You are on page 1of 21

SEITAS I

Rev. Roberto Branquinho Pereira

Apologtica
Apologtica (do latim tardio apologetcus, atravs do grego , por derivao de "apologia", do grego : "defesa verbal") a disciplina teolgica prpria de uma certa religio que se prope a demonstrar a verdade da prpria doutrina, defendendo-a de teses contrrias.

IBGE CENSO 2010

FUNDAMENTOS DA F CRIST
Deus soberano. A palavra de Deus a nica verdade. O homem pecador. Ele precisa da Salvao. A salvao s existe em Jesus. Jesus Deus. O Espirito Santo Deus.

PERGUNTAS PARA ESTUDO


Por que a Bblia a suprema autoridade na vida do crente? Qual a importncia de Jesus Cristo ser verdadeiro homem e verdadeiro Deus?

Por que a Bblia a suprema autoridade na vida do crente?

ORIGEM DA BBLIA
A Bblia no um livro qualquer. A origem dela est em Deus, que falou atravs de homens separados para registrar sua Palavra. Sabemos que a questo do carter humano das Escrituras algo acidental ou perifrico: os homens escolhidos por Deus para registrar as Escrituras eram pessoas de carne e osso, que viveram em determinado perodo histrico enfrentando problemas especficos

ORIGEM DA BBLIA
O Esprito Santo habitou em certos homens, inspirou-os, e assim dirigiu-os que eles, em plena conscincia, expressaram-se na sua singular maneira pessoal. O Esprito capacitou homens a conhecer e expressar a verdade de Deus

A AUTORIDADE DA BBLIA
A autoridade da Escritura significa que todas as palavras da Escritura so palavras de Deus de tal modo que descrer ou desobedecer a qualquer palavra da Escritura descrer ou desobedecer a Deus.

A veracidade da Escritura
A essncia da autoridade da Escritura a sua capacidade de compelir-nos a crer nela e a obedecer-lhe, tornando tal crena e obedincia equivalentes a crer e a obedecer ao prprio Deus. Porque as coisas so assim, necessrio considerar a veracidade da Escritura, pois, se pensamos que algumas partes da Escritura no so verdadeiras, naturalmente no seremos capazes de crer nelas.

A necessidade da Escritura
A necessidade da Escritura pode ser definida do seguinte modo: A necessidade da Escritura significa que a Bblia necessria para o conhecimento do evangelho, para a manuteno da vida espiritual e para certo conhecimento da vontade de Deus, mas no necessria para saber que Deus existe ou para saber algo a respeito do carter de Deus e das leis morais.

A suficincia da Escritura
Podemos definir a suficincia da Escritura da seguinte maneira: A suficincia da Escritura significa que a Escritura continha todas as palavras de Deus que ele pretendeu que seu povo tivesse em cada estgio da histria redentora, e que agora ela contm tudo o que precisamos que Deus nos diga para nossa salvao, para confiarmos nele perfeitamente e para que lhe obedeamos perfeitamente.

Qual a importncia de Jesus Cristo ser verdadeiro homem e verdadeiro Deus?

Como Jesus pode ser Deus e Homem?

A igreja primitiva considerava a Encarnao como uma das verdades mais importantes da nossa f.

Existem cinco verdades principais sobre a Encarnao:


1. Jesus tem duas naturezas - Ele Deus e Homem. 2. Cada natureza absolutamente completa, sendo Ele verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. 3. Cada natureza permanece distinta. 4. Cristo uma s Pessoa. 5. As coisas que so verdadeiras a uma s natureza so, contudo, verdadeiras na Pessoa de Cristo.

Jesus tem duas naturezas - Deus e Homem.


A primeira verdade que devemos entender que Jesus uma Pessoa com duas naturezas - a natureza divina e a natureza humana. Em outras palavras, Jesus tanto Deus como Homem. Vejamos claramente cada natureza:

Jesus Deus
A Bblia ensina que Jesus no apenas algum que muito se assemelha a Deus, ou que anda intimamente com Deus. Em vez disso, Jesus o prprio Deus Altssimo. Aps ver Cristo ressuscitado, Tom exclamou: Senhor meu, e Deus meu! (Joo 20:28). Do mesmo modo, o Livro de Hebreus nos d o exato testemunho de Deus Pai, quando diz: "Eles perecero, mas tu permanecers; e todos eles, como roupa, envelhecero, e como um manto os enrolars, e sero mudados. Mas tu s o mesmo, e os teus anos no acabaro. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te minha destra, at que ponha a teus inimigos por escabelo de teus ps?" (Hebreus 1:11-13).

Especificamente, Jesus Deus o Filho


Para conseguirmos uma compreenso melhor da Encarnao de Cristo necessrio que tenhamos uma certa compreenso da Trindade. A Doutrina da Trindade declara que Deus um Ser que existe em trs Pessoas distintas. Antes de tudo, isto significa que devemos distinguir cada uma das Pessoas da Trindade das outras duas. O Pai no o Filho nem o Esprito Santo. O Filho no o Esprito Santo nem o Pai. O Esprito Santo no o Pai nem o Filho. Cada uma delas um centro distinto de conscincia. Contudo, elas compartilham exatamente a mesma natureza/essncia divina.

Jesus Homem
Deveria ser bvio que Jesus Deus e que Ele sempre foi Deus. Jamais houve um tempo em que Ele tenha Se tornado Deus, pois Deus eterno. Mas Jesus nem sempre foi Homem. O fantstico milagre que este Deus eterno Se tornou Homem, na Encarnao. A verdade sobre a humanidade de Jesus to importante como a verdade sobre a Sua Divindade. O apstolo Joo fala claramente sobre qualquer pessoa que nega que Jesus Homem, chamando-a anticristo. (1 Joo 4:2-3; 2 Joo 1:7).

Jesus um Homem Imaculado


essencial sabermos que Jesus no teve uma natureza pecaminosa e que Ele jamais cometeu pecado algum, mesmo tendo sido tentado de todas as maneiras (Hebreus 4:15); Jesus total e perfeitamente Homem e tambm passou por todas as experincias humanas. Temos um Salvador que verdadeiramente pode Se identificar conosco, porque Ele Homem e pode nos ajudar nas tentaes, visto como jamais cometeu pecado algum. Esta uma espantosa verdade que separa o Cristianismo de todas as outras religies.

Cada natureza total e completa


Tendo visto a base bblica de que Jesus tanto Deus como Homem, a segunda verdade que devemos reconhecer que cada uma das duas naturezas de Cristo total e completa. Em outras palavras, Jesus totalmente Deus e totalmente Homem. Outro meio auxiliar para diz-lo que Jesus 100% Deus e 100% Homem.

You might also like