You are on page 1of 37

Programa Jovem Aprendiz

MEIO AMBIENTE

Jaqueline Loureiro Capra Gestora Ambiental

Ementa Proporcionar ao Jovem um melhor entendimento sobre a necessidade de preservar o meio ambiente entendendo o nosso papel como cidado para diminuir o impacto causado pela atividade humana, tornando-os capacitados para interagirem junto s empresas quanto questo dos cuidados necessrios com o meio ambiente. Competncia Compreender a organizao e a importncia do trabalho, com nfase na rea do transporte, atuando na organizao no sentido de maximizar a segurana e priorizar o respeito ao meio ambiente. Habilidades - Reconhecer os diferentes processos de interveno humana no meio ambiente, identificando as transformaes e os riscos da decorrentes; - Reconhecer a relao entre o desenvolvimento das atividades das empresas de transporte e a conservao da natureza; - Conhecer os recursos materiais no renovveis, contribuindo para a preservao do meio ambiente; - Conhecer posturas relacionadas ao tratamento e destino final do lixo; -Perceber a necessidade do uso racional dos recursos naturais (gua e energia).

Meio Ambiente
o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. So as formas vivas e no vivas, tudo o que nos cerca, nos rodeia, denominamos meio ambiente.

LEGISLAO AMBIENTAL
Lei 6.938/81 - Estabelece a Poltica Nacional de Meio Ambiente. O licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras so colocados como instrumentos dessa poltica. Lei 9.795/99 - Dispe sobre a Educao Ambiental e institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental.

Lei 9.605/98 - A chamada Lei de Crimes Ambientais. Define, em seu artigo 60, como crime ambiental passvel de deteno, multa ou ambos, cumulativamente, a prtica de atividades potencialmente poluidoras sem o devido licenciamento ambiental. Na mesma Lei, o Artigo 66 trata da punio prevista para o funcionrio pblico que fizer "...afirmao falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informaes ou dados tcnico-cientficos em procedimentos de autorizao ou licenciamento ambiental".

Decreto 99.274/90 - Em seu captulo IV trata do licenciamento ambiental de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras.
Resoluo CONAMA 001/86 - Institui a obrigatoriedade de elaborao do Estudo de Impacto Ambiental para atividades potencialmente causadoras de impacto ambiental. Resoluo CONAMA 006/86 - Trata dos modelos de publicao dos pedidos de licenciamento.

Resoluo CONAMA 006/87 - Define regras gerais para o licenciamento de obras de grande porte de interesse da Unio, como hidreltricas.
Resoluo CONAMA 005/88 - Trata do licenciamento de obras de saneamento. Resoluo CONAMA 006/88 - Dispe, em seu artigo 1, sobre o licenciamento de obras ou atividades que geram resduos industriais perigosos.

Resoluo CONAMA 013/90 - Determina que nas reas circundantes das Unidades de Conservao, num raio de dez quilmetros, qualquer atividade que possa afetar a biota dever, obrigatoriamente, ser licenciada.

Resoluo CONAMA 016/93 - Torna obrigatrio o licenciamento para as especificaes, fabricao, comercializao e distribuio de novos combustveis e sua formulao para uso em todo o pas. Resoluo CONAMA 002/96 - Determina a implantao de Unidade de Conservao de domnio pblico a ser exigida em licenciamento de empreendimento de relevante impacto ambiental, em montante no inferior a 0,5% dos custos totais do empreendimento.

Resoluo CONAMA 237/97 - Regulamenta aspectos do licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional de Meio Ambiente e revisa procedimentos e critrios visando sua utilizao como instrumento de gesto ambiental. Resoluo CONAMA 279/01 - Estabelece procedimentos simplificados para o licenciamento de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto.

Resoluo CONAMA 305/02 - Dispe sobre o licenciamento ambiental, Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA de empreendimentos com organismos geneticamente modificados e seus derivados. Resoluo CONAMA 334/03 - Estabelece procedimentos de licenciamento de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotxicos.

Constituio Federativa do Brasil 1988


Capitulo VI
Art. 225:Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo para as presentes e futuras geraes.

Todas as vidas tm direito a um futuro!

PRESERVAO AMBIENTAL
PRESERVAR GARANTIR A VIDA!!!

Aes para manter o equilbrio entre as diversas formas de vida. dever de todo condutor combater as agresses ao meio ambiente.

GUA

"Declarao Universal dos Direitos da gua"


Em 22 de maro de 1992 a ONU (Organizao das

Naes Unidas) instituiu o "Dia Mundial da gua", publicando um documento intitulado "Declarao Universal dos Direitos da gua". A presente Declarao Universal dos Direitos da gua foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivduos, todos os povos e todas as naes, para que todos os homens, tendo esta Declarao constantemente no esprito, se esforcem, atravs da educao e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigaes anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicao efetiva.

Art. 1 A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nao, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel diante de todos. Art. 2 A gua a seiva do nosso planeta. Ela a condio essencial de vida de todo o ser vegetal, animal ou humano. Sem ela no poderamos conceber como so a atmosfera, o clima, a vegetao, a cultura ou a agricultura. O direito gua um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito vida, tal qual estipulado no Art. 3 da Declarao Universal dos Direitos do Homem. Art. 3 Os recursos naturais de transformao da gua em gua potvel so lentos, frgeis e muito limitados. Assim sendo, a gua deve ser manipulada com racionalidade, precauo e parcimnia. Art. 4 O equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilbrio depende, em particular, da preservao dos mares e oceanos, por onde os ciclos comeam. Art. 5 A gua no somente uma herana dos nossos predecessores; ela sobretudo, um emprstimo aos nossos sucessores. Sua proteo constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigao moral do homem para com as geraes presentes e futuras.

Art. 6 A gua no uma doao gratuita da natureza; ela tem um valor econmico. Precisa-se saber que ela , algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer regio do mundo. Art. 7 A gua no deve ser desperdiada, nem poluda, nem envenenada. De maneira geral, sua utilizao deve ser feita com conscincia e discernimento para que no se chegue a uma situao de esgotamento ou de deteriorao da qualidade das reservas atualmente disponveis. Art. 8 A utilizao da gua implica o respeito lei. Sua proteo constitui uma obrigao jurdica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questo no deve ser ignorada nem pelo homem e nem pelo Estado. Art. 9 A gesto da gua impe um equilbrio entre os imperativos da sua proteo e as necessidades de ordem econmica, sanitria e social. Art. 10 O planejamento da gesto da gua deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razo da sua distribuio desigual sobre a Terra. A civilizao sempre dependeu da gua. Hoje presenciamos o fenmeno inverso: a gua que depende do nosso grau de civilizao para continuar existindo. Precisamos nos conscientizar de que a gua um recurso finito. Vamos valorizar os recursos hdricos, usando-os com conscincia. Essa misso cabe a todos os habitantes desse planeta

Renovao da gua no Planeta.

http://www.samaecaxias.com.br/site/interna_dir.asp?secao_id=165

Fontes de Poluio dos Arroios

O QUE POLUIO ?
a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a sade, a segurana e o bem estar da populao; criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

E os nossos arroios...

Arroio Tega - 1910

Arroio Tega - 2002

Arroio Tega 2004

Arroio Tega 2004

Afluente do Arroio Tega 2004

Arroio Espelho - Ana Rech 2004

Arroio Espelho - Ana Rech 2004

Arroio Belo - Conceio L. Feij 2004

Arroio Pinhal - Vila Ipiranga 2004

Arroio Pinhal - Santa Corona 2004

LIXO COISA SRIA

LIXO: Todo o resduo que no presta mais para ningum. sujeira, no cheira bem, no serve para nada. Polue o ambiente e adoece as pessoas, atraindo insetos e bichos.

Ento, boa parte do que colocamos na lixeira no lixo, e sim:

RESDUO: Material descartado aps uma ao ou processo produtivo.

3Rs do LIXO

RECICLAR REDUZIR REAPROVEITAR

O que reciclagem?
o processo pelo qual alguns materiais que j foram utilizados, podem ser reaproveitados como matria-prima na manufatura de novos produtos, retornando assim, ao ciclo de consumo.

Reciclagem
NO BRASIL APENAS 2% DO LIXO PRODUZIDO RECICLADO.
CADA SER HUMANO PRODUZ DIARIAMENTE EM TORNO DE 5KG DE LIXO.

NO BRASIL SO PRODUZIDOS DIARIAMENTE 240.000 TONELADAS DE LIXO.


EM CAXIAS DO SUL PRODUZIMOS DIARIAMENTE EM MDIA, CERCA DE 400 TONELADAS DE LIXO, DOS QUAIS 360 TONELADAS SO DE LIXO ORGNICO E 40 TONELADAS DE SELETIVO. Quantificando nossa produo de lixo: Diria 400 toneladas Mensal 12.000 toneladas Annual 144.000 toneladas

Tempo de decomposio de alguns Materiais

Quais so as vantagens da reciclagem?


Diminui a extrao de recursos naturais. Gera economia de matria prima e energia. Evita que o material usado seja jogado no ambiente e Causa poluio. Gera empregos. Preserva o Meio Ambiente. Criao de novos produtos. Gera qualidade de vida.

Coleta Seletiva
um sistema de recolhimento de materiais reciclveis, tais como papel, plstico, vidros, metais e orgnicos, previamente separados na fonte geradora.

Cores e Smbolos da Reciclagem


MATERIAL RECICLADO PAPEL PLSTICO METAL VIDRO COR SMBOLO

O QUE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL ?


Considerar o Meio Ambiente como um componente fundamental da qualidade dos produtos e servios e buscar o equilbrio entre a proteo do meio ambiente e a necessidade de crescimento econmico.

MECANISMOS:
Reduo dos efluentes, emisses e resduos Evitar desperdcios e custos decorrentes do controle, do tratamento e de sua disposio final Medidas de racionalizao dos principais insumos industriais (energia eltrica, combustveis e gua) Investimentos no aprimoramento tecnolgico dos processos produtivos e dos sistemas de controle, bem como no aperfeioamento dos procedimentos operacionais.

O comprometimento de uma empresa com o Meio Ambiente deve considerar toda a cadeia, desde a aquisio de matrias-primas / produtos, at sua destinao final.

No se pode defender o que no se ama, e no se pode amar o que no se conhece.

MEIO AMBIENTE, PRESERVE!!!

You might also like