You are on page 1of 23

FLEXO DOS SUBSTANTIVOS

Professora: Llian Cilza

Flexo de Nmero do Substantivo


Em portugus, h dois nmeros gramaticais: O singular, que indica um ser ou um grupo de seres; O plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres. A caracterstica do plural o s final.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural dos Substantivos Simples a) Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acrscimo de s. Por exemplo: pai - pais m - ms hfen - hifens (sem acento, no plural). Exceo: cnon - cnones. b) Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns. Por exemplo: homem - homens.

Flexo de Nmero do Substantivo


c) Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acrscimo de es. Por exemplo: revlver - revlveres raiz - razes Ateno: O plural de carter caracteres.

d) Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is. Por exemplo: quintal - quintais caracol - caracis hotel - hotis
Excees: mal e males, cnsul e cnsules.

Flexo de Nmero do Substantivo


e) Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras: - Quando oxtonos, em is. Por exemplo: canil - canis - Quando paroxtonos, em eis. Por exemplo: mssil - msseis. Obs.: a palavra rptil pode formar seu plural de duas maneiras:

rpteis ou reptis (pouco usada).

Flexo de Nmero do Substantivo


f ) Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras: - Quando monossilbicos ou oxtonos, mediante o acrscimo de es. Por exemplo: s - ases retrs - retroses - Quando paroxtonos ou proparoxtonos, ficam invariveis. Por exemplo: o lpis - os lpis o nibus - os nibus.

Flexo de Nmero do Substantivo


g) Os substantivos terminados em o fazem o plural de trs maneiras. - substituindo o -o por -es: Por exemplo: ao - aes - substituindo o -o por -es: Por exemplo: co - ces - substituindo o -o por -os: Por exemplo: gro - gros

Flexo de Nmero do Substantivo


h) Os substantivos terminados em x ficam

invariveis. Por exemplo: o ltex - os ltex.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural dos Substantivos Compostos A formao do plural dos substantivos compostos depende da forma como so grafados, do tipo de palavras que formam o composto e da relao que estabelecem entre si. Aqueles que so grafados sem hfen comportam-se como os substantivos simples: aguardente e aguardentes girassol e girassis pontap e pontaps malmequer e malmequeres

Flexo de Nmero do Substantivo


O plural dos substantivos compostos cujos elementos so ligados por hfen costuma provocar muitas dvidas e discusses. Algumas orientaes so dadas a seguir. PRESTE ATENO!

Flexo de Nmero do Substantivo


a) Flexionam-se os dois elementos, quando formados de:

substantivo + substantivo = couve-flor e couves-flores substantivo + adjetivo = amor-perfeito e amores-perfeitos adjetivo + substantivo = gentil-homem e gentis-homens numeral + substantivo = quinta-feira e quintas-feiras

Flexo de Nmero do Substantivo


b) Flexiona-se somente o segundo elemento, quando formados de: verbo + substantivo = guarda-roupa e guarda-roupas palavra invarivel + palavra varivel = alto-falante e alto-falantes palavras repetidas ou imitativas = reco-reco e recorecos

Flexo de Nmero do Substantivo


c) Flexiona-se somente o primeiro elemento, quando formados de: substantivo + preposio clara + substantivo = gua-de-colnia e guas-de-colnia substantivo + preposio oculta + substantivo = cavalo-vapor e cavalos-vapor substantivo + substantivo que funciona como determinante do primeiro, ou seja, especifica a funo ou o tipo do termo anterior. Exemplos: palavra-chave - palavras-chave bomba-relgio - bombas-relgio notcia-bomba - notcias-bomba homem-r - homens-r peixe-espada - peixes-espada

Flexo de Nmero do Substantivo


d) Permanecem invariveis, quando formados de: verbo + advrbio = o bota-fora e os bota-fora
verbo + substantivo no plural = o saca-rolhas e os saca-rolhas

e) Casos Especiais o louva-a-deus e os louva-a-deus o bem-te-vi e os bem-te-vis o bem-me-quer e os bem-me-queres o joo-ningum e os joes-ningum.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural das Palavras Substantivadas As palavras substantivadas, isto , palavras de outras classes gramaticais usadas como substantivo, apresentam, no plural, as flexes prprias dos substantivos. Por exemplo: Pese bem os prs e os contras. O aluno errou na prova dos noves. Oua com a mesma serenidade os sins e os nos. Obs.: numerais substantivados terminados em -s ou -z no variam no plural.

Por exemplo: Nas provas mensais consegui muitos seis e alguns dez.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural dos Diminutivos
Flexiona-se o substantivo no plural, retira-se o s final e acrescenta-se o sufixo diminutivo. pe(s) + zinhos animai(s) + zinhos bote(s) + zinhos
chapu(s) + zinhos

fari(s) + zinhos tren(s) + zinhos


colhere(s) + zinhas

flore(s) + zinhas

pezinhos animaizinhos botezinhos chapeuzinhos faroizinhos trenzinhos colherezinhas florezinhas

mo(s) + zinhas papi(s) + zinhos nuven(s) + zinhas funi(s) + zinhos tnei(s) + zinhos pai(s) + zinhos p(s) + zinhos p(s) + zitos

mozinhas papeizinhos nuvenzinhas funizinhos tuneizinhos paizinhos pezinhos pezitos

Obs.: so anmalos os plurais pastorinhos(as), papelinhos, florzinhas, florinhas, colherzinhas e mulherzinhas, correntes na lngua popular, e usados at por escritores de renome.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural dos Nomes Prprios Personativos
Devem-se pluralizar os nomes prprios de pessoas sempre que a terminao se preste flexo. Por exemplo: Os Napolees tambm so derrotados. As Raquis e Esteres.

Flexo de Nmero do Substantivo


Plural dos Substantivos Estrangeiros Substantivos ainda no aportuguesados devem ser escritos como na lngua original, acrecentando-se-lhes um s (exceto quando terminam em s ou z). Por exemplo: os shows os shorts os jazz

Flexo de Nmero do Substantivo


Substantivos j aportuguesados flexionam-se de acordo com as regras de nossa lngua: Por exemplo:
os clubes os jipes as toaletes os garons os chopes os esportes os bibels os rquiens

Observe o exemplo: Este jogador faz gols toda vez que joga. O plural correto seria gois (), mas no se usa.

Flebxo de Nmero do Substantivo


Plural com Mudana de Timbre Certos substantivos formam o plural com mudana de timbre da vogal tnica (o fechado / o aberto). um fato fontico chamado metafonia.

Singular
corpo () esforo fogo forno fosso imposto olho

Plural
corpos () esforos fogos fornos fossos impostos olhos

Singular
osso () ovo poo porto posto rogo tijolo

Plural
ossos () ovos poos portos postos rogos tijolos

Tm a vogal tnica fechada (): adornos, almoos, bolsos, esposos, estojos, globos, gostos, polvos, rolos, soros, etc. Obs.: distinga-se molho (), caldo (molho de carne), de molho (), feixe (molho de lenha).

Flexo de Nmero do Substantivo

Particularidades sobre o Nmero dos Substantivos a) H substantivos que s se usam no singular: Por exemplo: o sul, o norte, o leste, o oeste, a f, etc. b) Outros s no plural: Por exemplo: as npcias, os vveres, os psames, as espadas/os paus (naipes de baralho), as fezes. c) Outros, enfim, tm, no plural, sentido diferente do singular: Por exemplo: bem (virtude) e bens (riquezas) honra (probidade, bom nome) e honras (homenagem, ttulos) d) Usamos s vezes, os substantivos no singular mas com sentido de plural: Por exemplo: Aqui morreu muito negro. Celebraram o sacrifcio divino muitas vezes em capelas improvisadas.

Juntou-se ali uma populao de retirantes que, entre homem, mulher e menino, ia bem cinquenta mil."

Flexo de Nmero do Substantivo


Flexo de Grau do Substantivo
Grau a propriedade que as palavras tm de exprimir as variaes de tamanho dos seres. Classifica-se em: Grau Normal - Indica um ser de tamanho considerado normal. Por exemplo: casa Grau Aumentativo - Indica o aumento do tamanho do ser. Classifica-se em: Analtico = o substantivo acompanhado de um adjetivo que indica grandeza. Por exemplo: casa grande. Sinttico = acrescido ao substantivo um sufixo indicador de aumento. Por exemplo: casaro.

Grau Diminutivo - Indica a diminuio do tamanho do ser. Pode ser: Analtico = substantivo acompanhado de um adjetivo que indica pequenez. Por exemplo: casa pequena. Sinttico = acrescido ao substantivo um sufixo indicador de diminuio. Por exemplo: casinha.

ACHO BOM VOC COMEAR A ESTUDAR!

You might also like