You are on page 1of 13

Para dirigir a competio so necessrios trs rbitros, um cronometrista, um operador de 24 segundos e um marcador mais o seu aux iliar.

Pessoais Tcnicas

Contacto ilegal fora do lanamento ou durante o lanamento Atitude anti-desportiva de um atleta em jogo ou membro do banco.

Antidesportivas Desqualificantes
Duplas

Falta pessoal grave cometida por um jogador em jogo. Falta agressiva fsica ou moralmente.
Quando dois adversrios cometem a falta ao mesmo tempo.

1. Aumenta a resistncia aerbia. Devido s diferentes actividades ex ercidas durantes os treinos e elevada resistncia requerida durante os jogos. Desta forma os atletas que praticam basquetebol desenvolvem a capacidade de exercer actividades que requerem um esforo mdio durante um longo espao de tempo, mantendo o ritmo. Isto ocorre porque o corpo dos atletas acaba por se adaptar de forma a suportar o esforo. Este melhora a capacidade cardaca, aumenta o volume do sangue a circular no corao, diminui a frequncia de pulsaes entre outras.

Trs tambm outros benefcios como o fortalecimento dos msculos envolvidos na respirao e do msculo cardaco, diminuio da presso arterial, elevao do nmero de glbulos vermelhos do sangue, melhor circulao sangunea, elevao das reservas de energia nos msculos e melhor irrigao dos mesmos.

2. Aumenta a velocidade de reaco. Devido necessidade de realizar movimentos no mais curto espao de tempo possvel para enganar o adversrio e aux iliar estratgias inesperadas dos colegas de equipa. A capacidade de reagir a um estimulo ou a um sinal rapidamente um dos elementos fundamentais deste desporto.

No nosso dia-a-dia esta capacidade um beneficio porque permite-nos reagir mais rapidamente a acontecimentos que poderiam prejudicar a nossa sade, nomeadamente o tempo de reaco durante a conduo ou durante um assalto. 3. Aumenta a fora rpida inicial. Os passes rpidos so algo imprescindvel durante os jogos, pois desta forma a probabilidade da bola ser intersectada so menores. Para tal necessrio que o sistema neuromuscular tenha potencialidade para ex ercer uma fora voluntria num curto espao de tempo. O aumento da fora requer um reforo muscular que previne o aparecimento de futuras leses, pois refora msculos que envolvem articulaes. Esta permite-nos tambm desempenhar adequadamente os trabalhos no geral e as actividades de lazer.

4. Aumenta a destreza. So necessrios ex ercer os movimentos mais adequados s situaes de uma forma rpida, astuta, controlada e eficiente durante a prtica desta actividade fsica. A destreza outro dos elementos fundamentais, e pode ser dividida em duas componentes: a agilidade e a coordenao motora. A agilidade (capacidade de ex ecutar movimentos rapidamente) e a coordenao motora (utilizao mais eficiente dos msculos) permitem-nos ex ercer movimentos bsicos como andar, pular, correr, mudar a direco do movimento ou simplesmente parar, de uma forma mais natural, rpida e equilibrada.

5. Melhora a capacidade de diferenciao cinestsica. Durante os lanamentos necessrio dosear a fora necessria no lanamento da bola para as diferentes distncias em que se encontra o jogador em relao ao cesto, de forma que marque pontos. A esta capacidade de controlar e analisar a informao e de dosear a fora necessria numa determinada situao denomina-se de diferenciao cinestsica.

Previne tambm o sedentarismo e a obesidade e algumas doenas provocadas pelos mesmos. Uma vez praticado por prpria iniciativa tornase uma forma de diverso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol http://www.resumos.net/files/regrasbasquetebol.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto
Manual de educao fsica 10/11/12, Manuela Costa e Anibal Costa.

You might also like