You are on page 1of 45

MODIFICAES NA PUBERDADE EM MENINAS

puberdade um perodo de transio do desenvolvimento humano, correspondente passagem da fase da infncia para a adolescncia, caracterizadas por transformaes comportamentais e corpreas

Estrgeno nas mulheres; Entre 10 e 13 anos de idade; Mudanas de comportamento; HORMNIOS FLOR DA PELE; Sensibilidade ao extremo; Aparecimento de espinhas.

- expanso ssea da cintura plvica (bacia);

- princpio do ciclo menstrual;

- surgimento de pelos nas regies axilares (axila) e inguinais (pubianos);

- depsito de gordura nas ndegas, nos quadris e nas coxas;

- desenvolvimento das mamas.

Necessidade de companheirismo, principalmente pelos indivduos do mesmo sexo

BULLYING

Reciprocidade gratificante: caracteriza-se por aceitar partilhar as suas experincias com os outros. COMPLEXO DE INFERIORIDADE

Narcisismo: caracteriza-se para comparao de si mesmo.

Sentir-se superior aos outros em todos aspectos; Sentimento de desprezo; Confiana exagerada em si; Uso de mscara de impenetrabilidade para defender uma intimidade ou segredo; Agitao interior Solido afetiva Depresso.

a perda de sangue durante um perodo, devido ao desprendimento de algumas clulas da parede do tero, ocasionando sangramento todo o ms.

PORTAL DA SADE,2011

A menstruao pode durar de 03 a 05 dias, embora em algumas garotas pode durar de 02 a 07 dias, caso seu sangramento estiver com mais de 07 dias procure um mdico ginecologista.
Portal da sade,2011

SIM. Voc no pode confiar que fazer sexo durante a menstruao evita a gravidez. Mesmo que as melhores chances de no engravidar no ocorram durante esse perodo. Para evitar a gravidez existem vrios mtodos, entre eles o mais comum o uso do preservativo.

Ministrio da Sade, 2010

Um analgsico pode ajudar a aliviar a dor, outro mtodo mais natural colocar uma garrafa pet com gua morna sobre a barriga ou tomar um banho morno.

PORTAL DA SADE,2011

Quando a mulher estiver no perodo frtil e tiver uma relao sexual,o espermatozide liberado encontra o vulo onde ocorre a fecundao.

Ministrio da Sade, 2010).

-Recm-nascidos prematuros e de baixo peso -Anemias -Parto antes do tempo programado -Complicao no parto e aps -Depresso -Deciso de aborto -Infeces -Apoio familiar -Fator scio econmico
NASCER E CRECER,2010

Doenas Sexualmente Transmissveis

As Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) so infeces transmitidas de uma pessoa para outra atravs do contato sexual (relao oral, vaginal ou anal) sem proteo. Algumas tambm so transmitidas de me para filhos durante o parto, por transfuso de sangue contaminado, ou compartilhamento de seringas e agulhas.

As DST podem ser divididas em trs categorias: Doenas que causam corrimento, Doenas que causam lceras genitais e

Doenas que provocam verrugas.

Algumas DST so de fcil tratamento e de rpida resoluo. Outras, contudo, tm tratamento mais difcil ou podem persistir ativas, apesar da sensao de melhora. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, j que, em diversos casos de DST, no fcil distinguir seus sintomas com o das reaes orgnicas comuns de seu organismo.

O tratamento das DST interromper a cadeia de transmisso da doena. Alm disso, muito importante trat-las porque favorecem a entrada do HIV.

tem

como

objetivo

AIDS
Sndrome da Imuno Deficincia Adquirida
Doena causada pelo vrus HIV, que destri defesas do organismo, facilitando a aquisio de outras doenas. Este vrus encontrado principalmente no sangue, no esperma e na secreo vaginal. A contaminao pode ocorrer atravs de relaes sexuais ( vaginais, anais e orais) sem uso de camisinha; transfuso de sangue contaminado; compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas; e de mes para seus filhos no momento do parto ou na amamentao.

Camisinha: divulgao x equvocos um mtodo contraceptivo Previne doenas sexualmente transmissveis (DST), como Aids, gonorria, sfilis, hepatite B, herpes genital, verruga genital (HPV), entre outras.

ENTO NO SE ESQUEA DA CAMISINHA SEXO SEGURO

um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com seu corpo para ter melhores condies de bemestar e sade mental.

As mos devem ser lavadas, principalmente, antes e depois das refeies e aps utilizar o banheiro, tem que ser higienizadas com gua e sabonete ou lcool. As unhas devem ser mantidas sempre limpas e cortadas regularmente.

O cabelo tambm um item essencial para uma boa higiene corporal. Nele, ocorre o acmulo de poeira e gordura e devido a isso, a lavagem deve ocorrer preferencialmente duas vezes por semana.

A higiene ntima deve fazer parte do cuidado pessoal dirio. Alm de eliminar odores, o asseio previne infeces e a proliferao de fungos. A higiene ntima no quer dizer higiene interna. A limpeza deve concentrar-se na regio da vulva, sem ser direcionada para a vagina. Em relao ao tempo de troca dos absorventes: devem ser trocados de acordo com o fluxo menstrual da mulher.

Antes de colocar absorventes internos, lave muito bem as mos; Enxge muito bem as roupas ntimas, para tirar resduos de produtos qumicos e evite lav-las junto com outras roupas; Evite secar a lingerie em lugar mido como o banheiro;

Evite roupas sintticas e justas, que prejudicam a ventilao da rea. Evite sentar em vasos sanitrios pblicos; Durante o perodo menstrual, troque pelo menos a cada quatro horas o absorvente; Use calcinhas confortveis para passar o dia, de preferncia de algodo; Troque de calcinha pelo menos uma vez por dia

No compartilhe roupas ntimas como biquni, lingeries entre outros; Utilize o papel higinico de frente para trs, sempre; Lave a regio ntima aps as relaes sexuais, ou pelo menos uma vez por dia; Seque bem a regio genital aps o banho, podendo inclusive usar um secador de cabelos com temperatura morna para este propsito;

Durma sem calcinha; Utilize sabonetes neutros para a higiene, como os de glicerina; Seque bem aps urinar e lave sempre aps as evacuaes.

Valorizao do corpo na adolescncia


As meninas estariam adotando, cada vez mais cedo, modelos adultos de comportamento e preocupaes que antes apareciam mais tarde, como, por exemplo, a relativa ao aspecto fsico, ao mesmo tempo que esto deixando de brincar mais precocemente.

Martins (2010)

interessante que, ao mesmo tempo que sentem-se despreparadas para assumir um status de adolescente com a chegada da menstruao, tambm no se permitem mais brincar livremente e buscam , no modelo de aparncia e no comportamento dos adultos, um lugar de pertinncia social.

Martins (2010)

O corpo, em nossa sociedade, tambm muito erotizado. Cenas de estmulo excitao sexual so cada vez mais comuns nos meios de comunicao, trazendo como modelo a sexualidade adulta. Vivendo uma crise de identidade, a adolescente possui um terreno frtil para sofrer indues e sugestes de toda ordem. Tudo isso fonte de muita angstia para as jovens, que sofrem com sua aparncia fsica. Elas esto muito atentas ao que consideram desarmonias e assimetrias do prprio corpo, e isso as preocupa bastante os pais.
Machado (2009)

Pois devemos orienta- las a valorizar o prprio corpo ,no se expondo e nem deixando que os outros, faam que a imagem da mulher seja rebaixada em programas televisivos incentivando as adolescentes ao erotismo.

You might also like