendo ulceraes. Indicativo de que o cuidado tpico no est

adequado.

ULCERAS DE PRESSO - ESTASE E OU DE DECBITO


LESES OCASIONADAS POR PRESSO QUE EXCEDE A PRESSO CAPILAR NORMAL, RESULTANDO EM DANO AO TECIDO. LOCALIZAM-SE NORMALMENTE SOBRE AS PROEMINNCIAS OSSEAS.

CLASSIFICAO
ESTGIOS - definem o grau de profundidade ou perda tissular da leso ESTGIO I - pele ntegra, mudana de temperatura, alterao da perfuso local ESTGIO II - perda de camada da pele, presena de bolhas rompidas ou no, pele escoriada, hiperemia moderada/intensa, tumefao local

ESTGIO III - perda significativa de pele envolvendo leso ou necrose de tecido subcutneo. Geralmente com presena de exsudato, presena ou no de tecido necrtico e pode haver exposio da fascia muscular ESTGIO IV - perda significativa de pele com extensa destruio e necrose do tecido subcutneo ou leso muscular. Pode haver exposio ssea, de tendes, leso de fascia muscular. Freqentemente apresentam tecido necrtico, exudato e infeco associados. Podem estar associados a presena de descolamentos, fstulas ou tneis.

FERIDA COM EPITELIZAO - apresenta colorao azulada-rsea, pequena elevao da margem da ferida e nas reas centrais margem mais plana, colorao branco rosado. FERIDA INFECTADA - presena de exsudato purulento amarelo, verde ou creme em grande quantidade que seria composto de bactrias, restos celulares e clulas brancas, podendo tambm apresentar odor ftido. Todas as feridas esto colonizadas por bactrias mas no significa que todas ficaro infectadas.

Exames bacteriolgicos so necessrios para tratamento sistmico adequado. Resultado da cultura indicar a presena de infeco ou no. (carga bacteriana > 10 ).

OUTRAS CLASSIFICAES
1 - CARACTERSTICAS DO EXUDATO

SEROSO - COR CLARA, PLASMA AGUADO


SANGUINOLENTO - VERMELHO VIVO, SANGUE ATIVO COM RUTURA DE VASOS SEROSANGUINOLENTO PURULENTO - VARIVEL DE AMARELA, ESVERDEADA, QUEIMADA OU MARROM. SEROPURULENTO

2 - QUANTO AO ODOR

3 - QUANTO A PROFUNDIDADE E EXTENSO


PAPEL MILIMTRICO RGUA FOTOGRAFIA SONDAS, SWABS, COTONETES, ETC.

FERIDA NECRTICA - tecido morto decorrente de isquemia por certo perodo de tempo FERIDA COM CROSTA - composta de clulas mortas acumuladas na exudao. Apresenta-se como uma membrana fibrinosa, de cor amarela na superfcie. FERIDA GRANULADA - apresenta cor vermelha brilhante e mida, com aspecto de amora. Parede dos capilares finas - fcil sangramento.

CLASSIFICAO DE FERIDAS

COBERTURAS
1 - CIDO GRAXO ESSENCIAL(DERSANI)

COMPOSIO: cido Linoleico, Caprilico e Cprico; Vitamina A e E e Lecitina de Soja MECANISMO DE AO: Promove quimiotaxia (atrao de leuccitos) e angiosnese (formao de novos vasos sangneos) mantm meio mido e acelera o processo de granulao.

Em pele ntegra previne escoriaes devido alta capacidade de hidratao e proporciona nutrio local. TROCA : Sempre que o curativo secundrio estiver saturado ou no mximo a cada 24 horas.

MODO DE USAR: Lavar a ferida com S.F0,9%; Remover exsudato e tecido desvitalizado; Espalhar no leito da ferida ou embeber em gazes estreis de contato ou superfcie para manter o leito da ferida mido at prxima troca; Ocluir com cobertura secundria; Proceder fixao.

2 - HIDROCOLIDE
COMPOSIO: CAMADA EXTERNA: Espuma de Poliuretano

CAMADA INTERNA: Gelatina, Pectina, Carboximeticelulose sdica


MECANISMO DE AO: Barreira trmica aos gases, a lquidos, mecnica e microbiana; Estimula a angiosnese e o desbridamento autoltico; Acelera o processo de granulao; Absoro de exudato ( gel); Manuteno do pH cido; Manuteno de ambiente mido.

TROCA : Sempre que o gel extravasar, curativo descolar ou no mximo em sete dias.

MODO DE USAR : Lavar o leito da ferida; Secar a pele ao redor da ferida; Escolher o hidrocolide (dimetro que ultrapasse a borda da ferida pelo menos 3 cm); Aplicar o hidrocolide, segurando-o pelas bordas; pressione firmemente as bordas do hidrocolide a massagear a placa para perfeita aderncia; Se necessrio reforar as bordas com micropore; datar o hidrocolide.

OBSERVAES : Alivia dor; No adere ao leito da ferida; auto-aderente; Dispensa curativos secundrios; A interao do exsudato com hidrocolide produz um gel amarelo (semelhante a secreo purulenta); Poder ocorrer odor desagradvel.

CONTRA-INDICAES : Feridas colonizadas ou infectadas; Feridas com tecido desvitalizado ou necrose; Queimaduras de 3 grau.

3 - ALGINATO DE CLCIO
COMPOSIO : Fibras de no-tecido, derivados de algas marinhas composto por cidos gulurnicos e manurnicos com ons de clcio e sdio incorporados em suas fibras. MECANISMO DE AO : O sdio presente no exsudato e no sangue interage com clcio presente no curativo de alginato. A troca inica auxilia no desbridamento autoltico, tem alta capacidade de absoro, formao de gel mandando meio mido para cicatrizao, induz hemostasia.

INDICAES : Feridas abertas; Sangrantes; Altamente exudativas com ou sem infeco, at reduo do exsudato; Leses cativarias com necessidade de estmulo rpido do tecido de granulao.
TROCA : Feridas infectadas : mximo de 24h. Feridas limpas com sangramento : a cada 48h ou quando saturado. Feridas limpas altamente exsudativas: quando saturar.

MODO DE USAR : Lavar o leito da ferida com S.F. 0,9%; Remover exsudato e tecido desvitalizado; escolher tamanho da fibra de alginato que melhor se adapte ao leito da ferida; Modelar o alginato no interior da ferida umedecendo a fibra com S.F. 0,9%; No deixar que a fibra ultrapasse a borda da ferida com risco de prejudicar a epitelizao; ocluir com cobertura secundria estril.
OBSERVAO: Quando o exsudato diminuir e a freqncia das trocas estiverem sendo feitas a cada 3 a 4 dias, significa que o momento de utilizar outro tipo de curativo.

4 - CARVO ATIVADO
COMPOSIO: Cobertura de contato de baixa aderncia, envolta por camada de falso tecido e almofada impregnado por carvo ativado e prata 0,15% MECANISMO DE AO : Carvo ativado adsorve o exsudato e filtra o odor. A prata exerce ao bactericida.

INDICAES : Feridas ftidas. Feridas infectadas e exsudativas.

TROCA : Cobertura secundria sempre que saturada.


Cobertura de carvo ativado no incio a cada 48 e 72h, dependendo da capacidade de adsoro. Quando a ferida no estiver mais infectada, pode ser trocado a cada 5 dias. MODO DE USAR : Lavar o leito da ferida com jatos de S.F. 0,9% Remover o exsudato e tecido desvitalizado, se necessrio

Colocar o curativo de carvo ativado sobre a ferida.


Ocluir com cobertura secundria estril. OBS: O curativo no pode ser cortado para no ocorrer liberao do carvo ou da prata na leso. Quando reduzir o exsudato e o odor, e houver granulao da ferida, substituir o carvo ativado por outro tipo de curativo que promova a manuteno do meio mido.

CONTRA-INDICAO : Feridas limpas e leses de queimaduras.

COMPOSIO : Gel transparente incolor composto por 77,7% de gua, 2,3% de Caboximetilcelulose e 20% de Propilenoglicol

MECANISMO DE AO: Amolece e remove o tecido desvitalizado atravs de desbridamento autoltico: H2O mantm meio mido; CMC facilita reidratao celular e o desbridamento e o PPG estimula a liberao de exsudato

INDICAES: Remover crostas e tecidos desvitalizados das feridas abertas (crostas, fibrinas, tecidos desvitalizados ou necrosados).
TROCA : Feridas infectadas - mximo a cada 24h

Necrose - mximo a cada 72h


MODO DE USAR : Lavar o leito da ferida com jatos de S.F. 0,9% Espalhar o gel sobre a ferida ou introduzir na cavidade asspticamente

Ocluir a ferida com curativo secundrio estril.

OBSERVAES : Necessita cobertura secundria

MEMBRANA OU FILME SEMIPERMEVEL


COMPOSIO : Filme de Poliuretano transparente, elstico e semi-permevel
Aderente a superfcies secas

MECANISMO DE AO : Proporciona ambiente mido favorvel a cicatrizao Permeabilidade seletiva, permitindo a difuso gasosa e a evaporao da gua
Impermevel a fluidos e microorganismos.

INDICAES : Fixao de cateteres


Proteo da pele ntegra e escoriaes Preveno de lceras de presso coberturas de incises cirrgicas limpas sem nenhum exsudato

Cobertura de queimaduras de 1 e 2 grau


Cobertura de rea doadora de enxerto

TROCA: Quando perder a transparncia, descolar da pele e ou se houver sinais de infeco.

MODO DE USAR : Limpar a pele, ferida ou local do cateter com gaze embebida em S.F. 0,9% Secar com gaze Escolher o filme transparente do tamanho adequado ao local, com dimetro que ultrapasse a borda Aplicar o filme transparente no local

OBSERVAES : Quando o contato for direto com a leso no h necessidade de curativo secundrio

Pode ser utilizado como curativo secundrio

Pode ser utilizado com outros produtos que estimulem o tecido de granulao.

SULFADIAZINA DE PRATA
COMPOSIO : Sulfatiazina de Prata a 1% hidrofico
MECANISMO DE AO : O on prata causa precipitao de protenas e age diretamente na membrana citoplasmtica da clula bacteriosttica, exercendo ao bactericida imediata e ao bacteriosttica residual pela liberao de pequenas quantidades de prata inica.

INDICAES : Preveno de colonizao e tratamento de queimaduras TROCA : No mximo a cada 12 horas ou quando a cobertura secundria estiver saturada MODO DE USAR : Lavar o leito da ferida com jatos de S.F. 0,9%

Remover todo excesso da pomada


Remover o tecido desvitalizado

Aplicar a pomada ( creme) asspticamente por toda extenso da leso ( 5mm de espessura)

Colocar gaze de contato umedecida com S.F. 0,9%

Cobrir com cobertura secundria estril


OBSERVAES : A cada troca do curativo retirar o excesso de pomada remanescente. Contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade.

CURATIVO MIDO COM S.F 0,9%


COMPOSIO : Cloreto de Sdio 0,9% MECANISMO DE AO : Limpa e umedece a ferida Amolece os tecidos desvitalizados Favorece o desbridamento autoltico INDICAES : Manuteno da ferida mida Feridas com cicatrizao por segunda inteno.

TROCA : De acordo com a saturao do curativo secundrio ou no mximo a MODO DE USAR : Inciso com deiscncia: Limpar a inciso com gaze e S.F. 0,9% Lavar o ponto de deiscncia com jatos de S.F. 0,9% Manter a gaze de contato mida com S.f. 0,9% no local da deiscncia Ocluir com gaze ou compressa seca Realizar fixao.

Feridas Abertas: Lavar o leito da ferida com jatos de S.F. 0,9% Remover exsudatos limpando a ferida com gaze embebida em S.F. 0,9% com movimentos leves e lentos. Remover tecidos desvitalizados (gaze, pina ou bisturi) Manter o leito da ferida mido

Ocluir com cobertura secundria seca (gaze ou compressa) e Fixar.

OBSERVAES : A soluo fisiolgica pode ser utilizada tanto para limpeza como para o tratamento de ferida CONTRA-INDICAES : Feridas com cicatrizao por 1 inteno

Locais de insero de cateteres


Introdutores

Fixadores externos e Drenos

Nas feridas abertas pode-se substituir o S.F. por Riger pois tem uma composio eletroltica isotnica com quantidades de potssio e clcio semelhantes ao plasma sangneo.

You might also like