You are on page 1of 36

Comrcio Exterior

UNIPAC
Comrcio Exterior
Conceitos Bsicos: Relaes Internacionais Globalizao Blocos Econmicos Mercados Internacionais BRICS
Prof. Esp.: Romoaldo J S do Carmo
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Relaes Internacionais
As Relaes Internacionais so uma rea de estudos dedicada compreenso das relaes entre Estados, sejam elas: diplomticas, comerciais, legislativas, etc. Difere-se da antropologia, direito, economia, filosofia, geografia, histria e da sociologia, ainda que se valha de diversos conceitos e noes destes. Um dos problemas bsicos das Relaes Internacionais, o estudo da paz, diplomacia e guerra entre os Estados, assim como o estudo de organizaes internacionais, transnacionais e ONGs no Sistema Internacional. As linhas de pesquisa dividem-se basicamente em poltica externa, economia poltica, segurana internacional, legislao internacional, instituies internacionais e o processo de globalizao.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Globalizao
O QUE GLOBALIZAO DEFINIO
Podemos dizer que um processo econmico e social que estabelece uma integrao entre os pases e as pessoas do mundo todo. Atravs deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idias, realizam transaes financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois est relacionado com a criao de uma rede de conexes, que deixam as distncias cada vez mais curtas, facilitando as relaes culturais e econmicas de forma rpida e eficiente.

Neste contexto, entra a utilizao da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicao via satlite etc.
Uma outra caracterstica importante da globalizao a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indstrias.

Muitas delas, produzem suas mercadorias em vrios pases com o objetivo de reduzir os custos.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior
Origens da Globalizao e suas Caractersticas

CARACTERSTICAS DA GLOBALIZAO: Optam por pases onde a mo-de-obra, a matria-prima e a energia so mais baratas. Um tnis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matria-prima do Brasil, e comercializado em diversos pases do mundo. Os tigres asiticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coria do Sul) so pases que souberam usufruir dos benefcios da globalizao.
Vista noturna do cais n 9, da doca central de Hong Kong.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior
Origens da Globalizao e suas Caractersticas
CARACTERSTICAS DA GLOBALIZAO: Na economia de mercado contemporneo, aldeia global, blocos econmicos, relaes comerciais e financeiras internacionais, concorrncia comercial, as multinacionais, Internet, lngua inglesa, vantagens.
Exemplo 1: Computadores e Internet: grande impulso para o processo de globalizao.

Exemplo 2: Bolsa de valores: tecnologia e negociaes em nvel mundial.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior
Origens da Globalizao e suas Caractersticas
BENEFCIOS: Investiram muito em tecnologia e educao nas dcadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produo e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, so grandes exportadores e apresentam timos ndices de desenvolvimento econmico e social. QUEM LUCRA E QUEM TEM PREJUIZO? Evidentemente, os ganhadores devemos procurar em primeiro lugar nos pases desenvolvidos.

O prejuzo fica com os pases sub-desenvolvidos, os emergentes. ex: crise mundial financeira.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
OMC Organizao Mundial do Comrcio; ALCA - rea de Livre Comrcio das Amricas; NAFTA Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio; Mercosul Mercado Comum do Sul; ALADI Associao Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercambio UE Unio Europeia; APEC Cooperao Econmica da sia e do Pacfico.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
O que so Blocos Econmicos:
So reunies de pases que tm como objetivo a integrao econmica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: reas ou Zonas de Livre Comrcio Tem como objetivo a iseno das tarifas de importao de produtos entre os pases membros. Unies Aduaneiras Os objetivos so mais amplos, abrangendo a criao de regras comuns de comrcio com pases exteriores ao bloco. Ex: Mercosul. Mercados Comuns Implica numa integrao econmica mais profunda, com a adoo das mesmas normas de comrcio interno e externo, unificando as economias e, num estgio mais avanado, as moedas e instituies. Ex.: Unio Europia Unio Monetria a situao em que mais de um pas concordam em compartilhar uma moeda nica. Ex.: Unio Europia.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
Introduo Com a economia mundial globalizada, a tendncia comercial a formao de blocos econmicos. Estes so criados com a finalidade de facilitar o comrcio entre os pases membros. Adotam reduo ou iseno de impostos ou de tarifas alfandegrias e buscam solues em comum para problemas comerciais. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econmico viver isolado do mundo comercial. Exemplo: Comrcio Exterior - Transporte martimo

Veremos a seguir uma relao dos principais blocos econmicos da atualidade e suas caractersticas.
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos

OMC Organizao Mundial do Comrcio A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) a organizao internacional que supervisiona um grande nmero de acordos sobre as "regras do comrcio" entre os seus Estados-membros. Foi criada em 1995 sob a forma de um secretariado para administrar o Acordo Geral de Tarifas e Comrcio - (GATT) - Sigla em Ingls.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros da OMC


ESTRUTURA Atualmente inclui 151 pases, sendo que Tonga o mais novo membro, que aderiu a 27 de Julho de 2007. A sua sede localiza-se em Genebra, Sua. E seu diretor-geral atual, eleito em 2005, Pascal Lamy. Os membros da OMC so obrigados a conceder-se entre si o estatuto de nao mais favorecida. OBJETIVOS Garantir a livre competio entre os pases membros, eliminar os obstculos ao comrcio internacional e permitir o acesso cada vez mais amplo de empresas ao mercado externo de bens e servios.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros da OMC


FUNES Supervisionar a implementao das regras acordadas no mbito do sistema multilateral de comrcio; Atuar como frum de negociaes comerciais; Proporcionar mecanismos de soluo comerciais; Supervisionar as polticas comerciais dos 134 pases membros; Fornecer assistncia tcnica e cursos de formao para pases em desenvolvimento, em matria de comrcio.

Os pases que no fazem parte deste bloco, exige alquota maior para venda dos seus produtos.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
ALCA rea de Livre Comrcio das Amricas
Em 1990, o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, lana a idia de estabelecer um bloco de livre comrcio das amricas - do Alasca Patagnia, com exceo de Cuba - para integrar seus pases e estimular o crescimento econmico. Na poca, americanos, canadenses e mexicanos j acertavam o lanamento do NAFTA, o Mercado Comum da Amrica do Norte. Com o NAFTA j em vigncia, o sucessor de Bush, Bill Clinton, rene os lderes de 34 pases americanos num encontro de cpula em Miami e formaliza o projeto da Alca. Os americanos propem que os pases do continente derrubem todas as suas barreiras alfandegrias at 2005.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos

A rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA) um acordo comercial idealizado pelos Estados Unidos. Este acordo foi proposto para todos os pases da Amrica, exceto Cuba, segundo o qual seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comrcio entre os estados-membros e prev a iseno de tarifas alfandegrias para quase todos os itens de comrcio entre os pases associados. Este acordo foi delineado na Cpula das Amricas realizada em Miami, EUA, em 9 de Dezembro de 1994.

O projeto resultado da tendncia, no contexto da globalizao, onde os pases procuram estreitar as relaes comerciais por meio de uma integrao mais efetiva, onde as trocas comerciais possam acontecer de forma menos burocrtica e com maiores incentivos.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
Alca em nmeros
Chance de se transformar no maior bloco comercial do planeta; 800 milhes de consumidores; 34 pases;

PIB total de 13 trilhes de dlares;


Para cada pas que negocia seu ingresso no grupo, est em jogo o destino de sua economia:

o resultado do acordo pode fazer seu setor produtivo naufragar ou detonar um ciclo de desenvolvimento jamais visto.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros da Alca Pases membros


Santa Lcia So Cristvo e Nevis So Vicente e Granadinas Suriname Trinidad e Tobago Uruguai Venezuela

Antgua e Barbuda Argentina Bahamas Barbados Belize Bolvia Brasil Canad Chile

Colmbia Costa Rica Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Granada Guatemala Guiana

Haiti Honduras Jamaica Mxico Nicargua Panam Paraguai Peru Repblica Dominicana
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
NAFTA Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio O Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA um tratado envolvendo Canad, Mxico e Estados Unidos da Amrica numa atmosfera de livre comrcio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os trs pases. O NAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
As finalidades deste bloco econmico, so: Eliminar as barreiras alfandegrias, e facilitar o movimento de produtos e servios entre os territrios dos pases participantes; Promover condies para uma competio justa dentro da rea de livre comrcio; Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos pases participantes; Oferecer proteo efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no territrio de cada um dos participantes; Criar procedimentos efetivos para a implementao e aplicao deste tratado, para sua administrao conjunta e para a resoluo de disputas; Estabelecer uma estrutura para futura cooperao trilateral, regional e multilateral para expandir e realar os benefcios deste acordo.; Diminuir a imigrao clandestina partindo do Mxico para os Estados Unidos.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros do NAFTA


Estados Unidos; Canad; Mexico.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
Mercosul O Mercosul - Mercado Comum do Sul, a Unio Aduaneira (livre comrcio intrazona e poltica comercial comum) de cinco pases da Amrica do Sul. Em sua formao original o bloco era composto por quatro pases: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela tambm pertence ao Mercosul. NCM Nomenclatura Comum do Mercosul

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros do Mercosul


Pases membros: Pases assoc.: Pas observador: Argentina Bolvia Mxico Brasil Chile Paraguai Peru Uruguai Colmbia Venezuela Equador

Pases membros Pases associados Pases observadores

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
UE Unio Europeia
A Unio Europia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, atravs do Tratado de Maastricht.
Este bloco formado pelos seguintes pases: Alemanha, Frana, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Pases Baixos), Blgica, Dinamarca, Itlia, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grcia, ustria, Finlndia e Sucia. Este bloco possui uma moeda nica que o EURO, um sistema financeiro e bancrio comum. Os cidados dos pases membros so tambm cidados da Unio Europia e, portanto, podem circular e estabelecer residncia livremente pelos pases da Unio Europia. A Unio Europia tambm possui polticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigrao em comum. A UE possui os seguintes rgos : Comisso Europia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases Membros
Alemanha, Frana, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Pases Baixos), Blgica, Dinamarca, Itlia, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grcia, ustria, Finlndia e Sucia.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
APEC sia Pacfico A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, traduzido, Cooperao Econmica da sia e do Pacfico) um bloco que engloba economias asiticas, americanas e da Oceania. Sua formao deveu-se crescente interdependncia das economias da regio da sia-Pacfico. A APEC tem hoje 21 membros. O principal objetivo do bloco reduzir taxas e barreiras alfandegrias da regio Pacfico-asitica, promovendo assim o desenvolvimento da economia da regio.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases membros
Austrlia; Brunei; Canad; Chile; China; Hong Kong; Indonsia; Japo; Coria do Sul; Malsia; Mxico; Nova Zelndia; Papua-Nova Guin; Peru; Filipinas; Rssia; Cingapura; Taiwan; Tailndia; Estados Unidos da Amrica; Vietname.
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Blocos Econmicos
ALADI - Associao Latino-Americana de Desenvolvimento e Integrao
A Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) foi criada com o Tratado de Montevidu em 12 de Agosto de 1980. Tem como pases-membros: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Cuba (1999), Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela. Seu objetivo expandir a integrao da regio, para garantir seu desenvolvimento econmico e social. A Aladi constituda por trs rgos polticos - Conselho de Ministros de Relaes Exteriores; Conferncia de Avaliao e Convergncia; e Comit de Representantes e um rgo tcnico - Secretaria-Geral. Os pases membros fundadores da Aladi, que assinaram o Tratado de Montevideo de 1980, so: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Em 1999, Cuba foi aceita como pas membro pleno.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Pases de Integrao
Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Cuba

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Mercados Internacionais
OBJETIVO:
Entender a importncia dos estudos de mercado nas estratgias de internacionalizao.

RESUMO:
O primeiro passo de uma empresa que deseja exportar seus produtos avaliar as possibilidades de sua comercializao nos mercados externos. Para isso, tem que levar em conta que so mais de 180 pases potenciais buscando exportar, o que implica em ter de analisar um fantstico volume de informaes. Ferramentas: Pesquisa de mercado, Internet, e-mail, MSN; A busca pelos mercados mais promissores ex.: Pases asiticos Identificao dos seus concorrentes.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

B R I C S
Brasil Rssia ndia China Afrca do Sul

O que BRICS ? Em economia, BRICS um acrnimo que se refere aos pases membros fundadores (Brasil, Rssia, ndia e China) e frica do Sul, que juntos formam um grupo poltico de cooperao. Em 13 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado sigla BRIC para formar o BRICS, aps a admisso da frica do Sul. Os membros fundadores e a frica do Sul esto todos em um estgio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econmico. geralmente traduzido como "os BRICS" ou "pases BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes Usando as ltimas projees demogrficas e modelos de acumulao de capital e crescimento de produtividade, o grupo Goldman Sachs mapeou as economias dos pases BRICs at 2050. Especula-se que esses pases podero se tornar a maior fora na economia mundial.
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul


Se os resultados correrem como esperado em menos de 40 anos as economias BRICs juntas
podero ser maiores que as dos G6 (Estados Unidos da Amrica, Japo, Alemanha, Reino Unido, Frana e Itlia) em termos de dlar americano (US$).
O estudo ressalta que cada um dos quatro enfrenta desafios diferentes para manter o crescimento na faixa desejvel. Por isso, existe uma boa chance de as previses no se concretizarem, por polticas ruins, simplesmente m sorte, ou por erro nas projees.

PARTICIPAO DOS PASES


Dentro dos BRICs haveria uma clara diviso de funes.

Ao Brasil e Rssia ficaria o papel de produtor de alimentos e produtor de petrleo respectivamente. Ambos seriam tambm fornecedores de matria prima. Os negcios de servios e de manufatura estariam principalmente localizados na ndia e China, devido concentrao de mo-de-obra naquele e tecnologia neste.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul


NO FUTURO
Em 2050, os BRICs j seriam as maiores potncias econmicas do mundo; ultrapassando assim a Unio Europia e o ainda em crescimento Estados Unidos da Amrica. Se formado um bloco econmico, seria uma parceria perfeita para o sucesso extremo e a onipotncia mundial. O PAPEL DE CADA UM O Brasil desempenharia o papel de pas exportador agropecurio, tendo como principais produtos a soja e o boi. Tudo isso seria necessrio para alimentar mais de 40% da populao mundial. A cana-de-acar tambm desempenharia papel fundamental na produo de combustveis renovveis e ecologicamente corretos, como o lcool e a recente atrao, o biodiesel. Alm de fornecer matrias-primas essenciais a pases em desenvolvimento, como o petrleo, o ao e o alumnio, que tambm so encontrados nos parceiros latinos, fortemente influenciados pelo Brasil, como Argentina, Venezuela e Bolvia. Mas talvez o mais importante papel do Brasil estaria em suas reservas naturais de gua, na fauna e na flora, mpares em todo o mundo, que em breve ocuparo o lugar do petrleo na lista de desejos dos lderes polticos de todos os pases. O Brasil ficaria em 5 lugar no ranking das maiores economias do mundo em 2050.
Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul


A Rssia desempenharia papel parecido ao do Brasil, fornecendo matria-prima e abasteceria a grande populao dos BRICs com sua grande produo agropecuria devido seu extenso territrio. Mas teria tambm como papel a exportao de mo-de-obra altamente qualificada e tecnologia de ponta herdadas da Guerra Fria. Alm de todo seu poderio militar. A ndia ter a maior mdia de crescimento entre os BRICs e estima-se que em 2050 esteja no 3 lugar no ranking das economias mundiais, atrs apenas de China (em 1) e EUA (em 2). Com sua grande populao, a indstria ficaria situada neste pas, e tambm por ter grandes investimentos na profissionalizao de sua populao e investimentos em tecnologia, alm de toda sua tradio nas cincias exatas. Como tambm grande poderio militar. Estima-se que a China seja em 2050 a maior economia mundial, tendo como base seu acelerado crescimento econmico sustentado durante todo incio do sculo XXI. Ter grande concentrao de indstria devido sua populao e tecnologia. Tambm com grande poderio militar. A China se encontra atualmente num processo de transio do capitalismo de Estado para o capitalismo de mercado que j dever estar completo em 2050, mas ainda no se sabe se o governo ir continuar totalitarista ou se a China ir evoluir completamente para um pas democrtico aos moldes ocidentais impostos pelos Estados Unidos aps a Guerra Fria.

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior
PRS E CONTRAS
Alguns fatores que impulsionam a expanso econmica de cada um dos Bric e problemas que podem atrapalhar o crescimento desses quatro pases emergentes

BRASIL Vantagens
Potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrcolas Grandes reservas minerais Parque industrial diversificado

Desvantagens
Carga tributria pesada e informalidade disseminada em muitos setores Infra-estrutura precria Educao deficiente

RSSIA Vantagens
Reservas abundantes de petrleo e gs natural Populao com bom nvel educacional Carga tributria baixa

Desvantagens
Populao com mdia de idade elevada e baixo ndice de natalidade Altos ndices de corrupo e criminalidade

NDIA Vantagens
Avano em setores de tecnologia, como informtica Grande populao jovem e em crescimento acelerado Elite bem formada e atuante

Desvantagens
Infra-estrutura precria, com reas urbanas caticas Sociedade organizada por sistema arcaico de castas e dividida por conflitos tnicos e religiosos

CHINA Vantagens
Alta capacidade industrial

Desvantagens
Populao com tendncia de envelhecimento rpido

Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo


Investimento intensivo em infra-estrutura e educao

Progresso realizado com grande devastao ambiental


Sistema poltico ditatorial Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Brasil, Rssia, ndia e China

5 no ranking

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Estudo de caso:

A nova cara da empresa Global

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

Comrcio Exterior

Obrigado!!!
romoaldo.carmo@hotmail.com

Prof.: Romoaldo J S do Carmo

You might also like