You are on page 1of 8

Histria do Tangram

Por Marcelo Cabral Pacheco, aluno de Informtica Educativa II do curso de psgraduao em Novas Tecnologias no Ensino da Matemtica.

O Tangram um quebra-cabea chins formado por 7 peas (5 tringulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). O objetivo deste jogo utilizar as sete peas, sem sobreposio, para montar uma determinada figura. Com essas peas possvel formar inmeras figuras. Segundo a Enciclopdia do Tangram possvel montar mais 1700 figuras com as 7 peas.

Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do sculo XIX.

A origem deste jogo incerta, no se conhece data, ou o seu inventor, porm existem vrias lendas a respeito do seu surgimento. Contaremos algumas das muitas lendas existentes.

Conta-se que certo chins de nome Tam acidentalmente deixou cair uma pea quadrada de cermica que se partiu em sete pedaos. Tentando remontar esta descobriu varias outras formas.

Outra histria parecida com a anterior conta que um chins deixou cair no cho um pedao de espelho quadrado, que se partiu em sete pedaos.Porm se surpreendeu, com os pedaos do espelho, que ao tentar montar o quadrado novamente verificou a possibilidade de criar vrias formas distintas como pessoas, animais, figuras geomtricas etc.

Uma outra histria diz que um jovem chins fora designado para uma viagem e o seu mestre lhe deu um espelho de forma quadrada, e disse-lhe.
- Com este espelho registrar os acontecimentos ao longo da viagem e ao retornar me mostrar. O jovem questionou: - Mestre, como poderei mostra-lhe os acontecimentos ao longo da viagem, com este simples espelho.

No decorrer de suas palavras o espelho caiu de suas mos, partindo em sete pedaos. E o mestre disse: - Agora, poders construir figuras para ilustrar os acontecimentos ao longo de sua viagem. E com isso o jovem partiu para sua viagem e no decorrer desta foi ilustrando os acontecimentos que fora presenciando em figuras e com isso se formou o tangram. Esta fabulosa descoberta foi passada dos chineses para a humanidade.

A referncia mais antiga de um painel em madeira datado de 1780, neste consta a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em relao a publicao com exerccios de tangram, a mais antiga conhecida, do incio do sculo XIX. Este chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chins. Com a crescente popularidade, este quebra-cabea tem atrado muitos matemticos e muito tem-se produzido sobre o assunto. A utilizao dos computadores para explicar as propriedades geomtricas e para gerar mais puzzles ampliou ainda mais a divulgao deste jogo didtico.

Referncias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram www.Pititi.com/jogos/tangram/tanghist.htm www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/Trab alhoIvany.pdf

You might also like