You are on page 1of 25

Interface de usurio

Aqueles migrando do AutoCAD 2009 para o AutoCAD 2010 devem se sentir em casa com a interface de usurio. Configurao inicial Ao carregar o AutoCAD 2010, voc ser solicitado a selecionar sua indstria e as configuraes mais convenientes. O AutoCAD por sua vez cria um ambiente de desenho que aborda as selees para modelos de desenho, paletas de ferramentas, e opes ao visitar o site www.autodesk.com. No se preocupe se no passar por esta tela j que voc pode encontrar o Initial Setup na guia User Preferences em OPTIONS.

O AutoCAD tambm cria um novo espao de trabalho baseado em nossas preferncias, adicionando-o a outros espaos de trabalho padro.
diversos painis e cada painel contm vrias ferramentas. Podemos arrastar os painis para fora da faixa de opes (Ribbon) para que permaneam fixos. Os painis fixos permanecem no lugar mesmo quando mudamos de guia. Claro, a faixa de opes Ribbon pode ser totalmente personalizada; possvel criarmos nossas prprias guias que se alteram automaticamente quando selecionamos um objeto especfico ou executamos um comando. O AutoCAD 2010 agora exibe at trs filas de cones para que possamos encontrar as ferramentas necessrias com muito mais rapidez. Se voc utilizava o espao de trabalho AutoCAD Classic no AutoCAD 2009, no deixe de tentar a faixa de opes Ribbon mais inteligente do AutoCAD 2010!

Faixa de opes Ribbon A Ribbon, apresentada no AutoCAD 2009, ficou ainda mais contextual j que nos leva diretamente s ferramentas que precisamos (isso significa menos cliques!). A Ribbon baseada em tarefas consiste de guias, cada guia traz

Barra de Acesso Rpido A poderosa barra de ferramentas Quick Access localiza-se no canto superior esquerdo da tela. Nela encontramos os comandos usuais New, Open, Save, Undo, Redo e Plot. Selecionando a seta para baixo, podemos personalizar a barra com os comandos favoritos rapidamente. Tambm podemos encontrar a opo de retornar a barra de menu para a tela ou exibir a Quick Access Toolbar abaixo da Ribbon.

Menu de aplicativos No menu de aplicativos encontramos as ferramentas de arquivo mais comuns e tambm os arquivos recentes. preciso fixar os desenhos usados com frequncia para que no saiam da lista! Tambm possvel exibir arquivos recentes como imagens ou cones e tambm organizar os mesmos por data de acesso, tamanho ou tipo de arquivo

muito simples arrastar qualquer Quick Access Toolbar de um espao de trabalho para outro na interface.

Tambm podemos fazer uma pesquisa rpida para encontrar comandos do AutoCAD. Um clique duplo em qualquer item listado iniciar o comando associado. InfoCenter O InfoCenter um meio rpido de procurar ajuda, inclusive informaes que se encontram online. Basta clicar na seta para abrir ou fechar o campo de pesquisa.

Clicar com o boto direito em muitas dessas opes (como Polar ou Osnap) tambm nos permite acelerar o trabalho de alterar as configuraes (e assim poupamos alguns cliques extras

Barra de status Se voc est migrando do AutoCAD 2008 ou anterior, notar alguns avanos interessantes na barra de status. Basta clicar com o boto direito em qualquer ferramenta para escolher se voc deseja ver textos ou cones das configuraes padro, como Osnap, Grid e Dynamic Input. As configuraes padro ficam azuis para facilitar a identificao de qual delas est ativa (digno de agradecimento!)

Verifique a nova opo Hide XREF Scales adicionada lista VP Scale.

Dicas de ferramentas As dicas de ferramentas foram ampliadas para oferecer mais informaes conforme a necessidade. Quanto mais tempo o cursor permanece sobre uma ferramenta, tanto mais informaes aparecem. ( possvel controlar melhor este recurso na guia Display do dilogo Options) Configurao de mensagens ocultas Em todo o aplicativo, h mensagens de aviso atualizadas para oferecer mais ajuda. Se desligarmos essas mensagens, elas ficam ocultas. bastante fcil ativ-las novamente na guia Systems do dilogo Options.

Dashboard Para aqueles que personalizaram os Dashboards, agora se pode traz-los para o AutoCAD 2010 pela guia Transfer no comando CUI. Basta clicar com o boto direito no painel do Dashboard selecionado para copiar para um painel da faixa de opes no mesmo CUI. Depois s arrastar e soltar no menu principal do CUI. Se quisermos que todas as ferramentas da faixa de opes fiquem na vertical, semelhante ao Dashboard, s remover e ancorar as ferramentas no lado direito ou esquerdo da tela.

Parametria: Restries geomtricas

A adio de parametria ao AutoCAD 2010 vai tornar os objetos do AutoCAD ainda mais inteligentes! Dois poderosos componentes do Desenho Paramtrico so as restries geomtricas e as restries dimensionais e agora o AutoCAD tem ambos! As restries geomtricas permitem a criao de uma relao entre objetos ou entre pontos especficos de objetos. Enquanto os snaps de objeto tradicionais so temporrios, as restries permanecem nos objetos para assegurar a manuteno do objetivo do projeto. Por exemplo, quando quisermos duas linhas sempre perpendiculares uma outra, ou um arco e um crculo sempre concntricos.

A faixa de opes Ribbon o lugar certo para definir restries geomtricas. A guia Parametrics facilita a adio e o controle de restries (constraints) geomtricas. Tambm possvel utilizar o comando GEOMCONSTRAINT. Adicionar restries Simplesmente, selecionamos uma ferramenta de restrio geomtrica, como Parallel, e selecionamos dois objetos que desejamos manter uma relao de paralelismo. O primeiro objeto selecionado a base, j que o segundo objeto vai se ajustar para ser paralelo ao primeiro. Isso vlido para todas as restries geomtricas.

Um guia breve das restries: Coincident Garantir que dois objetos coincidam em um determinado ponto. O ponto pode estar em qualquer lugar do objeto. Collinear Coloca o segundo objeto na mesma linha infinita do primeiro. Concentric Faz com que dois arcos, crculos ou elipses (ou uma combinao) compartilhem o mesmo centro. Fix Trava um ponto em um objeto a uma coordenada no WCS (sistema de coordenadas do mundo). Tangent Torna tangentes entre si dois objetos, como um arco e uma linha. Smooth Torna uma spline contgua a outra linha, arco, pline ou spline, mantendo a continuidade G2.

Parallel Torna paralelos dois segmentos pline ou duas linhas. (Perpendicular Torna perpendiculares dois segmentos pline ou duas linhas.)
Horizontal Torna horizontais uma linha ou dois pontos em um objeto (paralelos ao eixo X). Vertical Torna verticais uma linha ou dois pontos em um objeto (paralelos ao eixo Y).

Symmetry Imagine um comando Mirror em que os objetos mantm a simetria aps a execuo do comando!
Equal Um verdadeiro poupatempo, pois possvel definir duas linhas com comprimento sempre iguais e dois crculos com o mesmo raio. Se modificarmos um, o outro se atualiza automaticamente! Aqui tambm temos uma timo opo mltipla.

Os cones geomtricos aparecem nos objetos para indicar as restries anexadas. Essas barras de restries podem ser arrastadas para qualquer posio na tela, ocultadas selecionando Hide All na faixa de opes ou exibidas com Show All. A opo Show permite selecionar os objetos que desejamos exibir as barras de restries. O Constraint Settings Manager gerencia uma variedade de opes da barra de restries.

AutoConstrain Esta a melhor de todas as ferramentas! Quando selecionamos um grupo de objetos previamente desenhados, o AutoCAD insere as restries automaticamente! Use a guia AutoConstrain no Constraint Settings Manager para definir prioridades, tolerncias etc. (Comando CONSTRAINTSETTINGS, se no quisermos usar a faixa de opes).

Parametria: Restries dimensionais


No AutoCAD, as cotas sempre se basearam na geometria. Desenhamos uma linha na dimenso correta e depois inserimos a cota. Imagine se pudssemos originar a geometria a partir das cotas? Alteramos o valor da cota e a geometria se atualiza automaticamente! isso mesmo que o AutoCAD 2010 nos oferece. As restries dimensionais encontram-se no centro da guia Parametrics na faixa de opes. Tambm possvel utilizar o comando DIMCONSTRAINT

cotamos um crculo com a opo Radial e depois alteramos o crculo simplesmente mudando o valor da cota. preciso usar as Dimensional Constraints na geometria que desejamos alterar com facilidade ou na geometria que desejamos restringir a um tamanho especfico. Se a distncia entre dois furos deve ser mantida 3mm, a restrio dimensional forar a distncia independentemente do restante da geometria. Podemos trocar uma dimenso tradicional para uma dimenso com restrio dimensional usando o comando DIMCONSTRAINT.

Podemos encontrar os tipos de cotas padro, mas essas cotas so capazes de conduzir nossa geometria. Por exemplo,

Um cone cadeado nos ajuda a identificar visualmente uma dimenso restringida de uma dimenso tradicional. O tamanho delas no varia com o zoom (sempre do mesmo tamanho) e no se plotam dimenses restringidas. Cada uma recebe um nome como D1 ou Ang1. Esses nomes podem ser personalizados no Parameters Manager, e tambm podemos criar nossos prprios parmetros de usurio. As expresses tambm podem ser dependentes de outros valores.

O Constraint Settings Manager controla a exibio das restries dimensionais. Aqui podemos exibir os valores sem a expresso ou desligar o cone cadeado.

fcil editar uma restrio dimensional com um clique duplo no texto da dimenso ou alterando o valor no Parameters Manager. Tambm podemos renomear as restries da mesma forma.

Mudar para dimenses anotativas E se quisssemos imprimir as restries dimensionais? Sem problema basta selecionar as dimenses a imprimir e fazer a converso para dimenses Annotational no Properties Manager. Aqui podemos controlar o tamanho, estilo, etc.

A boa notcia que as restries ainda so restries geomtricas inteligentes, o que significa que podemos dar um clique duplo e alterar os valores!

Se preferirmos trabalhar com dimenses anotativas desde o comeo, defina a varivel de sistema CCONSTRAINTFORM em 1 ou selecione a opo Form no comando DIMCONSTRAINT.

Blocos dinmicos e parametria


Boas novas! A parametria agora pode se combinar ao poder dos blocos dinmicos! Editor de blocos atualizados A guia do editor de blocos na faixa de opes foi modernizada para conter as restries geomtricas e dimensionais. A nova guia tambm foi adicionada s paletas de autorao de blocos especficas para restries paramtricas. A tarefa de designar restries geomtricas no editor de blocos semelhante a fazer isso no editor de desenhos. Se levarmos a geometria restringida para o editor de blocos, a geometria permanece restringida.

Restries dimensionais Os parmetros de restrio dimensional tambm podem ser adicionados geometria do bloco dinmico. O nome dos parmetros exposto como uma propriedade do bloco, semelhante aos parmetros padro de blocos dinmicos. Ao anexar as Dimensional Constraints geometria do bloco, tambm podemos controlar o nmero de alas disponveis para fins de edio. preciso garantir que as restries estejam contidas na definio de bloco, e no adicionadas depois, para obtermos os melhores resultados. Devemos usar a faixa de opes do Block Editor para anexar as restries dimensionais (no use as restries da guia Parametrics!) Geometria de construo Agora podemos criar a geometria de construo que aparece no editor de blocos mas no no bloco inserido. A nova ferramenta BCONSTRUCTION facilita a converso de geometria existente em geometria de construo, exibida em linhas tracejadas de cor cinza.

Blocos de teste No preciso sair do editor de blocos para testar os blocos! A nova ferramenta Test Block permite testar os blocos sem precisar salvar as alteraes e sair do editor de blocos (o que poupa bastante tempo!). Gerenciados de parmetros Podemos acessar toda a variedade de parmetros e atributos de blocos no novo Parameters Manager. possvel controlar a exibio do parmetro na paleta Properties e a ordem em que aparecem.

Tabela de blocos Aqui podemos realmente ampliar a capacidade dos blocos dinmicos! Usando a ferramenta Block Table (BTABLE), podemos definir as variaes de um bloco. Podemos inserir as variaes manualmente ou copiar e colar de uma planilha do Excel.

Podemos controlar ainda mais a insero de blocos selecionando Block properties must match a row in the table para evitar a criao de peas aleatrias no padronizadas.

Uma ala no bloco inserido nos deixa alternar rapidamente entre os diversos valores listados na tabela Block. Selecionar a Properties Table do menu exibe toda a tabela de bloco para que possamos ver todos os valores e ainda organiz-los em colunas diferentes.

Parmetros do editor de blocos Voc pode controlar todos os parmetros do ambiente do editor de blocos no dilogo Block Editor Settings opes de cor, tamanho e alinhamento.

No recomendvel misturar as novas restries geomtricas e dimensionais com os parmetros e aes tradicionais, pois isso pode levar a uma variedade de resultados.

Truques para reduzir etapas nas anotaes


Use estes truques prticos para poupar tempo nas anotaes dos desenhos do AutoCAD 2010. FIND O comando FIND atualizado agora traz um boto de Zoom na lista de resultados para garantir a permanncia do zoom no item encontrado depois de sair do comando. As novas ferramentas de seleo de conjuntos facilita a criao de um conjunto a partir dos resultados encontrados.

Multi-setas Os Multileader Styles agora nos deixam especificar os parmetros de ligao vertical (tabela Content) e especificar uma escala para um tipo de bloco de multi-setas. Agora podemos acessar o dilogo Text Style a partir do comando MLEADERSTYLE.

Para ver essas novas ferramentas, preciso assinalar a caixa de resultados List.

MTEXT e corretor ortogrfico Use ESC para sair de MTEXT Agora quando clicamos em Escape no editor MTEXT, o software oferece uma oportunidade de gravar o texto (nada de perder os textos de novo!). Podemos tornar isso o procedimento padro. Corretor ortogrfico no local O corretor ortogrfico mostra os erros ortogrficos no momento em que aparecem no MTEXT. O AutoCAD sublinha em vermelho aquelas palavras que no se encontram no dicionrio e o menu do boto direito oferece sugestes de ortografia.

Cotas Agora podemos designar o posicionamento do texto abaixo da linha de cota na guia Text do dilogo Dimension Styles. Tambm possvel especificar a direo do texto como partir da direita ou da esquerda.

Um novo boto Undo foi adicionado ao comando SPELL e est um clique mais rpido na seleo de objetos para verificar a ortografia.

Um novo fator de subunidades e sufixo foram adicionadas ao Zero Suppression. Isso facilita a obteno de um valor de texto de 45 cm em vez de .45m.

Propriedades de objetos e camadas


Veja como as ferramentas de objetos e camadas do AutoCAD 2010 pode concretizar sonhos. Propriedades rpidas A ferramenta Quick Properties nos permite ver e modificar as propriedades de objeto no local, sem precisar ir paleta Properties. As Quick Properties (QP) podem ser ligadas ou desligadas na barra de status. Depois de ativar o recurso, simplesmente selecione um objeto e as propriedades aparecem para a edio. Podemos controlar quais propriedades

so exibidas para cada objeto na CUI (para acesso rpido selecione o boto Customize na QP). Gerenciamento de camadas O Layer Properties Manager no tem um modo para que possamos exibi-lo enquanto usamos outros comandos. Isso significa que podemos mover, autoocultar ou ancorar do mesmo jeito que as outras paletas de ferramentas. E agora dinmico quaisquer alteraes

9 Motivos para estudar


Rpido e Prtico

1 Fazer Cursos Online uma forma rpida e prtica de aprender. possvel iniciar um curso em
qualquer dia, no necessrio apresentar documentos ou participar de processos burocrticos para iniciar as aulas.

Valores Acessveis

2 Nossos cursos variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00. Um treinamento parecido em outras


instituies pode custar mais de R$ 500,00. Nossa eficincia e alto volume de alunos possibilitam oferecer cursos de alta qualidade por valores reduzidos. Alm disso, no h nenhuma cobrana de mensalidade em nossos cursos, eles so pagos uma nica vez.

Flexibilidade
3 O processo totalmente flexvel: Flexibilidade de Local, Flexibilidade de Horrio, Flexibilidade
de Durao do Curso. Estude de onde preferir, da sua casa, trabalho, faculdade, lan-house ou de qualquer computador, faa nos seus horrios disponveis e conclua os cursos em quanto tempo desejar. Tudo feito de acordo com seu ritmo, sem compromisso com prazos e horrios fixos.

No necessita se locomover
4 Fazendo nossos Cursos Online voc no gasta com locomoo at uma escola presencial, no
perde tempo no trnsito. Isso significa mais tempo livre para estudar, resultando em um melhor aproveitamento.

Banco de Currculos
5 Diversas empresas contatam-nos e solicitam indicaes de alunos para vagas de emprego. Ao
estudar conosco, voc pode incluir seu currculo no Banco de Currculos e ser indicado para vagas relacionadas aos cursos feitos.

Certificado Vlido em Todo o Brasil


6 O Certificado vlido em todo o Brasil e em vrios outros pases, ele pode ser utilizado em
faculdades, empresas pblicas e privadas, concursos e provas de ttulo, entre outros.

Empresa Mantenedora da ABED


7 O Buzzero.com uma empresa mantenedora da ABED - Associao Brasileira de Educao a
Distncia. o nome do buzzero e logo exibido na pgina de Mantenedores da ABED.

Seu Currculo fica Atualizado


8 Todos os cursos podem ser includos em seu currculo. As pesquisas comprovam que manter
o currculo atualizado uma das formas mais eficientes para ser promovido, conseguir um novo emprego, ou at mesmo evitar uma demisso do emprego atual.

Professores Altamente Qualificados


9 Uma equipe de professores altamente qualificados fica disposio para atender aos alunos,
corrigindo exerccios, enviando material adicional e tirando todas as dvidas que possam surgir durante o curso.

Agora com voc s se matricular e estudar

You might also like