You are on page 1of 29

Materiais Condutores Industriaisligas resistivas e de contatos eltricos

Prof. Kenaz Cristian

Consideraes Iniciais
Os materiais, no aspecto eltrico, podem ser classificados como condutores, semicondutores, supercondutores e isolantes.

O nosso trabalho se destina aos condutores, em especifico, as ligas resistivas e de contatos eltricos.

Continuao...
O material condutor, quando permite um fluxo de eltrons, em seu meio, compatvel com a ddp aplicada aos terminais. Os metais so os materiais que melhor apresentam caractersticas condutoras. Cada material puro tem sua propriedades fsicas, eltricas e magnticas que norteiam suas aplicaes.

Continuao...
Mas devido necessidade de outras aplicaes, se pensou em juntar materiais, em busca de propriedades diversas dos materiais puro. Da onde surgem as ligas metlicas. Segundo o prof. Dercy Barbosa, as ligas metlicas so: Substncias constitudas base de um processo de difuso atmica envolvendo dois ou mais elementos qumicos, dos quais pelo menos um metal (MATERIAIS ELTRICOS. Ed. Guanabara Dois, Rio de Janeiro,1983, pag.44)

Ligas Resistivas
Essas ligas possuem resistividade eltrica varivel entre 0,2 e 1,5 .mm/m

O que favorece para essa alta resistividade?

As ligas resistivas podem ser classificadas quanto sua aplicao:

1. Ligas para fins de aquecimento 2. Ligas par fins de medio 3. Ligas para fins de regulao

Ligas para fins de aquecimento


Precisam de alta estabilidade trmica Pouca influncia corrosiva e qumica temperatura ambiente Geralmente so cobertas por uma fina pelcula de xido Dever ser analisada a capacidade de dilatao trmica e de irradiao Deve-se ter dados da variao da resistncia entre a temperatura ambiente e a de aplicao Exemplos: Nicrome V, Cromax, Cromore, etc. So aplicadas nos fornos em geral, ferro de Solda e passar, estufas, foges eltricos, eletrodomsticos

Ligas par fins de medio


Essas ligas admitem coeficiente de dilatao de temperatura mxima 2,5. 10-6 C-1. A resistividade praticamente constante. Porm essas ligas sofrem deformao a frio, podem ocasionar envelhecimento, devido s tenses internas criadas. Qual a sada? Envelhecimento artificial Usadas em guias de medidas em aparelhos de preciso.

Ligas para fins de regulao


Nessas ligas, a faixa de temperatura varia entre 100 e 200C

Usos Industriais das Ligas Resistivas


Reostato de campo para mquinas eltricas Reostato para partida e controle de velocidade de motores Reostato para carga de bateria Resistncia de fios para laboratrios e aparelhos de preciso Resistncias para aquecimento: estufas, fornos, etc. Resistores de alta dissipao

Algumas Ligas Resistivas


Ligas de Nquel-Cromo resistividade alta, grande resistncia oxidao em altas temperaturas, geralmente empregadas em fornos. Exemplos: Nicromo (80%Ni + 20%Cr); Cromax (30%Ni +20%Cr + 50%Fe); Nicromo 65/15; Chromel(90 Ni + 10 Cr)

Algumas Ligas Resistivas


Ligas de Nquel e Cobre termoestvel, aplicvel aos pares termoeltricos, resistncia de preciso e em mquinas de preciso. Exemplos: Constantan(40% Ni + 60 Cu); Manganina( 84%Cu + 12% Mn + 4% Ni); Prata alem(18% Ni + 64%Cu + 18% Zn)- usada material de contato para chaves e contatores; Cuprothal(44%Ni + 55%Cu+ Mn)- usadas em resistores de fio, com limites de at 400C

Algumas Ligas Resistivas


Ligas de Nquel Exemplos: Invar(36%Ni +63,5% Fe + 0,35%Mn) possui baixa dilatao e utilizadas em guias de medidas em aparelhos de preciso Alumel (94Ni + 3Mn + 2Al + Si) - usada em fio resistivo Ligas de Cromo e Ferro timas para utilizao de aquecimento eltrico em geral. Composio: Cr + Al + Co + Fe

Algumas Ligas Resistivas


Ligas de Alumnio Exemplos: Duralumnio(Cu+Al+Mg+Mn) aplicada em fios cabos, tubos, barras e chapas condutoras Alumoweld- fio ou cabo de alumnio tendo como eixo dorsal fio de ao. Liga para cabos leves utilizados em linha area. Composio(0,3 a 0,5 Mg + 0,4 a 0,7Si + 0,2 a 0,3Fe + Al)

Algumas Ligas Resistivas


Ligas de Estanho e Chumbo Utilizada para revestimento de fios e malhas de cobre ou lato, melhorando a soldabilidade e atuando como protetora da corroso. Utilizada na produo de fusveis e fios de solda. Composio(62%Sn + 38%Pb)

Ligas de Contatos Eltricos

Consideraes iniciais
Todos os dispositivos de comando, controle e regulao, necessitam de um sistema de peas de contato, composto por um os mais contatos fixos ou mveis. Esse sistema pode ser simtrico ou assimtrico Neste sistema temos fenmenos fsicos e qumicos, vamos destacar os mais importantes.

Os materiais escolhidos na fabricao das peas de contatos devem ser analisados as suas propriedades, como tambm a possibilidade de influncias de condies do ambiente. O cobre e a prata so os principais metais utilizados, porm hoje bastante comum o uso de ligas desses dois com outros.

Fenmenos e Propriedades
Superfcie real e aparente dos contatos H vrios formatos de contatos: esfricos, planos, cilndricos, cnicos, de superfcies arredondadas

Os planos parecem ter maiores condies favorveis Mas no olhar mais preciso isso no verdade.

Assim a rea geomtrica apenas uma rea aparente de contato A presso aplicada sobre uma pea de contato subdividida em presses nos pontos de contato.

E a corrente como fica? A rea de contato funo da presso aplicada e da dureza do material. Qual a relao dessa presso e a resistncia eltrica do contato? Outro aspecto importante a durabilidade, que pode ser vista como mecnica e eltrica. A mecnica est relacionada ao nmero de acionamento e a eltrica, ao suportar o arco voltaico.

Durabilidade das peas

Resistncia de contato
Como vimos, a existem apenas alguns pontos de contatos, isto faz com que a corrente de conduo deixe de ser uniforme, e passando apenas pelos pontos de contato, causando aumento da temperatura. Esse calor representa a resistncia do contato. A resistncia do contato o somatrio da corrente da camada de xido ou sulfato e a resistncia da rea reduzida.

Clculos da Resistncias de Contatos

Mtodo mais usado:

Anlise grfica de Rc para alguns Materiais

Caractersticas do materiais aplicados aos contatos


Elevada condutividade e adequado comportamento perante o arco voltaico Pouca tendncia a oxidao Razovel resistncia mecnica e dureza. Com essas caractersticas podero at ser usados em algumas aplicaes os metais nonobre(cobre, lato e bronze) e ligas Como na prtica alguns metais so caros, usa-se as ligas com caractersticas adequadas para as aplicaes.

Concluso
Os metais nobres so bastante usados, se observa a aplicao da cobre e prata Em vrias aplicaes, as ligas resistivas e de contatos eltricos so muito usadas devido a acessibilidade, economia, propriedades desejadas. Para cada aplicao especfica necessrio fazer o levantamento do que se necessita.

You might also like