You are on page 1of 30

PROF MSC. MARIA SNIA S. O .

VELOSO

NUCLEO DE EDUCAO A DISTANCIA- NE@AD/UFRR

APRESENTAO OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral 2.2 Objetivos especficos

INTRODUO A TUTORIA

Neste primeiro momento, trataremos sobre as funes do tutor, as rotinas de tutoria e o planejamento da ao tutorial, contedo que fornecer a base para o estudo sobre a prtica da tutoria que iniciar a partir de agora.

Geral - Preparar profissionais para o desempenho da tutoria a distncia e presencial do Programa da Universidade Aberta do Brasil/UAB.

Especficos Apresentar aos tutores a funo do sistema de tutoria no contexto da EAD resumidamente;

Capacitar os tutores para desenvolverem uma ao fundamentada e continuamente refletida, de modo que possam, com segurana, ajudar aos futuros alunos de cursos a distncia, a construrem a sua autonomia como aprendizes a distncia bem como em situao presencial; Desenvolver entre os tutores e entre tutores e alunos um esprito de cooperao de modo que sejam todos co-autores no processo de construo de conhecimento.

A educao a distncia uma modalidade mediatizada que requer um novo tipo de educador.

O QUE ENTO UM TUTOR?

Algumas definies:
O tutor exerce a prtica de mediador no processo educacional da EAD. (Prtica Mediatizada). O tutor exerce a funo dos olhos e ouvidos locais do professor, pois ele acompanha de perto o desempenho dos cursistas, e responsvel pela aplicao das atividades, avaliaes, pela motivao e interatividade entre os cursistas.

Algumas definies:
Os autores Parllof & Pratt (2002) acreditam que o tutor aquele que exerce a funo pedaggica, propiciando aos cursistas um ambiente social estimulador da aprendizagem, utilizando recursos didticos disponveis atravs da mediao tutorial. Estes autores sugerem ainda que cabe ao tutor a funo gerencial atravs do agendamento de atividades do curso, o acompanhamento sistemtico dos cursistas no decorrer do curso, o tempo de resposta e uma constante avaliao de sua prtica e da participao dos cursistas, alm da funo tcnica relacionada com o conhecimento tcnico do tutor e seu potencial didtico para compartilh-lo com todos os cursistas.

Algumas habilidades so fundamentais para o tutor:


dominar conhecimentos bsicos de informtica,

ser capaz de se expressar, ser competente para analisar e resolver os problemas, ter conhecimento terico e prtico da sua rea de atuao e deve ainda ser capaz de buscar e interpretar informaes.
os valores sociais so fundamentais.

Segundo LIMA & ROSATELLI (2006):


Possuir atitude crtica e criativa no

desenvolvimento de suas atribuies; Desenvolver a capacidade de estimular a resoluo de problemas;

Possibilitar aos cursistas uma aprendizagem


dinmica; Ser capaz de abrir caminhos para a expresso e a comunicao;

Segundo LIMA & ROSATELLI (2006):

Apresentar atitude pesquisadora;

Possuir

uma

clara

concepo

de

aprendizagem; Estabelecer relaes empticas com seus interlocutores; Possuir capacidade de inovao;

Facilitar a construo de conhecimentos.

FUNES DESEMPENHADAS PELO TUTOR


O tutor a distncia, tem como funo: mediar pedagogicamente o processo de ensino-aprendizagem; participar das atividades referentes ao curso, na interao com o estudante, por meio de diversas mdias, tanto no que diz respeito ao contedo da disciplina quanto s demais atividades acadmicas; nos horrios de planto, deve estar disposio dos estudantes para tirar dvidas quanto ao contedo das disciplinas, bem como motiv-lo continuamente.

FUNES DESEMPENHADAS PELO TUTOR


O tutor presencial tem como funo,

orientar e estimular os estudos; favorecer a interao entre tutor a distncia e alunos, entre alunos e o coordenador de plo; participar dos momentos de avaliao; acompanhar individualmente os discentes no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; auxiliar na produo dos relatrios necessrios ao bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; e distribuir o material didtico.

Planejamento da Ao Tutorial
Antes de iniciar as atividades de tutoria, o tutor precisa elaborar ou compartilhar a elaborao de um planejamento de suas atividades didticas. O planejamento-didtico pedaggico fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades de tutoria e deve estar de acordo com o planejamento geral da disciplina.

Fazem Parte Dessa Rotina:

Analisar o conjunto do programa a ser desenvolvido; Definir as datas-limite; Distribuir as etapas, os assuntos e respectivos perodos de estudo;

Fazem Parte Dessa Rotina:

Criar atividades que possam ser acrescentadas de maneira a tornar mais dinmica a relao dos cursistas entre si e com os temas tratados; Realizar contato com os ausentes para estabelecer alternativas de superao de problemas; Ler o material e identificar pontos polmicos que possam constituir algum tipo de dificuldade ou que estimulem boas discusses;

Manter contato semanal geral; com avisos e/ou mensagens;

Fazem Parte Dessa Rotina:

Observar o acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem, registrando em planilhas prprias; Buscar endereos na web que complementem, exemplifiquem,enriqueam, completem lacunas, enfim, enriqueam os estudos; Estimular os cursistas a pesquisar e constituir ou ampliar acervos prprios, estimulando tambm a troca entre os colegas de curso.

Acompanhamento do Cursista

Cada atividade de acompanhamento precisa ser sistematizada e analisada rotineiramente para que novos rumos sejam dados ao trabalho de tutoria, caso seja necessrio.

Segundo Cruz (2008), para prever possveis aes de interveno e mediao, o desenvolvimento de um curso em EaD passa por 5 estgios crticos, que necessitam a mxima ateno do tutor. Apresentamos a seguir a seqncia desses estgios:

Os Cinco Estgios

A avaliao no deve ser encarada como aspecto isolado, mas como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, devendo ser articulada como projeto pedaggico.

A avaliao como parte importante na prtica pedaggica; A avaliao deve ser reflexiva; A avaliao no uma mera atribuio de nota;

A avaliao pressupe que voc faa algo a partir dela.

Diagnosticar Promover a auto-compreenso

Motivar o crescimento
Aprofundar a aprendizagem

http://penta2.ufrgs.br/edu/mapasconceituais/tutoriaEAD/Papel%20do%20Tutor.jpg

http://penta2.ufrgs.br/edu/mapasconceituais/tutoriaEAD/Papel%20do%20Tutor.jpg- Acesso em: 27 de junho de 2011 ARETIO, L.G. La educacin a distncia: de la teora a la prctica. Barcelona: Ariel, 2006. BRASIL. Ministrio da Educao. UAB - Universidade Aberta do Brasil. Disponvel em: http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Ite mid=18. Acesso em: 20 nov. 2010. BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO. CONSELHO DELIBERATIVO. RESOLUO/ FNDE/CD/ N 044, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Disponvel em: http://www.uab.capes.gov.br/images/PDFs/legislacao/resolucaofnde.pdf. Acesso em: 10 dez. 2008. EMERENCIANO, M. S. J.; SOUSA, C.A.L.; FREITAS, L.G. Ser Presena como Educador, Professor e Tutor. Colabora, Curitiba, v.1, n.1 - p.4-11, agosto 2001. Disponvel em: www.ricesu.com.br/colabora/n1/artigos/n_1/id02.pdf . Acesso em: 28 set. 2007. FETZNER, M. A. M. A Viabilidade do Teletrabalho na PROCEMPA. Ano 2001. 211 fls. Dissertao de Mestrado (Mestrado Profissional em Administrao) Programa de Ps-Graduao em Administrao. Escola de Administrao. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2001. Disponvel em: http://volpi.ea.ufrgs.br/teses_e_dissertacoes/td/000489.pdf. Acesso em: 20 nov. 2007. GARCIA, C. M. (Coord.) El professorado principiante: Insercin a la docencia.

1.

2.

3.

4.

De acordo com edital que voc se escreveu para concorrer a esta vaga de tutor, voc ter oportunidade de atender nos momentos presenciais nos plos que acontecer o curso, que esto divididos respectivamente nos municpios de... Apesar de aparentemente simples, a comunicao entre tutor e alunos a chave da EaD, pois deve ser clara e objetiva e, ao mesmo tempo, possibilitar aproximao, calor humano e compartilhamento de saberes... Em relao ao primeiro momento, fundamental que o tutor acompanhe os alunos de maneira individual e realize avaliaes de carter formativo e com observaes individualizadas, de maneira a demonstrar ao aluno que ele importante e possui um acompanhamento contnuo e individualizado... As diferentes formas que vem sendo aplicada ao ensino e as preocupaes do homem na transmisso do conhecimento esto sofrendo mutaes em relao ao papel do professor. Segundo VILLARDI (2005), o declnio do valor social do trabalho do professor, ainda tem sido agravado por uma srie de contingncias histricas que devem ser visto como sintomas de transformaes sociais profundas, que tem impacto sobre as formas de produo e de transmisso do saber.

You might also like