You are on page 1of 18

Doenas na suinocultura

Leptospirose e Rinite atrfica

Componentes: Jaqueline Morais 9058; Jeferson Oliveira 9062; Josemir Moura 90 ; Lucas Andrade 90 ; Taiane Maria Guedes 9131;
srie/ turma: 2 B disciplina: Produo de no-ruminantes II professor: Aires

uma enfermidade infecciosa caracterizada principalmente por transtornos reprodutivos como abortos, mumificao, natimortos e nascimento de leites fracos e tambm uma zoonose. causado pela bactria Leptospira que possui cerca de 200 variedade capazes de originar a doena.

A eliminao da Leptospirose pela urina o fator mais importante, podendo esta pode ocorrer entre 30-60 dias aps a infeco, disseminando rapidamente a doena. Roedores e animais silvestres atuam como portadores das Leptospiras.

A fonte de infeco , geralmente o animal infectado que contamina a gua atravs da urina, fetos abortados ou descargas uterinas. A infeco pode ocorrer por via oral, venrea, pele lesada, via conjuntiva ou atravs das mucosas

Leptospirose Aguda: Normalmente nesta fase os sinais clnicos passam Desapercebidos. Leptospirose Crnica: Nesta fase observam-se os transtornos reprodutivos

O tratamento consiste em medidas higinicas, de manejo, combate aos roedores, vacinao e tratamento medicamentoso; Controle de roedores; Fazer uma aplicao de Dehidroestreptomicina (25mg/kg de peso vivo) nas matrizes 2 semanas antes da cobertura e/ou antes do parto; Adicionar oxitetraciclina na rao durante 10 dias antes do parto.

Doena que afeta a parte superior do aparelho respiratrio do suno, que produz atrofia dos cornetos nasais, desvios do septo nasal e deformao dos ossos do nariz. Trata-se de uma enfermidade insidiosa, que no produz sinais clnicos evidentes e nem mortalidade.

A Rinite Atrfica uma doena de alta transmissibilidade e enzotica em certas regies. Compromete animais na faixa de trs a oito semanas de idade. Afeta a parte superior do aparelho respiratrio do suno, que produz atrofia dos cornetos nasais, desvios do septo nasal e deformao dos ossos do nariz. Trata-se de uma enfermidade insidiosa, que no produz sinais clnicos evidentes e nem mortalidade. Quando o animal contrai a doena apresenta sinais clnicos como respirao abdominal e tosse ocasional, com evoluo de carter crnico.

Assume-se hoje que existe dois tipos de Rinite Atrfica: 1. Rinitite Atrfica Progressiva, em que o agente principal a Pasteurella multocida tipo D, que isoladamente ou em combinao com a Bordetella bronchiseptica produz severas deformaes nos cornetos. 2. Rinite Atrfica Regressiva, causada em especial pela Bordetella bronchiseptica, responsvel pela hipoplasia dos cornetos de carter benigno.

Aumenta a converso alimentar dos animais e atrasa a idade de abate; Os que sobrevivem a doena,levam vrios dias para alcanar o peso de abate; Evita o desempenho dos animais em todos sentidos; Provoca o aumento da mortalidade; Gastos com tratamentos, vacinaes e condenaes de carcaas a abatedouros.

Na Progressiva os estertores tem exudato seroso ou mucopurulento e, s vezes, sanguinolento, apresentando diversos graus de leso nos cornetos.

No Regressivo no existe deformao nos cornetos, mas os pulmes podem apresentar reas de hepatizao e edemas, com complicaes secundrias.

Por no se alimentarem bem, devem receber medicao injetvel ; A medicao depender da gravidade da doena; O tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar a mortalidade; O animal deve ter um acompanhamento veterinrio.

Obrigado pela ateno !

You might also like