You are on page 1of 25

Relatrio

Cientfico

Um relatrio cientfico serve para comunicar os resultados finais de um trabalho laboratorial de investigao, de estudo, de pesquisa, etc. Dever ser um relato completo que possa permitir a qualquer pessoa que o leia adquirir uma viso global do estudo efectuado, proporcionando uma consulta fcil e fornecendo de modo objectivo a informao mais relevante. Seguidamente traam-se as linhas gerais s quais dever obedecer um relatrio cientfico.

1. A Apresentao 2. A Estrutura 3. O Resumo 4. A Introduo 5. O Procedimento 6. Os Resultados 7. As Concluses

1. A Apresentao

A elaborao do relatrio deve passar por um esboo (planeamento da informao) e, quase sempre, por alguns rascunhos. O aspecto geral e qualidade grfica do relatrio tm uma importncia primordial. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corrector. Apertar a letra, diminuir o espao entre linhas, ocupar as margens tornar a leitura difcil e a apresentao pouco atraente. O relatrio deve ter uma capa. No entanto, sobretudo se for pequeno, pode dispensar uma encadernao. O ttulo deve dar uma indicao clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido. A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta. No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiuse, mediu-se), plural (fizemos, conclumos, medimos) ou narrativo (o autor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilizao do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos j ocorridos.

MARGENS

importante deixar-se sempre margens interiores (esquerdas) e superiores com, aproximadamente, trs centmetros e margens exteriores (direitas) e inferiores com, aproximadamente, dois a dois centmetros e meio (ver figura).

A capa no deve ser enfeitada ou embelezada. Deve conter a informao seguinte pela ordem indicada: 1 nome da instituio ou entidade onde a investigao foi realizada; 2 ttulo do trabalho, (destacado com letra maior ou sublinhado); 3 nome do autor e identificao do mesmo; 4 mbito de realizao o trabalho (disciplina, projecto, unidade, programa, etc.), 5 local e data

Na figura seguinte apresentam-se exemplos de capas para relatrios cientficos.

O ttulo deve dar uma indicao clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido. Na maioria das vezes pode utilizar-se o ttulo do procedimento experimental. Se realizarmos um determinado trabalho laboratorial sobre sabes este pode ter o ttulo: Estudo sobre Sabes. No entanto, este ttulo pouco informativo. necessrio um ttulo que seja mais indicativo da natureza do trabalho realizado. Alguns exemplos so: Estudo das Propriedades de Sabes Anlise Qumica de um Sabo Sntese Laboratorial de Sabo Preparao de Sabes Investigao sobre impacto ambiental da Utilizao de Sabes Determinao do Poder Detergente de Sabes

Linguagem

No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, conclumos, medimos) ou narrativo ( o autor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilizao do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos j ocorridos.

2. A Estrutura
Pode optar-se por uma estrutura que inclua uma Introduo, Procedimento, Resultados e Concluses. Estas diferentes partes do relatrio so identificadas com subttulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiscula, sublinhado, tamanho superior, etc.) O Relatrio de trabalho cientfico dever ainda obrigatoriamente incluir um Resumo e indicar a bibliografia que foi utilizada. Poder ainda ter anexos e/ou apndices.

Um relatrio de actividade experimental no tem obrigatoriamente uma estrutura rgida. No entanto, dever, sempre que possvel, apresentar um conjunto de linhas gerais mais ou menos fixas. prefervel utilizar uma estrutura menos subdividida pois assim consegue-se uma melhor adaptao a diferentes trabalhos laboratoriais.

A Bibliografia deve conter o nome do autor, ano de publicao ou


edio, ttulo da obra, local de edio, Editora, nmero das pginas ou volume da obra. Exemplo: WILLARD, H.; MERRIET, L.; DEAN, J. (1974) Anlise Instrumental, Lisboa, Fundao Calouste de Gulbenkian. As Publicaes peridicas podem ser indicadas do seguinte modo: Nome do autor (data) nome do artigo, nome da publicao, cidade, n. do volume, pp. pginas Exemplo: SIMAS, L. F. (1997) gua para Consumo Humano, Boletim da Sociedade Portuguesa de Qumica, Lisboa, n 67. Quando a obra no tem autor (Enciclopdias, Atlas, Livros com autores por cada captulo) pode optar-se por: Nome da obra (data) cidade, editora Exemplo: Dicionrio de Lngua Portuguesa (1994) Porto, Porto Editora. O nome do autor comea pelo ltimo apelido, e quando h dois ou mais autores pode apresentar-se apenas o primeiro e utilizar-se a expresso Et al. que significa "e outros". O ttulo da obra deve estar sublinhado ou em itlico. As obras devem ser numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo ltimo nome do autor.

Anexos e/ou apndices

Se for necessrio utilizar documentos auxiliares, no elaborados pelo autor, podero ser apresentados em anexo. Alguns materiais elaborados pelo autor do relatrio, que se considerem relevantes para a interpretao do trabalho, podem ser apresentados no final do trabalho, numa seco separada, com a designao de Apndice.

3. O Resumo
Tambm se pode chamar Sumrio ou Sntese. Dever conter de forma sucinta as questes ou informaes mais importantes referidas no relatrio, ou seja, explicar a finalidade do trabalho, descrever o mtodo utilizado apresentar os principais resultados, concluses. Esta parte do relatrio s deve ser feita no final. S nessa altura possvel ter a viso global de todo o relatrio necessria elaborao de uma sntese. Costuma estar localizado logo no incio do relatrio mas tambm poder aparecer no fim.

O relatrio para um trabalho experimental de TLQ tem o seguinte resumo: O nylon uma fibra sinttica largamente utilizada na indstria txtil. A actividade experimental realizada teve como objectivo sintetizar esta fibra. Foi possvel obter cerca de um metro de fio que, depois de seco, revelou ter alguma elasticidade e resistncia. - O nylon foi obtido por reaco qumica entre cloreto de adipolo e hexanodiamna.
Seleccione do texto as partes referentes: i) introduo terica, ii) ao procedimento experimental, iii) aos resultados.
Teste de Avaliao de Tcnicas Laboratoriais de Qumica - Bloco I , Fevereiro de 1997

Esta parte do relatrio s deve ser feita no final. S nessa altura possvel ter a viso global de todo o relatrio necessria elaborao de uma sntese. Costuma estar localizado logo no incio do relatrio mas tambm poder aparecer no fim.

4. A Introduo
Deve apresentar o tema geral do trabalho experimental. Pode indicar alguma informao acerca do tema em estudo, nomeadamente, parmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previses, ou seja, os resultados que se esperam obter. Dever ainda indicar de modo claro e breve quais so os objectivos do trabalho (o propsito), ou seja, qual o problema a ser resolvido. Evidentemente, quem orienta a investigao/pesquisa/estudo que deve definir, claramente, quais so os objectivos do trabalho. A maior parte das vezes 3 ou 4 pargrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, so suficientes para introduzir o assunto a tratar. De pouco vale copiar de livros e enciclopdias longos textos que no se percebem, abordando aspectos irrelevantes e enfadonhos, utilizando linguagem e conceitos que no se dominam e, por vezes at, repetindo vrias vezes a mesma ideia.

A introduo deve apresentar o tema

geral do trabalho experimental.

Poder ser uma breve explicao do princpio cientfico estudado ou ento uma referncia aos produtos/materiais que esto a ser testados. Poder referir-se a utilidade e alcance do trabalho laboratorial desenvolvido. Pode indicar alguma informao acerca do tema em estudo, nomeadamente, parmetros com os quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previses, ou seja, os resultados que se esperam obter.
Por exemplo: - num trabalho de anlise de gua para consumo humano deve indicar-se o Valor Mximo Recomendado e o Valor Mximo Admitido para o parmetro que est a ser analisado. - na identificao de um metal por determinao da sua densidade pode fornecer-se um quadro com valores da densidade de vrios metais. - na determinao do ponto de fuso ou ebulio de determinada substncia devem indicar-se os valores obtidos atravs da pesquisa bibliogrfica.

5. O Procedimento
Tambm chamado Parte Experimental, Tcnica Experimental ou Tcnica operatria. Dever referir-se qual a origem do procedimento experimental utilizado. Ser necessrio fazer-se uma breve descrio do mtodo/ tcnica/ processo utilizado no trabalho, e dos princpios tericos em que se baseia (leis, reaces qumicas, comportamento qumico ou fsico, etc.). No necessrio indicar a lista de material utilizado no trabalho uma vez que esta j existe na planificao do trabalho experimental (protocolo). No entanto, se o mtodo se basear na utilizao de um determinado aparelho - mtodo Instrumental - deve indicarse o tipo de aparelho utilizado ou a marca/modelo, bem como as suas caractersticas tcnicas mais importantes (alcance, tolerncia, etc.) No necessrio fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto ser importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se seleccionem apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados ento estaremos a fundamentar a tcnica utilizada. Devem referir-se as alteraes/adaptaes ao procedimento experimental, mas apenas as mais importantes, ou seja, aquelas que possam ter influenciado significativamente os resultados obtidos.

A Origem do procedimento experimental Por exemplo: "seguiu-se o procedimento experimental da referncia bibliogrfica [ 3] , pg. 134", ou ento: "seguiu-se a planificao experimental fornecida pelo professor que se apresenta em Anexo"

O resumo do procedimento experimental um trabalho de sntese que obriga a


focar a ateno nos aspectos do procedimento que so realmente importantes, o que permitir adquirir uma viso mais global do trabalho. O procedimento experimental seguinte refere-se purificao por recristalizao (tcnica utilizada) do cido acetilsaliclico: 1. Medir cerca de 50 cm3 de do solvente fornecido(gua + lcool 8:1) para um erlenmeyer. 2. Dissolver uma dada poro de cido acetilsaliclico a quente.. 3. Filtrar a quente com filtro de pregas para um copo (colocar previamente o funil e papel de filtro na estufa).. 4. Deixar cristalizar por arrefecimento.. 5. Filtrar a presso reduzida de modo a separar e secar os cristais de cido acetilsaliclico. Lavar com gua fria.
Pode ser resumido para: "Dissolveu-se cido acetilsaliclico a quente numa mistura gua+lcool (8:1) para obter uma soluo sobressaturada. Filtrou-se a quente de modo a reter impurezas insolveis. Deixou-se recristalizar por arrefecimento. Voltou-se a filtrar, lavando com gua fria afim de remover as impurezas solveis. Secaram-se os cristais de cido acetilsaliclico obtidos." As partes a negrito correspondem justificao dos procedimentos efectuados.

6. Os Resultados
Esta parte pode chamar-se Apresentao e Anlise de Resultados, Registo e Tratamento de Resultados ou ainda Observaes. Se for importante para a anlise e interpretao dos resultados obtidos, deve fazer-se uma caracterizao dos produtos/amostras/reagentes utilizados de preferncia em quadro ou tabela. A apresentao dos resultados deve constituir uma compilao do conjunto de dados/resultados/observaes obtidos durante a realizao experimental. Sempre que possvel, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou grficos. Muitas vezes a apresentao dos resultados resume-se caracterizao das amostras obtidas e/ou s observaes efectuadas durante a realizao do trabalho. A anlise dos resultados no dever ter um carcter interpretativo, dever limitarse a destacar os resultados considerados mais evidentes ou ento a dar-lhes uma forma mais compreensvel, geralmente atravs do seu tratamento matemtico, estatstico ou grfico. Nestes casos, deve apresentar-se apenas um exemplo claro e bem explicado de cada clculo efectuado. As medies efectuadas e os resultados de clculos devem apresentar-se sempre com as respectivas unidades e com o nmero de algarismos significativos correcto ou com as incertezas respectivas.

Caracterizao dos produtos/amostras/reagentes Exemplo: Na anlise de um refrigerante indicar a sua marca, o volume, a composio indicada no rtulo, etc., ou na purificao de um material referir a sua origem ou ento o seu aspecto inicial. Sem um bom registo de dados no caderno de laboratrio no possvel elaborar convenientemente as tabelas e/ou grficos necessrios correcta apresentao dos resultados. Por isso uma das chaves para escrever um bom relatrio tirar bons apontamentos das observaes efectuadas e dos resultados obtidos.

Caracterizao das Amostras Obtidas Grandezas fsicas - Exemplo: Massa, volume, etc. Propriedades fsicas - Exemplo: cor, brilho, forma, tamanho, aspecto, etc. Observaes - Exemplo: mudanas de cor, variao de temperatura

7. As Concluses
Tambm pode chamar-se: Discusso ou Comentrios Finais. Ser necessrio realar os principais resultados e coment-los de um ponto de vista crtico, traduzindo a opinio do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes so aceitveis tendo em considerao os objectivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparao entre os dados obtidos experimentalmente e a informao bibliogrfica. No final desta avaliao deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introduo. Os fenmenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possvel, interpretados. Devem apontar-se as possveis causas de afastamento dos resultados em relao aquilo que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Deficincias do mtodo utilizado?). Quando o objectivo do trabalho for utilizar uma determinada tcnica experimental, devero ser indicadas as dificuldades sentidas e limitaes identificadas. Podem ser apresentadas recomendaes ou propostas de decises a tomar em funo dos resultados obtidos. Podem tambm indicar-se sugestes para investigaes posteriores ou ainda, alteraes ao procedimento seguido ou tcnica utilizada.

Recomendaes Exemplo: Se a anlise de uma gua revelar concentraes elevadas de nitritos com base nesta informao que se recomenda que crianas e grvidas no a consumam.

Sugestes para Investigaes posteriores

Exemplo: Se o estudo permitiu identificar a presena de nitritos numa carnes (determinao qualitativa) pode sugerir-se a determinao do respectivo teor (determinao quantitativa).
Alteraes

Exemplo: Se uma filtrao no foi suficientemente eficaz sugere-se a utilizao de um papel de filtro menos poroso.

Fontes:
http://quimica-na-web.planetaclix.pt/comunic/relator1.htm http://www.linooliveira.com/istec/pbd/RegrasElaboracaoRelatorios.pdf

Paula Dias Setembro 2009

You might also like