You are on page 1of 23

Sugestes prticas para crescer em amor.

amor muito mais que um atributo de Deus. Deus amor (I Jo. 4:8,16). A essncia e a natureza de Deus amor. Se desejamos saber o que amor precisamos conhecer a natureza de Deus.

fora da igreja est nos vnculos de amor. As juntas favorecem o crescimento. Precisamos desenvolver uma atitude de irmandade em amor.

Irmos deveriam prioritariamente contratar irmos. Irmos deveriam prioritariamente fazer negcios com irmos. Irmos deveriam prioritariamente votar em irmos.

Porque

no fazemos isso?

J tive muitas decepes com irmos trabalhando para mim. Nem sempre os irmos so os mais competentes. Irmos costumam interpretar mal os relacionamentos profissionais e confundir os lugares. Irmos algumas vezes ficam nos vigiando ou nos expondo para a liderana da Igreja.

amor de Deus chamado na Bblia de amor gape. O amor gape no suscitado ou provocado pelo que amado, o amor gape no ama porque o outro digno de ser amado, mas porque quer amar. algo muito diferente do amor Eros onde a pessoa amada por ser amvel. O amor Eros no necessariamente ertico, mas o amor natural do homem Deus.

Graficamente

o amor Eros pode ser representado da seguinte forma:

Sentimentos amorosos

Pensamentos amorosos

Aes amorosas

Graficamente

o amor gape pode ser representado da seguinte forma:

Pensamentos amorosos

Aes amorosas

Sentimentos amorosos

Quatro

equvocos

1. Se amamos ento sempre haver harmonia 2. Para amar eu preciso me tornar infeliz. 3. Para amar eu preciso me conformar com os erros dos outros 4. Se voc me ama ento no pode amar os meus inimigos.

1.

Tenha a revelao de que voc amado por Deus.


Voc s pode dar aquilo que voc mesmo recebeu. S pode ensinar aquilo que aprendeu. S poder amar se recebeu o amor de Deus. Voc no precisa produzir o amor, ele j est dentro de voc. O amor de Deus a fonte ns temos apenas que manter a canalizao desimpedida (Rm 5:5).

2.

Aprenda a colocar-se no lugar dos outros.

A caracterstica mais marcante do amor a sua capacidade de entrar na pele do outro e ver o mundo com os seus olhos (Mt. 5:46; Mt 5:44). Quem no percebe a sua prpria maldade est sempre pronto a julgar e condenar o prximo.

3.

Rejeite a hipocrisia religiosa

Aquela pessoa que nos ama vai ter a coragem de nos dizer que h um pedao de macarro em nosso barba. Outros nos deixaro o dia inteiro com o macarro. No precisamos ter aquela sinceridade cortante, mas tambm no devemos nos esconder atrs de uma hipocrisia educada.

4.

Aprenda a confiar

Um formidvel obstculo ao amor a grande dificuldade que temos de confiar nos outros. Estamos sempre desconfiando das suas motivaes. Existem muitas razes para isso, alguns podem ter sofrido muitas decepes, outros foram abusados e talvez a maioria apenas tenha medo de se passar por tolo.

Foi

feita uma pesquisa com pessoas com alto grau de confiana e descobriu-se que:
Pessoas com alto grau de confiana no so mais ingnuas que as demais. Possuem uma inteligncia acima da mdia. Pessoas assim so mais felizes que as pessoas cpticas. Pessoas que confiam so mais confiveis que outras

5.

Saia de sua zona de segurana

O medo da rejeio um grande impedimento para que experimentemos uma vida de amor pelos irmos. Muitos se vestem com uma armadura para evitar sofrerem novamente a dor da rejeio. Mas o preo de usar a armadura tambm muito alto. Os cavaleiros medievais quando caam no conseguiam se levantar sozinhos. O preo da armadura a imobilidade.

a.

Devemos nos livrar da idia utpica de que todos devem gostar de ns.
Devemos considerar o fato de que convites podem ser rejeitados. D ao outro oportunidade de dizer no.

b.

c.

6.

Libere perdo livremente

O perdo deve estar no centro de nossa vida crist. Porque fomos livremente perdoados liberamos tambm graciosamente o perdo sobre os outros. No guardamos ressentimentos, mesmo que justificveis e nem esperamos o arrependimento do outro para s ento perdo-lo.

7.

Use uma linguagem para o amor Quem quer crescer no amor deve esforar-se para ser transparente.

a. Deixe de ocultar seus sentimentos b. Aprenda a demonstrar as suas expectativas c. Reparta a sua alegria d. No tenha receio do contato fsico

8.

Pare para ouvir

Infelizmente todos falam, mas nem todos conversam. Ouvir uma das formas mais importantes de dizer ao outro o quanto ele importante.

Algumas

dicas para ouvir ativamente:

a. Concentre-se conscientemente no outro. b. Faa perguntas para descobrir se voc realmente entendeu o que o outro disse. c. Evite chegar a concluses muito cedo a respeito do que o outro est dizendo. d. Olhe nos olhos quando estiver conversando.

9.

A arte de presentear

O amor no amor at que seja dado como presente. Antes de se manifestar de forma concreta o amor no passa de uma boa idia, um conceito abstrato. Presenteie sem esperar ser retribudo. Surpreenda os irmos com pequenos presentes e lembranas.

10.

O amor passa pelo estmago

Os grupos que mais crescem so aqueles onde os membros comem frequentemente juntos, uns com os outros. Quando comemos juntos firmamos nossos vnculos de amor.

Quando

Deus fez aliana com seu povo estabeleceu uma refeio comunitria, a Pscoa (Ex. 24:11). Hoje temos a ceia e nos final de Apocalipse lemos que felizes so aqueles que so convidados para as bodas do Cordeiro (Ap. 19:9). O ministrio de Jesus comeou num casamento transformando gua em vinho. Ele multiplicou pes e os comeu com a multido e at se convidou para jantar na casa de Zaqueu

You might also like