You are on page 1of 72

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO ITAQUERA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO


SECRETRIO MUNICIPAL DE EDUCAO

ALEXANDRE ALVES SCHNEIDER Secretria Municipal de Educao Adjunta Professora Clia Regina Guidon Faltico

Diretor Regional de Educao de Itaquera Professora Elizabeth Oliveira Dias

Junho de 2010

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES E APLICAO DIRETA DE PENALIDADE.


OBJETIVO: ORIENTAES QUANTO A LEGISLAO, INSTRUO, ACOMPANHAMENTO, ENCAMINHAMENTO E FINALIZAO DOS PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES E APLICAO DIRETA DE PENALIDADE PAUTA: APRESENTAO SOBRE PROCESSOS DE APURAO PRELIMINAR SOBRE APLICAO DIRETA DE PENALIDADE PERGUNTAS E RESPOSTAS

Do Decreto 43.233/03TTULO IV DOS PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES ESPECFICOS CAPTULO I DOS PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DE PREPARAO E INVESTIGAO Seo I Da Apurao Preliminar

Art. 96. A Apurao Preliminar o procedimento disciplinar de preparao e investigao determinado pela autoridade que tiver cincia de irregularidades no servio pblico, objetivando a averiguao dos fatos e responsabilidades.
Art. 98. A Apurao Preliminar ser cometida a funcionrio ou grupo de funcionrios, mediante portaria devidamente publicada.

Aps a autuao de P.As


Necessrio enviar Memorando em quatro vias contendo cpias do Relatrio de Ocorrncia elaborado pela U.E., do Boletim de Ocorrncia e demais documentos que foram juntados para solicitao de autuao aos seguintes rgos: SME G; SME ATP; Ouvidoria Geral do Municpio, quando for o caso; Diretoria Regional de Educao.

Sugesto de redao do Memorando


Sr. Secretrio / Sr. Ouvidor Geral/ Senhor Diretor Regional de Educao da Diretoria Regional de Educao_____, Vimos por meio deste informar a Vossa Senhoria que os fatos descritos no Relatrio de Ocorrncia n___/10, da EMEF ____ e do Boletim de Ocorrncia n __/10, lavrado junto ao ___ DP, sero apurados no Processo Administrativo de n __________.

Seguem cpias reprogrficas dos documentos supra mencionados.

Documentos necessrios para prosseguimento de Processos de Apurao Preliminar: Juno da 1 via do Relatrio de Ocorrncia, numerado cronologicamente, devendo o mesmo conter todas as informaes disponveis no momento sobre o ocorrido, mencionando tambm todos os funcionrios e muncipes que tiveram conhecimento ou participao direta ou indireta no fato; Informaes quanto identificao patrimonial do bem roubado ou furtado, n da chapa e nota de empenho se houver, esclarecendo as razes da no incorporao se for o caso; Relao de bens danificados, quando for o caso,com a respectiva identificao patrimonial, informando se h algum bem no patrimoniado, apresentado as razes da no incorporao; Esclarecer as condies em que se encontram os bens danificados, se so passveis de recuperao ou no; Em caso de incndio, apresentar relao dos bens de consumo danificados; Assinatura e carimbo do responsvel pela elaborao do Relatrio de Ocorrncia; Visto confere com o original na cpia do Boletim de Ocorrncia. Verificar se a cpia est legvel.

QUADRO DE VIGILNCIA:
Nomes completos e respectivos RFs dos Agentes de Apoio em exerccio na U.E.; Horrios semanais de trabalho, incluindo dias de folga; Quadro de horrio dos Agentes de Apoio vigilncia da U.E.; Cpia dos FFIs referentes poca do fato irregular; Cpia da publicao em DOC das penalidades aplicadas at o momento. Em caso negativo, informar a inexistncia das mesmas; Convocao e termo de depoimento de todos os agentes de apoio na funo de vigias em exerccio na U.E. SEGURANA TERCEIRIZADA Convite e Termo de Depoimento de todos os profissionais da rea de vigilncia em exerccio na U.E.; IMPORTANTE Avaliao dos Agentes de Apoio vigilncia pela Chefia Imediata quando servidor efetivo ou avaliao de desempenho do FUNCIONRIO TERCEIRIZADO, com opinio detalhada feita pela Chefia da U.E., sobre desempenho profissional, responsabilidade, interesse, ateno, rendimento, qualidade de trabalho, assiduidade, pontualidade, relacionamento humano, cooperao,utilizao de materiais ou outro aspecto relevante;

CROQUI . O croqui importante para anlise da ocorrncia em si, pois determina visual e espacialmente o local onde ocorreu o fato Assinalar e legendar o local ou locais onde aconteceu o fato. CONVOCAO Fazer constar nome completo, RF, cargo / funo, local, data e horrio. Em caso de muncipe, emitir convite.

TERMO DE DEPOIMENTO OU ASSENTADA


(Termo em que so anotadas todas as pessoas, fatos e incidentes que ocorrem numa audincia cvel ou criminal)

Fazer constar todas as informaes, com cabealho completo, data, local e horrio de comparecimento, completa identificao do depoente, nmero do processo, nome dos membros da Comisso de Apurao presentes no momento da oitiva, apresentao de modo contnuo, sem espaos em branco e sem pargrafos, com datas e horrios do relatado claramente definidos, finalizao formal do depoimento, assinatura do depoente e assinatura dos membros da Comisso de Apurao, devidamente identificados. Observar que, em caso de mais de uma pgina de depoimento, fazer constar as rubricas dos membros da Comisso de apurao preliminar e nmero do processo em todas as folhas. No caso do no comparecimento de um dos membros da comisso de Apurao, justificar a ausncia.

AVALIAO DAS CONDIES DE SEGURANA


Dever ser feita e relatada pela Comisso de Apurao Preliminar mediante inspeo do local.

SUGESTES DE MEDIDAS DE PREVENO


A Comisso de Apurao Preliminar dever sugerir medidas de preveno passveis de aplicao e realizao para evitar novas ocorrncias de mesma natureza.

DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA FINALIZAO de um P.A.


Documento emitido pelo Distrito Policial a quem o fato foi comunicado informando o andamento das investigaes quando foi lavrado Boletim de Ocorrncia; Cpia dos Ofcios para as Assistncias Tcnicas das proximidades ou regio informando o fato e descrevendo os bens subtrados visando possvel localizao e / ou apreenso. Mesmo os bens no patrimoniados devero ser descritos e comunicados, ( Roubo ou Furto); Avaliao de Desempenho dos servidores envolvidos dever ser expedida pela Chefia Imediata. No se trata de juno ao processo de cpias de Fichas IADF destinadas a avaliao para efeito de merecimento / evoluo.

RELATRIO

Aps verificao de todo o processo, depoimentos e documentos anexados, concluses e observaes, a Comisso de Apurao Preliminar dever apresentar um relatrio conclusivo , detalhado, com histrico das oitivas, caracterizao dos fatos, anlise dos depoimentos, recomendaes e concluso.

CONCLUSO
A concluso dever obrigatoriamente conter a indicao da existncia ou no de responsabilidade funcional direta ou indireta de servidores da U.E., qualificando-os se for o caso e apresentar Proposta Objetiva nos termos do Artigo 102 do Decreto 43.233/03. A mesma deve estar em consonncia com o apurado, apresentando justificativas das razes do posicionamento adotado seja em casos de arquivamento, aplicao direta de penalidades ou encaminhamentos a PROCED. Se a concluso for pela aplicao de penalidade de repreenso, fazer constar quais incisos do artigo 178 foram infringidos e citar o inciso I do artigo 184, ambos da Lei 8989/79. No caso de suspenso no esquecer de mencionar os incisos infringidos com fulcro no artigo 178, caput do artigo 179 e inciso II do artigo 184 ,todos da Lei 8989/79, bem como mencionar tambm o nmero de dias de suspenso a serem cumpridos pelo (s) servidor (es) apenado (s). Se a concluso for pelo encaminhamento dos autos a PROCED, mencionar a alnea do inciso III, do artigo 102, do Decreto 43.233/03.

Cuidados:
A Apurao Preliminar no pode ser postergada e nem ficar retida. Em caso extremo, dever haver autorizao da autoridade que a determinou. Antes de encaminhar o processo para a DRE para prosseguimento, verificar paginao, juno, assinaturas, carimbos, rubricas e se em todas as pginas h meno do nmero do processo. Isso evitar perda de tempo e tramitaes desnecessrias de devoluo Unidade de Origem para completa instruo.

IMPORTANTE COMISSO DE APURAO PRELIMINAR e CPIA DA PORTARIA -

A Comisso de Apurao Preliminar dever ser composta por mais de dois servidores, a no ser em casos excepcionais, para garantir a ininterrupo da apurao caso um dos membros se encontre em impedimento legal. Juntar ao processo a cpia reprogrfica da publicao em DOC da Portaria que instituiu a Comisso de Apurao Preliminar, legvel, ou a Portaria de constituio da Comisso de Apurao Preliminar com o carimbo da publicao em DOC com data e pgina ou apor carimbo de publicao em DOC com data e pgina.

Secretaria Municipal de Educao Diretoria Regional de Educao de Itaquera EME.... Processo n RELATRIO DE OCORRNCIA Processo Nmero Natureza da ocorrncia Denncia de irregularidades no Concurso de remoo. Data : / /2010 Local___ Servidor responsvel pela comunicao Registro Funcional Local de trabalho - ______________
Histrico A servidora pleiteou reviso da deciso publicada em DOC de sobre sua remoo da escola onde est lotada e em exerccio, uma vez que no indicou nenhuma unidade para o efeito de remoo, embora o secretrio de sua U.E. tenha realizado uma simulao usando o nome da servidora e de outro servidor, que resultou na citada publicao. O Senhor Secretrio Municipal de Educao nos expedientes que foram juntados para compor este processo, decidiu pela instaurao de Apurao Preliminar para investigar a existncia de responsabilidade funcional ou no de servidores no caso em tela. _______________

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO

CONVOCAO Senhor (a) RF. Convocamos Vossa Senhoria para comparecer rua , n , s ....horas do dia ... de ...... de 2010, com a finalidade de prestar depoimento perante a Comisso de Apurao Preliminar, composta para apurar os fatos e responsabilidades referentes ao P.A. ................. . Na ocasio devero ser apresentados os documentos : RG, CIC e Demonstrativo de pagamento. So Paulo, ... de ...... de 2010. Nome RF. Presidente da Comisso de Apurao Preliminar.

Ciente : ______________________________ So Paulo, ___ / ___/ 2010.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO

TERMO DE DEPOIMENTO Aos dois dias do ms de ..... do ano de dois mil e , compareceu na sala ... do prdio da ..................., perante a Comisso de Apurao Preliminar constituda pela Portaria n........, publicada em DOC de .... de ...... de 2010 , pgina ..., o Senhor ............, RF.............. , exercendo o cargo ...................... , portador do RG.................... , residente na Rua .............. , n ....... , Bairro ............ , Cidade de ............. , a fim de tratar de assunto relacionado ao Processo de n .................. Presentes na oportunidade os membros da Comisso de Apurao Preliminar ......................, RF. ...... , ......................, RF. ...... e ...................., RF. .......... Perguntado se tinha conhecimento do motivo da convocao respondeu que............ Perguntado a quanto tempo trabalha para a PMSP, respondeu que ...A seguir, de livre e espontnea vontade, o depoente passou a responder s indagaes da Comisso de Apurao Preliminar. Indagado sobre o motivo........ Por estarem todos de acordo e nada mais havendo a acrescentar no presente depoimento, lavrou-se Termo de Depoimento que, lido e achado conforme, assinado pelos presentes. ________________________ Nome/ RF.
.................................. RF. ............................. Presidente da Comisso de Apurao Preliminar. ................................... RF. ............................. Membro

Ocorrncias envolvendo vigilncia


Alm dos documentos j mencionados e tratados anteriormente, tambm fazer constar: a) A correta especificao do bem desaparecido, indicando seu valor exato ( anexar oramentos, cpias de notas fiscais); b) Aps apurao, caso haja indcios de responsabilidade funcional , recomendar prosseguimento dos autos a SJ PROCED, que por sua vez promover a instaurao de sindicncia e, se for o caso, inqurito administrativo;

c ) Inexistindo ou no responsabilidade de servidor municipal e sempre que houver caracterizao de responsabilidade de empresa de vigilncia e segurana contratada pela Administrao necessrio, aps a publicao do Despacho do Senhor Secretrio Municipal de Educao que o Processo seja devolvido Unidade de Origem para que esta : Envie empresa contratada, como medida garantidora do exerccio constitucional da ampla defesa (art. 5, inciso LV, da Constituio Federal), ofcio / carta notificao, relatando o ocorrido e concedendo prazo (sugesto: 5 dias teis) para a apresentao de defesa prvia, informando que a Administrao est entendendo estar caracterizada a responsabilidade da empresa e que se pretende o ressarcimento do bem ou do seu respectivo valor. Necessrio comprovar a efetivao do envio da correspondncia ( carta com aviso de recebimento AR, por exemplo); Caso no ocorra o ressarcimento por parte da contratada, o processo dever ser instrudo de acordo com a Ordem Interna n 01 / 04 Pref. G (DOM 14/05/04) e apresentando relatrio conclusivo acerca da responsabilizao funcional, encaminhando-se a seguir Assessoria Jurdica de SME G para exame e adoo das medidas cabveis (despacho do Secretrio e eventual encaminhamento ao Departamento Judicial e / ou PROCED)

Modelo Empresa Terceirizada de Segurana e Vigilncia prestadora de servios na U.E. Ofcio n So Paulo, Prezado Senhor
Com respeito ao contrato n... / ... Celebrado com essa empresa para a execuo dos servios de vigilncia e segurana no ( U.E. municipal citar) e tendo em vista a constatao da ocorrncia objeto da documentao anexa (anexar Relatrio de Ocorrncia e B.O.), o presente para informar que est sendo imputada a essa empresa a responsabilidade pelo ressarcimento dos bens municipais em questo (relao anexa ao presente), ou do respectivo valor, uma vez que foram eles furtados nas dependncias onde os indigitados servios so prestados. No entanto, em conformidade com o que estabelece o artigo 5, inciso LV da Constituio Federal, fica concedido a V.Sa. O prazo de 05 (cinco) dias teis, contados do recebimento deste, para oferecimento de defesa prvia e das consideraes que entenderem necessrias a respeito do evento em pauta.

(continuao)

Cumpre esclarecer ainda que, instaurada, no mbito da citada unidade, a devida apurao Preliminar com o propsito de identificar eventual responsabilidade funcional, concluiu-se inexistir indcio de participao de funcionrio municipal para a efetivao da ocorrncia mencionada, o que torna legtima a responsabilizao dessa empresa pelos prejuzos constatados Administrao Municipal, em face da natureza do objeto contratual. Na oportunidade, reitero protestos de considerao. _______________________ (nome)Diretor Ao Ilmo. Sr. (nome representante legal da empresa) (nome da empresa) (endereo completo, inclusive CEP)

Com relao s empresas terceirizadas de servios gerais, merenda e limpeza

Caso haja funcionrio de empresas terceirizadas convidados a depor nos autos, fazer constar avaliao de desempenho dos mesmos,pela Chefia da U.E., juntar cpia reprogrfica do contrato de prestao de servios junto a PMSP e cpia do livro de ponto dos mesmos.

ORDEM INTERNA 1/04 - PREF

DATA: 13 de maio de 2004


CONSIDERANDO a necessidade de otimizao dos procedimentos adotadas pela Administrao Municipal relativamente aos processos encaminhados ao Departamento Judicial para cobrana de dbitos decorrentes de responsabilidade civil contratual e extracontratual; CONSIDERANDO ainda a necessidade de uniformizao desses atos, para tornar adequada a rotina estabelecida no mbito do Departamento Judicial da Procuradoria Geral do Municpio da Secretaria dos Negcios Jurdicos;

DETERMINO:
I - Ficam as Secretarias Municipais e demais rgos e Comisses Processantes da Administrao Municipal incumbidos de encaminhar ao Departamento Judicial da Procuradoria Geral do Municpio os processos que envolvam cobrana de dbitos decorrentes de responsabilidade civil, contratual e extracontratual, em no mximo 180 dias, contados a partir do conhecimento do fato, bem como proceder prvia e completa instruo dos mesmos, com os seguintes elementos para efetivao da cobrana:

a) documentos comprobatrios do fato constitutivo, da culpabilidade e do valor do dbito, tais como, oramentos, notas fiscais, etc.;
b) instruo com indicao da prova testemunhal com elementos aptos a caracterizar a responsabilidade civil, e no apenas a funcional. c) exata identificao do devedor e testemunhas (RG, CPF, endereo atual e telefone); d) valor exato do dbito; e) realizao de tentativa de cobrana amigvel com a respectiva comprovao de recebimento da notificao; f) concesso de ampla defesa.

II - Publique-se e encaminhe-se Procuradoria Geral do Municpio para prosseguimento.


MARTA SUPLICY, Prefeita

PORTARIA 228/03 - PREF


MARTA SUPLICY, Prefeita do Municpio de So Paulo, usando das atribuies que lhe so conferidas por lei, e CONSIDERANDO que as notcias provenientes do Poder Judicirio, da Secretaria de Segurana Pblica, do Ministrio Pblico, da imprensa ou de outros meios, relativas a envolvimento de servidores pblicos municipais em ilcitos penais, devem ensejar exame das implicaes disciplinares e conseqentes providncias de carter administrativo; CONSIDERANDO que as providncias de carter administrativo podem ocorrer antes da deciso a ser proferida em processo criminal, em face da independncia das instncias; CONSIDERANDO que a extino do direito de Estado de punir seu servidor decorre do decurso do tempo sem seu exerccio, nos termos do art. 197 da Lei 8.989/79; CONSIDERANDO a descentralizao administrativa promovida pela Secretaria Municipal de Gesto Pblica, atravs do Dec. 41.762, de 7.3.2002, e da Portaria 524/SGP, de 11.10.2002; a criao das Subprefeituras, pela Lei 13.399, de 1.8.2002, e a criao da Secretaria Municipal de Segurana Urbana, pela Lei 13.396, de 26.7.2002, alterada pela Lei 13.530, de 7.2.2003; CONSIDERANDO a necessidade de adequar a Portaria 2/96 aos termos da Lei 13.519, de 6.2.2003, e estabelecer procedimento nico a ser adotado pelas Chefias de Unidade em que haja servidor envolvido em inqurito policial, ao penal ou procedimento investigatrio do Ministrio Pblico,

RESOLVE: 1. A Chefia da Unidade que receber convocao, convite, requisio, intimao, notificao ou citao proveniente do Poder Judicirio, da Secretaria de Segurana Pblica ou do Ministrio Pblico, que diga respeito a servidor municipal ali lotado dever, sob pena de responsabilidade funcional por procedimento irregular de natureza grave: 1.1. se o servidor estiver em exerccio, cientific-lo, por escrito, com antecedncia de at 48 horas, para o cumprimento da ordem legal, encaminhando resposta autoridade subscritora do documento, com o comprovante de cincia e informao do endereo residencial constante do pronturio funcional do servidor; 1.2. se o servidor estiver em frias, aposentado, suspenso administrativamente, afastado em razo de processo de faltas, licena mdica, licena sem vencimentos ou afastado do exerccio de suas atividades por qualquer outro motivo legal, encaminhar o documento recebido ao endereo residencial constante do pronturio do servidor, com antecedncia de at 48 horas, para o cumprimento da ordem legal e, a seguir, informar a autoridade subscritora do documento da providncia tomada e do endereo residencial do servidor; 1.3. se o servidor se encontrar em lugar incerto e no sabido, informar a autoridade subscritora do documento de tal circunstncia, fornecendo-lhe o nmero do processo de faltas a que, necessariamente, o servidor dever responder, bem como o endereo residencial constante de seu pronturio funcional;

1.4. se o servidor estiver lotado em outra Unidade Municipal, encaminhar o documento chefia atual do servidor para as providncias discriminadas nos subitens 1.1, 1.2 ou 1.3. 2. A Chefia da Unidade dever formar expediente, no prazo de 20 dias, com a cpia do documento recebido, instruindo-o com cpia do inqurito policial, ao penal ou procedimento investigatrio do Ministrio Pblico respectivo e com o depoimento do servidor envolvido, se este se encontrar em exerccio ou afastado legalmente por prazo compatvel com aquele fixado neste item. 3. A Chefia da Unidade que receber ofcio com pedido de informao, de remessa de documentos ou outros provenientes do Poder Judicirio, da Secretaria de Segurana Pblica ou do Ministrio Pblico, que faam referncia a envolvimento de servidor municipal que lhe seja subordinado em ilcitos penais, dever providenciar resposta e, a seguir, proceder da forma descrita no item 2 supra. 4. A Chefia da Unidade que, atravs da imprensa ou por qualquer outro meio, tiver cincia de envolvimento de servidor que lhe seja subordinado em inqurito policial, ao penal ou procedimento investigatrio do Ministrio Pblico, dever proceder na forma descrita no item 2 supra. 5. Instrudo na forma indicada no item 2 supra, o expediente ser encaminhado ao Gabinete da Secretaria ou Subprefeitura a que pertencer o servidor, para anlise de seu contedo pela Assessoria Jurdica, que providenciar:

5.1. a remessa ao Departamento de Procedimentos Disciplinares ou ao Secretrio Municipal de Segurana Urbana, quando se tratar de servidor do quadro de profissionais da Guarda Civil Metropolitana, para as medidas disciplinares cabveis, nos seguintes casos: a) se houver vinculao entre a natureza do ilcito no qual o servidor est envolvido e o exerccio da funo pblica, sobretudo no que tange s suas atribuies especficas; b) se o servidor estiver sendo processado ou tem sua participao investigada em crimes contra a Administrao Pblica, a F Pblica, o Patrimnio, a Ordem Tributria, a Segurana Nacional, crimes de tortura, de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, de terrorismo e nos definidos como hediondos. 5.2 a remessa ao Secretrio da Pasta ou ao Subprefeito para arquivamento, quando no se configurar qualquer das hipteses descritas no item 5.1. 6. Os casos omissos sero analisados pela Assessoria Jurdica da Pasta ou da Subprefeitura a que pertencer o servidor. 7. Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Portaria 2/96-PREF, de 13.3.96. PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO, aos 2 de julho de 2003, 450 da fundao de So Paulo. MARTA SUPLICY, Prefeita

Encaminhamento a PROCED Os autos so remetidos a PROCED quando a pretenso punitiva da Comisso de Apurao Preliminar propor mais que cinco dias de suspenso , acompanhada de fundamentao consistente, quando envolva servidores do quadro da Guarda Civil Metropolitana como autores comprovados no fato irregular apurado, quando servidores da GCM forem responsveis indiretamente pela ocorrncia ou quando o fato irregular estiver comprovado perfeitamente e definida a responsabilidade por ao ou omisso de servidores. Na Proposta Objetiva dever ser especificado o inciso III, alneas a, b ou c do artigo 102 do Decreto 43.233/03.

No que tange baixa de bens: orientaes no Decreto 50.733/0/2009, que estabelece normas e procedimentos para o controle dos bens patrimoniais mveis da Administrao Municipal.

APLICAO

DIRETA DE PENALIDADE Com o advento do Decreto n 43.233/03, a aplicao de penalidade pela autoridade, deixou de ser uma possibilidade para transformar-se em DEVER. As penalidades de repreenso e suspenso de at 05 (cinco) dias podero ser aplicadas diretamente pelas chefias imediata ou mediata do servidor que tiverem conhecimento da infrao disciplinar. A aplicao de penalidade embasa-se na infringncia do Artigo 178 (dos Deveres dos servidores) da Lei n 8.989/79, podendo ser combinada com demais legislaes, desde que pertinentes ao ato cometido. No caso de suspenso, o servidor dever ter infringindo o caput do Artigo 179 (das Proibies aos servidores) da mesma Lei.

Fundamentao Legal: -Lei n 8.989/79 - Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de So Paulo Artigos 176, 177, 178, 179, 184, 185, 186 e 187.
-Lei n 10.806/89 Altera o Artigo 187 da Lei n 8.989/79 -Lei n 13.519/03 Altera o Artigo 186 da Lei n 8.989/79 -Decreto n 43.233/03 Regulamenta os Procedimentos Administrativos Disciplinares Artigos 112 e 113

- Manual de Procedimentos Disciplinares publicado no D.O.M. de 26/08/03

PROCEDIMENTOS
Notificao ao servidor: Elaborada por escrito e dever conter: 1. Identificao do servidor ( nome, RF); 2. Descrio da conduta irregular a ele imputada; 3. Dispositivos legais infringidos; 4. A pena a que est sujeito; 5. Expressar o prazo de trs dias para apresentao de defesa. Dar cincia ao servidor, datando a mesma

2 Apresentao da Defesa: A defesa dever ser apresentada por escrito, pessoalmente ou por defensor constitudo. A chefia receber a mesma, contrarecibo, que dever ser juntado ao expediente. 3 Apreciao da Defesa: Em se apresentando a defesa, a chefia imediata analisar as justificativas e argumentos do servidor e decidir pelo acolhimento, abrandamento ou pela aplicao de penalidade. O no acolhimento da defesa ou a sua no apresentao no prazo legal acarretar a aplicao da penalidade. Dar cincia ao servidor, datando a mesma.

4 Portaria de Penalidade As Portarias de repreenso e suspenso diferenciamse na citao da legislao infringida. No caso de suspenso, em todos os atos dever constar a quantidade de dias de suspenso e na Portaria dever tambm constar o perodo em que o servidor cumprir a penalidade. A Portaria de penalidade um ato administrativo, devendo ser elaborada em papel timbrado, constando no cabealho, as denominaes dos rgos centrais e regionais. Obedece a uma normatizao e formatizao oficiais. No pode conter rasuras, abreviaes e erros de digitao. Deve conter: Nome do servidor R.F. e vnculo Cargo do servidor Padro Unidade de lotao e exerccio Estrutura Hierrquica A pena a ser aplicada (suspenso = quantidade de dias e o perodo do cumprimento) Legislao infringida

Montagem do expediente: Todos esses documentos formaro um expediente administrativo, juntamente com o memorando inicial de encaminhamento, da Direo Diretoria Regional, iniciando-se a juno a partir deste. Apensado a este expediente, em envelope fechado, com identificao Acompanha memorando n___/____ da EME___ , dever estar contida outra via original da Portaria, a qual no poder conter nenhum carimbo. Aps o cadastramento do expediente no Sistema Informatizado (TID), no sobrepor nenhum documento na inicial, sempre faz-lo na sequncia, bem como no poder haver substituio de folhas. Orientaes Gerais: Ao dar cincia ao servidor, orienta-se que a chefia o faa na presena de duas testemunhas, pois caso o servidor se recuse a assinar o documento, a chefia relatar o fato no prprio documento e assinar juntamente com as duas testemunhas. Recomenda-se a elaborao do expediente em tempo hbil para a publicao, mas no caso da mesma no ocorrer poca determinada pela chefia, ser dada cincia por escrito ao servidor dos dias em que cumprir a pena, pois a publicao em D.O.C. oficializar o ato da chefia.

Aps a publicao em D.O.C., a Portaria que est no envelope apenso dever ser entregue ao servidor, contra-recibo, e o expediente original, arquivado em seu pronturio. Compete DRE gerenciar o cadastramento da penalidade dos servidores nos Sistemas Informatizados realizado pela U.E. Recomenda-se tambm, a conferncia de dados do servidor no Sistema SIGPEC, para confirmao da grafia do nome, do R.F., vnculo, nome correto do cargo e do padro do servidor.(tela do SIGPEC com os dados do Servidor dever compor o expediente)

A Portaria de penalidade poder sofrer adequaes, em conformidade com cada situao: - Servidor apenado que permanece constantemente em licena mdica ou costuma faltar correntemente Aos servidores que se encontram constantemente em licenas mdicas ou queles servidores que se utilizam abusivamente de faltas, dificultando a definio do perodo do cumprimento da penalidade, a Apreciao da Defesa e a Portaria podem ser exaradas com a seguinte redao: ... x dias de suspenso, a serem cumpridos quando do seu retorno ao exerccio de suas funes.... - Servidor apenado enquanto no exerccio de outro cargo: Na qualificao do servidor, discriminar o seu cargo base. Aps descrever a infringncia, completar com os dados: ... enquanto no exerccio de Diretor de Escola designado da EMEF X...;

Converso da penalidade em multa A legislao prev a converso da penalidade em multa desde que comprovada a necessidade de servio, e no ao atendimento de interesses pessoais, visando a eficincia e a eficcia do servio pblico e neste caso o servidor obrigado a permanecer em exerccio. Se praticada sem motivao, a converso em multa ato viciado por desvio de finalidade, passvel de ensejar a responsabilizao funcional de quem a praticou ou contribuiu para tanto. Havendo a necessidade imperiosa para tal, na Portaria dever constar a informao da converso em multa e no h necessidade de constar o perodo do cumprimento da suspenso, somente a quantidade de dias, pois a suspenso ser oficializada no dia da publicao. Com a converso em multa o servidor no sofre prejuzos quanto contagem de tempo, mas somente pecunirio.

Reincidncia de atos infratores A reincidncia de atos infratores praticados pelo servidor constitui procedimento de natureza grave, sujeitando-o conforme o caso, a penas maiores de suspenso de at 120 (cento e vinte) dias e at mesmo a pena de Demisso do Servio Pblico Municipal. Recomenda-se assim, que as chefias procurem aplicar as penalidades aos servidores a elas subordinados, de forma escalonada, principiando pela repreenso e finalizando em 05 (cinco) dias de suspenso. Ocorrendo casos de reincidncia sistemtica e, tendo a chefia esgotado o seu limite de competncia (05 dias de suspenso), dever ser formalizada uma representao ao Titular da Pasta mediante relatrio Circunstaciado sobre o comportamento do funcionrio, instrudo com documentos comprobatrios, que ser encaminhando a PROCED para manifestao sobre o caso. Deve a autoridade, igualmente, atentar para o fato de que ningum pode ser punido duas vezes pela mesma infrao disciplinar (mesma infringncia na mesma poca). A aplicao direta de penalidade pela chefia encerra definitivamente a pretenso punitiva da Administrao, ficando vedada a instaurao de procedimento disciplinar pelo mesmo fato descrito no memorando de notificao. Sendo grave a infrao disciplinar, comunica-se o fato, deixando-se de proceder aplicao de pena diretamente (falsificao de documentos, acmulo de cargos, LM na PMSP e trabalho em qualquer outro rgo pblico/privado).

Penalidade em decorrncia de P.A.: Quando a penalidade a ser aplicada for em decorrncia das concluses alcanadas em um P.A., dever ser providenciado o expediente de penalidade em apartado do P.A., que por sua vez ficar custodiado na Unidade de origem, aguardando a publicao da penalidade em D.O.C.. Os procedimentos de penalidade devem ser providenciados imediatamente. Aps a penalidade ser publicada no D.O.C., juntar uma cpia dessa publicao ao P.A. e encaminh-lo para a Assistncia Tcnica. Caso a chefia acolha a defesa do servidor, juntar ao P.A. uma cpia de todo o expediente que tratou da penalidade e encaminh-lo para a Assistncia Tcnica. O expediente original dever ser arquivado no pronturio do servidor. Se a penalidade for acima de 05 (cinco) dias, a competncia para aplic-la de PROCED e orienta-se para que a chefia determine o cumprimento da mesma pelo servidor, o mais rpido possvel, pois posteriormente essa informao dever constar no P.A. Quando da chegada do P.A. na unidade de origem, a chefia dever providenciar a retirada da Portaria original que se encontra apensada contracapa do mesmo, entreg-la ao servidor contra-recibo juntando-o aos autos e informar o perodo do cumprimento da pena, remetendo o processo DRE.

Reconsiderao e Recurso: Aps a publicao do ato, o servidor tem o direito a solicitar Reconsiderao autoridade que expediu o ato e, sendo indeferida, poder solicitar Recurso autoridade imediatamente superior. O prazo para interposio de pedidos de reconsiderao e recurso de 60(sessenta) dias da data da publicao do ato impugnado. Em ambos os casos, devero ser exarados os Despachos da chefia acolhendo ou indeferindo o pedido. No recebimento da reconsiderao ou do recurso, atentar para o prazo de interposio. Caso o prazo j tenha ultrapassado, receber o documento protocolando-o, e neste caso, o pedido ser indeferido por ser intempestivo. Contagem de prazo (Artigo 228 da Lei n 8.989/79): Os prazos so contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o de seu trmino. O prazo ser prorrogvel at o 1 dia til se o trmino cair em sbado, domingo, feriado, em dia que no houver expediente ou se o expediente for encerrado antes da hora normal. O mesmo procedimento de contagem de prazo aplicado na apresentao da Notificao da aplicao de penalidade ao servidor.

Insubsistncia de Portaria: Quando o servidor no cumpre a penalidade por encontrarse em impedimento legal ou quando na Portaria houve omisso de algum dado, faz-se necessrio torn-la insubsistente. Para tanto, a autoridade que emitiu a Portaria, dever providenciar o Despacho de Insubsistncia de Portaria, com posterior emisso de nova Portaria.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA - ............. EME........................................................................ So Paulo, ..... de ...............de 2010. MEMORANDO N ......../2010 Sr.(a).......................................... R.F. ...........................................

Atravs do presente, fica V.S. notificado de que se encontra sujeito a ser apenado disciplinarmente pela prtica da seguinte infrao:____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________, ocorrida no dia ___/____/____. A conduta acima descrita viola o(s) inciso(s) ......................do Artigo 178 da Lei n 8.989/79 (combinar com outras legislaes, se necessrio) e o sujeita pena de REPREENSO. Informamos a V.S. que tem o prazo de 3 (trs) dias, a contar do recebimento da presente notificao, para apresentar, por escrito, sua defesa a esta Chefia. A no apresentao da defesa no prazo estabelecido acarretar a aplicao da penalidade. Identificao e assinatura da chefia imediata Ciente: Data:__/__/__ Assinatura do servidor:________________________

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA EME........................................................................ So Paulo, ..... de ...............de 2010. MEMORANDO N ......../2010 Sr.(a).......................................... R.F. ........................................... Atravs do presente, fica V.S. notificado de que se encontra sujeito a ser apenado disciplinarmente pela prtica da seguinte infrao:____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________, ocorrida no dia ___/____/____. A conduta acima descrita viola o(s) inciso(s) .................do Artigo 178 e o caput do Artigo 179 ambos da Lei n 8.989/79 (combinar com outras legislaes, se necessrio) e o sujeita pena de SUSPENSO de ...........(...........) dias. Informamos a V.S. que tem o prazo de 3 (trs) dias, a contar do recebimento da presente notificao, para apresentar, por escrito, sua defesa a esta Chefia. A no apresentao da defesa no prazo estabelecido acarretar a aplicao da penalidade. Identificao e assinatura da chefia imediata Ciente: Data:__/__/__ Assinatura do servidor:________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

EME.... ........................................... PORTARIA N ____/2010 de ___/__/2010 O Diretor de Escola da EME..... ................................., no uso de suas atribuies legais, e com fundamento no Artigo 187 da Lei n 8.989/79, alterado pelo artigo 5 da Lei 10.806/89, RESOLVE: Aplicar ao() Sr(a)........................................, R.F..................vnculo........, ....................................(discriminar o cargo por extenso), padro QPE ............., lotado e em exerccio na EME.............................................., EH ......................(Estrutura Hierrquica), a pena de REPREENSO, por descumprimento ao disposto nos incisos ................. do Artigo 178 da Lei n 8.989/79, observadas as condies previstas no artigo 187 e pargrafos da Lei n 8.989/79, alterados pelo artigo 5 da Lei n 10.806/89. Assinatura da chefia A identificao dever ser digitada (nome, R.F. e cargo)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA EME.... ........................................... PORTARIA N ______/2010 de ___/____/2010 O Diretor de Escola da EME...... ................................, no uso de suas atribuies legais, e com fundamento, no Artigo 187 da Lei 8989/79, alterado pelo artigo 5 da Lei 10.806/89: RESOLVE: Aplicar ao() Sr.(a)......................................, R.F........................vnculo...., ..................................(discriminar o cargo por extenso), padro QPE ................., lotado e em exerccio na EME....................................., EH ................................(Estrutura Hierrquica), a pena de SUSPENSO por ........ (.......) dias, a ser cumprida de ___/___/___ a ____/___/___, por descumprimento ao disposto no(s) inciso(s)....... do Artigo 178 e caput do Artigo 179, ambos da Lei n 8.989/79, c.c.(se necessrio, citar demais legislaes), observadas as condies previstas no artigo 187 e pargrafos da Lei 8989/79, alterados pelo artigo 5 da Lei n 10.806/89. Assinatura da chefia A identificao dever ser digitada (nome, R.F. e cargo)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

EME.... ........................................... PORTARIA N ______/2010 de ___/____/2010 O Diretor de Escola da EME...... ................................, no uso de suas atribuies legais, e com fundamento, no Artigo 187 da Lei 8989/79, alterado pelo artigo 5 da Lei 10.806/89: RESOLVE: Aplicar ao() Sr.(a)......................................, R.F. .......................vnculo...., ..................................(discriminar o cargo por extenso), padro QPE................., lotado e em exerccio na EME....................................., EH ................................(Estrutura Hierrquica), a pena de SUSPENSO por ........ (.......) dias, convertida em multa, por descumprimento ao disposto no(s) inciso(s)....... do Artigo 178 e caput do Artigo 179, ambos da Lei n 8.989/79, c.c.(se necessrio, citar demais legislaes), observadas as condies previstas no artigo 187 e pargrafos da Lei 8989/79, alterados pelo artigo 5 da Lei n 10.806/89. Assinatura da chefia A identificao dever ser digitada (nome, R.F. e cargo)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO


DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

EME.... ........................................... PORTARIA N ______/2010 de ___/____/2010 O Diretor de Escola da EME...... ................................, no uso de suas atribuies legais, e com fundamento, no Artigo 187 da Lei 8989/79, alterado pelo artigo 5 da Lei 10.806/89: RESOLVE: Aplicar ao() Sr.(a)......................................, R.F. .......................vnculo...., ..................................(discriminar o cargo por extenso), padro QPE................., lotado e em exerccio na EME....................................., EH ................................(Estrutura Hierrquica), a pena de SUSPENSO por ........ (.......) dias, a ser cumprida a partir da data da publicao, por descumprimento ao disposto no(s) inciso(s)....... do Artigo 178 e caput do Artigo 179, ambos da Lei n 8.989/79, c.c.(se necessrio, citar demais legislaes), observadas as condies previstas no artigo 187 e pargrafos da Lei 8989/79, alterados pelo artigo 5 da Lei n 10.806/89. Assinatura da chefia A identificao dever ser digitada (nome, R.F. e cargo)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO


DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

EME.... ........................................... PORTARIA N ______/2010 de ___/____/2010 O Diretor de Escola da EME...... ................................, no uso de suas atribuies legais, e com fundamento, no Artigo 187 da Lei 8989/79, alterado pelo artigo 5 da Lei 10.806/89: RESOLVE: Aplicar ao() Sr.(a)......................................, R.F. .......................vnculo...., ..................................(discriminar o cargo por extenso), padro QPE ................., lotado e em exerccio na EME....................................., EH ................................(Estrutura Hierrquica), a pena de SUSPENSO por ........ (.......) dias, a ser cumprida quando do retorno ao exerccio de suas funes, por descumprimento ao disposto no(s) inciso(s)....... do Artigo 178 e caput do Artigo 179, ambos da Lei n 8.989/79, c.c.(se necessrio, citar demais legislaes), observadas as condies previstas no artigo 187 e pargrafos da Lei 8989/79, alterados pelo artigo 5 da Lei n 10.806/89. Assinatura da chefia A identificao dever ser digitada (nome, R.F. e cargo)

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

DESPACHO DO DIRETOR DE ESCOLA INTERESSADO: (Nome do servidor) R.F.: CARGO: ASSUNTO: Reconsiderao de penalidade aplicada pela Portaria n ___/__, de __/__/__ I. vista dos elementos de convico constantes deste protocolado, em especial da manifestao de fls. ___ (parecer final da chefia), que adoto como razo de decidir, conheo do pedido de RECONSIDERAO, por tempestivo, e no mrito ACOLHO o pedido de reconsiderao, conforme elementos em epgrafe, nos termos do disposto no inciso II do artigo 176 da Lei n 8.989/79, tornando INSUBSISTENTE a Portaria n ___, de ___/___/___ - da EME..................., publicada no D.O.C. de __/__/__. Publique-se So Paulo, ___de _______de 2010.
Assinatura e identificao digitada da chefia

II.

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAO DE ITAQUERA

DESPACHO DO DIRETOR DA EME..................

INTERESSADO: (Nome do servidor) RF: CARGO: ASSUNTO : Reconsiderao de penalidade aplicada pela Portaria n ___/___, de __/__/__
I. vista dos elementos de convico constantes deste protocolado, em especial da manifestao de fls. ___ (parecer final da chefia), que adoto como razo de decidir, conheo do pedido de RECONSIDERAO, por tempestivo, mas, no mrito, por inexistncia de argumentos novos, INDEFIRO o pedido de reconsiderao, conforme elementos em epgrafe, nos termos do disposto no inciso II do artigo 176 da Lei n 8.989/79, mantendo-se a Portaria n ____, de ___/___/___da EME................................, publicada no DOC de __/__/__. Publique-se

II.

So Paulo, ___de __ _____de 2010.


Identificao digitada da chefia

Consultas a Legislao:
Leis Municipais no site da PMSP Secretaria de Negcios Jurdicos

Manual de Normas e Procedimentos da Secretaria Municipal de Educao

Elaborao de textos e montagem:

Maria Cristina Adensohn de Souza Silvia Pucci Silva Cachoni


Assistncia Tcnica SME

Lei 13.519/03

altera o artigo 186 da Lei 8.989/79

"Art. 186 - A pena de suspenso, que no exceder a 120 (cento e vinte) dias, ser aplicada em casos de falta grave ou de reincidncia.

Decreto n 43.233/03
Art. 112. As penas de repreenso e suspenso de at 5 (cinco) dias podero ser aplicadas diretamente pelas chefias imediata ou mediata do servidor que tiverem conhecimento da infrao disciplinar. 1. A aplicao da pena ser precedida de notificao por escrito da chefia ao servidor, que conter a descrio da conduta irregular a ele imputada, os dispositivos legais infringidos e a pena a que est sujeito, conferindo-lhe, expressamente, o prazo de 3 (trs) dias para apresentao de defesa, conforme modelo constante do Anexo II integrante deste decreto. 2. A defesa ser feita por escrito, podendo ser elaborada pessoalmente pelo servidor ou por defensor constitudo e ser entregue, contra-recibo, autoridade notificante. 3. O no acolhimento da defesa ou sua no apresentao no prazo legal acarretar a aplicao das penalidades previstas no "caput" deste artigo, mediante ato motivado, expedindo-se a respectiva portaria e providenciando-se a anotao, em pronturio, da penalidade aplicada, aps publicao no Dirio Oficial do Municpio. Art. 113. Aplicada a penalidade, encerra-se a pretenso punitiva da Administrao, ficando vedada a instaurao de qualquer outro procedimento disciplinar contra o servidor punido pela conduta irregular descrita na notificao de que trata o 1 do artigo 112 deste decreto.

DESPACHO DIRETOR
Interessado: EME............. Assunto: Apurao Preliminar DESPACHO DO DIRETOR DE ESCOLA Determino que os funcionrios abaixo listados promovam apurao preliminar dos fatos referentes ao presente expediente, com fundamento na Lei 8.989/79 e Decreto 43.233/03, apresentando no prazo de 20 dias relatrio conclusivo sobre o que foi apurado. XXXXXXXXXXXXXX RF ......... XXXXXXXXXXXXXX RF ......... XXXXXXXXXXXXXX RF ......... So Paulo, 26 de Maio de 2010. _______________ Diretor de Escola

PERGUNTAS E RESPOSTAS
A penalidade disciplinar pode ser aplicada imediatamente, sem a audio do acusado? No. Desde a Constituio da Repblica de 1988 todo acusado em processo administrativo disciplinar tem direito a ampla defesa e ao contraditrio (art. 5, LV, CF/88), sendo que sua verso sobre os fatos deve sempre ser ouvida antes da aplicao da penalidade.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Caso uma averiguao preliminar conclua pela aplicao direta de penalidade, quem dever aplic-la?

O secretrio da Pasta ou o subprefeito a que pertencer o servidor a ser punido determinar chefia imediata ou mediata deste a aplicao da pena, conforme dispe o inciso I do artigo 102 do Decreto n 43.233/03. A aplicao dessa pena dever obedecer ao artigo 187 da Lei 8.989/79.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O servidor processado por faltas ao servio (art. 188, I e II, da Lei n 8.989/79) pode reassumir suas funes?

Sim, desde que no tenha sido apenado por esta infrao anteriormente. Ou seja, desde que seja primrio em processo de faltas (art. 149/150, Decreto n 43.233/03).

PERGUNTAS E RESPOSTAS
No perodo de estgio probatrio, possvel representar contra o servidor, ainda que ele no tenha atingido 31 faltas consecutivas ou 61 faltas interpoladas? Sim. O inciso I do artigo 19 da Lei 8.989/79 menciona a inassiduidade como causa de exonerao do servidor em estgio probatrio. O Decreto 43.233/03, no pargrafo nico do artigo 133, explcito quanto possibilidade de elaborar a representao antes de atingidos os limites mencionados nos incisos I e II e 1 do artigo 188 da Lei 8.989/79, bastando, nesse caso, comprovar a ausncia reiterada e injustificada ao trabalho. (faltas com atestado mdico e licenas no caracteriza inassiduidade)

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Deve-se abrir processo de faltas contra servidor que preso? No, porque, nessas condies, o servidor est impedido de comparecer ao trabalho. A unidade onde ele est lotado, no entanto, ao ser informada da priso do servidor, deve tomar todas as providncias mencionadas na Portaria 228/PREF.G, de 02.07.2003, a fim de que, se for o caso, seja aberto processo disciplinar contra o servidor, em face da conduta indigna que ensejou sua priso.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O servidor preso continua recebendo salrio?

Sim. A unidade deve providenciar o cadastramento desse evento nos assentamentos funcionais do servidor, que receber 2/3 de seus vencimentos durante tal afastamento, podendo receber a diferena, se for absolvido. Advindo a demisso do servidor, o pagamento cessa.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O servidor pode ser suspenso preventivamente, ou seja, antes de terminado o procedimento disciplinar?

Sim, nas hipteses e condies previstas no artigo 26 do Decreto 43.233/03. Para tanto, deve ter ocorrido infrao disciplinar e ter sido instaurado um dos seguintes procedimentos: apurao da Ouvidoria Geral, sindicncia ou inqurito administrativo. Em quaisquer dessas hipteses, o servidor s poder ser suspenso preventivamente para assegurar a averiguao da infrao ou se houver fundado receio de que volte a praticar a mesma infrao disciplinar. Se suspenso preventivamente durante a apurao da Ouvidoria Geral ou da sindicncia, o servidor no sofrer descontos em seus vencimentos; se suspenso do decorrer de inqurito administrativo, perder 1/3 deles (artigo 26, 3., do Decreto 43.233/03).

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Se comprovada a inocncia do servidor suspenso preventivamente, o funcionrio receber o valor descontado dos vencimentos? Sim, com base no inciso I do pargrafo nico do artigo 200 da Lei 8.989/79, que afirma que o funcionrio ter direito " diferena do vencimento e da contagem de tempo de servio relativo ao perodo de suspenso preventiva, quando do processo no resultar punio ou esta se limitar pena de repreenso".

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O acmulo ilegal de cargos pode acarretar pode acarretar em prejuzo para o servidor?

Sim. O acmulo ilegal de cargos pblicos pode determinar a demisso do funcionrio, aps inqurito administrativo e se comprovada a m-f, bem como a restituio do que recebeu indevidamente (artigo 188, inciso IV e artigo 60, pargrafo nico, ambos da Lei 8.989/79).

PERGUNTAS E RESPOSTAS
O servidor em estgio probatrio que cometa alguma irregularidade imediatamente demitido? No, pois a Constituio garante o direito de defesa em processo penal ou administrativo. Por isso, o servidor ser processado, por meio de um inqurito administrativo (para os efetivos, admitidos estveis e comissionados) ou de um procedimento sumrio (para os admitidos pela Lei 9.160/80) A instruo desses processos dever garantir o direito de defesa e, ao termino, se confirmada a acusao que deu origem ao processo, poder ser aplicada a pena de Demisso ou de Dispensa.

You might also like