You are on page 1of 72

Ecologia

Aula Biologia
Tema:
Ecologia

Prof. Renato

Ecologia
kologie (alemo): 1866 Ernst Haeckel (Charles Darwin)
Deriva do Grego: Oikos = casa Logos = estudo O que a ecologia? Cincia capaz de compreender a relao do organismo com o seu ambiente

Objetivo: Entender os princpios de operao dos sistemas naturais e prever suas reaes s mudanas. Por que estudar ecologia? Curiosidade: Como funciona o mundo a nossa volta? Responsabilidade: Como nossas aes modificam o meio ambiente? Como minimizar os efeitos nocivos de nossas aes?
Exemplos: Destruio de florestas, perda da biodiversidade, mudanas climticas, etc.

Ecologia
1) Conceitos Bsicos
Indivduo: Exemplar de uma espcie qualquer que constitui uma unidade distinta. Espcie: Conjunto de indivduos muito semelhantes entre si e aos seus ancestrais que se entrecruzam, naturalmente, produzindo descendentes frteis. Populao: Conjunto de indivduos da mesma espcie que ocupam uma determinada rea, num determinado perodo de tempo. Comunidade ou biocenose: conjunto de populaes diferentes que coexistem em determinada regio, interagindo direta ou indiretamente umas com as outras. Ecossistema: Conjunto formado pela comunidade (meio bitico) e o ambiente fsico (meio abitico). Ex: Lagoa, Deserto, Floresta, etc.

Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas do planeta; corresponde poro da Terra onde existe vida.

Ecologia
1) Conceitos Bsicos
Habitat: Local onde o indivduo ou a espcie pode ser encontrado. Corresponde a seu endereo no ecossistema onde vive.

Nicho Ecolgico: Papel desempenhado pelo organismo no ecossistema. Define o modo de vida nico e particular que cada espcie explora no hbitat.
Ectone: Regio de transio entre dois ecossistemas. Apresenta grande biodiversidade. Bioma: Conjunto de ecossistemas com caractersticas relativamente uniformes de clima, solo, fauna e flora. Exemplos de biomas brasileiros: Cerrado, Mata Atlntica, Caatinga e Pampas. Bitico: Refere-se quilo que caracterstico dos seres vivos ou que est vinculado a estes. Tambm aquilo pertencente ou relativo biota (o conjunto da flora e da fauna numa determinada regio). Abitico: Refere-se ao meio no qual no h vida. antnimo de bitico, j que nomeia aquilo que no faz parte ou que no resulta dos seres vivos

Ecologia
2) Nveis de organizao da Ecologia
tomos Molculas Organelas Clula Tecidos rgos Sistemas Organismos (indivduos) Populaes Comunidades Ecossistemas Biosfera

Ecologia
Questes de escalas A ecologia atua em uma amplitude de escalas Escalas biolgicas:
Indivduos Populaes: grupo de indivduos da mesma espcie Comunidades: maior ou menor nmero de populaes Ecossistemas: comunidade junto com seu ambiente fsico Biosfera: compreende todos os meios ambientes e organismos na superfcie da Terra.

Ecossistema Terrestre x Aqutico

Ecossistemas

Ecologia

Ecologia
Definies (Odum, 1988) Biosfera
Unidade funcional bsica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abitico. Componentes biticos so influenciados pelos abiticos e vice versa. OU Qualquer unidade que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto em uma determinada rea, interagindo com o ambiente fsico, com fluxo de energia e ciclagem de matria entre as partes vivas e no vivas.

Ecologia
ESCALAS ECOSSISTEMAS Ecossistema: rea pequena at grande Escalas pequenas Exemplos: - Organismos de pequenos corpos de gua temporrios, - Intestino de cupim: habitat para bactrias, protozorios, etc. -Diversidade de pulgas sobre diferentes espcies de aves, etc.

Escalas amplas Ecossistema global, exemplos: - Relao das correntes ocenicas e atividades pesqueiras - Distribuio de desertos e florestas - Elevao de CO2 na atmosfera (queima de combustveis fsseis) -Mudana climtica global
-Escalas espaciais Escalas temporais (sucesso)

Ecologia
4) Exerccios sobre populaes
1) (PUC-SP) A cada conjunto de indivduos que vive numa mesma rea geogrfica (regio) denominamos de: a) Biomassa b) Ecossistema Resposta: Letra c c) Populao d) Nicho Ecolgico e) Comunidade Bitica 2) (Fuvest) Em um lago, esto presentes diversas espcies de animais, plantas, algas, protozorios, fungos e bactrias. O conjunto desses seres vivos constitui a) b) c) d) e) Uma cadeia alimentar Uma comunidade biolgica Um ecossistema Uma populao Uma sucesso ecolgica

Resposta: Letra b

Ecologia
4) Exerccios sobre populaes
3) (UFPE) Ao dizer onde uma espcie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente: a) Nicho ecolgico e habitat b) Habitat e nicho ecolgico Resposta: Letra b c) Habitat e bitopo d) Nicho ecolgico e ecossistema e) Habitat e Ecossistema 4) (UFLA) Indique a alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais complexo, nvel ecolgico: a) b) c) d) e) Populao indivduo comunidade Ecossistema Ecossistema Populao Indivduo Comunidade Indivduo Populao Ecossistema Comunidade Ecossistema Comunidade Populaes Indivduo Indivduo Populao Comunidade Ecossistema

Resposta: Letra e

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas - Exerccios
8) (PUC-MG) Entre as abelhas melferas que no possuem ferro, existe uma espcie que invade a colmia de outra, a fim de roubar o mel elaborado por elas. O tipo de relao ecolgica descrito :

a) b) c) d) e)

Parasitismo Predatismo Amensalismo Esclavagismo Mutualismo

Resposta: Letra d

9) (UERJ) Ervas de passarinho so plantas que retiram de outras plantas gua e sais minerais. Seus frutos atraem aves que, por sua vez, iro dispersar as suas sementes. Os tipos de interaes entre seres vivos exemplificadas acima tambm so desenvolvidas, respectivamente pelas seguintes duplas:

a) b) c) d)

Carrapato e cachorro; boi e anu Boi e anu; tamandu e formiga Orqudea e rvore; tamandu e formiga Orqudea e rvore; tamandu e cachorro

Resposta: Letra a

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


Aula Biologia
Tema:
Cadeia Alimentar e Fluxo de energia

Prof. Renato

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


1) Conceitos Prvios
a) Organismos Auttrofos So organismos que possuem a capacidade de utilizar o CO2 como fonte de carbono para produzir matria orgnica. 6CO2 + 12H2O C6H12O6 + 6H2O + 6O2 Os organismos podem ser auttrofos de duas maneiras: I) Realizando fotossntese A fonte de energia necessria para converter o CO2 em matria orgnica provm da luz. II) Realizando quimiossntese A energia necessria para converter o CO2 em matria orgnica provm reaes qumicas.

de

Ecologia

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


1) Conceitos Prvios
a) Organismos Auttrofos

Algas Verdes

rvores

Cianobactrias

Algas Pardas

Bromlias

Algas unicelulares

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


1) Conceitos Prvios
a) Organismos Hetertrofos So organismos que no so capazes de produzir matria orgnica. Dessa maneira, precisam obter a matria orgnica pronta.

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


1) Conceitos Prvios Importncia dos auttrofos Os auttrofos, por serem capazes de produzir matria orgnica, so os grandes produtores de nutrientes dos ecossistemas. Esses nutrientes so chamados de Biomassa ou Massa seca. Produtividade Primria Falamos em produtividade primria bruta quando nos referimos ao total da biomassa (matria orgnica) produzida pelos organismos fotossintticos, por unidade de area e por unidade de tempo. Essa produtividade pode ser expressa, por exemplo, em KG/m2*Ano. J a expresso produtividade primria lquida, refere-se ao valor da produtividade bruta subtraindo a biomassa consumida pela respirao dos produtores. Que o que se torna a biomassa disponvel para transferncia para os outros nveis trficos.

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


2) Cadeias Alimentares
a) Conceito Relao alimentar entre organismos de um ecossistema. Representa a srie de organismos pela qual flui a energia inicialmente assimilada pelos produtores.

Luz Capim Gafanhoto Sapo Serpente

Na cadeia acima o capim Os Os cadeia alimentar Toda consumidoresso decompositores Os Produtores So sempre hetertrofos possui 3 componentes: tambm hetertrofos, (auttrofo) o So sempre So representados pelos organismo produtor. porm so os nicos representados pelos I) organismosconverter ou organismos carnvoros a capazes de auttrofos Produtores sapo e Gafanhoto, II)(Fotossintetizantes ou serpente, consumidores matria orgnica em Consumidores um herbvoros de III) eDecompositores compostos inorgnicos Quimiossintetizantes) bactrias e fungos ecossitema. decompositores simples.

Decompositores (bactrias e fungos)

Ecologia
Estrutura Bsica Fluxo de Energia

Representao esquemtica do fluxo de energia atravs dos componentes do ecossistema. Somente 10% recebido de energia, na passagem de um nvel trfico para outro. A causa da diminuio da energia recebida devido o consumo na sua prpria respirao.

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia

X Energia

1/10 Energia 1/100 Energia

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


FLUXO DE ENERGIA

2 3 4

6 7

8 9

10

11

Fluxo de energia

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


TEIA ALIMENTAR

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


PIRMIDES ECOLGICAS

a) Pirmide de Energia sempre direta!!!

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


PIRMIDES ECOLGICAS

b) Pirmide de nmeros Pode ser direta ou inversa Se os produtores forem de Se os produtores forem organismos pequenos e os grande tamanho (uma consumidores relativamente rvore) e os herbvoros pequenos a pirmide ser maiores, (lagartas) a base da pirmide ser estreita e o sempre direta. grfico no apresentar forma de pirmide.

Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia


PIRMIDES ECOLGICAS

b) Pirmide de biomassa Pode ser direta ou inversa

Expressa a quantidade de substncia viva (peso seco em cada nvel trfico.

Peixes Carnvoros Herbvoros Produtores Fitoplncton Zooplncton

(Vunesp-SP) Uma determinada espcie de camaro foi introduzida em um lago. A figura representa a variao nos tamanhos populacionais do camaro, de uma espcie de peixe e de uma espcie de aves que vivem no lago, observada nos anos seguintes, como conseqncia da introduo do camaro. Resposta: Letra D

Resposta: Letra A

Os organismos que desempenham no ecossistema terrestre o mesmo papel do fitoplncton no ambiente aqutico so:

a) b) c) d) e)

Gramneas Bactrias do solo Fungos Gafanhotos Protozorios ciliados

Resposta: Letra A

Resposta: Letra E

Resposta: Letra A

Resposta: Letra D

Resposta: Letra B

Resposta: Letra B

Ecologia
3) Estudo das populaes
a) Densidade Populacional Nmero de indivduos de uma mesma espcie que vive numa determinada rea ou volume (habitats aquticos).

Densidade Nmero de indivduos = populacional rea ou volume

Fatores que determinam a densidade populacional: o o o o Taxa de Natalidade Taxa de Imigrao Taxa de Mortalidade Taxa de Imigrao

Ecologia
3) Estudo das populaes
b) Fatores que alteram o tamanho populacional Todas as populaes possuem potencial para crescer.
Um nico casal de pssaros, chocando 6 ovos por ano, e com mortalidade zero, produziria ao final de 15 anos cerca de 10 milhes de descendentes. Essa capacidade terica de crescer apresentada pelas populaes chamada de potencial bitico.

Ecologia
3) Estudo das populaes
b) Fatores que alteram o tamanho populacional Em condies naturais, o crescimento de uma populao limitado pela disponibilidade de recursos do meio. O tamanho da populao ser determinado pelos efeitos combinados dos fatores ambientais: Abiticos: gua, espao, clima, disponibilidade de nutrientes, etc.

Quando uma populao atinge a A curva de crescimento real de uma capacidade suportada pelo meio, seu populao descreve uma curva em forma tamanho passa a oscilar em torno de um de S (curva sigmide) valor mdio.

Biticos: Predao, competio, doenas, alimentao, etc.

Ecologia
4) Exerccios sobre populaes
5) (UFRN) Entre os fatores que determinam a diminuio da densidade de uma populao, podemos citar: a) Mortalidade e longevidade b) Imigrao e Emigrao Resposta: Letra e c) Mortalidade e Imigrao d) Imigrao e Natalidade e) Emigrao e Mortalidade 6) (PUC-MG) Uma populao de parasitas e seus hospedeiros esto em interao. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a populao de hospedeiros: a) b) c) d) e) Cresa continuamente Entre em declnio e depois permanea em equilbrio Cresa at certo limite e depois permanea em equilbrio Entre em equilbrio imediatamente Entre em declnio imediatamente Resposta: Letra c

Ecologia
4) Exerccios sobre populaes
7) (FCC) Para calcular a densidade de uma populao necessrio conhecer o nmero de indivduos que a compe e: Resposta: Letra a a) O espao que ocupa
b) c) d) e) A taxa de mortalidade A taxa de natalidade O nmero de indivduos que migram O nmero de indivduos de outras populaes da mesma regio

8)
80 70 60 50 40 30 20 10 0

N de indivduos em centenas

Qual alternativa errada?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Tempo em meses Resposta: Letra b

a) O crescimento observado nos cinco primeiros meses sugere que se trata de uma populao recente em ambiente favorvel b) As flutuaes observadas sugerem que a populao no atingiu o equilbrio nos doze meses. c) A variao da populao observada entre 6 e 7 pode ser devida a um aumento da taxa de imigrao d) A competio por espao pode explicar a variao da populao entre 5 e 6.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
A interao dos diversos organismos que constituem uma comunidade biolgica so genericamente denominadas relaes ecolgicas, e costumam ser classificadas pelos bilogos em intra-especficas, interespecficas, harmnicas e desarmnicas. a) Relaes intra-especficas: So as que se estabelecem entre indivduos de uma mesma espcie. b) Relaes interespecficas: So as que se estabelecem entre indivduos de espcies diferentes. c) Relaes harmnicas: Pelo menos uma das espcies se beneficia e no h prejuzo para nenhuma das partes associadas. d) Relaes desarmnicas: Uma ou ambas as espcies so prejudicadas.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
Intra-Especfica Relaes Harmnicas Interespecfica Intra-Especfica Colnias Sociedades Mutualismo Protocooperao Comensalismo Competio intra-especfica Canibalismo Competio interespecfica Predatismo Parasitismo Amensalismo Esclavagismo

Relaes Desarmnicas Interespecfica

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Intra-especficas Harmnicas I) Colnia: So associaes entre indivduos da mesma espcie, unidos fisicamente entre si, podendo ou no ocorrer diviso de trabalho. Ex: Corais, bactrias (estreptococos), caravela

II) Sociedade: So associaes entre indivduos da mesma espcie, organizados de modo cooperativo e no ligados anatomicamente. Ex: sociedade dos insetos: abelhas, formigas, vespas. Obs.: Na sociedade das abelhas as funes dos indivduos so bem definidas, havendo trs castas sociais: rainha, zango e operrias.

Video sociedade das abelhas ou formigas???

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Intra-especficas Harmnicas I) Colnia:

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Intra-especficas Harmnicas II) Sociedade: Abelhas

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Interespecficas Harmnicas I) Mutualismo: a associao entre indivduos de espcies diferentes, necessria sobrevivncia dos participantes e que beneficia ambos. Ex: o Lquens (associao entre algas ou cianobactrias e fungos) o Bacteriorriza: Associao formada por bactrias do gnero Rhizobium com razes de leguminosas, como o feijo. o Herbvoros e Protozorios.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Interespecficas Harmnicas II) Protocooperao: a associao entre indivduos de espcies diferentes em que ambos se beneficiam, mas a existncia no obrigatria. Ex: o Paguro e anmonas do mar o Cervo e pssaro anu o Pssaro palito e jacar o Insetos polinizadores e angiospermas

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
a) Relaes Interespecficas Harmnicas III) Comensalismo: a associao entre espcies diferentes, na qual uma espcie beneficiada sem causar prejuzo ou benefcio a outra. Comensalismo tpico: Relao em que uma espcie se alimenta de restos alimentares de outra, sem prejudic-la. Ex: Abutres, que aproveitam restos das presas dos lees. Inquilinismo: Relao ecolgica em que uma espcie inquilina vive sobre ou no interior de uma espcie hospedeira, sem prejudic-la. Nos vegetais essa associao recebe o nome de epifitismo. Ex: Bromlias. Forsia: Relao na qual uma espcie usa a outra como meio de transporte. Ex: Tubaro e rmoras.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Intra-especficas desarmnicas I) Competio Intra-especfica: Ocorre entre indivduos da mesma espcie, e motivada por disputas por territrio, alimento e companheiro sexual. Obs.: A competio um fator que regula o tamanho da populao

II) Canibalismo: Relao na qual um organismo se alimenta de outro da mesma espcie. Ex: Louva-Deus; Aranha viva negra.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas I) Competio Interespecfica: Ocorre entre indivduos de espcies diferentes. Geralmente ocorre quando duas espcies apresentam sobreposio de nichos ecolgicos. Obs.: A disputa pelo mesmo recurso ambiental um importante fator no controle do tamanho das populaes. Obs2.: Quando uma competio muito severa uma das espcies pode ser eliminada (extinta) ou obrigada a emigrar. Obs3.: A introduo de espcies exticas tm causado graves impactos ambientais devido ao fato dessas espcies competirem pelos mesmos recurso que espcies nativas.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas I) Competio Interespecfica

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas II) Predatismo: Ocorre quando organismo predadores matam indivduos da populao de presas para deles se alimentarem. Ex: Lees e girafas. Obs.: A relao presa-predador pode ser um fator regulador da densidade populacional de ambos. N de indivduos Presa Predador

Tempo

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas II) Predatismo:

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas III) Parasitismo: Relao na qual uma das espcies, o parasita, obtm nutrientes e moradia no corpo de indivduos vivos da espcie hospedeira. Endoparasitismo: O parasita vive no interior do corpo do hospedeiro. Ex: Protozorios flagelados e cupim. Ectoparasitismo: Quando o parasita vive na superfcie do hospedeiro. Ex: Piolho e homem. Holoparasita: Planta parasita que obtm seiva bruta e elaborada as custas da planta hospedeira. Ex: Cip-chumbo. Hemiparasita: Planta parasita que obtm somente seiva bruta as custas da planta hospedeira. Ex: Erva de passarinho. Obs.: O parasitismo pode ser um fator regulador do tamanho de uma populao. Obs2.: Geralmente os parasitas no matam os hospedeiros, pois dependem destes para sobreviverem.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas III) Parasitismo

Pernilongo
Erva-de-passarinho Cip chumbo

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas IV) Amensalismo: Tambm chamado de antibiose, uma espcie denominada inibidora libera substncias que impedem o crescimento e a reproduo de outra denominada amensal. Ex: Algas pirrfitas e animais marinhos (Mar vermelha).

Algas Pirrfitas

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
b) Relaes Interespecficas desarmnicas V) Esclavagismo: Uma espcie se beneficia do trabalho de outra. Ex: Chupim. Essa espcie de pssaro bota seus ovos no ninho de outras espcies, que passa a choclos at a ecloso.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
Formas especiais de adaptao a) Camuflagem: Forma de adaptao na qual um organismo se parece com o ambiente, confundindo-se com ele na cor e/ou na forma.

b) Mimetismo: Forma de adaptao na qual uma espcie se beneficia por assemelhar-se a outras

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
Formas especiais de adaptao b) Mimetismo

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas
Formas especiais de adaptao c) Aposematismo: Forma de adaptao na qual uma espcie exibe cores chamativas para advertir seus possveis predadores quanto a seu paladar desagradvel ou pelo veneno que possui.

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas - Exerccios
1) A associao de bactrias que vivem na pana de mamferos ruminantes, com esses animais, classificada como:

a) b) c) d) e)

Comensalismo Amensalismo Inquilinismo Parasitismo Mutualismo

Resposta: Letra e

2) (UFMG) Para proteger os ovos das galinhas, o homem mata o gamb. A relao ecolgica que se estabelece entre o homem e o gamb, denomina-se: a) b) c) d) e) Competio Mutualismo Parasitismo Predao Protocooperao

Resposta: Letra d

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas - Exerccios
3) (FUVEST) Vrias espcies de eucaliptos produzem certas substncias que, dissolvidas pelas guas da chuva e transportadas dessa maneira ao solo, dificultam o crescimento de outros vegetais. Por essa razo, muitas florestas de eucaliptos no Brasil no possuem plantas herbceas ou gramneas sua sombra. O fato descrito ilustra um exemplo de: a) b) c) d) e) Competio intra-especfica Mutualismo Comensalismo Predatismo Amensalismo

Resposta: Letra e

4) (PUC-MG) No relao harmnica interespecfica a) b) c) d) e) Protocooperao Inquilinismo Mutualismo Sociedade Comensalismo

Resposta: Letra d

Ecologia
5) Relaes Ecolgicas - Exerccios
5) (UFMG) Podem organizar-se em sociedades a) b) c) d) e) As aranhas Os besouros Os gafanhotos As traas As vespas

Resposta: Letra e

6) (PUC-MG) No relao harmnica intra-especfica a) b) c) d) Sociedade Colnia Canibalismo Mutualismo

Resposta: Letra d

UFMG 2004

Resposta: Letra b

Ecologia
6) Sucesso Ecolgica
Processo que consiste na substituio ordenada e gradual de uma comunidade por outra, at o estabelecimento de uma comunidade relativamente estvel, denominada comunidade clmax. Etapas da sucesso: Ecese Sries Comunidade clmax Estgio Inicial: Constitudo pela comunidade pioneira ou (ecese) que modifica o ambiente e gradualmente substituda por comunidades temporrias (sries) at atingir a comunidade clmax. o Espcies pioneiras: Lquens e brifitas o Sries: so comunidades temporrias que se sucedem aps a colonizao o Comunidade clmax: a que encerra a sucesso. o estgio no qual se encontra grande biodiversidade, no havendo mais substituio de espcies.

Ecologia
Espcies Pioneiras se estabelecem

Comunidades temporrias

Comunidades permanentes

Ecologia
6) Sucesso Ecolgica
Tipos de sucesso ecolgica Sucesso Primria: Ocorre quando o desenvolvimento de uma comunidade inicia-se em uma rea estril, ou seja, onde no existia vida. Ex: Ilhas vulcnicas. Sucesso Secundria: Ocorre quando o desenvolvimento de uma comunidade inicia-se em uma rea anteriormente ocupada por outras comunidades bem estabelecidas.

Ecologia
6) Sucesso Ecolgica
Caracterstica Composio em espcies Tamanho dos indivduos Diversidade de espcies Biomassa total Eventos ao longo da sucesso Muda rapidamente no incio, depois mais lentamente. Tende a aumentar Aumenta, atingindo o mximo na comunidade clmax Aumenta

Produtividade primria bruta


Respirao da comunidade Razo Fotossntese/Respirao Produtividade Lquida Cadeias alimentares Reciclagem de nutrientes

Aumenta no incio depois estabiliza


Aumenta F > R, no incio, depois F = R Inicialmente grande, depois diminui, igualando no clmax Ficam mais elaboradas Aumenta, tornando-se mais rpida

Ecologia

O que estudar para USP 2013


Livros obrigatrios para leitura Viagens na minha terra Almeida Garrett; Til Jos de Alencar; Memrias de um sargento de milcias Manuel Antnio de Almeida; Memrias pstumas de Brs Cubas Machado de Assis; O cortio Alusio Azevedo; A cidade e as serras Ea de Queirs; Vidas secas Graciliano Ramos; Capites da areia Jorge Amado; Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade. Parte matria de Biologia Vrus - deve ser cobrado na prova, principalmente porque o assunto est na crista da onda. A gripe suna deve inspirar a banca examinadora. Gentica molecular - a sntese de protenas e o conhecimento sobre o DNA so assuntos tradicionais. Ecologia - importante estudar as cadeias e teias alimentares e os ciclos do carbono e do nitrognio. Estudar com foco em problemas concretos, como a interferncia desses temas na agricultura, pode ser um bom exerccio. Poluio - a qualidade do ar nas grandes cidades e a contaminao das guas e dos solos so assuntos candidatos a carem em perguntas do Enem. No campo, um tema possvel o uso dos agrotxicos e suas implicaes no ambiente. Fotossntese e respirao - dois assuntos que nunca saem de moda nos processos seletivos. Sade humana - conhecer as causas e conseqncias de doenas como presso alta e diabetes deve render pontos a mais nas questes. Angiospermas - essas so as plantas cultivadas pelo homem e devem ser o ramo da botnica mais explorado no Enem. "O Enem deve abordar problemas relacionados com o cotidiano. Por exemplo, em gentica, pode cair problemas sobre a transfuso sangunea.

You might also like