You are on page 1of 27

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA -SP

Pentateuco Tor
GNESIS XODO LEVTICO NMEROS DEUTERONMIO

LIVROS HISTRICOS

JOSU JUIZES RUTE 1 SAMUEL 2SAMUEL 1 REIS 2REIS

1CRNICAS 2CRNICAS ESDRAS NEEMIAS ESTER

Livros Poticos
J SALMOS PROVERBIOS ECLESIASTES Cnticos dos Cnticos

LIVROS PROFTICOS
Profetas Maiores: ISAAS JEREMIAS LAMENTAES EZEQUIEL DANIEL Profetas Menores: OSIAS JOEL AMS OBADIAS JONAS MIQUIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS

Agostinho (354-430 dC), filsofo e telogo cristo, cunhou as expresses profetas maiores e profetas menores Os livros mais volumosos (Isaas, Jeremias, Ezequiel e Daniel) profetas maiores Os demais livros, que de to curtos foram reunidos na verso grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) em apenas um livro chamado de Dodecapropheton : Doze Profetas Menores (Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Ageu, Sofonias, Zacarias e Malaquias)

Os profetas menores dividem-se em trs grupos:

Profetas

1 - Os profetas de Israel: Jonas Ams Osias

2 - Os profetas de Jud: Obadias Joel Miquias Naum Habacuque Sofonias

3 - Os profetas do ps-cativeiro: Ageu Zacarias Malaquias

Profeta Obadias

a.C 855 840

Joel
Ams Jonas Osias Miquias Naum Sofonias

835 805
760 750 793 - 753 753 715 742 687 663 612 640 621

Habacuque
Ageu Zacarias Malaquias

612 589
520 516 520 518 430

ISRAEL

JUD

O pecado do povo do reino do Norte ao deixarse influenciar por povos pagos Cananeus e circunvizinhos: passaram a idolatrar a Baal, e realizar prticas de prostituio cultural ou sagrada.

LIVRO DE AMS
AUTOR: AMS (HEBR.: CARREGADOR DE FARDOS) DATA: PROX. 760 A.C. VIVEU EM TECOA (1.1) EM JUD, A 25 KM DE JERUSALEM. Um dos profetas mais citados pois a anlise que faz da sociedade do seu tempo pode ser transposta, de uma forma relevante, para os dias atuais.

importante conhecermos esta poca para a leitura do profeta Ams?

Um sculo antes de Ams aconteceu em Israel um golpe militar promovido por um antepassado de Jeroboo II, o general Je, que, ao romper os acordos com os vizinhos, jogara o pas em profunda dependncia, especialmente de Damasco, governada por arameus. Israel iniciou sua recuperao com o rei Jeos, pai de Jeroboo II, que governou de 797 a 782 a.C. Expulsou os arameus de seu territrio e dominou seu vizinho Jud, saqueando Jerusalm, derrubando parte de suas muralhas e levando refns. 2Rs 14,11-13.

E como foi o governo de Jeroboo II?


Levou as fronteiras de seu pas ao extremo norte da regio e, certamente, tomou Damasco e submeteu a Sria ao seu poder, chegando, no sul, at Moabe. Uzias, rei de Jud, agora em paz com Israel, subjugou os edomitas, os filisteus e os amonitas. Implementou a agricultura, desenvolveu as artes e as fbricas domsticas e criou um poderoso exrcito em Jerusalm. Somadas as conquistas de Jud e Israel sua extenso ficou semelhante ao reino salomnico.

E com a expanso veio a prosperidade.

Mas todo mundo prosperou nesta poca de "milagre israelita"?


Que nada! O sistema administrativo adotado por Jeroboo II provocou a concentrao da renda nas mos de poucos com o conseqente empobrecimento da maioria da populao. Os pequenos agricultores ficavam to endividados que eram escravizados para pagar suas dvidas. Os tribunais, que deveriam defend-los da explorao dos mais poderosos, eram pagos por quem podia e decidiam sempre a favor dos ricos.

Quais so os sete crimes de Israel?


(1) 2.6 a "vendem por prata o justo ": desprezo ao devedor (2) 2.6 b "por um par de sandlias o pobre." escravizao por dvidas ridculas. Idolatria pblica, homens ricos tomavam roupas de seus devedores como garantias, mas no as devolviam como determinava a lei (Dt 24:10-13, 17), iam ento a altares pagos, onde se embebedavam com vinho comprado com o dinheiro das multas. (3) 2.7 a " Pisam a cabea dos necessitados como pisam o p da terra": humilhao/opresso dos pobres (4) 2.7 b " negam justia ao oprimido.

Ams, com os termos justo, pobre, necessitado e oprimido, designa as principais vtimas da opresso.

(5) 2.7 c " Pai e filho possuem a mesma mulher ": opresso dos fracos (das empregadas / escravas), provavelmente prostitutas cultuais, juntando-se ento o pecado de idolatria. (6) 2.8 Inclinam-se diante de qualquer altar com roupas tomadas como penhor.": falta de misericrdia nos emprstimos. (7) 2.12 " fizeram os nazireus beber vinho e ordenaram aos profetas que no profetizassem.

E o que fizeram os sacerdotes nesta situao?


Ficaram do lado do poder. Com os santurios bem providos pelo Estado e cheios de adoradores, a adorao a Deus foi sendo colocada de lado em favor de outras divindades menos exigentes, como os deuses da fertilidade.

AMS
O pergaminho que segura traz a seguinte inscrio, traduzida e adaptada do latim: "Feito primeiro pastor, e em seguida profeta, dirijo-me contra as vacas gordas e os chefes de Israel. Uma explicao para as palavras "vacas gordas" que estas sugerem as riquezas acumuladas pelas classes dominantes, em oposio extrema pobreza de outros.
17

Ams seria, hoje, a palavra do lder espiritual contra a corrupo da sociedade: governo, empresas, famlias e igrejas, chamando a ateno para o abismo moral e social que tal situao vai criando, numa

degenerao da humanidade.

Quando foi que Ams entrou nesta briga se ele nem era da regio?
Ams 1.1 Ams significa Deus carregou", Deus protegeu Natural de Tcua, povoado situado a 16 Km ao sul de Jerusalm. A citao "dois anos antes do terremoto" - a arqueologia descobriu ter acontecido na primeira metade do sculo VIII a.C., por volta de 760 a.C. - indica que Ams ministrou no tempo dos reis Jeroboo II e Uzias. Este terremoto foi forte, pois ser lembrado 200 anos depois (Zc 14.5).

Ams
Dedicava-se a trs atividades: vaqueiro, pastor (de rebanho mido) e cultivador de sicmoros (7.14b). O sicmoro (Ficus Sycomorus, em hebraico: schiqmah) uma rvore da famlia da figueira. O seu fruto, comestvel, se parece com o figo. As frutas devem ser arranhadas com a unha ou com um objeto de metal antes de amadurecerem para que fiquem doces.

E h ainda uma discusso sobre a posio socioeconmica de Ams: um pequeno proprietrio, dono dos rebanhos de ovelhas e vacas que pastoreava, ou um assalariado? 20

ESBOO

Cap 4 Ams chamava as mulheres israelitas de vacas de Bas

um animal cevado que vivia engordando at o dia do abate.


Depois de abatidos eram levados com cordas fixadas a anzis nos seus focinhos.

As mulheres de Israel, vaidosas, fteis e voltadas aos prazeres


mundanos (4.1) eram capazes de usar de qualquer artifcio para satisfazer seus deleites.

Ams profetizou (4.2), e os Assrios levaram-nas cativas, puxadas


com cordas presas em anzis fixados nos lbios (como piercings), 30 anos depois.

Cap 7 a 9 O juzo iminente de israel em 5 vises: l O gafanhoto devorador - 7.1-3 fome e crise financeira (Ams intercedeu e Deus se compadeceu) O fogo consumidor 7.4-6 (Ams intercedeu e Deus se compadeceu) O fio de prumo 7.7-11 Deus mede a cidade para ver o tamanho da destruio que faria, pois Israel estava fora da retido do prumo de Deus Deus avisa que no adianta interceder, pois o juzo era certo O cesto de frutos maduros cap 8 o fruto maduro j estava para ficar passado e apodrecer. O Senhor junto ao altar 9.1-10 o Senhor quebra os pilares do altar e declara que jogar os pedaos sobre o povo.

Os falsos adoradores seriam mortos pelo prprio altar.

Concluses
1. AMS MOSTRA QUE OS CORRUPTOS E AMBICIOSOS NO ESCAPARO DE DEUS. Hoje, num mundo cheio de ganncia e de explorao do prximo uma leitura deste livro poderia ajudar muito. No fim das contas, tudo no vai acabar em pizza! 2. AMS PROVA QUE O CHAMADO PROFTICO NO TEM LIMITAES SCIO-CULTURAIS. Ele era um caipira iletrado, mas tornou-se o instrumento de Deus para corrigir os "intelectuais" e os "colunveis" de seu tempo.

Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; Dusilek, Darci; 10 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 A Histria de Israel no A T; Schltz Samuel J.; Ed. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova; 1977 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Bola de Neve Church http://www.ctadoradores.com.br/Mergulhando/ Reflexes extradas: Pginas da World Wide Web
25

Quem l fica sbio Quem cr fica salvo Quem pratica fica santo

OS RELACIONAMENTOS DE HOJE

27

You might also like