You are on page 1of 30

CNCER

o crescimento desordenado (maligno) de clulas, determinando a formao de tumores (acumulo de clulas cancerosas); Podendo espalhar-se para outras regies do corpo (metstase).

COLO

DO TERO.

a parte inferior que o conecta vagina; Produz muco durante a relao sexual; Ajuda o espermatozoide a mover, da vagina para o tero. se

QUE CNCER DO COLO


DO TERO

o crescimento desordenado de clulas na regio do colo do tero, que podem se modificar produzindo um cncer; Em geral, um cncer de crescimento lento, e pode no ter sintomas.

FATORES

DE RISCO

Hbitos de vida; Atividade sexual antes dos 18 anos; Gravidez precoce; Fumo; Multiplos parceiros; HPV(existem 80 tipos desse vrus Multiparidade; Uso prolongado de contraceptivos orais; Idade entre 40 e 60 anos.

PRINCIPAIS

SINTOMAS

Sangramento fora do perodo menstrual; Dor nas relaes sexuais; Corrimento vaginal de odor ftido; Dor abdominal;

Dor para urinar;


Infeco intestinal.

HPV

Existem 80 tipos Existem 200 subtipos

Afeta a rea genital, tanto masculina quanto feminina


Causam verrugas, ou at leses, se no tratadas ocasiona em cncer

HPV 6 e 11 Condiloma acuminado ,baixo grau (NIC I) HPV 16, 18, 31, 33 e 35 alto grau (NIC IIIII-ca in situ) e ca invasor

TRATAMENTO

Cirurgia;

Quimioterapia;

Radioterapia.

TRS PASSOS PARA UMA VIDA SAUDVEL

Alimentao equilibrada

Atividade Fsica Regular

Peso na medida certa

QUAL O EXAME PREVENTIVO ?

Papanicolaou !

um exame preventivo, que deve ser realizado uma vez ao ano; Ele tem o poder de identificar o cncer ; Infeces e inflamaes.

QUAL

SERVIO PROCURAR
UBS,

Consultrios,

Hospitais.

COLETA

MATERIAIS

UTILIZADOS

PREPARO

PARA O EXAME

Durante 72h antes do exame:


No ter relaes sexuais; No usar duchas;

No usar pomadas vaginais.

EPIDEMIOLOGIA
O Cncer do colo do tero a 3 cncer que mais mata no Brasil;

HPV est presente em 94% dos casos de Cncer do colo do tero.

MAMA

CNCER DE MAMA

Segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil as taxas esto ainda muito elevadas de morte, por esse cncer.

Exame clnico, d pra identificar ndulos de at 1cm nas mamas, feito uma vez por ano em mulheres de 40 a 49 anos. A gentica influncia muito, mulheres com caso na famlia ( a partir dos 35 anos) tambm deve, fazer o exame clnico e a mamografia

FATORES DE RISCO
Reposio hormonal Exerccio fsico. (estrognio e Idade progesterona) para Menstruar cedo, combater os sintomas da entrar menopausa menopausa. tardia. Uso abusivo de lcool. No ter filhos, ou Anticoncepcional oral. engravidar aps 35 Obesidade. anos Alimentao, alimentos de Gentica, tanto origem vegetal, e pobre mulheres quanto em gordura animal homens.

SINTOMAS

Alteraes na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retraes, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreo no mamilo tambm um sinal de alerta. O sintoma do cncer palpvel o ndulo (caroo) no seio, acompanhado ou no de dor mamria. Podem tambm surgir ndulos palpveis na axila

MAMA

AUTO

EXAME E MAMOGRAFIA

REFERNCIAS
www.inca.gov.br

www.oncoguia.com.br www.saude.gov.br http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/oq uee/ 18.03.2012 as 17:07 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?611 25/03/2012 as 17:52.

You might also like