You are on page 1of 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO- MESTRADO EM EDUCAO Prof. Dr. Thom E.

Tavares Filho

SNDROME DO AUTISMO

AUTISMO
Conceito Autismo uma sndrome definida por alteraes presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos trs anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicao, na interao social e no uso da imaginao.(Mello, 2004, p.14)

CAUSAS
As causas so desconhecidas. Acredita-se que a origem do autismo esteja em anormalidades em alguma parte do crebro ainda no definida de forma conclusiva e, provavelmente, de origem gentica. Admite-se a causa por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestao ou no momento do parto.

MANIFESTAES MAIS COMUNS


-Pode manifestar-se desde os primeiros dias de vida -Comprometimento nas reas de interao social -Comprometimento na rea de comunicao -Comprometimento na rea comportamental -Geralmente no procuram contato ocular

MANIFESTAES MAIS COMUNS


-Apresenta estereotipias (movimentos repetitivos) com as mos ou com o corpo, (morder-se, morder as roupas, puxar os cabelos) -Problemas de sono -30% dos casos, apresenta epilepsia

Autismo: um distrbio de comportamento que consiste em uma trade de dificuldade:


1- Dificuldade de comunicao: Dificuldade de utilizar com sentido todos os aspectos da comunicao verbal e no verbal. Ex.: Gestos, expresses faciais, linguagem corporal, ritmo e modulao na linguagem verbal.

2- Dificuldade de socializao: A dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gestos e emoes e a dificuldade na discriminao entre diferentes pessoas. 3- Dificuldade no uso da imaginao: Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende as vrias reas do pensamento, linguagem e comportamento da criana. Dificuldades em processos criativos.

DIAGNSTICO DO AUTISMO
feito basicamente atravs da avaliao do quadro clnico. No existem testes laboratoriais especficos para a deteco do autismo.

TIPOS MAIS USUAIS DE INTERVENO


TEACCH Tratamento e educao para crianas autistas e com distrbios correlatos da comunicao
O Teacch foi desenvolvido nos anos 60 no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e atualmente muito utilizado em vrias partes do mundo.

O Teacch foi idealizado e desenvolvido pelo Dr. Eric Schoppler, e atualmente tem como responsvel o Dr. Gary Mesibov. O mtodo Teacch utiliza uma avaliao chamada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criana, levando em conta os seus pontos fortes e suas maiores dificuldades, tornando possvel um programa individualizado.

O TEACCH baseia na organizao do ambiente fsico atravs de rotinas - organizadas em quadros, painis ou agendas - e sistemas de trabalho, de forma a adaptar o ambiente para tornar mais fcil para a criana compreend-lo, assim como compreender o que se espera dela. Atravs da organizao do ambiente e das tarefas da criana, o TEACCH visa desenvolver a independncia da criana de modo que ela necessite do professor para o aprendizado, mas que possa tambm passar grande parte de seu tempo ocupando-se de forma independente.

ABA Anlise aplicada do comportamento


O tratamento comportamental analtico do autismo visa ensinar criana habilidades que ela no possui, atravs da introduo destas habilidades por etapas. Cada habilidade ensinada, em geral, em esquema individual, inicialmente apresentando-a associada a uma indicao ou instruo.

Quando necessrio, oferecido algum apoio (como por exemplo, apoio fsico), que dever ser retirado to logo seja possvel, para no tornar a criana dependente dele. A resposta adequada da criana tem como conseqncia a ocorrncia de algo agradvel para ela, o que na prtica uma recompensa. Quando a recompensa utilizada de forma consistente, a criana tende a repetir a mesma resposta.

PECS Sistema de comunicao atravs da troca de figuras


O PECS foi desenvolvido para ajudar crianas e adultos autistas e com outros distrbios de desenvolvimento a adquirir habilidades de comunicao. O sistema utilizado primeiramente com indivduos que no se comunicam ou que possuem comunicao mas a utilizam com baixa eficincia.

O PECS visa ajudar a criana a perceber que atravs da comunicao ela pode conseguir muito mais rapidamente as coisas que deseja, estimulando-a assim a comunicarse, e muito provavelmente a diminuir drasticamente problemas de conduta.

O PECS tem sido bem aceito em vrios lugares do mundo, pois no demanda materiais complexos ou caros, relativamente fcil de aprender, pode ser aplicado em qualquer lugar e quando bem aplicado apresenta resultados inquestionveis na comunicao atravs de cartes em crianas que no falam, e na organizao da linguagem verbal em crianas que falam, mas que precisam organizar esta linguagem.

Autismo Os Sintomas da Doena


- USA PESSOAS COMO FERRAMENTAS - RESISTE A MUDANAS DE ROTINA - NO SE MISTURA COM OUTRAS CRIANAS - APEGO NO APROPRIADO A OBJETOS - NO MANTM CONTATO VISUAL - AGE COMO SE FOSSE SURDO - RESISTE AO APRENDIZADO - NO DEMONSTRA MEDO DE PERIGOS - RISOS E MOVIMENTOS NO APROPRIADOS - RESISTE AO CONTATO FSICO - ACENTUADA HIPERATIVIDADE FSICA - GIRA OBJETOS DE MANEIRA BIZARRA PECULIAR

- S VEZES AGRESSIVO DESTRUTIVO - MODO E COMPORTAMENTO INDIFERENTE E ARREDIO

O autismo uma doena encontrada em todo o mundo e em famlias de todas as raas e classes. At hoje, no foi determinada a sua causa. Mas com orientao correta, muita coisa pode ser feita.

O Professor e o Autismo
O papel do professor de um aluno com autismo semelhante ao intrprete trascultural: algum que entende ambas as culturas e capaz de traduzir as expectativas e procedimentos de um ambiente noautstico para o aluno com autismo. Desta forma, para ensinar um aluno com autismo, devemos entender muito bem a sua histria, suas caractersticas particulares e os pontos fortes e os dficits associados a esta sndrome.

As Crianas com Autismo tem atraso mental?


Infelizmente cerca de 70 a 80% apresentam uma defasagem intelectual importante. Cerca de 70 tem inteligncia abaixo de 50 em testagens de QI; 20% apresentam um QI entre 50 70 e apenas 20% tem um QI acima de 70. A maioria mostra uma variao muito grande com relao ao que obviamente podem fazer e oscilam muito de poca para poca. No se sabe explicar exatamente o porqu da associao entre autismo e a deficincia mental, mais que o atraso mental est relacionado ao mesmo problema bsico que gerou o autismo. Por outro lado por no conseguirem adequadamente com o meo ambiente, aumentam ainda mais a sua defasagem intelectual.

Transtornos se manifestam nos primeiros anos de vida e, frequentemente, esto associados com algum grau de retardo mental.

Prejuzos sofridos pela criana autista: Prejuzo qualitativo na interao social, manifestado pelo menos dois dos seguintes aspectos: a) Prejuzo acentuado no uso de mltiplos comportamentos no-verbais tais como contato visual direto, expresso fcil postura corporais e gestos para regular a interao social;

b) Fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nvel do desenvolvimento; c) Falta de tentativa espontnea de compartilhar prazer, interesses ou realizaes com outras pessoas (ex: no mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse) falta de reciprocidade social ou emocional;

2) Prejuzos qualitativos da comunicao, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos: a) Atraso ou ausncia total de desenvolvimento da linguagem falada; b) Em indivduos com fala adequada, acentuado prejuzo na capacidade de iniciar ou desenvolver uma conversao;

c) Uso esteriotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrtica, falta de jogos os brincadeiras de imitao social variados e espontneos apropriados ao nvel do desenvolvimento;

3) Padres restritos e repetitivos de comportamentos, interesses, e ativdades, manifestados por pelo menos um dos seguintes aspectos: a) Preocupao insistente com um ou mais padres estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco; b) Adeso aparentemente inflexvel a rotinas ou rituais especficos e no-funcionais;

c) Maneiras motores esteriotipados e repetitivos (ex: agitar ou torcer mos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo); d) Preocupao persistente com partes de objetos; 4) Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes reas, com incio antes dos 3 anos de idade: 1) interao social; 2) linguagem para fins de comunicao social, ou 4) jogos imaginativos ou smbolos.

Portanto, sobre o AUTISMO INFANTIL, a CID. 10 diz tratar-se

de um

transtorno invasivo de desenvolvimento definido pela presena de desenvolvimento anormal e/ou comprometido que se manifesta antes da idade de 3 anos e pelo tipo caracterstico de funcionamento anormal em todas as trs reas de interao social, comunicao e comportamento restrito e repetitivo. Sublinha que o trantorno ocorre em
GAROTOS trs ou quatro vezes mais frequentemente que em GAROTAS.

OBRIGADo!

You might also like