You are on page 1of 11

Tecnologia dos Materiais e Processos

2 MODULO 1 Aula

Tratamento Trmico
Definio: conjunto de processos que visam ao aquecimento e resfriamento dos aos em condies de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento controladas. A variao desses parmetros controlado ir alterar a microestrutura dos aos, conferindo a eles novas propriedades.

Efeitos do tratamentos trmicos.


Aumento ou diminuio da dureza; Aumento da resistncia mecnica; Melhora da ductibilidade; Melhora da resistncia ao desgaste; Aumento da capacidade de corte; Aumento da resistncia corroso; Modificao das caractersticas eltricas e magnticas; Aumenta da resistncia ao calor;

Tipos de Tratamento
Tmpera: O processo de tmpera consiste no aquecimento do ao de sua temperatura critica, e em seu resfriamento rpido em um meio como leo, agua, salmoura ou mesmo ar. A velocidade de resfriamento, em funo do meio, resultara em diferentes propriedades mecnicas para o ao.

Tipos de Tratamento
Conforme o meio de resfriamento ou aquecimento pode-se classificar processo de tmpera: Tmpera em agua: resfriamento com agua. Tmpera em leo: resfriamento com olo. Tmpera em salmoura: resfriamento em salmoura. Tempera por chamas: aquecimento por chamas.

Curiosidades
A tempera tem por objetivo aumentar a dureza do material, sendo quanto maior a propriedade de temperabilidade do ao, maior sero a profundidade e a distribuio da dureza no material. Decorrente desse processo, o material ter a reduo de ductabilidade, tenacidade e aumento de tenses internas.

Tipos de Tratamento
Revenimento: O revenimento um processo de tratamento trmico que normalmente ocorre posteriormente ao processo de tempera, como objetivo de corrigir os nveis de dureza e fragilidade do material e, principalmente, avaliar as suas tenses internas.

Tipos de Tratamento
O processo consiste em aquecimento do material em uma temperatura abaixo do seu ponto critico e resfriamento lento no ar ou no prprio forno de aquecimento. A temperatura de aquecimento ira influenciar as propriedades mecnicas que se deseja do material temperado.

Tipos de Tratamento
Cementao: Consiste em um tratamento termoqumico, no qual haver o endurecimento superficial dos aos em funo da aplicao simultnea de carbono em elevadas temperaturas.

Tipos de Tratamento
Os processos de cementao divergem-se pela fonte de aplicao do carbono, nos quais, tem-se: Cementao solida- Aplicaao de substancia carbonceas solidas como , exemplo, mistura de carvo de madeira, olo e carbonato de solido ou potssio ou clcio ou brio. Cementao gasosa- Aplicao de gases como, por exemplo, gases carbnicos (CO), gases derivados de hidrocarbonetos (gs natural, propana, etana, butana), etc.

Tratamento trmico

You might also like