You are on page 1of 28

Grandes Temas DIABETES MELLITUS

Definio
uma sndrome do metabolismo causada tanto pela ausncia de secreo de insulina quanto pela diminuio da sensibilidade dos tecidos insulina.

Atualmente, estima-se que existem em todo o mundo cerca de 150 milhes de pessoas portadoras de diabetes e esse nmero poder duplicar at o ano de 2025. Os valores de glicemia utilizados para o diagnstico de diabetes no se baseiam em sintomatologia, mas sim na probabilidade de evoluo para retinopatia ou nefropatia.

Quadro Clnico
Astenia Polidpsia Poliria Hiperfagia Consumpo

DM tipo 1
uma sndrome de etiologia mltipla. As clulas beta do pncreas diminuem em nmero e em volume progressivamente, levando a uma deficincia progressiva da insulina e a uma necessidade de uma terapia de reposio com insulina. Caracteriza-se por hiperglicemia crnica com alterao do metabolismo dos carboidratos, lpides e protenas.

Os marcadores da destruio imune incluem os autoanticorpos contra as clulas das ilhotas, contra a insulina e contra a descarboxilase do cido glutmico.

Diabetes gestacional
definido como qualquer grau de intolerncia glicose com incio ou primeira deteco durante a gravidez.

DM 2
provocado por um defeito na secreo de insulina. Se agrava devido ao fator concomitante de resistncia insulina. Representa 90% a 95 % dos casos de diabetes. Caracteriza-se por resistncia insulnica que evoluiu para progressiva deficincia de insulina.

A atual epidemia de obesidade est sendo responsvel por aumento da prevalncia de DM2, mesmo em crianas e adolescentes.

Outros tipos especficos de diabetes


Envolvem os defeitos genticos das clulas , os defeitos genticos na ao da insulina, doenas do pncreas excrino, endocrinopatias, diabetes quimicamente induzido ou induzido por drogas, formas incomuns de diabetes imunemediado e outras sndromes genticas, algumas vezes, associadas ao diabetes

DIAGNOSTICO
Histria clnica. Glicemia de jejum. Glicemia 2 horas aps carga oral de 75 g de glicose .

O DESAFIO
O maior desafio para o controle da sndrome manter a glicemia dentro de parmetros adequados. O controle glicmico almejado glicemia de jejum menor que 126 mg/dl e hemoglobina glicosilada menor que 7%

Riscos

Quanto maior o risco de evoluir para diabetes, maior o benefcio de uma medida preventiva. So reconhecidas duas categorias de risco aumentado para diabetes:
glicemia de jejum alterada (glicemia de jejum entre 100 e125 mg/dl) tolerncia glicose diminuda (glicemia de 2 horas no teste de tolerncia glicose entre 140 e 199 mg/dl)

Complicaes
Diabetes a principal causa de cegueira em adultos, amputaes no traumticas e doena renal crnica, alm de ocasionar um risco duas a quatro vezes maior de doenas cardiovasculares. Retinopatia Nefropatia Neuropatia Alterao da cicatrizao Cetoacidose

Retinopatia
Dividida em proliferativa e no proliferativa. No proliferativa:
Estgio inicial. Essa fase tem um curso mais benigno e pode provocar uma baixa discreta e moderada da viso

Proliferativa:
Agressiva e prejudicial viso. Aparecimento de reas na retina sem irrigao. Neovascularizao
Esses vasos se rompem com facilidade por serem mais frgeis, podendo levar a uma perda visual total ocasionada pelo descolamento tracional da retina e/ou hemorragias vtreas.

Neuropatia
Caracterizada pela degenerao progressiva dos axnios das fibras nervosas Diminuio na amplitude das respostas sensitivas e motoras dos nervos perifricos. Ao desmielinizante pela hiperglicemia, o que leva diminuio na velocidade de conduo nervosa.

Nefropatia
Aps 9 anos o paciente apresenta microalbuminuria principalmente tipo I ( tipo II causa menos nefropatia). Dividida em estgios:
I. Hiperfiltrao e hipertrofia renal. II. 5 anos. F normal. Alterao na biopsia. III. 10 anos. Microalbunimuria. HAS. F nl ou baixa. IV. Proteinria. F baixa. Sd nefrtica (+3g|24h). V. 15 anos. D terminal de rim.

Tratamentos
Hidratao Insulina Reposio de potssio Bicarbonato Dieta regrada Exercicios fsicos orientados

Insulinoterapia
Desacelera a progresso das complicaes microvasculares no diabetes Reduz o risco
desenvolvimento de retinopatia em 76%, a progresso da retinopatia em 54%, o desenvolvimento de microalbuminria em 39%, a progresso para albuminria em 54% e o desenvolvimento de neuropatia em 60%

Insulinoterapia Tipos de Insulina


1. Ao rpida
Lispro, Aspart

2. Ao curta
Regular.

3. Ao Intermediaria
NPH, Lente

4. Ao Intermediaria prolongada
Ultralente

Insulinoterapia Locais de Aplicao


muito importante o rodzio do local de aplicao da insulina. Guardar a insulina dentro da geladeira, de preferncia na porta ou na
gaveta de verduras e legumes. Sempre longe do congelador.

Insulinoterapia Como Aplicar Insulina


1. Lavar as mos. 2. Juntar o material (algodo, lcool, seringa, agulha e insulina). 3. Agitar suavemente ou rolar o frasco de insulina entre as mos. 4. Limpar a tampa de borracha do frasco com algodo embebido em lcool. 5. Introduzir ar na seringa de acordo com a dosagem prescrita e injetar no frasco de insulina. Cuidado para no contaminar a seringa e a agulha. 6. Virar o frasco e aspirar a insulina desejada. Bater suavemente com os dedos na seringa para retirar as bolhas de ar e acertar a dosagem. 7. Limpar o local onde ser aplicada a insulina com algodo embebido em lcool. Fazer uma prega na pele e introduzir a agulha em ngulo de 90. 8. Injetar a insulina, pressionar o local com algodo e retirar a agulha, fazendo uma suave presso no local sem fazer massagem.

Depoimentos
A verdade a seguinte: eu achei ruim ter que comer seis vezes por dia. Por causa do servio, eu no tenho muito tempo pra comer durante o dia (P5). Uai, a dificuldade maior que a gente cozinheira, a gente fica sempre lambiscando alguma coisinha, e isso piora muito a vida da gente (P1). Eu tomo aquele adoante ali, mas o meu menino, quando eu vou fazer um suco ele no gosta,ento eu boto acar no suco e tomo junto (P3)

Eu gosto de um pozinho, no posso comer mais,queijo at que eu no acho ruim, no dou muito certo com salada e nem com fruta, eu como, mas no aquele trem atrativo. Eu gosto de comida mais com massa, um churrasquinho, no vou mentir, carne gordurosa, eu gosto de comida bem temperadinha, bem arrumadinha, entendeu? (P5). Pra nossa renda no t dando certo seguir esse tipo de dieta assim (P5).

O tratamento bom, do carinho, ateno...aqui tem mais aparelho para olhar a gente do que o hospital de l, Com muito carinho porque tenho muita dor....tem que compreender muito o diabtico... o diabtico cheio de mazelas deve ter um tratamento especial. Eu gosto de um pozinho, no posso comer mais,queijo at que eu no acho ruim, no dou muito certo com salada e nem com fruta, eu como, mas no aquele trem atrativo. Eu gosto de comida mais com massa, um churrasquinho, no vou mentir, carne gordurosa, eu gosto de comida bem temperadinha, bem arrumadinha, entendeu? (P5).

Pra nossa renda no t dando certo seguir esse tipo de dieta assim (P5). No incio difcil, porque a gente sente muita fome, mas depois fica fcil. De vez em quando a gente come uma coisinha fora da dieta, mas muito de vez em quando (P4). No incio difcil, porque a gente sente muita fome, mas depois fica fcil. De vez em quando a gente come uma coisinha fora da dieta, mas muito de vez em quando (P4).

Direito e direto, constantemente no fao. Um pouco comodismo meu (P8). Eu tenho que comer pouco arroz, pouco feijo, mas se eu no comer d fraqueza, d aquela tremedeira (P3). As enfermeiras tem ateno, tratam bem, a gente chama e elas vm, so muito atenciosas... umas conversam, depende muito de cada um, umas so sorridentes, ficam amiga da gente, fao muitos amigos aqui, outras so mais srias, no conversam que tambm so muitas pessoas, n.

Bibliografia
Flavia Melo Pontieri;Maria Mrcia Bachion - Crenas de pacientes diabticos acerca da terapia nutricional e sua influncia na adeso ao tratamento. Cincia & Sade Coletiva, 15(1):151-160, 2010 (http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n1/a21v15n1.pdf ) Denise Gamio Dias; Maria da Glria Santana; Elodi dos Santos Percebendo o ser humano diabtico frente ao cuidado humanizado. Rev Bras Enferm 2006 mar-abr; 59(2): 168-71. (http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n2/a09.pdf ) http://www.diabetes.org.br/ PROJETO DIRETRIZES:
Diabetes Mellitus: Classificao e Diagnstico. Diabetes Mellitus: Insulinoterapia. Diabetes Mellitus:Tratamento Medicamentoso. Diabetes Mellitus: Preveno. Diabetes Mellitus Tipo 2: Preveno. Diabetes Mellitus: Neuropatia. Diabetes Mellitus: Nefropatia.

You might also like