You are on page 1of 16

Habitao & Saneamento

Equipe: Franoise Santos; Gisane Miranda; Mariana Gomes; Michelle Rodrigues; Rafaela Ventura; Rosimere Pessoa

Recife: Cidade e Moradia

A expanso urbana da cidade do Recife apresentava. particularidades conferidas pela atividade aucareira e algodoeira. O fim do sculo XIX incio do sculo XX, caracterizado por um acentuado crescimento populacional em comparao aos sculos anteriores; O Brasil detinha quase o monoplio do mercado do acar quando entra em declnio pela concorrncia antilhana A ascenso desse produto no sculo XIX ser acompanhada de uma conjuntura marcada por uma modernizao tecnolgica alinhada instalao de uma infraestrutura de transporte e melhoria de servios porturios. A exportao e o cultivo do algodo possibilitaram a interiorizao do estado.

No nordeste a implantao das usinas aucareiras teve como conseqncia a concentrao fundiria e a proletarizao da fora de trabalho no campo. O fim da escravatura e o xodo rural propiciaram a concentrao da populao no ncleo urbano. A implantao de infra-estrutura como estrada de rodagem e estrada de ferro favoreceram o movimento da produo e o deslocamento da populao do campo em direo a cidade. No final do sculo XIX boa parte dos antigos engenhos se constituam em subrbios ou povoaes perifricas. Algumas terras de antigos engenhos transformam-se em espaos fabris ou adquiridas para a instalao de indstrias txteis. Apesar do seu alto ndice de desenvolvimento urbano, a riqueza produzida no absolveu os contingentes populacionais, ocasionando na construo de uma cidade complexas e desigual.

Solo Apropriado

O domnio da terra no Brasil teve inicio a partir do perodo dos descobrimentos, atravs da criao do regime de donatarias. A Plancie recifense privilegiada por um porto natural, o que proporciona a Capitania de Pernambuco exercer um papel muito importante na formao da cidade. A estrutura fundiria do Recife tem caractersticas da forma primitiva de ocupao. As terras dos antigos engenhos se incorporam tardiamente s reas urbanas por concentrarem a monocultura de cana-de-acar. Decorreram os foramentos dos Terrenos da Marinha, por interesses industriais e comerciais localizada s margens dos cursos dgua.

A questo habitacional encontra-se vinculada a questo do solo urbano, sem que o sistema de aforamento altere a apropriao do solo. Institui-se um mecanismo que retem a posse da terra aos poucos proprietrios que possuem prestgio social e poder econmico. No sculo XX, a situao se agrava ainda mais para aqueles que no detm o os privilgios econmicos e polticos, afetando as reas de mocambos. A apropriao desigual do solo criou elementos contraditrios. Enquanto os terrenos enxutos e planos foram apropriados pelos mais abastados, quem podia investir na infra-estrutura, os terrenos mais alagveis, vertentes de colina e morros com maior precariedade foram ocupados por famlias sem recursos materiais. PREZEIS Plano de Regularizao de reas Especiais de Interesse Social, implantada em 1987 visando atenuar essa realidade que perdura por sculos e assegurar a permanncia da populao em reas de ocupao consolidadas

A CIDADE: ESPAO DA POPULAO POBRE: ALAGADOS, PLANCIE E MORROS

Recife:caractersticas geogrficas

O movimento dinmico e sucessivo dos fatores fsicogeogrficos, como os rios, o mar, o vento e a vegetao dos mangues, fixador de detritos, exerceu funo primordial na construo e consolidao do solo que emolduraria a cidade do Recife.

Prtica de aterramento

Essa prtica necessitava de utilizao de tcnicas das mais rudimentares s mais sofisticadas isto porque o solo do Recife apresentava-se facilmente alagvel, o processo de aterramento foi uma ao tanto do poder pblico como por particulares.

Interesse Comercial

Os mocambos, localizados em reas centrais, passavam a incomodar a sensibilidade de administradores, despertando assim o interesse comercial (especuladores imobilirios) ou industrial.

Viso Higienista

Consolidou-se no Recife nas primeiras dcadas do Sc. XX, atravs da instalao de novo servio de saneamento. Com grande influncia nos anos quarenta com ostensiva campanha pblica contra os mocambos. Pretendia controlar, regular e disciplinar a vida das camadas subalternas. Para limpar a cidade dos mocambeiros, os morros consideradas reas consideradas desvalorizadas, foram ofertadas para povoamento. Vivencia-se a expulso dos alagados para os morros. Casa amarela e Beberibe passaram a abrigar as habitaes dos segmentos mais pobres. Concorrendo para se instituir um mercado de terras destinado a esses seguimentos.

CASA AMARELA: a ocupao dos vrios morros que integraram o bairro se deu a partir do incio do sculo XX, atravs do aluguel de cho (aforamento) feito por famlias que eram grandes proprietrias de terras naquela regio.
Com o crescimento da cidade do Recife as sobras de plancies, morros e encostas de colinas passam a ser o lugar dos pobres.

A Luta por Habitao: Resistncias e embates na Ocupao do Territrio.

Essas lutas emergem na busca do dilogo com o poder poltico, requerendo e forando a ao do Estado, no sentido de obter respostas positivas as suas reivindicaes.

Uma situao que ficava evidente no Censo dos Mocambos de 1939, ao revelar 19.486 mil mocambos, submetidos ao pagamento do terreno, mesmo sendo prprio o mocambo.

No Recife entre 1916-50 no havia legalizao para indenizao do mocambo em caso de expulso.

Nos anos de 1939-1945 registra-se a agressiva investida pblica de expulso dos mocambos. Os dez anos seguintes marcam uma continuidade das ocupaes, simultaneamente, houve uma maior tolerncia do governo local com as ocupaes.

Nesse perodo, diferentes organizaes populares se renem em Associaes de Bairro, provavelmente a mais antiga a Liga Mista dos Proprietrios pobres da Vila So Miguel, no Bairro de Afogados.

Ao Pblica de Habitao

A Diretoria de Sade e Assistncia sinaliza a primeira iniciativa de uma poltica pblica


Criao de Refeitrios populares em Santo Amaro Prestao de assistncia jurdica ao acidentado do trabalho A Fundao Casa Operria

Construo de quatro Vilas Operrias

Campanha contra o Mocambo


O Estado novo adota um conjunto de medidas contra o mocambo, dentre elas um debate na dcada de 1930. Discurso sobre higienismo e limpeza, iniciado no sculo XIX na Europa.

Associava-se a viso higienista e a modernizao da cidade.


O mocambo incomodava os grupos institudos na sociedade.

Poltica de Habitao de Agamenon Magalhes


Voltada para a habitao da populao pobre e uma limpeza da cidade Necessidade de acabar com os mocambos Idias sustentadas pelo higienismo Criao da Liga Social Contra o Mocambo (LSCM) em 12 de junho de 1939, rgo executor da poltica oficial de habitao.

You might also like