You are on page 1of 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIO NUT 172 DIETOTERAPIA APLICADA

Cssia Melo
Deborah Melo Giseli Rodrigues SALVADOR BA SETEMBRO, 2011 Patrcia Almeida

Os textos trazem crticas sobre o olhar clnico simplesmente racional; Tentam sensibilizar o leitor em relao aos muitos aspectos que tornam a clnica muito mais complexa do que meramente racional; Olhar para si antes de tudo para tentar vislumbrar o outro de forma mais humano possvel.

Voc est se sentindo saudvel hoje? Sade e Doena so fenmenos polares? Sade e Doena so simples de serem conceituados e ou classificados? Conceito cartesiano OMS (AURLIO, 2008):

Do latim salte - salvao estado do que so; ausncia de doena, estado

funcionamento dos rgos; robustez; vigor.

normal

de

Prticas Contemporneas

Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico Simplicidade de Anlise


As necessidades do Indivduo e das Populaes so mais Complexas FELICIDADE.

Humanizao + Integralidade

Compreenso da existncia baseada nos limites estabelecidos pela capacidade auto-reflexiva humana; Cuidado do prprio ser do ser humano.

Fenomenologia e Hermenutica

Projeto de Vida: Construo de Identidade


Confiana e Responsabilidade

Profissionais de Sade

Pacientes

(AYRES, 2007)

O modo cartesiano de pensar: Penso, logo existo, e o sentir no pertence a este indivduo
Novas atitudes e novas formas de comportamento consigo mesmo e com os outros.

O modo de ser no Mundo


Trabalho

Dinmico (Desafio)

Cuidado

Significado: cura (latim coera) cogitar, pensar no outro, colocar ateno nele; Modo-de-ser mediante o qual a pessoa sai de si e se centra no outro com desvelo e solicitude (BOFF, 2005).

O cuidado o permanente companheiro do ser humano. (Horcio apud Boff, 2005)

O compromisso profissional

Compromisso prometer, (latim compromissus).

garantir

Compromisso profissional tica Profissional

Reconstruo tica, poltica e tcnica do cuidado em sade: um caso relatado

Ao longo do percurso fiquei imaginando como estaria o humor da paciente naquele dia o meu, quela hora, j estava pssimo. Assim que a chamei, D. Violeta veio, uma vez mais, reclamando da longa espera, do desconforto, do atraso de vida que era esperar tanto tempo. Aps entrar no consultrio com D. Violeta, me sentar e esperar que ela tambm se acomodasse, fechei o pronturio sobre a mesa, que pouco antes estivera consultando, e pensei: Isto no vai ser muito til[...]. Sempre a mesma hipertenso, o mesmo risco cardiovascular, sempre o mesmo mau humor, sempre a mesma queixa sobre a falta de sentido daquela longa espera. (AYRES, 2004)

Novo olhar para a consulta: um encontro

Para espanto da minha aborrecida paciente no comecei com o tradicional Como passou desde a ltima consulta?. Ao invs disso, pronturio fechado, caneta de volta ao bolso, olhei bem em seus olhos e disse: Hoje eu quero que a senhora fale um pouco de si mesma, da sua vida, das coisas de que gosta, ou de que no gosta... enfim, do que estiver com vontade de falar. No me recordo mais se ela ainda voltou a reclamar alguma vez de demoras, atrasos etc. Sei que uma consulta nunca mais foi igual outra, e eram de fato encontros, o que acontecia a cada vinda sua ao servio. Juntos, durante o curto tempo em que, por qualquer razo, continuamos em contato, uma delicada e bem-sucedida relao de cuidado aconteceu. Receitas, dietas e exerccios continuaram presentes; eu e ela que ramos a novidade ali. (AYRES, 2004)

(AYRES, 2004)

O profissional
Profissionalizao tcnico cientfica X Profissional Cidado

AMORIM, 2001.

O profissional : Relatos de casos


A Faculdade tem um grande problema: ela forma o profissional tcnico, ela no forma o profissional humano. Ento, quando voc sai da Faculdade ou mesmo com a vivncia, voc sai com uma bagagem rica em formao tcnica. Agora, o dia-a-dia, voc no tem: a rea social, o relacionamento, o vnculo mdico/ paciente, isso voc no tem na Faculdade.

A gente sai muito despreparada para lidar com a parte emocional do ser humano. Eu no tenho queixa, absolutamente nenhuma, da parte mdica. Ento, falha bastante a parte psicolgica, psiquitrica, que muito mal administrada na Faculdade. Voc sai sabendo tratar uma dor abdominal, por exemplo. Mas, se essa dor for de origem emocional, voc tem que passar pr frente porque voc no consegue, quando voc sai, resolver. AMORIM, 2001.

O profissional

Atuao e conduta do profissional

FORMAO ACADMICA FORMAO PESSOAL

AMORIM, 2001.

O profissional : Relatos de casos


Eu no tinha preparo e maturidade - a gente sai muito imatura da Faculdade, a gente sai super novinha, no tem conscincia do que l fora - eu no tinha preparo para relaes humanas. Acho que isso uma coisa que precisa ser amadurecida, talvez um tempo maior de estgio, uma matria, Sociologia, por exemplo, a gente tem no curso, mas direcionada para uma coisa to fora da realidade que a gente vai enfrentar.
Acho que, de uma maneira geral, existem os dois lados: aquilo que o indivduo j traz dentro dele, desde a infncia e aquilo que a escola pode propiciar. Ento, eu acho que a escola pode fazer muito no sentido de enriquecer, no caso, o mdico com essas outras questes. AMORIM, 2001.

O paciente
FSICO
BIOLGICO PSQUICO

SER HUMANO

CULTURAL

SOCIAL

HISTRICO
RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional
Aconselhamento: processo genrico de ajuda, cuja estrutura bsica independe da rea de conhecimento. Aconselhamento Nutricional: processo genrico que pode sustentar o atendimento nutricional a grupos e/ou indivduos, quando ento recebe a denominao de aconselhamento diettico.

RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional
Demanda por orientao alimentar
Diagnstico precoce doenas crnicas Sobrepeso + Influncia da obesidade = alimentao fatores de risco
RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional
o

Diretrizes bsicas, norteadoras da natureza do trabalho de aconselhamento diettico (Holli & Calabrese):

considerao elementos significativos da realidade pessoal


responsabilidade cliente

explicitao da natureza das dificuldades com base nos diagnsticos


revelao do ego ao conselheiro para possvel interpretao das experincias do cliente

apoio direto s mudanas

mudanas num perodo curto de tempo

no dominao do conselheiro sobre o cliente

maior percepo do cliente sobre si mesmo

diagnstico simplificado e vnculo entre o profissional e o cliente.

RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional
O

aconselhamento diettico pode, se convenientemente conduzido, constituir uma oportunidade para a busca ativa de uma vida mais prazerosa e mais plena.
RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional
Etapas do Processo: Descoberta Inicial Conduo relacionamento ; Empatia, autenticidade,consideraes positivas, cliente x nutricionista incondicionalidade e concreo (formao do vnculo) ;

O nutricionista deve estar preparado para captar o estado emocional do cliente

Declarado verbalmente ou por meio de gestos, posturas, movimentos do corpo, expresses faciais,qualidade da voz e o silncio Ambiente favorvel para a construo de estratgias que favoream o desenvolvimento de aes pelo cliente.

Saber ouvir e saber aceitar

RODRIGUES, 2005.

Etapas do Processo: Explorao em Profundidade

Aconselhamento Nutricional

Encorajamento do cliente para a formao de insight Nutricionista precisa estar preparado para enfrentar os obstculos que podero bloquear a articulao das idias pelo cliente.

Profissional sensvel para perceber a necessidade que o cliente tem de ser encorajado: desvelar e ampliar os temas relacionados ao problema.
Ajuda efetiva = nutricionista precisa compartilhar as experincias apontadas pelo cliente, expandindo os conceitos revelados . RODRIGUES,

2005.

Aconselhamento Nutricional
Etapas do Processo: Preparao para a ao

Barreiras devem ser rompidas, a fim de que o cliente tome decises quanto a como realizar os objetivos e aes Feedback autntico por meio de elogios = boa relao cliente-conselheiro.

Resultado final: o cliente far planos para corrigir o problema

Esta etapa de formulao da soluo pode exigir tempo, disciplina e pacincia


Necessidade de uma avaliao conjunta, pelo nutricionista e pelo cliente, das estratgias selecionadas para enfrentar os problemas, dos resultados obtidos e das mudanas conjunturais. RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional

Comunicao no verbal

O aconselhador deve demonstrar que presta ateno, manifestando-se em expresses faciais, mas tendo cuidado no comportamento verbal.
RODRIGUES, 2005.

Aconselhamento Nutricional

Esta modalidade de interveno de educao nutricional, requer encontros freqentes para a execuo efetiva das etapas de todo o processo. Exige ainda a garantia da privacidade do cliente, ou do grupo, como atributo tico no atendimento. As habilidades e competncias do aconselhador devem constituir-se de uma juno de conhecimentos especficos de nutrio, de educao nutricional, e de conhecimentos advindos das cincias humanas, especialmente da antropologia da alimentao. RODRIGUES, 2005.

O Ser humano no um elemento meramente tcnico, esttico, com a mesma resposta ele dinmico e complexo; O aconselhamento diettico como uma abordagem de educao nutricional, efetuada por meio do dilogo entre o cliente portador de uma histria de vida e o nutricionista, preparado para analisar o problema alimentar no contexto biopsicossociocultural da pessoa.

Tudo o que somos nasce com nossos pensamentos. Em nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. (Buda)

- BOFF, L. O Cuidado essencial: princpio de um novo ethos. Incluso Social, 2005, 1(1): 28-35. (PASTA) - FREIRE, P. O Compromisso do Profissional com a Sociedade. In: FREIRE, P. Educao e Mudana. 12 Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1983. (Pasta e online) - FOUCAULT, M. Ver, Saber. In: FOUCAULT, M. O Nascimento da Clnica. Ed. Forense. 6 Ed. (Pasta) - AYRES, J. R. C. M. Uma Concepo Hermenutica de Sade. Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):43-62, 2007. (online) - RODRIGUES, E. M.; SOARES, F. P. T. P.; BOOG, M. C. F. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional, Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, 2005. (online) - AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as prticas de sade. Sade e Sociedade, 13(3):16-29, 2004. (Pasta e online) - AYRES, J. R. C. M. Cuidado e reconstruo das prticas de sade. Interface Comunic., Sade, Educ., 8(14):73-92, 2004. (online) - AMORIM, S. T. S. P., MOREIRA, H., CARRARO, T. E. A Formao de Pediatras e Nutricionistas: A Dimenso Humana. Rev. Nutr.14(2): 111-118, 2001. (online) - FAVORETO, C. A. O. A Prtica Clnica e o Desenvolvimento do Cuidado Integral Sade no Contexto da Ateno Primria. Rev. APS, 11(1): 100-108, 2008. (online) - MAND, E. N. T. Intersubjetividade na Qualificao do Cuidado em Sade. Rev Latino-am Enfermagem, 2004; 12(4):665-75. (online)

You might also like