You are on page 1of 13

Benefcios da ventilao no-invasiva aps extubao no ps-operatrio de cirurgia cardaca

Clia Regina LOPES, Carlos Manuel de Almeida BRANDO, Emlia NOZAWA, Jos Otvio Costa AULER JR

Rev Bras Cir Cardiovasc 2008; 23(3): 344-350

INTRODUO
A maior incidncia de complicaes no perodo ps operatrio est relacionada ao sistema respiratrio, e as mais freqentes incluem atelectasias e infeco. Mtodos rotineiramente utilizados na preveno de complicaes respiratrias no ps-operatrio incluem a retirada precoce do paciente do leito, deambulao, estmulo respirao profunda, uso de inspirmetros de incentivo e tosse. No entanto, muitas vezes, estes mtodos no so eficazes, necessitando do auxlio de outros mtodos que utilizam presso positiva

A ventilao no-invasiva um mtodo de fcil aplicabilidade, e que no requer invaso via area.

Objetivos
Demonstrar os benefcios da utilizao da ventilao no-invasiva (VNI) no processo de interrupo da ventilao mecnica, no ps-operatrio de cirurgia cardaca.

Mtodos
Estudo prospectivo, randomizado e controlado; UNIVERSO E AMOSTRA DA PESQUISA 511pacientes submetidos revascularizao do miocrdio e 374 pacientes submetidos cirurgia valvar no InCor - HC FMUSP 100 pacientes submetidos a cirurgia de revascularizao do miocrdio ou cirurgia valvar Grupo controle: 50 suporte de Oxignio (cateter nasal)

Grupo estudo: 50 VNI 30 min

Mtodos
Foram analisadas as variveis antropomtricas, os tempos correspondentes anestesia, cirurgia e circulao extracorprea, bem como o tempo necessrio para a supresso da ventilao mecnica invasiva. As variveis gasomtricas e hemodinmicas tambm foram avaliadas antes e aps a extubao.

CRITRIOS DE INCLUSO
Frao de ejeo do ventrculo esquerdo > 0,5 no pr-operatrio; Abertura ocular espontnea e capaz de manter a cabea fletida por 5 segundos sem apoio; Sem dficit motor aparente; Dbito urinrio > 0,5 ml/kg/h; Perda de sangue pelos drenos torcicos < 2 ml/kg/h; Gasometria arterial (pr-extubao) dentro da normalidade; Hemoglobina > 9 g/dl; ndice de respirao rpida e superficial (Tobin)-f/VC < 100; Estabilidade hidroeletroltica (sem acidose ou alcalose metablicas) Ausncia de arritmias potencialmente letais; Temperatura corporal > 36 C.

CRITRIOS DE EXCLUSO
Os critrios de excluso foram: instabilidade hemodinmica, Sinais de insuficincia ventilatria: dificuldade na eliminao de dixido de carbono(CO2), Aumento do esforo muscular respiratrio, broncoespasmo, hipersecreo brnquica; Hipoxemia com relao PaO2/FiO2< 150; Alteraes no nvel de conscincia, como: sonolncia, torpor, agitao, confuso mental importante, diminuio do comando neural respiratrio; Presena de dficit motor importante; Alteraes radiolgicas, como: infiltrado pulmonar difuso, presena de atelectasia lobares ou totais, derrame pleural de grande dimenso ou presena de pneumotrax.

Anlise estatstica
Utilizou-se o teste t de Student para anlise dos dados antropomtricos, tempo de procedimentos intraoperatrios,causas de retardo no desmame e anlise hemodinmica. O nvel de significncia considerado foi de 0,05.

Concluso
O uso da VNI por 30 minutos aps extubao produziu melhora na oxigenao do pacientes em ps operatrio imediato de cirurgia cardaca.

You might also like