You are on page 1of 33

Letramento visual:

Um outro olhar sobre a anlise de imagens


Rosemberg Nascimento (UFPE / CAPES) rosembergomes@gmail.com

Imagens valem palavras?

mais

que

mil

A Gramtica Visual foi elaborada por Kress e van Leewen em 1996 e tem como objetivo suplantar algumas dificuldades de anlise de estruturas visuais na qual enfocavam exclusivamente o lxico das imagens. Advoga que as imagens no so veculos neutros, desprovidos de seu contexto social, poltico e cultural.

Pra incio de conversa!

Theo van Kress

Leeuwen

Gunther

A grande contribuio da GV desmistificar a ideia das imagens enquanto cdigos desprovidos de significados ideolgicos.

Principal contribuio

Estrutura Bsica da GV

ALGUNS CONCEITOS

Exposio do participante representado perto ou longe do leitor. Plano fechado: inclui a cabea e o ombro do participante representado. Representa os participantes de forma ntima. Plano mdio: inclui o participante representado at o joelho. + - ntimo. Plano aberto: representao ainda mais ampla, incluindo todo o corpo. Os participantes so representados de forma mais distante, menos ntimo.

A distncia social

Plano fechado

Plano mdio

Plano aberto

E o ngulo ou ponto de vista em que os participantes representados so mostrados. Trs so as angulaes bsicas: O ngulo frontal: sugere o envolvimento do observador com o participante representado. Esse ponto de vista o torna parte de seu mundo. Quando a imagem est no nvel do olhar, a relao de poder representada como igualitria. O ngulo oblquo: mostra o participante de perfil, estabelecendo uma sensao de alheamento, deixando implcito que aquilo que vemos no pertence ao nosso mundo

A perspectiva

ngulo frontal: envolvimento

ngulo oblquo

O ngulo vertical: assim como no cinema, a cmara alta capta o objeto de cima para baixo. O produtor da imagem e o participante interativo exercem poder sobre esse objeto. Na cmara baixa, ocorre uma inverso de poder. O objeto ou o participante representado passa a deter o poder. Quando a cmera fica no nvel do olhar do produtor e do leitor, se estabelece o princpio da igualdade.

A perspectiva

1. Cmara no nvel do olhar do observador: igualdade. 2. Cmara alta: poder do observador. 3. Cmara alta: poder do observador (produtos descritos ao alcance desse). 4. Cmara baixa: poder do participante representado. 5. Cmara baixa: poder do participante representado.

Tem relao com o valor de verdade, das afirmaes a respeito do mundo, que so exibidos. Imagens podem representar o mundo como se fosse real, de modo natural (realis) o como imaginrio (irrealis). Criam um simulacro!

A modalidade

Modo realis ou irrealis?

Modo realis ou irrealis?

Valor de informao: localizao do participante e do espectador.

Salincia: Atrao da ateno espectador em diferentes nveis.

do

Valor de informao e salincia

Posicionamento dos elementos dentro da composio visual. Dado: elementos posicionados no lado esquerdo. Informaes familiares. Novo: elementos posicionados no lado direito. Ideal: elemento na parte superior. Real: parte inferior. Informao concreta. Centro: ncleo da informao. Margens: dependncia com o elemento central.

Valor Informativo

Dimenses do espao visual

Refere-se nfase maior ou menos que certos elementos recebem em relao a outros na imagem, ou importncia hierrquica. Faz com que eles chamem mais a ateno do observador. Os elementos mais salientes tm maior importncia informativa. Elementos mais salientes que definem o caminho da leitura.

A salincia

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de (Org.). Perspectivas em Anlise Visual. Joo Pessoa: Editora da UFPB, pp. 11-31.

Referncias

VAMOS PRTICA!

You might also like