You are on page 1of 22

AOS: TIPOS E APLICAES

Flvio Augusto V. Andrade Engenharia Mecnica Turma: CK

Existem mais de 3500 tipos diferentes de aos e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos ltimos 20 anos. Isso mostra a grande evoluo que o setor tem experimentado. O nmero de tipos de aos muito elevado, pois alm dos aos simplesmente ao carbono com teores variveis de carbono, muito grande a quantidade de aos ligados.

TIPOS DE AO
Basicamente, os aos-carbono podem ser divididos nos seguintes tipos:

Aos para fundio; Aos estruturais; Aos para chapas; Aos para tubos; Aos para arames, fios e molas; Aos de usinagem fcil; Aos para cementao e nitretao; Aos para fins especiais. Aos criognicos e Aos ligados

AOS PARA FUNDIO


So aos recomendados para fundio de peas empregadas em mquinas operatrizes, indstria automobilstica, ferroviria, naval, implementos agrcolas, tratores, equipamento pra escavao e construo, equipamento eltrico, na indstria qumica, em equipamento pra refino de petrleo, para indstria de papel e muitas outras aplicaes.

QUANTO AS PROPRIEDADES

Boa resistncia, ductilidade e tenacidade Boa usinabilidade Adequada soldabilidade Boa fluidez A maioria susceptvel tmpera e revenido

QUANTO OS TIPOS

Aos baixo, mdio e alto carbono Aos-liga de baixo e alto teor de liga

AOS ESTRUTURAIS

So aos empregados principalmente em construo civil, mas tambm podem ser empregados em equipamento de transporte: veculos em geral, equipamentos rodovirios, ferrovirio, naval, etc.

QUANTO AS PROPRIEDADES Boa ductilidade para ser conformado Boa soldabilidade Elevado valor de relao de resistncia trao para limite de escoamento Baixo custo Homogeneidade QUANTO AO TIPO Aos ao carbono (laminados quente) Aos com baixo teor de elemento de liga e alta resistncia (estruturas de carros e nibus, pontes edifcios)

AOS PARA CHAPAS E TUBOS


A expresso chapas compreende uma srie de produtos,todos importantes na industria. Os tubos de ao tem uma importncia muito grande na indstria e na construo por possurem um grande campo de aplicaes: conduo de gua, lquidos, ar comprimido, indstria qumica e petrolfera, indstria mecnica, estruturas, eletrodutos e outros inmeros empregos.

QUANTO AS PROPRIEDADES

Excelente deformabilidade Boa soldabilidade Boa ductilidade Baixo custo Dependendo do tipo de aplicao, alta resistncia corroso e de fcil revestimento Superfcie sem defeitos

QUANTO AO TIPO
O tipo mais comum aos ao carbono comuns ou doce

AOS PARA ARAMES, FIOS E MOLAS


Os arames so produtos com as mais variadas aplicaes, desde as mais simples, como para cercas ou fabricao de pregos, at as mais criticas, para molas, para cabos de elevadores, de guindastes, de pontes rolantes, de pontes pnseis e os chamados fios de msica ou cordas de piano, os quais, devido composio qumica, controle de fabricao e tratamento trmico especial (patenteamento) so considerados entre os mais sofisticados produtos de ao.

As molas so materiais que devem apresentar as seguintes propriedades: Altos valores para os limites de elasticidade sob tenso; Elevada resistncia ao choque, principalmente no caso de servio mais pesado em veculos em geral; Alto limite de fadiga.

QUANTO AS PROPRIEDADES

Excelente resistncia trao (depende da aplicao) Boa ductilidade para ser conformado Elevado limite de elasticidade Elevada resistncia fadiga Elevada resistncia ao choque

QUANTO AO TIPO

Ao baixo Carbono Ao mdio Carbono Ao alto Carbono (0,8-0,95% de C)

AOS DE USINAGEM FCIL


So aos que apresentam elevada usinabilidade, com alto teor de enxofre, fsforo e mangans. Adio de metais moles como o Chumbo e Bismuto facilitam a usinagem (srie especial). A importncia desses aos reside no fato de que a indstrias modernas emprega cada vez mais processos de produo em massa, os quais exigem mquinas automticas que possibilitem a produo de elevado numero de peas em tempo relativamente curto.

QUANTO AS PROPRIEDADES

Elevada usinabilidade

QUANTO AO TIPO

Aos com alto teor de enxofre, fsforo e mangans Adio de metais moles como o Chumbo e Bismuto facilitam a usinagem (srie especial).

AOS PARA CEMENTAO E NITRETAO


So aos que apresentam um maior teor de elementos de liga para aumentar a resistncia mecnica e ter uma camada superficial dura e resistente ao desgaste, de modo que as aplicaes so muito amplas: pinos, pequenas engrenagens, alavancas, fusos, roletes, eixos de comando de vlvulas e outros tipos de mecanismos sujeitos a desgaste superficial.

AOS PARA FINS ESPECIAIS


Os mais famosos aos resistentes ao desgaste so os denominados HadField do tipo mangans austentico. So aos resistentes ao desgaste Metal X Metal, muito utilizado em componentes fundidos para aplicaes severas de desgaste metal X metal, como por exemplo na Indstria Ferroviria, construo, minerao, Dragagem, Fabricao de Cimento e Produtos cermicos, alm de indstrias de Perfurao de poos de Petrleo.

AOS CRIOGNICOS
So utilizados principalmente na construo de tanques de armazenamento de gases em baixa temperatura ou em alta presso, alm de usos em algumas cmaras frigorficas; instrumentos para laboratrios de pesquisas biolgicas que utilizam temperaturas baixas, para laboratrios de fertilizao artificial, armazenamento de embries congelados, entre outros usos na rea mdica e biolgica.

AOS LIGADOS
Estes aos so fabricados quase exclusivamente em forno Martin e eltrico por processos anlogos aos dos aos no ligados, sendo o elemento de liga adicionado no final da operao. O uso de aos ligados visa a melhoria das propriedades dos materiais, sobretudo as caractersticas mecnicas.

You might also like