You are on page 1of 21

Universidade Gama Filho Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Ncleo Integral de Sade Coletiva - NISC

Polticas de Sade do Brasil


Normas Operacionais Bsicas Pacto pela Sade

Prof. Ana Maria Florentino e Adriana Leite 2010.1

AMF

O SUS E AS NORMAS OPERACIONAIS


NOBs: So portarias do Ministrio da Sade que representam instrumentos de regulao definindo os objetivos e estratgias do processo de descentralizao da poltica de sade, tratando especialmente: da diviso de responsabilidade das relaes entre os gestores e critrios de transferncia de recursos federais para estados e municpios no previstos nas leis 8080/90 e 8142/90 (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LEI8080.pdf) e (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf) Ao editar as Normas Operacionais Bsicas, o MS refora o poder e a funo do governo federal na regulamentao da direo nacional do SUS. Quatro Normas Operacionais Bsicas foram editadas nos anos 90 (NOB 91, NOB/92, NOB/93, NOB/96) Atualmente em vigncia a Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS) de 2002

AMF

NORMAS OPERACIONAIS
Histrico das NOBs:

JANEIRO DE 1991
FEVEREIRO DE 1992

NOB-SUS 01/91
NOB-SUS 01/92

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20258_07_01_1991.pdf)

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Portaria%20234_07_02_1992.pdf)

MAIO DE 1993
AGOSTO DE 1996

NOB-SUS 01/93
NOB-SUS 01/96

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Portaria%20545_20_05_1993.pdf)

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/NOB%2096.pdf)

JANEIRO DE 2001
FEVEREIRO DE 2002
AMF

NOAS 01/2001
NOAS 01/2002
3

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Noas%2001%20de%202001.pdf)

(http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/NOAS%2001%20de%202002.pdf)

NOB 91
Normatiza

o Sistema de Informao Hospitalar/SUS e Sistema de Informao Ambulatorial/SUS Define o quantitativo de Autorizao de Internao Hospitalar para os estados Define os critrios de transferncias da Unidades de Consulta Ambulatorial aos estados e municpios
AMF
4

NOB 91 - INSTRUMENTOS
Conselhos

de sade Fundos de sade Consrcios intermunicipais Relatrio de gesto Programao e Oramentao Planos de Aplicao Prestao de Contas
AMF
5

NOB 92
INCIO

DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA PRECURSORA DO DOCUMENTO OUSADIA DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI

AMF

NOB 93 - TIPOS DE GESTO


INCIPIENTE

PARCIAL
SEMIPLENA

AMF

NOB 93 RESPONSABILIDADES
Autoriza, cadastra e contrata Programa, autoriza AIH e procedimentos ambulatoriais Controla e avalia Gerencia rede pblica Desenvolve aes de vigilncia e sade do trabalhador Recebe diferena entre teto e servios prestados

AMF
8

NOB 93 - REQUISITOS
Manifestar Bipartite interesse em assumir responsabilidades Conselho Municipal de Sade Fundo Municipal de Sade Encaminhar Bipartite proposta de incorporao das unidades estaduais e federais Mdico para emisso de AIH

AMF

NOB 96 - TIPOS DE GESTO


Gesto

Plena da Ateno Bsica Gesto Plena do Sistema Municipal Incentivo ao Programa Sade da Famlia (PSF) e ao Programa de Agentes Comunitrios de Saude (PACS)

AMF

10

NOAS 2001 - TIPOS DE GESTO


GESTO

AMPLIADA GESTO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL Instrumentos: REGIONALIZAO - Elaborao do PDR Plano Diretor de Regionalizao

PLENA

DA

ATENO

BSICA

Ampliao das aes bsicas: controle de tuberculose, eliminao de hansenase, controle de hipertenso arterial, controle de diabetes, sade da criana, sade da mulher e sade bucal.
AMF
11

NOAS 2002 Atualiza

as prerrogativas da NOASSUS 01/2001 Aprofunda descentralizacao com equidade no acesso

AMF

12

PACTO PELA SADE


PORTARIA

N 399/GM DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006: Consolidao do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. Articula um conjunto de mudanas em 3 dimenses: * Pacto em Defesa do SUS; * Pacto de Gesto; * Pacto pela Vida. Reconhece a autonomia dos entes e considera que todos os gestores so plenos.
AMF
13

Pacto de Defesa do SUS


Reforcar o SUS como politica de Estado e defesa dos principios basicos (inscritos na CF 88)

As prioridades do Pacto em Defesa do SUS so:


IMPLEMENTAR UM PROJETO PERMANENTE DE MOBILIZAO SOCIAL COM A FINALIDADE DE: Mostrar a sade como direito de cidadania e o SUS como sistema pblico universal garantidor desses direitos; Alcanar, no curto prazo, a regulamentao da Emenda Constitucional n 29, pelo Congresso Nacional; Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos oramentrios e financeiros para a sade, aprovar o oramento do SUS, composto pelos oramentos das trs esferas de gesto, explicitando o compromisso de cada uma delas e ELABORAR E DIVULGAR A CARTA DOS DIREITOS DOS USURIOS DO SUS

* CARTA DE DIREITOS DOS USUARIOS DO SUS (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf)

AMF

14

Pacto de Gesto
Diretrizes operacionais para os processos de gesto, definindo as responsabilidades sanitrias dos trs gestores

Pacto pela Vida


Prioridades pactuadas nacionalmente entre os trs entes podendo ser acrescidas outras de relevncia sanitria estadual e loco-regional. Definio de objetivos, metas e indicadores nacionais e em cada municpio e estado.

AMF

15

PACTO PELA VIDA


Eixos do Plano Nacional de Sade que definem a orientao estratgica para a construo desse Pacto:
A reduo das desigualdades em sade; Ampliao do acesso com qualificao e humanizao da ateno; Reduo dos riscos e agravos; Aprimoramento dos mecanismos de gesto, financiamento e controle social.

AMF

16

PACTO PELA VIDA: prioridades


1. Reduo da mortalidade materna e infantil, com a efetivao do pacto j firmado entre os gestores, garantindo o acesso ao atendimento humanizado e de boa qualidade, ao pr-natal, parto e puerprio e as aes de vigilncia.

2. Eliminao da Hansenase e controle da Tuberculose, Dengue, Malria, DST/AIDS, doenas imunoprevinveis e outras doenas controlveis de grande incidncia regional ou local, com reduo progressiva dos nveis de incidncia, tomando por referncia mnima, em todos os estados e municpios, as metas nacionais estabelecidas.
3. Controle de Hipertenso Arterial Sistmica e Diabetes. 4. Reduo da desnutrio e de outros distrbios nutricionais, com a implantao da vigilncia nutricional e alimentar em populaes em situao de risco.

AMF

17

5. Reduo dos riscos sade relacionados com as desigualdades tnicas, raciais, regionais e sociais e grupos populacionais em situao de risco e maior vulnerabilidade, com nfase na melhoria de indicadores de sade desfavorveis a determinados grupos populacionais. 6. Garantia de acesso ateno bsica universal e de boa qualidade, com a oferta do conjunto de aes integrais, resolutivas e humanizadas e com incorporao e realizao das aes de sade bucal, mental e sade dos trabalhadores, estas na ateno bsica e especializada. 7. Garantia das aes de vigilncia em sade ambiental, epidemiolgica e sanitria - para reduo dos principais riscos e agravos sade da populao.

AMF

18

8. Promoo da qualificao do atendimento integral, reorganizando o modelo de ateno com a incorporao das diretrizes da poltica nacional de humanizao, assegurando vnculo, acolhimento e responsabilizao dos profissionais e das equipes.

9. Garantia do acesso aos medicamentos e outros insumos, com base em protocolos do SUS.
10.Reduo da morbi-mortalidade por causas externas e garantia do acesso imediato s urgncias e emergncias.

AMF

19

PACTO PELA VIDA: prioridades pactuadas

Sade do idoso.
Controle do cncer do colo do tero e da mama.

Reduo da mortalidade infantil e materna.


Fortalecimento da capacidade de reposta s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza. Promoo da sade.

Fortalecimento da ateno bsica.


AMF
20

Pacto pela Vida e a agenda do MS


PLANEJAMENTO ESTRATGICO DO MS Aumentar a capacidade para interferir na determinao social do processo sade x doena Garantir acesso integral, universalizado e equnime da populao a todos os nveis de ateno, com foco em: PACTO PELA VIDA DISCURSO DE POSSE DO MINISTRO PROMOO DA SADE Fortalecer, expandir e qualificar a ateno bsica como estratgia central de reordenamento de sistema de sade.

FORTALECIMENTO DA ATENO BSICA

Fortalecer a Poltica Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos, ressaltando a ateno obsttrica, o combate ao cncer Agravos e Doenas ginecolgico, o planejamento familiar, a Controle do cncer de colo de CONTROLE DO CNCER DO COLO ateno ao aborto inseguro, o combate tero e da mama DO TERO E DA MAMA violncia domstica e sexual, e incluindo a Reduo da mortalidade infantil e REDUO DA MORTALIDADE tambm a preveno e tratamento de materna MATERNA E INFANTIL mulheres vivendo com DST/AIDS. Doenas emergentes e endemias, FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE com nfase na dengue, hansenase, DE RESPOSTA S DOENAS Enfatizar a preveno de doenas tuberculose, malria,influenza, EMERGENTES E ENDEMIAS, COM prevalentes como as cardiovasculares, leishimanioses, DST-AIDS e hepatites NFASE NA DENGUE, HANSENASE, cncer, as que resultam de acidentes de TUBERCULOSE,MALRIA E Diabetes e Hipertenso trabalho e de trnsito, uso de drogas INFLUENZA Violncias e causas externas psicoativas e lcool, hbitos alimentares, (trauma) tabagismo etc. Grupos de Interveno Idoso Homens Mulheres Crianas Portador de Deficincia SADE DO IDOSO SADE DA PESSOA COM DEFICINCIA Desenvolver abordagens inovadoras em relao a grupos mais vulnerveis da populao como os idosos e o binmio mebeb no 1 ano de vida. Dar continuidade e aperfeioar a reforma psiquitrica brasileira. 21

SADE MENTAL AMF SADE DO TRABALHADOR

You might also like