You are on page 1of 42

O Transporte nas Plantas

Tecidos Vegetais

Epiderme

um tecido vivo constitudo por uma camada de clulas que reveste todos os rgos formados a partir do crescimento primrio. As clulas da epiderme dos rgos areos apresentam as membranas externas mais espessas, devido existncias de um revestimento impermevel cutina. Nas epidermes cutinizadas existem umas estruturas chamadas estomas, que controlam as trocas gasosas com o meio.

Estomas

Um estoma constitudo por duas clulas labiais ou clulas-guarda que delimitam uma abertura chamada ostolo. Este ostolo d acesso a um pequeno espao que a cmara estomtica.

Estomas

As clulas guarda dos estomas controlam a abertura e o fecho do ostolo regulando a quantidade de dixido de carbono que entra na planta. Os estomas tambm controlam a quantidade de gua que se evapora pelas folhas, num processo denominado transpirao.

Translocao

Cerca de 99% da gua absorvida pelas plantas perdida pelas folhas sob a forma de vapor. Esta tem de ser substituda por outra, juntamente com os sais minerais, num sistema contnuo de vasos que se estende desde a raiz, passa pelos caules e chega at s folhas. Este sistema de vasos denomina-se xilema. Outro sistema de vasos encarrega-se de levar a gua e os solutos orgnicos resultantes da fotossntese, para serem distribudos por todos os rgos da planta. O movimento da gua e de solutos no interior da planta atravs destes tecidos condutores (xilema e floema) denomina-se translocao.

Tecidos de Transporte
Xilema e Floema

O Xilema e o Floema na raiz

O Xilema e o Floema no Caule

O Xilema e o Floema na Folha

Xilema

Tambm chamado lenho ou tecido traqueano, est especializado na conduo de gua e sais minerais. constitudo por: - Elementos de vasos - Traquedeos ou tracides - Fibras lenhosas - Parnquima lenhoso.

Elementos condutores

so clulas mortas e so de dois tipos: - traquedeos ou tracides (clulas longas de extremidades afiladas) - elementos de vasos (clulas com um dimetro superior aos traquedeos).

Outros tipos de clulas do xilema

Fibras lenhosas constitudo por clulas mortas de paredes espessas devido acumulao de lenhina. Desempenham funes de suporte.

Parnquima lenhoso Tecido formado por clulas vivas. So as nicas clulas vivas do xilema e desempenham funes de reserva.

Floema

Tambm chamado lber ou tecido crivoso, est especializado na conduo de gua e sais orgnicas. constitudo por: - As clulas dos tubos crivosos - As Clulas de companhia - Fibras liberinas - Parnquima liberino.

Floema

As clulas dos tubos crivosos So as clulas vivas consideradas das mais especializadas da natureza. Ligam-se entre si topo a topo e as paredes de contacto so providas de orifcios microscpicos de cerca de 2 micrmetros de dimetro. As paredes transversais, por esse facto, so designadas placas crivosas. atravs desses orifcios que se estabelecem as ligaes do citoplasma entre clulas consecutivas. Os orifcios das placas crivosas durante o Inverno ficam obstrudos por uma substncia chamada calose que se dissolvem na Primavera.

Clulas dos tubos crivosos

Outros tipos de clulas do floema

As clulas de companhia, como o nome indica situam-se junto das clulas dos tubos crivosos. Desempenham um papel importante na movimentao dos aucares do parnquima clorofilino para as clulas dos tubos crivosos. As fibras liberinas, desempenham essencialmente funes de suporte nas plantas. O parnquima liberino, realiza funes de reserva.

Absoro de gua e de solutos pelas plantas

A maior parte da gua e solutos necessrios para as vrias actividades da planta so absorvidos pelo sistema radicular. Os pelos radiculares aumentam a rea de superfcie com o solo.

Absoro de gua e de solutos pelas plantas

Transporte no xilema

Transporte no xilema

Transporte no xilema

O transporte activo de ies atravs das clulas da raiz at ao xilema cria um gradiente osmtico, que faz com que a gua tenda a passar por osmose at ao xilema. A gua e os ies minerais, uma vez mais chegados ao xilema constituem a seiva bruta ou seiva xilmica.

Transporte da seiva xilmica

Que factores intervm no movimento ascendente da gua e solutos no xilema?

Presso radicular

A presso na raiz um fenmeno facilmente observvel em algumas plantas. Se se cortar a extremidade a uma planta envasada que dispe de gua suficiente possvel observar, em certas circunstncias, a sada de gua nesse tubo. Fenmeno idntico ao da poda tardia da videira choro da videira. Esse fenmeno designa-se por exsudao.

O que causa a exsudao?

O transporte activo de ies para as clulas da raiz aumenta o potencial de soluto, o que tem como consequncia o movimento de gua para o interior da planta. A acumulao de gua nos tecidos provoca uma presso na raiz, presso radicular, que fora a gua a subir no xilema.

Em que consiste a presso Radicular?

um fenmeno causado pela contnua e activa acumulao de ies pelas razes da planta. Em certas circunstncias, quando a presso radicular muito elevada, pode fazer com que a gua ascenda at s folhas, onde libertada sob a forma lquida, num processo conhecido por gutao.

Um novo dado!!!!

Alguns fisiologistas mediram em diversas plantas a presso radicular e concluram que os valores dessa presso no so suficientes para explicar a ascenso da gua at ao cimo das rvores. Por outro lado, certas espcies de plantas, por exemplo as conferas no apresentam presso radicular.

Como explicar ento a ascenso xilmica?

Teoria da Adeso-Coeso-Tenso

A energia solar responsvel pela transpirao, pondo em movimento ascendente a coluna de gua e solutos atravs de toda a planta. Como se processa esse movimento?

Neste movimento intervm vrios fenmenos sequenciais:

Quando as clulas do mesofilo perdem gua ocorre na parte superior da planta um dfice de gua criando-se uma tenso; Devido sada das molculas de gua do mesofilo, a concentrao de soluto nessas clulas aumenta, aumentando assim a presso osmtica. As clulas do mesofilo ficam hipertnicas em relao ao xilema e por isso novas molculas de gua passam do tecido vascular para essas clulas.

Neste movimento intervm vrios fenmenos sequenciais:

As molculas de gua, devido polaridade que apresentam, tendem a ligar-se umas s outras por ligaes hidrognio que se estabelecem entre os tomos de hidrognio de uma molcula e os tomos de oxignio das molculas adjacentes. Devido a essas foras de coeso as molculas de gua mantmse unidas umas s outras formando uma coluna contnua. As molculas de gua tm tambm grande capacidade de adeso a outras substncias e, provavelmente, aderem s paredes celulares do xilema.

Logo:

O movimento de gua do mesofilo faz mover toda esta coluna hdrica e, quanto mais rpida for a transpirao a nvel das folhas, mais rpida se torna a ascenso. A ascenso cria um dfice de gua no xilema da raiz, fazendo com que a gua passe do parnquima cortical para o xilema, o que determina a absoro a nvel da raiz e consequentemente o fluxo de gua do solo para o interior da planta.

Assim:

Sntese

Transporte no Floema

As substncias produzidas nos rgos fotossintticos so mobilizadas por toda a planta. O movimento destes materiais est relacionado com a actividade das clulas que constituem os elementos condutores do floema.

Interpretao da Experincia

O papel dos afdeos (pulges)

Quando um afdeo atinge o floema a presso da seiva flomica fora o fluido a sair da planta e entrar no tubo digestivo do afdeo. Algumas vezes a presso to grande que o fluido forado a sair pelo nus do animal.

Qual a constituio do fluido xilmico

Se a um afdeo que est a absorver o contedo do floema se cortar pelo estilete, exsuda um lquido, seiva flomica. A anlise deste lquido revela cerca de 10 a 30% de acar (sacarose). Possui ainda aminocidos, nucletidos, ies inorgnicos, hormonas

Quais os mecanismos responsveis pelo movimento da seiva flomica?

Hiptese do fluxo de massa ou do fluxo sob presso

Hiptese do fluxo de massa - Mnch

Hiptese do fluxo de massa - Mnch

You might also like