You are on page 1of 11

Cdigo de tica do Administrador

Agnes Suelen de Almeida Fallavena Jean Carlo Nyland Jessyca Francielle da Silva Francisco Litieri Silva Azevedo Filosofia e tica

1. So valores do cdigo de tica do

Administrador: postura pr-ativa, confiabilidade,


responsabilidade social, lealdade, respeito, sigilo,

honestidade, solidariedade, trabalho em equipe e


generosidade. Alm de combater prticas de

assdio moral, abuso de poder, assdio sexual,


exerccio ilegal da profisso e m-f (suborno).

2. O cdigo de tica do Administrador prev como atribuies: agir em busca do bem comum e da realizao individual, exercer a profisso com respeito a si prprio como administrador, ao cliente, ao

empregador, as organizaes e a sociedade. Seguir as


orientaes do cdigo de tica do Administrador fundamentado no desenvolvimento do profissional e no seu papel na sociedade.

3. A. Contratante / empregador dever do contratante/empregador exercer a profisso com zelo, diligncia e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse dos clientes, instituies e da sociedade sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independncia profissional, atuando como empregado, funcionrio pblico ou profissional liberal. Manter sigilo sobre tudo o que souber em funo de sua atividade profissional. B. Com os clientes So deveres do administrador com os clientes comunic-los sempre com antecedncia e por escrito, sobre as circunstncias de interesse para seus negcios, sugerindo, tanto quanto possvel, as melhores solues e apontando alternativas. Informar e orientar a respeito da situao real da empresa a que serve; esclarecer sobre a funo social da organizao e a necessidade de preservao do meio ambiente. C. Com a sociedade So deveres do administrador com a sociedade manifestar em tempo hbil e por escrito, a existncia de seu impedimento ou incompatibilidade para o exerccio da profisso, formulando em caso de dvida, consulta ao CRA no qual esteja registrado;

D. Com outros profissionais da mesma profisso dever do administrador para com os profissionais colegas de profisso, no prejudicar, por meio de atos ou omisses, declaraes, aes ou atitudes. Recusar cargo, emprego ou funo, para substituir colega que dele tenha se afastado ou desistido, visando preservao da dignidade ou os interesses da profisso ou da classe; evitar desentendimentos, usando sempre que necessrio, o rgo da classe para dirimir dvidas e solucionar pendncias. E. Com a justia dever do administrador com a justia fazer o que est na lei, jamais contribuir para a realizao de ato contrrio, ou fraud-la, ou praticar, no exerccio da profisso, ato legalmente definido como crime ou contraveno. No deixar de cumprir, sem justificativa, as normas emanadas dos Conselhos Federal e Regional de Administrao. No podendo apresentar declarao, documento falso ou adulterado, perante as entidades da profisso de Administrador. Ter conhecimento da tramitao dos processos em que seja interessado, desde que requerido. Fazer-se assistir ou representar por Advogado, Administrador ou pelo Sindicato dos Administradores a que pertencer.

4. Nvel de gravidade Baixo: vedado ao administrador: Pleitear, para si ou


para outrem, emprego, cargo ou funo que esteja sendo ocupado por colega, bem como praticar atos de concorrncia desleal. Opinio: Sabemos que nos grupos com os quais trabalhamos comum existirem competies entre colegas. Seja por cargos, salrios, promoes ou ainda por recursos materiais desnveis na organizao. Em alguns momentos esta competio pode ser considerada sadia, pois um estmulo para que os profissionais do grupo assumam uma postura de liderana e pr-atividade. Contribui para que iniciem novos projetos e no se adquira uma postura de acomodao. No entanto, esta concorrncia nunca deve ser desleal, ou seja, quando propositadamente se faz ou deixa de se fazer algo e com isso colocar em risco o emprego ou a reputao dos colegas.

Nvel de gravidade Mdio: Usar de artifcios ou expedientes enganosos para obteno de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquistas de contratos. Opinio: Muitos profissionais so extremamente ambiciosos e usam todo tipo de artifcio para levar vantagem em transaes comerciais, tratos com clientes, ou ainda na prestao de servios para o qual foram contratados. Esta, infelizmente, a caracterstica comum em muitos profissionais o que diminui a credibilidade da profisso. Nvel de gravidade Alto: Contribuir para a realizao de ato contrrio lei ou destinado a fraud-la, ou praticar, no exerccio da profisso, ato legalmente definido como crime ou contraveno. Opinio: O profissional pode em um dado momento ser pressionado a praticar algum tipo de fraude no exerccio de sua profisso. Pode ser coagido a fraudar documentos de arrecadaes de impostos, por exemplo, no relatando corretamente as informaes para diminuir a despesa financeira da empresa. Ns como sociedade devemos prestar contas aos rgos competentes. Este ato, embora faa parte da realidade de muitas empresas, definido legalmente como crime de contraveno ou fraude.

5. De acordo com o Art. 40. A violao das normas contidas no cdigo de tica do Administrador importa em falta que, conforme sua gravidade sujeita seus infratores as seguintes penalidades: I. Advertncia escrita e reservada; II. Multa; III. Censura pblica; IV. Suspenso do exerccio profissional de 30 (trinta) dias at 03 (trs) anos. V. Cancelamento do registro profissional e divulgao do fato para conhecimento pblico. Da deciso que aplicar penalidade prevista nos incisos IV e V deste artigo, dever o Tribunal Regional interpor recurso ex offcio ao tribunal Superior. Art. 41. Na aplicao das sanes previstas no cdigo de tica do Administrador, sero consideradas atenuantes as seguintes circunstncias: I. Ausncia de punio anterior; II. Prestao de relevantes servios Administrao; III. Infrao cometida sob coao ou em cumprimento de ordem de autoridade superior. Art. 42. Salvo nos casos de manifesta gravidade e que exijam aplicao imediata de penalidade mais grave, a imposio das penas obedecer gradao do art. 40. Avalia-se a gravidade pela extenso do dano e por suas consequncias. Art. 43. A advertncia reservada ser confidencial, sendo que a censura pblica, a suspenso e o cancelamento do exerccio profissional sero efetivados mediante a publicao em Dirio Oficial e em outro rgo da Imprensa, e afixado em mural pelo prazo de 03 (trs) meses, na sede do Conselho Regional do registro principal e na Delegacia do CRA da jurisdio de domiclio do punido. Em caso de cancelamento e suspenso do exerccio profissional, alm dos editais e das comunicaes feitas s autoridades competentes interessadas no assunto, proceder-se- apreenso da Carteira de Identidade Profissional do infrator. Art. 44. A pena de multa variar entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo do seu dcuplo.

6. O cdigo de tica do Administrador qualifica como dever manter o sigilo profissional sobre tudo o que souber em funo de sua atividade profissional. Podemos aplic-lo, por exemplo, no Art. 2, XII revelar sigilo profissional, resultando em prejuzo ao cliente ou coletividade, admitindo em ao judicial. Na prtica podemos citar permitir o acesso a relatrios com dados confidenciais da empresa para qual trabalha.

7.

8. Art. 4 do captulo IV Os honorrios e salrios do Administrador devero ser fixados, por escrito, antes do incio do trabalho a ser realizado, levando-se em considerao, entre outros, os seguintes elementos: I vulto, dificuldade, complexidade, presso de tempo e relevncia dos trabalhos a executar; II possibilidade de ficar impedido ou proibido de realizar outros trabalhos paralelos; III as vantagens de que, do trabalho, se beneficiar o cliente; IV a forma e as condies de reajustes; V o fato de se tratar de locomoo na prpria cidade ou para outras cidades do Estado ou do Pas; VI sua competncia e renome profissional; VII a menor ou maior oferta de trabalho no mercado em que estiver competindo; VIII obedincia s tabelas de honorrios que, a qualquer tempo, venham a ser baixadas, pelos respectivos Conselhos Regionais de Administrao, como mnimos desejveis de remunerao. Art. 5 vedado ao Administrador: I receber remunerao vil ou extorsiva pela prestao de servios; II deixar de se conduzir com moderao na fixao de seus honorrios, devendo as limitaes econmico-financeiras do cliente; III oferecer ou disputar servios profissionais, mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal.

You might also like