You are on page 1of 14

CEPEDEN CENTRO DE

PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO E ENVELHECIMENTO

CEPEDEN

II JORNADA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE JUIZ DE FORA

ASSISTNCIA E ORIENTAO S FAMLIAS DE IDOSOS


Introduo: Elementos que contribuem para uma nova sensibilidade social: Aumento de conscincia sobre o envelhecimento da populao; - Mudanas sociais provocam mudanas na forma da pessoas perceberem a velhice: os idosos so mais saudveis, vivem mais e mais produtivos; - O sonho de ficar velho mantendo a juventude.

Aumento da longevidade x imagens do envelhecimento bem sucedido.


Os idosos que desfrutaram ou desfrutam de boas condies de vida tm assegurado o acesso satisfao e ao sucesso na velhice? Os idosos que sofreram precariedades de natureza econmica, educacional, mdica, habitacional, estaro condenados infelicidade e a prejuzos fsicos e psicolgicos incontornveis?

Bem-estar subjetivo
Reflete a avaliao que o indivduo faz baseado em critrios pessoais e referenciados aos padres e expectativas sociais. Reflete a discrepncia, ou congruncia entre suas expectativas e o que conseguiu ser, ter, ou fazer, que conduz a afetos, positivos ou negativos. Est vinculado leitura que o indivduo faz sobre sua qualidade de vida.

Variveis Antecedentes
Riscos scioeconmicos Pobreza Excluso social Baixa escolaridade Baixo status ocupacional Riscos biolgicos Doenas somticas Dficits sensoriais Depresso Dor crnica Incapacidade funcional Incapacidade intelectual Inatividade Susceptibilidade ao estresse crnico

Variveis Moderadoras
Mecanismos de auto-regulao do self Auto-conceito Auto-estima Auto-avaliao Senso de auto-eficcia Senso de controle Sistema de metas estratgicas de enfrentamento Estratgias de seleo, otimizao e compensao Senso de ajustamento psicolgico

Variveis Critrio
Bem-estar subjetivo Satisfao global com a vida e satisfao referenciada a domnios

Idade Gnero

Afetos positivos e negativos

Recursos sociais

AS FAMLIAS DEVEM SER ORIENTADAS A:

COMPREENDER OS FATORES DE RISCOS SADE FSICA E MENTAL DOS IDOSOS. INCENTIVAR A AUTONOMIA DO IDOSO SAUDVEL E O AUMENTO DA REDE DE APOIO SOCIAL. ADAPTAR-SE S CONDIES DA VELHICE:- PERDA DA PLASTICIDADE GANHO EM CAPACIDADES COMPENSATRIAS NAS QUAIS OS IDOSOS GARANTAM DOMNIO.

Principais queixas dos cuidadores familiares.


Falta de suporte mais efetivo da rede de sade e dos profissionais que nela atuam. Dficit de qualificao dos profissionais da rea da sade para atender essa clientela. Falta de compreenso dos profissionais de sade de que os familiares so seus clientes e parceiros na implementao dos cuidados aos idosos. Necessidade de comunicao esclarecedora e efetiva entre familiares, idosos e profissionais.

O cuidado Domiciliar e as Polticas Pblicas.

Lei 8.842/94 P.N. do Idoso. Garantir bem estar fsico, emocional e social. Priorizar o atendimento aos idosos por intermdio de suas prprias famlias x asilar. Reprivatizao do cuidado e o retorno famlia da responsabilidade de cuidar de seus idosos. Apoio ao desenvolvimento de cuidadores informais parceria com profissionais da sade.

Com a PNI o que ocorreu na prtica?

Tentativa de capacitao em massa de pessoas que estavam fora do mercado de trabalho em funo de pouca escolaridade e baixa qualificao profissional. Criao de nova categoria funcional cuidador domiciliar. Excluiram necessidade de treinamento, superviso, orientao, suporte emocional, social e financeiro dos cuidadores familiares.

O cuidador domiciliar quem ?

Famlia percebida como a cuidadora ideal Realidade concreta apontada pelas pesquisas ela permanece desassistida tendo que assumir sozinha mais essa responsabilidade. A mulher na faixa dos 45-50 anos em diante, em geral a cuidadora principal, mesmo em famlia mutigeracionais. (Cuidadora primria). comum que desempenhe suas tarefas sozinha, sem ajuda de outros familiares ou profissionais.

Cuidados aos idosos fragilizados

Prestar cuidados a idosos fragilizados insere-se no mbito dos valores culturais, que norteiam o curso de vida social e individual. Este um momento na vida familiar com demandas econmicas, fsicas, afetivas e sociais especficas tpicas do dever de reciprocidade nas relaes intergeracionais -elevado valor cultural. Pode configurar-se como um nus e crise no desenvolvimento da vida do cuidador.

Cuidadores fragilizados e estressados.

Restrio da autonomia do idoso ao longo do tempo (processos de demncias) aumento gradual e sobrecarga de cuidados pelo familiar. Conflitos ligados historia anterior afetiva entre os dois ou os gerados pela prpria dependncia fsica, psicossocial e econmica do idoso. Dilema que atinge tanto ao idoso quanto ao cuidador: Sentimentos de desamparo, senso de perda do controle, incerteza e ineficcia pessoal.

Avaliao do cuidador

Exigncias ou presses que recaem sobre o cuidador. O que essas exigncias representam para ele. Como ele as percebe, avalia, a que as atribui, como pensa que elas podem ser resolvidas. At quanto pode suport-las, quanto devem durar, piorar ou melhorar. Que recursos pessoais possui- como lida com os prprios sentimentos e como proporciona efetivamente o cuidado. Que efeitos o cuidado tem sobre o seu bem estar subjetivo e a sua sade. A natureza dos comprometimentos do idoso (cognitivo e funcional) o mais importante preditor da sade e do funcionamento psicossocial do cuidador.

You might also like