You are on page 1of 23

Sistema Circulatrio

Peixes Anfbio Rpteis Aves


-Diferenas -Caractersticas -Funcionamento -E...

O sistema circulatrio tambm chamado de sistema cardiovascular constitudo por: corao,vasos sanguneos (artrias, veias e capilares). o responsvel, atravs do transporte do sangue, pela conduo, distribuio e remoo das mais diversas substncias dos e para os tecidos do corpo. Tambm, essencial comunicao entre vrios tecidos .

Legal Demais!

Sistemas:

Peixes:

O sistema circulatrio dos peixes essencialmente um sistema simples, em que o sangue no oxigenado passa pelo corao. Da, ele bombeado para as brnquias, oxigenado e ento, distribudo para para o corpo. O corao possui quatro cmaras, mas somente duas delas (o trio e o ventrculo) correspondem s quatro cmaras (trios pares e ventrculos pares) dos vertebrados superiores. A primeira cmara do corao de um peixe, ou cmara receptora, chamada de seio venoso. Tem uma parede fina como a cmara seguinte, o trio, para qual o sangue passa. Do trio, o sangue passa para o ventrculo, que tem paredes espessas, e bombeado para fora, passando do cone arterioso para a aorta ventral. O sangue da aorta ventral vai para a regio branquial para ser oxigenado, passando pelos vasos brnquiais aferentes, depois disso, sai das brnquias atravs das alas coletoras eferentes e vai para a aorta dorsal. O sistema venoso constitudo pela veia cardinal comum, que entra no seio venoso de cada lado do corpo do peixe, sendo constituda pela fuso das cardinais anteriores e posteriores. O sangue da cabea coletado pelas cardinais anteriores e o sangue dos rins e das gnadas coletado pelas cardinais posteriores. As veias abdominais laterais pares, que recebem o sangue da parede do corpo e dos apndices pares, tambm entram na veias cardinais comuns. O sistema porta-renal formado pela veia caudal e pelas duas veias porta-renais, situadas lateralmente aos rins. O sangue da regio caudal passa da veia caudal para as veias porta-renais e entra nos capilares dos rins. O sistema porta-heptico coleta o sangue do estmago e do intestino e devolve-o ao fgado, de onde, depois de atravessar uma srie de sinusides, ele passa para o seio venoso por meio das veias hepticas pares.

Anfbios e Rpteis:

Anfbios e rpteis (exceto os crocodilianos) a circulao dupla e incompleta, o corao subdividido em trs cavidades (dois trios e um ventrculo), contudo, em alguns rpteis o ventrculo apresenta uma parcial separao denominada Septo de Sabatier; Rpteis crocodilianos a circulao dupla e completa, o corao possui quatro cavidades (dois trios e dois ventrculos), podendo ainda existir uma comunicao entre os ventrculos atravs de um orifcio chamado forame de Panizza;

Aves:

Uma caracterstica que favorece a homeotermia nas aves a existncia de um corao totalmente dividido em quatro cavidades: dois ventrculos e dois trios. No ocorre mistura de sangues. A metade direita (trio e ventrculo direito) trabalha exclusivamente com sangue pobre em oxignio, encaminhando-o aos pulmes para oxigenao. A metade esquerda trabalha apenas com o sangue rico em oxignio. O ventrculo de parede musculosa, bombeia o sangue para a artria aorta. Assim, a todo momento, os tecidos recebem sangue ricamente oxigenado, o q garante a manuteno constante de altas taxas metablicas. Esse fato, associado aos mecanismos de regulao trmica, favorece a sobrevivncia em qualquer tipo de ambiente. A circulao dupla e completa. O sistema respiratrio tambm contribui para a manuteno da homeotermia. Embora os pulmes sejam pequenos, existem sacos areos, ramificaes pulmonares membranosas que penetram por entre algumas vceras e mesmo no interior de cavidades de ossos longos. A movimentao constante de ar dos pulmes permite um suprimento renovado de oxignio para os tecidos, o q contribui para a manuteno de elevadas taxas metablicas.

Mamferos:

Assim como o corao das aves, o corao dos mamferos apresenta quatro cavidades. A circulao dos mamferos fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficincia na circulao do sangue favorece a homeotermia corporal. Tal como as aves, os mamferos so endotrmicos ou homeotrmicos, o que lhes permite permanecer ativos mesmo a temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Este fato justifica a sua larga distribuio em todos os tipos de habitats, mais vasta que qualquer outro animal (exceto as aves).

Ser Humano

O sistema circulatrio humano composto pelo sangue, condutores (veias e artrias) e corao. O corao o rgo que bombeia o sangue. O sistema vascular composto pelos vasos sanguneos: artrias, veias e capilares. As artrias so os vasos pelos quais o sangue sai do corao. Como a presso do sangue no lado arterial maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artrias mais espessa. As veias so os vasos que trazem o sangue para o corao; dentro delas h vlvulas que, caso o sangue comece a fluir na direo contrria do corao, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares so vasos microscpicos, com apenas uma camada de clulas e uma camada basal e que so responsveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno. O sangue segue um caminho contnuo, passando duas vezes pelo corao antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatrio em dois segmentos: a circulao pulmonar e a circulao sistmica.

J que as aves e os mamferos tem mesmo tipo de circulao o que os diferenciam?!

O corao das aves e mamferos semelhante, possuindo dois trios e dois ventrculos, porm a artria aorta das aves curva-se para direita, enquanto nos mamferos, curva-se para a esquerda

Circulao pulmonar:

A circulao pulmonar ou pequena circulao inicia-se no tronco da artria pulmonar (que sai do ventrculo direito), seguindo pelos ramos das artrias pulmonares, arterolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvolos, possibilitando a hematose - troca de gases). At aqui o sangue venoso - rico em gs carbnico. A partir daqui o sangue arterial - rico em oxignio. Segue: vnulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no trio esquerdo do corao.

Circulao sistmica:
A circulao sistmica a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do corao para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxignio de volta para o corao. A circulao sistmica , em termos de distncia, muito mais longa do que a circulao pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.

Relaes do sistema Circulatrio, em relao a:

Tamanho Ambiente ...

You might also like