You are on page 1of 38

a cincia que estuda, macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados.

O corpo est numa postura ereta (em p, posio ortosttica) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mos voltadas para a frente. A cabea e ps tambm esto apontados para frente e o olhar para o horizonte.

Existem 4 planos seccionais fundamentais para a visualizao e localizao de rgos.


1.Plano Mediano: 2.Planos Sagitais: 3.Planos Frontais (Coronais): 4.Planos Transversos (Horizontais):

Plano Mediano:

Planos Transversos (Horizontais Planos Frontais (Coronais):

Composto de ossos e cartilagens. Total de 206 ossos.

Sustentao do organismo; Proteo de estruturas vitais; Base mecnica para o movimento; Armazenamento de sais; Hematopoitica.

Clavcula

Vista Anterior

Vista Posterior

Hrnia de Disco

Artrose

Artrite

So estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulaes e pela sua contrao so capazes de transmitir-lhes movimento. O msculo vivo de cor vermelha. Essa colorao denota a existncia de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os msculos representam 4050% do peso corporal total.

Produo dos movimentos corporais; Estabilizao das Posies Corporais; Regulao do Volume dos rgos; Movimento de Substncias dentro do Corpo; Produo de Calor.

Vista anterior

Vista posterior

Flexo Agonista: contrado Flexo Antagonista: distendido

O movimento das articulaes depende, essencialmente da forma das superfcies que entram em contato e dos meios de unio que podem limit-lo. Na dependncia destes fatores as articulaes podem realizar movimentos de um, dois ou trs eixos.

Articulao Monoaxial:

Quando uma articulao realiza movimentos apenas em torno de um eixo. As articulaes que s permitem a flexo e extenso, como a do cotovelo, so monoaxiais.

Articulao Biaxial -

Quando uma articulao realiza movimentos em torno de dois eixos. As articulaes que realizam extenso, flexo, aduo e abduo, como a rdio-crpica (articulao do punho) so biaxiais.

Articulao Triaxial -

Quando uma articulao realiza movimentos em torno de trs eixos. As articulaes que alm de flexo, extenso, abduo e aduo, permitem tambm a rotao, so ditas triaxiais, cujos exemplos tpicos so as articulaes do ombro e do quadril.

Ligamentos:; Cpsula Articular; Discos e Meniscos; Bainha Sinovial dos Tendes; Bolsas Sinoviais (Bursas).

Ligamento:

Os ligamentos so constitudos por fibras colgenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaadas umas as outras. Cpsula Articular: uma membrana conjuntiva que envolve as articulaes sinoviais como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna).

Discos e Meniscos

Em vrias articulaes sinoviais, interpostas as superfcies articulares, encontram-se formaes fibrocartilagneas, os discos e meniscos intra-articulares, de funo discutida: serviriam a melhor adaptao das superfcies que se articulam

Bainha Sinovial dos Tendes

Facilitam o deslizamento de tendes que passam atravs de tneis fibrosos e sseos (retinculo dos flexores de punho).

Bolsas Sinoviais (Bursas) So fendas no tecido conjuntivo entre os msculos, tendes, ligamentos e ossos. So constitudas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de msculos ou de tendes sobre proeminncias sseas ou ligamentosas.

.Ligamento do Joelho

Cpsula Articular

Discos e Meniscos

Bainha Sinovial dos Tendes

Bolsas Sinoviais (Bursas)

You might also like