You are on page 1of 14

TRATAMENTO E PREVENO DA IMOBILIDADE EM IDOSOS

TRATAMENTO

NEIDNA RASSA

TRATAMENTO
Mesmo com as atividades aerbicas normais nos adultos normais ou atlticos, a massa muscular infelizmente no pode ser mantida na idade avanada.

(MORTON;FONTAINE et al 2007)

TRATAMENTO
No geral as condies essenciais para reverter esse quadro e para reservar a fora, a energia e a massa ssea do idoso so:
Manter a nutrio;

Mudar frequentemente a posio;


Manter exerccios ativos e passivos; Levantar do leito o mximo permitido;
(MORTON;FONTAINE et al 2007)

TRATAMENTO
Posicionamento e a imobilizao apropriados (paciente comatoso ou sofreu perda da funo); Tratamento das lceras de presso quando presentes; Tratar outros problemas provenientes desta condio (cardiovasculares, respiratrios, incontinncia urinria, etc.);
(MORTON;FONTAINE et al 2007)

TRATAMENTO
Disponibilizao de servios especializados e multiprofissionais (fisioterapia, servio social, psicolgico, etc); Cuidado domiciliar com apoio psico- sciofamiliar.

(MORTON;FONTAINE et al 2007)

Olhe o paciente estendido na cama. Parece uma figura pattica. O sangue coagulando em suas veias, a cal escoando de seus ossos, as fezes amontoando em seu clon, a carne de seu traseiro apodrecendo, a urina vazando de sua bexiga dilatada e o esprito evaporando de sua alma.
(Dr. Richard Asher, em 1947)

PREVENO
NEIDNA RASSA

Todos os sistemas fisiolgicos, de fato, perdem progressivamente as suas funes, com a imobilidade constituindo a etapa final da histria natural de inmeras doenas que acometem os idosos.

Esse quadro deve ser evitado a todo custo.

(MORAES;MARINO;SANTOS, 2010)

PREVENO
No contexto familiar onde se identifiquem idosos com perda da capacidade funcional, os profissionais da Estratgia de Sade da Famlia (ESF) devem atuar rapidamente, capazes de realizar medidas preventivas.

(FONSECA, 2010).

PREVENO
As primeiras aes a serem feitas a construo de um plano de interveno que impea a progresso da imobilidade e ainda a promoo de um plano de reabilitao.

(FONSECA, 2010).

PREVENO
Principais pontos a serem considerados na preveno: - Identificar os principais fatores de risco para a imobilidade; - Orientao do idoso, famlia e cuidador na adequao do ambiente e a adaptao do idoso as atividades de vida diria, evitando acidentes domsticos;
(FONSECA, 2010).

Orientao quanto o controle e uso dos medicamentos corretos; Promover atividades fsicas;

Estimular a mobilidade e evitar a restrio ao leito; Estimular a independncia.


(FONSECA, 2010).

A preveno deve comtemplar a recuperao da situao de base e garantir a hidratao, nutrio, ritmo intestinal, controle da dor, sono adequado e controle externo.
Deve-se ainda evitar a polifarmacologia e intervir no fator ambiental e promover um apoio psico-scio-familiar

(FONSECA, 2010).

You might also like