You are on page 1of 9

Fundamentos de Economia

Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia

3 Edio | 2009 |

Captulo 13
Inflao

Captulo 13 Inflao

13.1 Introduo Inflao: aumento contnuo e generalizado no ndice dos preos. Fontes de inflao costumam variar de acordo com as condies do pas: tipo de estrutura de mercado; grau de abertura da economia ao comrcio exterior; estrutura das organizaes trabalhistas. Forma tradicional de estudar inflao: inflao de demanda; inflao de custos; inflao inercial.

Captulo 13 Inflao

13.2 Inflao de demanda: excesso de demanda agregada em relao produo disponvel de bens e servios. Curva de Phillips: mostra que existiria uma relao inversa entre taxas de salrios e as taxas de desemprego.

Trade off: relao inversa entre taxas de salrios nominais e taxas de desemprego.
Coeteris paribus: elevaes da procura agregada levam as empresas a demandar mais mo-de-obra, ocasionando aumento de salrios monetrios e reduo das taxas de desemprego.

Captulo 13 Inflao

13.3 Inflao de custos: pode ser associada a uma inflao tipicamente de oferta, o nvel da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Causas comuns do aumento dos custos de produo: aumentos do custo de matrias-primas; aumentos salariais acima da produtividade; estrutura de mercado. 13.4 Inflao inercial: processo automtico de realimentao de preos, provocada pelos mecanismos de indexao formal e indexao informal. 13.5 Efeitos provocados por taxas elevadas de inflao: os piores efeitos ocorrem da distribuio de renda, nos investimentos empresariais e crescimento econmico, no balano de pagamentos e nas finanas pblicas.

Captulo 13 Inflao

Distoro mais sria provocada por altas taxas de inflao: piora da distribuio de renda devido reduo do poder aquisitivo da classe trabalhadora dependente de rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes. Afirma-se que a inflao um imposto sobre o pobre. Imposto inflacionrio: espcie de taxao que o BC impe coletividade pelo fato de deter o monoplio das emisses. 13.6 A poltica econmica brasileira de combate inflao Necessidade de o governo fornecer infra-estrutura para que o setor privado produza o volume de bens/servios desejados pela sociedade.

Baixa produtividade dos servios do governo e conseqente ineficincia na aplicao de seus recursos, associadas impossibilidade de o governo aumentar a carga tributria dado o baixo nvel de renda per capita da populao.

Captulo 13 Inflao

Tratamento de choque: rgida poltica monetria, fiscal e salarial que mudou o patamar da inflao de cerca de 100%, em 1964, para perto de 30%, em 1967. 1964-1973 uso da linha de pensamento econmico ortodoxa para diagnosticar as causas da inflao brasileira, atribuindo ao excesso da demanda e ao desequilbrio das contas pblicas a causa da inflao. Inflao inercial: todos os negcios eram firmados com base em um ndice que procurava garantir a correo monetria dos valores envolvidos. Os aumentos de preos eram captados pelo ndice e automaticamente repassados para os demais preos da economia realimentando a inflao. Plano Cruzado: rompeu com o mecanismo de propagao da inflao ao congelar preos, salrios e cmbio.

Captulo 13 Inflao

Plano Bresser e Plano Vero e Plano Collor: congelaram os preos e salrios para tentar conter o processo inflacionrio brasileiro. Plano real: reconhece que as principais causas da inflao brasileira estavam no desequilbrio do setor pblico e nos mecanismos de indexao. ncora cambial: valorizao da moeda nacional ao lado de um regime de bandas cambiais para baratear o custo dos produtos importados. ncora monetria: elevao das taxas de juros e da taxa de reservas compulsrias dos bancos comerciais, com o objetivo de controlar a demanda agregada. Metas inflacionrias: cumprir metas de inflao estabelecidas para o ano corrente e prximo com tolerncia e desvio de 2% para cima ou para baixo.

Captulo 13 Inflao

13.6.1 A corrente estruturalista: supe que a inflao em pases em via de desenvolvimento essencialmente causada por presses de custos, derivadas de questes estruturais:
estrutura agrcola; estrutura do comrcio internacional; estrutura oligoplica dos mercados. Conflitos distributivos: so responsveis pelas causas da inflao pois se estabelecem na tentativa de os vrios setores da sociedade buscarem se manter ou elevar sua parcela de renda nacional.

You might also like