You are on page 1of 35

Conhecer... Transformar... O mundo. A si mesmo, como a vida toda!

Nosso propsito construir relaes mais condizentes entre os sujeitos, permitir que o espao da educao promova o aparecimento de novos potenciais dentro do que cada lugar v como essencial para acontecer. acolher a necessidade de tornar real aquilo que vem sendo elaborado, mas que precisa do impulso.

unir pontos, posturas, cuidados, carinhos, gestos, criatividade...

www.tudoeducacional.com.br
contato@tudoeducacional.com.br

INTERAES NA ESCOLA

Palestrante: Cristiane Lopes Costa

Ser educador. Disciplina.

Relaes... aluno equipe pais.

SER EDUCADOR
O que ser um educador/professor?
Como se desenvolve o trabalho de um professor? Como se desenvolvem as relaes sociais entre professores e alunos no processo ensinoaprendizagem?

SER EDUCADOR

A grandeza do homem recriar a sua vida. Recriar o que lhe dado. Forjar o que ele sofre. Pelo trabalho, ele produz sua prpria existncia natural. Pela cincia, recria o universo por meio de smbolos. Pela arte, recria a aliana entre seu corpo e sua alma(...). Reparar que cada uma dessas trs coisas algo pobre, vazio, vo, se considerado em si mesmo e fora do relacionamento com as outras duas. Simone Weil

SER EDUCADOR

A educao antes de tudo no pode perder de vista ser criadora de valores, incentivadora de ideias, inovaes, transformadora de uma sociedade e seu papel instigador. Frente a isso, os educadores carecem de posicionamento e um repensar sobre sua prtica. preciso considerar o intercmbio entre os saberes dentro da cincia, o imaginrio social, a ruptura com o estabelecido e a problematizao da realidade.

KUHN, 1978. In: BARBOSA, 2005.

SER EDUCADOR

Modernidade relaciona-se com a necessidade de mudana social; implica um desafio em compreender os tempos novos que vo surgindo ao longo de nossa histria assim como, tambm, avanar para os tempos futuros. Pedro Demo afirma que (...) modernidade na prtica coincide com a necessidade de mudana social, que a dialtica histrica apresenta na sucesso de fases, onde uma gera a outra.

SER EDUCADOR

A educao ocupa nesta modernidade, junto com a cincia e a tecnologia, um lugar de destaque, principalmente se identificarmos na educao uma dimenso bsica na formao do sujeito, na qualificao dos recursos humanos adquiridos por um novo modelo de desenvolvimento. Se esta educao do futuro traz receios, medos, temos que ter a coragem de saber super-los para efetivar as mudanas que se fazem necessrias no tempo atual. Paulo Freire nos aponta para a questo dos medos, mas tambm indica que eles esto juntos com os sonhos da transformao.

SER EDUCADOR

Um ensino que no faa mais do que apenas

conservar uma cultura adequado para uma cultura


esttica, mas no para uma cultura dinmica e rpida no processo de mudana como a nossa. A acelerao , muitas vezes, uma situao que precisa ser administrada. Lidar com o aprendizado requer

flexibilidade e habilidade para acompanhar ritmos.

DISCIPLINA
A palavra disciplina possui a mesma etimologia que a palavra discpulo, significa aquele que segue. Ambas se originam do termo latino pupilo, que significa

instruir, educar, treinar para uma modelagem do carter.

DISCIPLINA

O modelo de escola do sculo XIX, portanto hoje ainda


no ouve um processo suficiente para adequar novas realidades. Novas situaes permitem maior interesse na escola. As diferenas so matria prima para o ambiente

pedaggico.

DISCIPLINA

Em primeiro lugar, transformar a disciplina em um valor. Isto , fazendo com que seja vista como uma qualidade humana, imprescindvel convivncia e fundamental para as boas relaes interpessoais. A disciplina no pode chegar ao aluno como uma ordem, um castigo, um imperativo que, partindo do mais forte, dirige-se ao oprimido em nome de seu conforto pessoal, mas como produto de debate, reflexo, estudo de caso e anlise onde se descobre a hierarquia de povos disciplinados sobre cls sem mando ou sobre sociedades oprimidas.

DISCIPLINA

Promover atividades e debates que traduzam o sentido da disciplina nas sociedades. Exemplos como a vida indgena, hierarquias como forma de respeito. Depois de uma ampla sensibilizao sobre a disciplina enquanto valor humano, cabe uma franqueza cristalina na discusso de regras, princpios, normas e fundamentos que so essenciais a todos, ainda que funes diferentes impliquem em regras no necessariamente iguais.

DISCIPLINA

Qual a disciplina ideal na opinio dos alunos? Qual na opinio dos professores? Quais regras so boas para todos e quais sanes cabem a quem no as cumpre?

Esse dilogo no deve valer somente para se sensibilizar a classe sobre o valor da disciplina, mas para formalizar verdadeiro contrato que unindo interesses, exigir reciprocidade.

DISCIPLINA

Para disciplinar uma criana preciso que ela


aprenda seu valor. Nosso objetivo disciplinar para

a atividade, para o trabalho, para o bem, no para


a passividade, no para a obedincia.

Maria Montessori

DISCIPLINA

Conduzir o aluno a

experimentar ...

DISCIPLINA

Competncia humana

INTELIGNCIA
RESPEITO

ENCANTAMENTO

CONHECIMENTO

HABILIDADE

ATITUDE

AS RELAES ...

As relaes possuem bases Conhecer. Relacionar. Contextualizar. Interpretar os problemas da realidade social. Interagir com o mundo. Aprimorar o conhecimento. Desenvolver mltiplas alternativas para a soluo de problemas.

ALUNO
Esta relao deve ser criada com sensibilidade para poder compreender as necessidades, faltas (que muitas vezes esto ocultas) para que possa ser construdo o acolhimento e conduta adequados.

Na aprendizagem O leigo aceita sem questionar que aprendemos atravs da experincia e no v nada de problemtico na aprendizagem. Por toda a histria da humanidade as pessoas aprenderam e, na maioria dos casos, sem se preocupar com a natureza do processo. Os pais ensinaram aos filhos, os oficiais de uma profisso ensinaram seus aprendizes. Os que ensinaram sentiam pouca necessidade de conhecer uma teoria da aprendizagem. O ensino se consistia em mostrar como.

Morris L. Bigge

EQUIPE
Compromisso poltico e competncia tcnica. Corporativismo e participao efetiva nos projetos de interesse da instituio.

Anlise coletiva da seleo dos materiais a serem


adotados.

Alem disso, deve ser coesa, unir por um propsito


comum.

A coerncia entre teoria e prtica e a problematizao de situaes vivenciadas coletivamente, refora o senso de equipe, consenso, criao de novos saberes, re-elaborando conceitos, produzindo a insero cidad como agente de transformao.

EQUIPE

Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligncia ganhamos campeonatos. (Michael Jordan)

PAIS

Como lidar com os pais?

Os pais foram criados num perodo autoritrio e se tornaram obedientes. Quando chegou a hora de cuidarem da formao dos filhos, deram mais liberdade de escolha. Os pais atuais obedeciam aos pais deles e agora esto obedecendo aos filhos.
A gerao atual tem uma ligao muito grande com novas tecnologias. Vive um mundo digital. Os filhos desconhecem o contexto da gerao dos pais e por isso, se acham na condio de que sabem muito mais, pois so os consultores de tecnologia dos pais.

Colocar limite no ter medo de educar, usando sabedoria, ponderao e firmeza nos nossos propsitos.
O que for prometido tem que ser cumprido. A criana percebe quando o adulto no est conseguindo explicar ou dar uma ordem com clareza. No devemos fazer trocas para conseguirmos disciplina, ex: v para a escola que eu te dou o carrinho que voc quer.

No podemos trocar presena por presentes; isso no substitui a figura paterna ou materna.

OBRIGADA!!!

Conhecer... Transformar... O mundo. A si mesmo, como a vida toda!

Nosso propsito construir relaes mais condizentes entre os sujeitos, permitir que o espao da educao promova o aparecimento de novos potenciais dentro do que cada lugar v como essencial para acontecer. acolher a necessidade de tornar real aquilo que vem sendo elaborado, mas que precisa do impulso.

unir pontos, posturas, cuidados, carinhos, gestos, criatividade...

www.tudoeducacional.com.br
contato@tudoeducacional.com.br

You might also like