You are on page 1of 8

PAMELA JUNGBLUTH YASMIN CRUZ

Nosso trabalho trata da responsabilidade social nas escolas. Trazendo a sua definio, campos de atuao, situao atual do Brasil e Londrina em relao a esse assunto, e a responsabilidade social do Colgio Marista de Londrina.

Atualmente, empresas utilizam a expresso responsabilidade social como uma forma de marketing, verbas so destinadas para aes especficas, porm as atividades voltadas para o social esto muito longe de significar responsabilidade social.

Alm do ensino, qual a ao do Marista em relao a sociedade ?

essencial a responsabilidade social, no s em empresas, como em escolas, pois trazem benefcios, no s para as instituies, mas principalmente, para a sociedade.

Uma instituio de ensino tem com a sociedade o dever de formar profissionais para mudar a realidade a sua volta. Neste sentido, compreendemos a responsabilidade social no como uma ao isolada, mas um modo de agir e pensar que impulsiona a faculdade, universidade ou centro de ensino a produzir conhecimento e compartilh-lo, transformando o que o cerca.

Esta a grande verdade que urge reconhecer: a empresa composta de seres humanos integrados numa entidade maior, a sociedade. E tanto os objetivos pessoais de seus membros quanto os objetivos maiores da coletividade vo alm dos objetivos particulares da empresa, que jamais pode sobrepor estes queles (DUARTE, DIAS, 1985)

Os objetivos referentes s responsabilidades das instituies foram ampliados ou redirecionados a fim de estas se tornarem organizaes que possibilitem o enriquecimentos da sociedade e gerem o lucro como meio de garantir o cumprimentos de sua funo social. (DUARTE, DIAS, 1985)
Uma instituio de ensino tem com a sociedade o dever de formar profissionais para mudar a realidade a sua volta.(ROSSATO, 2010)

BNDES. Empresas, Responsabilidade Corporativa e Investimento Social - Uma abordagem introdutria. Relato Setorial n1, maro/2000. Disponvel na internet no endereo: <www.bndes.gov.br>. Acesso em: 02 jul. 2012. CAMILO, Priscilla Garcia. Relatrio Estgio Curricular Supervisionado. Londrina, 2001. CATUA SHOPPING CENTER LONDRINA. Responsabilidade Social. Disponvel em: <http://catuailondrina.com.br/ResponsabilidadeSocial.aspx>. Acesso em: 02 jul. 2012. COHEN, David. Empresa e Sociedade: a presso social e relaes com a comunidade e o meio ambiente. Exame, So Paulo, v. V, 1999. COLGIO MARISTA. Sobre o Grupo Marista. Disponvel em: <http://www.grupomarista.org.br/institucional>. Acesso em: 02 jul. 2012. DUARTE, G.D.; DIAS, J.M.A.M. Responsabilidade Social: A Empresa Hoje. Brahma, 1985. MACHADO FILHO, Cludio Pinheiro. Responsabilidade Social e Governana: o debate e as implicaes. So Paulo: Cengage Learning, 2006. MAXIMIANO, A.C.A. Introduo administrao. So Paulo: Atlas, 2004. p. 407. PASSADOR, Cludia S. A responsabilidade social no Brasil: uma questo em andamento. In: VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administracin Pblica, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002. Disponvel em: < http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/clad/clad0044201.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2012. ROSSATO, Lolli. Responsabilidade social no ensino superior: Redigindo a histria. AMPESC, Santa Catarina, v. 1, jan. 2010. Disponvel em: <http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/revista_ampesc.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2012. SERTEK, Paulo. Responsabilidade Social e Competncia Interpessoal. 20. ed. Curitiba: Ibpex, 2006. UNIMED LONDRINA. Responsabilidade Social Projetos Unimed. Disponvel em: <http://www.unimedlondrina.com.br/index.php?dir=segmentos/responsabilidade&file=projetos.php>. Acesso em: 02 jul. 2012. YTICON CONSTRUTORA E INCORPORAO. Responsabilidade Social. Disponvel em: <http://www.yticon.com.br/institucional/responsabilidade-social>. Acesso em: 02 jul. 2012.

You might also like