You are on page 1of 13

EREM CORONEL NICOLAU SIQUEIRA

PROFESSORA: HELENA LEITE


DISCIPLINA: GEOGRAFIA GRUPO: K E L LY IANARA, ALINE MATOS, MONIZE ALBUQUERQUE, PATRCIA BARROS E FELIPE LIMA. SRIE : 2 A

Formada pela ndia, Paquisto, Maldivas, Nepal, Buto, Bangladesh e Sri Lanka o Sul da sia caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua populao sofre por diversas consequncias da economia local e pela m distribuio de renda nestes pases. A numerosa e crescente populao do Sul da sia condiz a esta realidade, a ndia, por exemplo, ser daqui alguns anos o pas mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo no para de aumentar. Dentre todas as naes desta regio, a ndia a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras naes esto mergulhadas em grandes crises scio-econmicas. A regio tambm atingida pelo efeito atmosfrico natural chamado Mones, que transforma a rea do sul da ndia e Bangladesh durante o inverno (seco) e vero (mido), causando nesta ltima estao inmeras enchentes. O Sul da sia tambm amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.

RELEVO
O continente asitico apresenta contrastes: vastas plancies aluviais e costeiras e grandes planaltos com altssimas cordilheiras, que se estendem por uma vasta rea do centro-sul, da Turquia at Indonsia. Isso tudo faz da sia o nico continente com quase mil metros de altitude mdia. As mais altas montanhas localizam-se na cordilheira do Himalaia, mas h outras espalhadas por todo o territrio, estando localizadas na sia as 18 montanhas mais altas do mundo. O relevo asitico se caracteriza por apresentar contrastes extremos de altitude: As mais elevadas cordilheiras e planaltos da Terra: Himalaia, Pamir e Tibete, onde se localizam os pontos mais altos do globo: (Everest, 8.840metros, Kanchenjunga, 8.598 metros, e muitos outros, com altitudes superiores a 7.000 metros). As maiores depresses absolutas do planeta: o Mar Morto, 395 metros Algumas regies banhadas pelo oceano Pacfico pertencem ao Crculo de Fogo, ou seja, devido a sua formao geolgica recente esto sujeitas a erupes vulcnicas e a terremotos. o caso do Japo e da Indonsia. Alguns planaltos so muito altos e se intercalam s cordilheiras, como o caso do Pamir e do Tibete, contrastando com outros mais antigos, de altitudes menos elevadas, como os da Armnia, do Dec. As plancies fluviais asiticas so recobertas com o aluvio trazido pelos rios que as percorrem e que se dirigem principalmente para os oceanos ndico e Pacfico. As principais plancies fluviais so aIndo-gangtica (ndia), a Mesopotmica (Iraque), a Siberiana (Rssia) e as dos rios Yang-ts (China) e Mekong (Vietn).O continente asitico projeta, em direo aos oceanos que o circundam, diversas pennsulas, sendo as principais a da Anatlia, a Arbica, a Hindustnica, a da Indochina e a da Coreia.

CLIMA
A vasta extenso territorial e, portanto, as diferenas de latitude, a presena alternada de reas baixas e elevadas, a grande influncia das massas de ar e ainda a continentalidade e a maritimidade trazem para o continente grande variedade de tipos de clima e, consequentemente, de formaes vegetais. Nas terras situadas no extremo norte predomina o clima polar, que vai se tornando mais ameno em direo ao sul. O centro do continente, por situar-se distante de influncias martimas e, em parte, devido altitude do relevo, que bloqueia a passagem dos ventos ocenicos, dominado pelo clima temperado continental, que alterna veres de elevadas temperaturas com invernos muito frios. J o temperado ocenico, ocupando grandes extenses do continente, sofre variaes em funo da altitude do relevo, da latitude e da interioridade. Mais para o sul, retaguarda das grandes cordilheiras, que impedem a passagem dos ventos midos do oceano, encontram-se vastas extenses dominadas por clima semi-rido e clima rido, formando uma extensa faixa de desertos. A sia abriga a maioria dos desertos existentes na Terra: da Arbia (Arbia Saudita), da Sria, de Thal (Paquisto), do Thar (ou Grande Deserto Indiano), de Lut (ou deserto do Ir), de Gobi (Monglia), de Taklamakan (China), Karakum (Turcomenisto), Kerman (Ir), da Judeia (Israel), de Negev (Israel).No litoral da sia Ocidental surge uma faixa estreita de clima do tipo mediterrnico, enquanto nos arquiplagos do sul do continente, nas proximidades do Equador, aparecem climas de tipo quente: equatorial e tropical.

Entre todos os tipos de clima da sia, no entanto, o que mais diretamente influi nas condies de vida locais, sobretudo orientando as atividades agrcolas, o tropical de mones. Abrangendo as regies mais populosas do continente, estende-se pelas plancies costeiras da ndia e do sudeste e leste da China, com violentas chuvas durante o vero. Caracteriza-se pela atividade dos ventos, conhecidos como mones, que sopram do ndico e do Pacfico para o continente durante o vero, e do interior da sia para esses oceanos durante o inverno. A ocorrncia de mones se deve ao fato de que as terras continentais aquecem-se e esfriam mais rapidamente do que as guas ocenicas. Durante o vero, o interior da sia, ao esquentar-se, forma uma rea de baixa presso, que contrasta com as altas presses dos oceanos, provocando o deslocamento de ventos midos do mar para terra. Esses ventos so as mones de vero. No inverno, ocorre o inverso: os oceanos esto mais quentes do que o continente, formando reas de baixa presso e atraindo os ventos continentais. So as mones de inverno. As regies montanhosas, independentemente de sua localizao geogrfica, apresentam temperaturas muito baixas, em razo da altitude.

HIDROGRAFIA
Tanto as chuvas abundantes da regio influenciada pelos climas equatorial e tropical quanto a grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existncia de grandes rios, que correm em quase todas as direes do continente asitico. Podemos destacar: Rio Yangtz na regio das Trs Gargantas.

Rios que desguam no Oceano Pacfico. Alguns tm grande volume de gua devido s mones de vero. Merecem destaque os rios Huang-ho (ou Amarelo), Si-kiang e Yang-ts-kiang (ou Azul), todos na China, alm do Mekong, na Indochina;
Rios que desguam no Oceano ndico. Alguns deles so tambm monnicos e tornam-se muito volumosos durante o vero. Merecem destaque rios dandia e de Bangladesh, como o Bramaputra, o Ganges e o Godavari, e o rio Indo, no Paquisto; Rios que correm para norte e desaguam no oceano Glacial rtico. So exemplos os rios Obi, Ienissei e Lena, que congelam durante grande parte do ano. Como o degelo ocorre a partir de seus altos cursos, as guas, ao chegarem ao mdio curso e encontrarem barreiras de gelo, esparramam-se por vastas extenses de suas margens, causando frequentes inundaes; Rios que desembocam no Golfo Prsico. Merecem destaque o Tigre e o Eufrates, que formam a plancie da Mesopotmia; Rios da sia Centro-oriental que desaguam em lagos. Podemos citar o Sir Daria e o Amu Daria, que desaguam no mar de Aral, alm de outros que desaparecem dentro do deserto. A sia apresenta poucos lagos, embora de grande extenso, como o Baikal e o Balkhash, localizados na Rssia. Se os lagos existem em pequeno nmero, os mares asiticos aparecem com muito mais destaque: Mar Vermelho, que limita as costas africanas e asiticas; Mar da Arbia; a sudeste, Mar da China Meridional, Mar da China Oriental, Mar de Andam e Mar Amarelo; os mares da Indonsia: de Java, de Timor, de Banda, de Celebes; a nordeste, os mares de Okhotsk, do Japo e de Bering. No limite com a Europa, aparece o maior mar fechado do mundo, o Mar Cspio.

VEGETAO
Como as formaes vegetais dependem do tipo de solo e principalmente do clima, a sia apresenta muitas variedades vegetais, ainda que parcialmente destrudas ou alteradas pela milenar ocupao humana. No extremo norte do continente, junto ao plo, no h condies para a existncia de vegetao, porm mais ao sul, na plancie Siberiana, comeam a surgir formaes de tundra. Ainda rumo ao sul, medida que o clima polar se torna menos intenso e o frio se estende por um nmero menor de meses, aparece a vasta regio da taiga, quase integralmente pertencente Rssia. O maior destaque, entretanto, est nas estepes, que ocupam grandes extenses da sia Central, aparecendo em reas de clima temperado continental. Os arquiplagos situados na sia Meridional apresentam-se recobertos por florestas equatoriais e tropicais, no muito diferentes das que existem naAmaznia brasileira. Essas formaes podem ser observadas tambm no centrosul, onde igualmente se verifica a presena de savanas, em que a vegetao herbcea dominante, apresentando arbustos e rvores em associaes pouco densas, como o jngal na ndia. Registra-se ainda a ocorrncia de florestas temperadas em extenses considerveis no Extremo Oriente e de vegetao xerfita nas reas desrticas ou semi-ridas do continente.

Tundra: Umidade e chuvas moderadas, frio perptuo, vegetao herbceas lquens e musgos, solo congelado na maior parte do ano.
Taiga ou Florestas Boreais: umidade e chuvas moderadas, Inverno e Vero muito frio, vegetao Arbreas pereniflias arbustos com o solo raso e pedregoso. Estepes ou pradarias: Plancies sem rvores. Vegetao xerfila: Vegetao adaptada aridez. Possui razes compridas, aprofundando-se bastante no solo para buscar gua. Apresenta folhas pequenas e muitas vezes cobertas de ceras, para diminuir a evaporao

You might also like