You are on page 1of 21

AULA-

02
CONDIES AMBIENTAIS DE TRABALHO

CONDIES AMBIENTAIS DE TRABALHO

Estrutura Fsica Lay-out Utenslios Mquinas e Equipamentos Recursos Humanos Disponveis

ESTRUTURA FSICA
Cobertura Paredes Revestimentos Ventilao Iluminao Piso Madeiramento Instalaes Eltricas Instalaes Hidralica Sinalizao Escadas, Tubulaes, etc

LAY-OUT

Distribuio das Mquinas Arrumao de Materiais Organizao Armazenagem Etc.

MATERIAL DE TRABALHO

MQUINAS E EQUIPAMENTOS
Motores Polias Mquinas de Corte Prensas Caldeiras Vasos de Presso Veculos Industriais Bombas Etc.

RECURSOS HUMANOS

Atos Inseguros Treinamento Inaptao entre homem e mquinas Orientao Embriagus Brincadeiras Etc.

A nfase maior deve ser dada aos agentes ambientais ( fsicos, Qumicos, Biolgicos, Ergonmicos e Mecnicos, que quando encontrados acima dos limites ou sem medidas de controle, poder causar acidentes ou riscos sade do trabalhador.

PREVENO E MEDIDAS DE CONTROLE


O objetivo principal da preveno deve ser a modificao das situaes de risco, atravs de projetos adequados e tcnicas objetivas de engenharia.

As possibilidades de erro humano devem ser eliminadas (o que difcil) ou minimizadas.


importante lembrar que o processo de trabalho no se resume ao ambiente fsico mas envolve: Pessoas, Trabalhadores, Supervisores, gerentes, entre outros E, sua atitude e atuao influem diretamente em qualquer tipo de preveno.

Quanto mais cedo for eliminado o risco melhor, portanto a hierarquia dos controles deve ser: controle na fonte do risco; controle na trajetria do risco (entre a fonte e o receptor); controle no receptor (trabalhador).

Medidas que de alguma maneira evitam ou modificam a situao de risco na fonte devem ser consideradas em prioridade. So medidas que eliminam ou reduzem a utilizao, ou a formao de agentes prejudiciais para a sade; substituio de materiais ou equipamentos e modificaes em processos.
Conserto de vazamento de gases; Abrir portas ou janelas para a ventilao do ambiente, etc.

Muitas condies de risco podem ser eliminadas ou reduzidas, se existirem outras maneiras de alcanar os mesmos resultados ou obter produtos com a mesma utilidade. - Substituio/Modificao de Processos e Equipamentos
- Mtodos midos - Manuteno de Processos e Equipamentos

MEDIDAS PREVENTIVAS RELATIVAS AO TRABALHADOR -Prticas de Trabalho Adequadas - Educao, Treinamento e Comunicao de Riscos - Equipamentos de Proteo Individual

VIGILNCIA DA SADE - Higiene Pessoal e das Roupas - Outras Medidas (Limitao da Exposio; Rotao

Perguntas teis ao planejar uma estratgia de controle incluem as seguintes:


Quais so os riscos potenciais, suas fontes e sua localizao?
Pode a presena do risco ou a possibilidade de sua liberao ser evitada? H uma maneira menos perigosa de executar certa operao (diferentes materiais, equipamentos ou prticas de trabalho)? Agente de risco com o ar ou com o trabalhador seja menos frequente, durante menos tempo, ou a fonte de risco seja movimentada atravs uma distancia mais curta? possvel minimizar a durao da exposio (prticas de trabalho adequadas)?

As medidas de preveno e controle devem ser integradas em programas bem planejados, bem gerenciados e que sejam sustentveis ao longo do tempo. - O campo de preveno e controle de riscos deve ser mais desenvolvido.

EXERCCIO
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR, E DE ACORDO COM A NUMERAO, CITE A EXPOSIO DO RISCO, O PERIGO E AS MEDIDAS DE PREVENO E CONTROLE QUE DEVERO SER TOMADAS.

RISCO

PERIGO

MEDIDAS DE PREVENO E CONTROLE

GRAVURA-1

GRAVURA-2

GRAVURA-3

GRAVURA-4

Consideraes Gerais sobre o Princpio da Substituio As vantagens da substituio como mtodo de preveno so muitas;
Ex. dispensar ou diminuir a necessidade de outras medidas preventivas, economias, proteo ambiental .

. Quanto a proteo do meio ambiente, a vantagem muito grande, inclusive o princpio da substituio a base para a chamada produo limpa.

Quando em presena de uma situao de risco, a pergunta chave : Por qu? Por que tal tarefa executada? Por que tal tarefa executada desta maneira? Por que tal produto usado? Por que tal produto usado sob esta forma? Algo pode ser mudado para diminuir o risco, seja por atuao no agente de risco, seja por atuao em algum fator que influencie a condio de exposio?

You might also like