You are on page 1of 74

Memria

Ivn Izquierdo

Quem Ivn Izquierdo?

Sobre Izquierdo
Nasceu em Buenos Aires em Escolheu o Brasil como ptria

1937. De origem catal e croata, Izquierdo pode ser considerado um cidado do mundo. Sua produo cientfica reconhecida mundialmente. Formou-se em medicina por influncia de um tio.

em 1973, aps ter problemas com a ditadura militar argentina e ser ameaado de morte. Dos tempos de imigrao relembra-se das maiores dificuldades de adaptao: a lngua, a discriminao e a falta de uma infra-estrutura para se fazer cincia de qualidade.
http://www.sbnec.org.br/

Sobre o livro Memria

timo livro do maior especialista em memria do Brasil, Ivn Izquierdo. Explica, de forma clara e interessante, mecanismos de consolidao e evocao de memrias, neurotransmissores envolvidos no processo e por que o esquecimento to importante quanto as lembranas, entre muitos outros tpicos relativos memria. Com simples e precisos exemplos do cotidiano, essa uma leitura prazerosa e rica, com detalhes dignos de um livro-texto padro. Excelente contedo aliado a descontrada escrita fazem dessa obra uma tima fonte de aprendizado sobre os complexos processos envolvidos na memria. Ivn Izquierdo, Editora Artmed, 95 p. 2002 http://www.cerebronosso.bio.br/ns-lemos

Estrutura da obra

O livro apresenta 8 captulos assim denominados: 1. O que memria? 2. Os tipos e as formas de memria 3. Os mecanismos da formao das memrias. 4. A memria de curta e a de longa durao 5. A evocao e a extino das memrias 6. A modulao das memrias: influncia do nvel de alerta, do nvel de ansiedade e do estado de nimo 7. As bases neurais dos quadros amnsicos 8. Temas vrios Referncias bibliogrficas

1. O que memria?
Memria a aquisio, a formao, a conservao e a

evocao de informaes. A aquisio tambm chamada de aprendizagem: s se grava aquilo que foi aprendido. A evocao tambm chamada de recordao, lembrana, recuperao. S lembramos aquilo que gravamos, aquilo que foi aprendido. (p.9)

Somos aquilo que

... E tambm somos o que

recordamos. O acervo de nossas memrias faz com que cada um de ns seja o que ,com que sejamos, cada um, um indivduo, um ser para o qual no existe outro idntico.(p.9)

resolvemos esquecer. Nosso crebro lembra quais so as memrias que no queremos lembrar. Escolhe cuidadosamente quais so as ms lembranas que no deseja trazer tona e evita record-las. De fato, no as esquece, seno o contrrio: as lembra muito bem e muito seletivamente, mas as torna de difcil acesso.(p.9)

O conjunto das memrias de

Procuramos laos, geralmente

cada um determina aquilo que se denomina personalidade ou forma de ser. Nem sequer as memrias dos seres clonados(gmeos univitelinos)so iguais; as experincias de vida de cada um so diferentes. O acervo das memrias de cada um nos converte em indivduos. Embora indivduos, no sabemos viver muito bem em isolamento:formamos grupos.

culturais ou de afinidades, e, com base em nossas memrias comuns, formamos grupos. Consideramo-nos membros de civilizaes inteiras e isso nos d segurana,porque nos proporciona conforto e identidade coletiva. Quando estamos fora de nosso contexto cultural, temos a tendncia de buscar a pessoa que possua razes mais prximas das nossas.

As memrias so feitas por clulas nervosas(neurnios),

so armazenadas em redes de neurnios e so evocadas pelas mesmas redes neurais ou por outras. So moduladas pelas emoes, pelo nvel de conscincia e pelos estados de nimo. (p.12)

Breves noes sobre os neurnios


Os neurnios tm

prolongamentos, s vezes, de vrios centmetros, atravs dos quais estabelecem redes, comunicando-se uns com os outros. Os prolongamentos que emitem a informao em forma de sinais eltricos a outros neurnios so denominados axnios. Os prolongamentos sobre os quais os axnios colocam essa informao chamam-se dndritos.

A transferncia de informao dos axnios para os dndritos feita por substncias qumicas produzidas nas terminaes dos axnios, denominadas neurotransmissores. Os pontos onde as terminaes axnicas mais se aproximam dos dndritos chamam-se sinapses, e so os pontos reais de intercomunicao de umas clulas nervosas com as outras. Do lado dendrtico, nas sinapses, h protenas especficas para cada neurotransmissor, chamadas receptores. (p.12)

Neurotransmissores importantes e suas funes


Dopamina

Controla nveis de estimulao e controle motor em muitas partes do crebro. Quando os nveis esto extremamente baixos na doena de Parkinson, os pacientes so incapazes de se mover voluntariamente. Presume-se que o LSD e outras drogas alucingenas ajam no sistema da dopamina. Serotonina Esse um neurotransmissor que incrementado por muitos antidepressivos tais com o Prozac, e assim tornouse conhecido como o 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agresso. http://www.cerebromente.org.br Por Silvia Helena Cardoso, PhD

A memria e suas deformaes


Nossa memria pessoal e coletiva descarta o trivial e, s

vezes, incorpora fatos irreais. Em geral somos benignos e piedosos quando lembramos dos mortos. O Brasil sente-se mais Brasil quando se lembra do samba; no dos pelourinhos e ltegos que castigavam os inventores do samba.

Memria e Memrias
As memrias dos humanos e dos animais provm

das experincias. Por isso, mais sensato falar em memrias e no em Memria.(p.16) Talvez seja sensato reservar o uso da palavra Memria para designar a capacidade geral do crebro e dos outros sistemas para adquirir, guardar e lembrar informaes; e utilizar a palavra memrias para designar cada uma ou cada tipo delas. (p.16) Mas quais so os tipos de memrias existentes?

2. Os tipos e as formas de Memria


H muitas classificaes das memrias, de acordo

com a sua funo, com o tempo que duram e com o seu contedo. Neste captulo abordaremos os diversos tipos de memrias. Tambm verificaremos alguns dos problemas relacionados a elas. Tais problemas sero mais verificados nos captulos finais do livro.

Tipos de memria segundo a funo: memria de trabalho


Memria de trabalho. A memria de trabalho on- line, varia de instante em instante, utiliza poucas vias nervosas. Finalidade: serve para manter

durante alguns segundos, no mximo poucos minutos, a informao que est sendo processada no momento. Ela no deixa traos e no produz arquivos. Aplicabilidade: quando guardamos o nmero de um telefone. Conservamos esse nmero o tempo suficiente para disc-lo, uma vez feita a comunicao correspondente, o esquecemos.

Teste de memria: o mdico mostra ou fala ao paciente vrios nmeros. Depois de alguns segundos, os sujeitos normais geralmente conseguem lembrar de sete ou oito dgitos. Um paciente com a doena de Alzheimer em estado avanado consegue lembrar s um ou dois. A memria de trabalho acompanhada de poucas alteraes bioqumicas. Seu breve e fugaz processamento parece depender exclusivamente da atividade eltrica dos neurnios do crtex prfrontal. Estado de nimo negativo, causada por falta de sono,por depresso ou por simples tristeza ou desnimo, perturba a nossa memria de trabalho.

Nosso Crebro
www.virtualpsy.locaweb.com.br

Memrias Declarativas e Procedurais


Declarativas: so as memrias que Muitas memrias semnticas

registram fatos, eventos ou conhecimento. Estas memrias podem ser divididas em: Semnticas(as de conhecimentos gerais) e as Episdicas ou Autobiogrficas(lembranas de determinados momentos de nossas vidas) Memrias Procedurais ou de Procedimentos: so as memrias de capacidades ou habilidades motoras ou sensoriais e o que habitualmente chamamos de hbito. As memrias de procedimentos normalmente so adquiridas de maneira implcita.

tambm so adquiridas de maneira inconsciente, como, por exemplo, a lngua materna. Nas Amnsias ou perdas de memria, costumam falhar as memrias declarativas episdicas e explcitas. Na doena de Alzheimer e em outras doenas crebro degenerativas com perda de memria, as leses caractersticas de cada uma aparecem primeiro no crtex entorrinal e no hipocampo e mais tarde no crtex pr-frontal e parietal e outros.

Alois Alzheimer

Priming
uma memria evocada por meio de dicas.

Utilizada por atores, professores, alunos,

declamadores, msicos e cantores. um fenmeno essencialmente neocortical. Participam dele o crtex pr-frontal e as reas associativas. Pacientes com leses corticais extensas apresentam dficits deste tipo de memria.

Memria de Curta Durao, Memria de Longa Durao e Memria Remota


Memria de Curta e de Longa

Memrias Remotas: so aquelas

durao se iniciam ao mesmo tempo, imediatamente depois de adquirida cada experincia ou de acontecido um insight. A memria de Longa durao leva de duas a seis horas para ser formada.Nestas primeiras horas elas podem sofrer interferncia de vrios fatores, tais como:TCE, crises convulsivas, utilizao de drogas... Memria de Curta durao aquela que dura poucas horas, justamente o tempo necessrio para que as memrias de Longa durao se consolidem.

que duram muitos meses ou at mesmo anos. Exemplo de Memrias Remotas: quando uma pessoa de 70 anos capaz de lembrar, at com detalhes, episdios importantes de sua infncia.

ESQUECIMENTO e REPRESSO
Pode-se afirmar com certeza Represso: so momentos que o

que esquecemos a imensa maioria das informaes que alguma vez foram armazenadas. O fenmeno do esquecimento fisiolgico e desempenha um papel adaptativo. Conto Funes, o memorioso, do escritor Jorge Luis Borges. Neste conto Borges faz referncia a um campons que conseguia lembrar absolutamente tudo o que via ou ouvia.

indivduo decide ignorar. So memrias que decidimos tornar inacessveis, cujo acesso bloqueamos. Normalmente envolvem episdios humilhantes, desagradveis, ou inconvenientes. Memrias reprimidas no so esquecidas. Algo a ser comentado: pacientes deprimidos possuem a tendncia de reprimir fatos favorveis, com tendncia a lembrar muito mais de fatos negativos.

Misturas de Memrias
A maioria das memrias uma mistura de

seus vrios tipos, ou ainda de memrias antigas com outras que esto sendo adquiridas ou evocadas no momento.

Memrias acima de Memrias


Os seres humanos comeam a perder neurnios na

poca em que aprendem a caminhar, entre os nove e os 14 meses de idade. A perda maior no segundo ano de vida e depois desacelera. A desapario dos neurnios pode se acelerar por doenas crebro degenerativas(alcoolismo, Alzheimer, Parkinson).

Quanto mais usamos nossa memria, menos a perdemos.

Quer perder a memria? Dedique seu tempo a dormir ou a

no fazer nada. Quer conserv-la? Preocupe-se em aprender, em manter sua mente ativa. Considera-se que, at a perda de memria da doena de Alzheimer, que costuma ser gravssima, menor em indivduos com educao superior, que adquiriam presumivelmente muitas memrias ao longo da vida.

3.Os Mecanismos da Formao das Memrias


As memrias no so adquiridas imediatamente na

sua forma final. Podem receber interferncias por outras memrias, drogas ou tratamentos, por exemplo. Memrias de longa durao: formao requer entre trs e oito horas. Conjunto de processos e resultado chamam-se consolidao.

Mecanismos da consolidao das memrias de longa durao


Na dcada de 80 e 1 metade da de 90,

pesquisadores analisavam mecanismos em roedores. Potenciao de longa durao (descoberta em 1973) uma melhoria duradoura na transmisso do sinal entre dois neurnios: resultado de estmulos em sincronia. Considerada um dos principais mecanismos celulares que est na base da aprendizagem e memria.

Potenciao de Longa Durao

J a Depresso de Longa

aumenta a comunicao e a Depresso de Longa Durao diminui. A estrutura envolvida na formao da memria o hipocampo. Foi nesse local onde se identificou pela primeira vez os fenmenos. A Potenciao de Longa Durao aumenta a eficincia dos receptores j existentes. A comunicao se torna mais eficiente.

Durao pode atuar no sentido de apagar antigas memrias. Diminui a quantidade de neurotransmissores. Foi proposta na dcada de 80 sobre aprendizado para inibio de uma resposta.

Estudo da potenciao de longa

Sequncia dos estudos:

durao: tentou verificar se processos so aplicveis para memrias declarativas. Na prtica (para seres humanos) corresponde: evitar colocar dedo na tomada, entrar em uma rua perigosa ou ainda olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua.

uso de tcnicas de imagens (ex.: ressonncia magntica).

Interaes do hipocampo

Uso de conjunto de

com outras reas cerebrais na formao de memrias A regio CA1 a principal na formao de memrias declarativas em mamferos. Ao contrrio do que ocorre na potenciao ou na depresso de longa durao, na memria essa regio no atua isolada do resto do crebro.

processos moleculares para construir potenciao de longa durao ou uma memria determinada pode saturar sistemas metablicos das clulas piramidais de CA1 e impedir a formao consecutiva de outra memria.

Como armazenar memrias de longa durao?


Processo obedece

Nas memrias mais

alteraes morfolgicas das regies de comunicao entre os neurnios ou entre neurnios e clulas (sinapses). Nas memrias mais simples: muda a resposta a um estmulo (conexes funcionais entre indivduo e o mundo)

complexas: muda a base do conhecimento que cada ser tem do universo.

4.A Memria Curta e a de Longa Durao


Interferncias produzem memria retrgrada:

impedem o prosseguimento da gravao ou consolidao do que acaba de ser aprendido. A pessoa perde essa memria. Ex.: Nocaute no boxe = O que aconteceu? Acidente de carro = no recordar a manobra feita

Fatores comportamentais tambm podem interferir:


Ex.: exposio a uma situao nova at duas

horas depois da aquisio de uma determinada memria pode interferir na sua gravao. Pergunta-chave: a memria de curta durao uma fase da memria de longa durao ou um fenmeno fisiolgico paralelo e diferente?

Resposta:

com experimento que demonstre ser possvel suprimir a memria de curta durao sem ocasionar perda da memria de longa durao para um determinado aprendizado em um mesmo sujeito

Outro experimento que demonstre que isso impossvel

Separao da Memria de Curta Durao da Memria de Trabalho


Erro comum confuso entre duas memrias.

Memria de trabalho: analisa as informaes que

ao crebro constantemente e compara com as existentes nas outras memrias Memria de curta durao: estende-se desde os primeiros segundos seguintes ao aprendizado (at 3 a 6 horas)= o tempo em que a memria de longa durao leva para ser efetivamente construda.

Separao da Memria de Curta Durao da Memria de Longa Durao

Observaes clnicas entre 1970 a 2000: falhas

seletivas da memria de curta durao sem comprometimento da memria de longa durao.

Ex.: velhice normal: falhas claras na memria recente sem alterao nas mais antigas e a depresso, quando o paciente tem dificuldades de lembrar o que ocorreu h poucos minutos.

A memria de curta e de

Memria de curta

longa durao depende do prvio processamento das informaes pela memria de trabalho, que precede s outras memrias e determina que tipo e quanta informao vai ser fixada nos sistemas de curta e de longa durao.

durao: manter em condies de responder atravs de uma cpia da memria principal, enquanto ela no foi formada. A partir do intervalo de 4-6 horas, a memria de curta durao passa a ser substituda pela de longa durao.

5. A evocao e extino das memrias Para William James a nica forma de avaliar as memrias medindo sua evocao. O crebro deve recriar, e instantes, memrias que levaram horas para ser formadas. Vocao inibida (est na ponta da lngua). O ato de reviver memrias: na evocao ou lembrana ocorre uma reativao das redes sinpticas. Conclamar a ao maior nmero possveis de sinapses pertencentes aos estmulos condicionados.

A evocao planta a semente de sua prpria extino Sabemos desde Pavlov que a omisso do estmulo incondicionado desencadeia o incio da extino (o reforo: carne em um aprendizado alimentcio, p. ex.) As tarefas experimentais para o teste de evocao so feitas sem estmulo incondicionado. No teste de esquiva inibitria, no se d o choque. No momento da evocao, o animal percebe isso ao realizar a resposta condicionada e assim inicia a extino.

A extino no envolve necessariamente esquecimento. A extino constitui um novo aprendizado O sujeito aprende que estmulo condicionado+estimulo incondicionado = resposta, agora tem que aprender que estmulo condicionado+nada = extino. O processo de evocao a nica prova real de que alguma vez aprendemos algo e formamos as conseguintes memrias.

Papel fisiolgico da extino As memrias extintas permanecem latentes e no so evocadas, a menos em circunstncia especial: uma dica especial, um quadro emocional... As memrias extintas podem ser trazidas tona de diversas formas; as memrias esquecidas no. Nos acontecimentos cognitivos, o conjunto de memrias esquecidas maior do que o conjunto das que permanecem.

Uma das funes memrias extintas a de contribuir para a mistura de memrias ou evocaes parciais ou defeituosas. O lado adaptativo e fisiolgico da extino. Alm do problema inerente hipottica possibilidade de armazenar demasiadas memrias, como o personagem de Borges, a conservao de demasiados detalhes das memrias muito emocionantes causaria estragos na nossa vida afetiva.

6. A modulao das memrias: influncia do nvel de alerta, do nvel de ansiedade e do estado de nimo Um aluno estressado ou pouco alerta no forma corretamente a memria em uma sala de aula. O branco. A modulao da aquisio e das fases iniciais da consolidao ocorre basicamente ao mesmo tempo difcil distinguir uma da outra.

Ela envolve dois aspectos: 1) distingue as

memrias com maior carga emocional e faz com que as primeiras sejam mais bem gravadas; 2) em determinadas circunstncias, acrescente informao neurohumoral ou hormonal ao contedo das memrias. Dependncia de estado endgena: tem importncia adaptativa: perante uma situao presumivelmente perigosa, o sujeito traga tona seu acervo de memrias sobre essa circunstncia para obter resposta (fuga, luta, dissimulao, etc.).

7. As bases neurais dos quadros amnsicos


Vale lembrar que em todas as funes que

envolvem sinapses, a melhor forma de aperfeioar e conservar a memria o exerccio, a prtica.

Patologia bsica da amnsia


A memria falha quando as sinapses encarregadas de

fazer ou evocar um ou outro tipo de memria encontram-se em nmero diminudo ou esto inibidas ou alteradas. A patologia das diversas formas de retardo mental variada, mas envolve sempre uma reduo quantitativa de neurnios e sinapses no crtex prfrontal, no hipocampo e no lobo temporal. Um dficit neuronal raras vezes acontece antes dos 80-85 anos.

H muitas doenas que

A morte dos neurnios por

so acompanhadas de uma perda neuronal acelerada. Isto pode acontecer por hipoxia (falta de oxigenao do crebro), por hiperestimulao e esgotamento ou por fenmenos bioqumicos causados por determinadas doenas.

hipoxia chamada apoptose. comum observar durante a apoptose, descargas epilpticas detectveis no eletroencfalograma e por vezes, comportamentalmente.

Alzheimer
Na

doena de Alzheimer, as leses caractersticas envolvem hipersecreo de uma protena chamada substncia -amiloide pelas clulas afetadas. Essa protena produzida normalmente pelas clulas nervosas, porm na doena de Alzheimer isso ocorre de forma exagerada causando vacolos de tamanho crescente que ao se juntarem determinam a morte de todos os neurnios que os rodeiam.

H tambm a formao de

emaranhados neurofibrilares, resultado de anomalias proteicas nas neurofibrilas de axnios, que tambm pelo volume e pela interrupo do trnsito dos axnios afetados, causam a morte celular. Leses que inicialmente ocorrem no crtex entorrinal, a seguir aparecem no hipocampo, com o decorrer do tempo podem aparecer tambm no crtex pr-frontal, parietal e occipital e s vezes, em outras reas do crebro.

Leses similares s de

Alzheimer tambm so observadas na doena de Parkinson e ainda em indivduos idosos sem patologia definida.

H dois subgrupos de pacientes

de Alzheimer: aqueles em que a doena se desenvolve entre os 40-55 anos de idade, e aqueles em que a doena se manifesta a partir dos 60-65 anos. Ambos os grupos so acompanhados de alteraes cromossmicas diferentes, o que pode indicar a possibilidade de ser um transtorno genmico. Porm, estudos em gmeos univitelinos, cuja carga gentica idntica, mostraram que, muitas vezes, s um dos dois manifestou a doena.

Fatores

txicos, ambientais, psiquitricos ou at medicamentosos podem dar mais evidncias da possibilidade de manifestao da doena de Alzheimer.

Na sndrome de Down os

Na doena de Pick h um

portadores morrem cedo (por volta dos 40 anos) com um quadro demencial semelhantes ao da doena de Alzheimer assim como leses cerebrais do mesmo tipo.

quadro demencial parecido com o de Alzheimer mas faltam leses neurofibrilares e as placas amiloides. H, porm, o aparecimento, na autpsia, de clulas temporais inchadas, no funcionantes, que apresentam colorao plida. Tais leses podem ser observadas tambm em quadros demenciais secundrios a politraumas como em boxeadores

O efeito txico do etanol pode

causar a demncia alcolica, que alguns consideram secundrio sndrome neurolgica de WernickeKorskaff. A doena de Creutzfeld-Jakob tem uma evoluo semelhante de Alzheimer, porm apresenta uma acelerao dos sintomas de forma que a doena se instala em poucos meses.

doenas semelhantes observadas em bovinos (vaca louca) e em ovinos (scrapies). No h nenhuma evidncia concreta de que o quadro de Creutzfeld-Jakob possa ser desencadeado por nenhuma das doenas acima.

Amnsias decorrentes de alteraes nervosas sem leses evidentes


Distrbios afetivos, como a depresso so em geral

acompanhados de algum grau de amnsia. Nessas doenas no h alterao morfolgica demonstrada, mas h falha de vrios sistemas moduladores centrais envolvidos na modulao de memrias: as vias dopaminrgicas, noradrenrgicas e serotoninrgicas. As falhas de memria com fundo nervoso costumam ser exageradas pelo paciente, que a percebe maior do que realmente . H assim uma seleo de memrias. Algumas vezes esta amnsia no seletiva, podendo atingir tanto as memrias boas quanto as ruins. O paciente deve ser tratado conjuntamente com apoio psicolgico ou psiquitrico para que o quadro no avance em suicdio.

A mania tambm pode envolver uma disfuno de

memria. Nos manacos, h falha frequente da memria de trabalho e o indivduo pode parecer meio confuso. Pode tambm haver falha na evocao de memrias trazendo a queixa de que as informaes chegam atopetadas como se precisassem todas sair ao mesmo tempo. Tais sintomas so atribudos hiperfuno dos sistemas dopaminrgicos e noradrenrgicos.

A amnsia senil benigna


A senilidade acompanhada do enfraquecimento dos

diversos tipos de memria. Isto se deve perda neuronal. A depresso uma doena de alta incidncia nesta faixa etria e relacionada a percepo de sua incapacidade fsica crescente e do enfraquecimento dos seus poderes cognitivos e numerosas perdas reais. O limiar mnimo de funcionamento, para a maior parte dos sistemas do crebro ultrapassado em uma idade muito avanada: acima dos 95 ou 100 anos, porm fatores diversos podem fazer o crebro atingir esse nveis mais cedo.

Neste tipo de amnsia, o indivduo capaz de manter uma

vida mais ou menos normal durante anos. H pessoas que conservam memrias at bem passados dos 80 anos de idade, o que indica que provavelmente o exerccio contnuo da memria em suas diversas formas seja a diferena entre o declnio cognitivo entre diferentes indivduos.

As demncias
A perda neuronal pode acelerar-se na idade adulta como
consequncia de acidentes vasculares cerebrais, tumores, leses ou uma variedade de processos degenerativos. Quando abrange a perda das funes superiores, os quadros clnicos so chamados de demncias. Entre as muitas funes mentais diminudas ou perdidas, destaca-se a memria. Uma das razes que sua perda muitas vezes incapacitante e outra porque envolve um grau de despersonalizao, j que somos aquilo que recordamos.

A doena de Alzheimer e a Aids podem levar a um quadro

demencial. Nas demncias ocorre a perda das funes cerebrais, incluindo mentais e dentro destas, as funes cognitivas, especialmente a memria. No incio predomina uma disfuno da memria de trabalho, que detectada pela dificuldade em filtrar informao ou de concentrar-se em algo especfico. H tambm uma dificuldade de formar e evocar memrias, principalmente as de longa durao.

O indivduo mantm um certo grau de funcionamento da

memria de curta durao: consegue seguir o rumo de uma conversa e participar dela, fazer tarefas simples,... Com o avano da demncia, ocorre uma perda mais pronunciada e o paciente tende a esquecer o rosto de seus filhos, o caminho correto ao banheiro, ou mesmo qual era sua profisso.

Hipermnsia
A hipermnsia no considerada patolgica por

nossa civilizao, uma boa memria vista como smbolo de sabedoria. Uma memria excelente pode conviver com um quadro de insuficincia cognitiva generalizada. A memria no o nico componente da cognio e da inteligncia, a percepo, o raciocnio e a criatividade desempenham funes igualmente importantes.

Sobre drogas paliativas, curativas, efetivas e ineficazes


Boa parte dos dficits de memria so resultado de

anomalias gnicas, sendo esta a explicao para vrios tipos de dficits de aprendizado e outros tipos de insuficincia cognitiva. de se esperar que num futuro prximo apaream mtodos preventivos para estas doenas.

Drogas que melhoram a memria


At agora no foi encontrada nenhuma droga que melhore

a memria em pessoas normais e que seja til. Em cada momento, para cada indivduo, dadas suas circunstncias emocionais e anmicas, a memria est sempre trabalhando perto do mximo de sua capacidade. Quando o indivduo apresenta falhas da memria em condies-padro de sade, o problema deve-se ao cansao e saturao dos sistemas. A crena popular de que utilizamos apenas um frao da nossa capacidade cerebral apenas um mito.

A esquizofrenia como uma das grandes doenas a memria


A

esquizofrenia uma doena mental cuja caracterstica principal a ocorrncia de delrios e alucinaes. vista como um srio distrbio da memria de trabalho ou gerenciador pr-frontal, pois o sujeito no consegue diferenciar iluso de realidade nas imagens que v. O dficit da memria declarativa dos esquizofrnicos correlaciona-se com leses nas diversas estruturas do lobo temporal que participam da memria.

8. Temas vrios Ilhas de memrias


Nas

doenas cerebrais orgnicas comum encontrar ilhas de memria excelente. comum encontrar no meio de uma conversa com pouco sentido, trechos quase perfeitos em que o sujeito lembra com preciso um conhecimento, ou imagem...

Estimulao ambiental
Bennett e seus colaboradores em Berkeley, na dcada de 60,

introduziram a tcnica de submeter animais de laboratrio a ambientes enriquecidos, cheios de objetos com os quais pudessem brincar, efetuar exploraes (roda giratria dos hamsters). Efeitos orgnicos: aumento do nmero de sinapses no crtex cerebral e no hipocampo, aumento real do nmero de clulas nervosas de camundongos estimulados. O mtodo aplicado cotidianamente em creches, pr-escolas em todo o mundo.

Descobriu-se, porm, que aprende-se melhor em tais ambientes, mais

agradavelmente, mas no h comprovao de aumento de aprendizagem em dadas condies. O uso de ambientes enriquecidos em humanos no aumentou a capacidade de memria ou a capacidade mental das crianas ou dos adultos, as estimativas ficaram estveis. Foi no tratamento de crianas ou adolescentes com graves leses cerebrais, que a estimulao constante acompanhada de carinho, tem conseguido recuperar de maneira notvel dficits gravssimos.

As memrias infantis que aparentemente se perdem


provvel que os primeiros tipos de memrias que

aparecem durante o desenvolvimento, tanto humano quanto animal, sejam a memria de trabalho e a memria de curta durao. Assim que comeam a fazer memrias de maior durao, os animais e as pessoas passam a desenvolver uma vida cognitiva de crescente complexidade e valor futuro. Nos seres humanos e animais de poucos meses, as percepes e as memrias no se traduzem em metforas verbais, ou seja, em linguagem.

As crianas comeam a entender cada palavra

em separado depois dos 9-18 meses de idade. A fase entre os 18 e os 36 meses de idade vista como mista. Toda a vida dos seres humanos se desenvolve fora da linguagem e a partir do momento que ela se torna necessria invivel traduzir certas memrias infantis a traz-las tona. Por isso as pessoas no conseguem evocar as memrias da primeira infncia. A maioria das pessoas no consegue evocar memrias anteriores aos 3 ou 4 anos de idade.

Sonhos, delrios, criatividade


Sonhos nada mais so do que mistura de memrias

existentes no crebro, de maneira altamente influenciada pelos acontecimentos do dia ou dias anteriores ou pelas previses para o dia ou dias seguintes. O crebro produz sonhos quanto est no estgio mais profundo do sono. Os delrios so parecidos com os sonhos em sua estrutura: so mistura aparentemente extravagantes de memrias. No caso dos delrios soma-se memria aquilo que est sendo percebido. A criatividade tem sido definida como a conjuno de duas ou mais memrias. No se cria a partir do nada, cria-se a partir do que se sabe e o que sabemos est em nossa memria.

No fundo, pensando bem, o homem

comum do incio do sculo XXI, rico ou pobre, muitas vezes, andando solitrio e preocupado pelas ruas, no faz nada de muito diferente. Sem suas memrias, no seria ningum; e sem cham-las, evoclas e mistur-las ou falsific-las, no poderia viver. (p. 92)

You might also like