You are on page 1of 20

TEOLOGIA SISTEMTICA II

CRISTOLOGIA A condio humana A condio em que se encontra a humanidade a premissa para a interpretao do que Jesus Cristo . Uma antropologia que entende que o homem bom, e est corrompido pela situao . A salvao acontece por imitao. Jesus Cristo apenas um grande mestre, que deve ser imitado.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

Tendo em vista essa argumentao a respeito da obra de Cristo, que parte dos pais da Igreja definiram o ser humano como totalmente corrompido (Santo Agostinho), ou parcialmente corrompido (Crisstomo), ou no corrompido (com liberdade para se corromper-Pelgio)

TEOLOGIA SISTEMTICA II
Entre os reformadores quem defendeu com veemncia a posio agostiniana foi Joo Calvino. O homem deve conhecer a si prprio e esse conhecimento de que o homem se encontra em um estado de indigncia.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
A primeira condio humana o de criatura, mas no foi Deus que criou o homem com a natureza corrompida. No homem encontramos a imagem de Deus, que entendida como conformidade do nosso esprito com o Senhor que aspira pureza espiritual. O homem caiu por causa da sua ingratido, foi ofuscada a imagem celeste- foi posto fora da comunho de todos os bens espirituais.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

H, no ser humano, a imago Dei, o que o

como conseqncia, estabelece relao consigo mesmo. Para Calvino, de fato o homem tem a imagem de Deus, porm est, em si, obnubilada pelo

torna capaz de estabelecer comunho com o Criador, com o prximo e com a criao. E,

pecado, sendo impossvel contemplar esta

imagem original a partir do atual estado da humanidade.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

A imago Dei residia originalmente em duas dimenses, ambas no elemento no-fsico: na dimenso metafsica (alma) e na dimenso tica. Aps a queda, esta imagem foi fragmentada, ofuscada do ser humano, s podendo ser restaurada atravs da graa de Deus em Cristo. somente pela ao poderosa e redentiva do Esprito Santo, atravs da obra redentora de Jesus Cristo na Cruz, o homem regenerado, tendo sua imago Dei

restaurada, retemporada, regenerada.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
O pecado original contaminou os homens com a corrupo hereditria Calvino defende a posio que a corrupo passou a todos os homens por gerao. A posio pelagiana defende que a corrupo passou a todos os homens por imitao. O pecado de Ado nos comunicado.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

Pecado original para Calvino : uma corrupo e perversidade na nossa natureza, que nos faz culpados, primeiramente, da ira de Deus, tendo a seguir produzido em ns as obras que a Escritura chama obras da carne. (p.87) Culpa passada e culpa atual As crianas esto includas nessa condenao as sementes do mal esto ocultas nelas.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
A culpa no est em Deus decamos da nossa criao original. O homem est corrompido em perversidade, mas a perversidade no est em sua natureza. uma qualidade vinda sobre ele do que uma propriedade da sua substncia, estando esta desde o comeo arraigada nele. O domnio do pecado subjugou servido todo o gnero humano

TEOLOGIA SISTEMTICA II
A questo do livre-arbtrio. Calvino refuta as teorias de que apenas parte do ser humano estaria corrompida. O pensamento filosfico julga que a razo est no entendimento humano, e que suficiente para conduzir e nos mostrar o que bom fazer. E que atravs da razo pode escolher o que bom.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
Definio de livre-arbtrio: uma faculdade da razo e da vontade pela qual se escolhe o bem, quando se tem a assistncia da graa de Deus, e o mal, quando no se tem essa assistncia. (Agostinho) O livre arbtrio est em cativeiro e no pode fazer bem algum O que o homem possui um desejo de pesquisar a respeito da verdade. Distino entre a verdade das coisas terrenas e das coisas celestiais

TEOLOGIA SISTEMTICA II

Terrenas sos as coisas que no chegam a tocar a Deus e em seu reino, nem na verdadeira justia e na imortalidade da vida futura, mas esto ligadas vida presente e quase encerradas sob os limites desta. a doutrina poltica, a maneira de bem governar a casa, as artes mecnicas, a filosofia e todas as disciplinas chamadas liberais.(p.104)

TEOLOGIA SISTEMTICA II

1. 2. 3.

As coisas celestes so aquelas que constituem a norma e a razo da verdadeira justia e os mistrios do reino celestial o conhecimento de Deus e a sua vontade, e as normas pelos quais o homem pode conformar a sua vida vontade de Deus. O trip da sabedoria espiritual Conhecer a Deus; Conhecer a sua vontade Saber como nos cabe regrar a nossa vida segundo a vontade de Deus

TEOLOGIA SISTEMTICA II
O remdio da Graa de Deus A graa de Deus transforma nossa vontade Para Calvino a graa de Deus um privilgio que pertence unicamente aos eleitos, os quais sendo regenerados pelo Esprito de Deus, so conduzidos e governados por ele.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

A observao sobre a cristologia passa pela viso calvinista de que Cristo exerce uma funo soteriolgica: Ele o Mediador. E alm da mediao, possvel perceber, em Sua manifestao, duas reas importantes de anlise: a pessoa de Cristo e Sua obra que , necessariamente, de redeno e/ou juzo.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

O que ns temos dito a respeito de Cristo est referido com um objetivo: condenados, mortos e perdidos e ns mesmos, ns precisamos de justificao, libertao, vida e salvao nEle, segundo aquilo que a ns afirma Pedro: E no h outro nome debaixo dos cus dado entre os homens pelo qual ns seremos salvos.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
Calvino tinha uma perspectiva ortodoxa das duas naturezas. Calvino afirmava ter Jesus uma natureza carnal e ter tambm a natureza divina. O reformador afirma que a Humanidade e a Divindade so integrais em Jesus, insistindo na concordncia com o Conclio de Calcednia.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
No tocante humanidade de Jesus, Calvino defendia que esta cumpria o duplo propsito de satisfazer toda a justia requerida do ser humano e estabelecer o ponto de contato com o ser humano. J a Divindade,inescrutvel como mistrio e revelada como realidade atestada no ministrio de Jesus, manifesta a distncia existente entre Cristo e o ser humano.

TEOLOGIA SISTEMTICA II

Calvino se apropria da idia de que Jesus no se tornou vero Deus, vero homo pela

confuso das naturezas, mas pela unidade da pessoa.

Calvino afirma que, aps o juzo escatolgico, Jesus se despojar da Sua natureza humana.

TEOLOGIA SISTEMTICA II
Para o reformador, mais importante que conhecer a essncia de Cristo, conhecer com que propsito Ele foi enviado pelo Pai. Calvino explicou a obra de Cristo em conexo com a sua idia de ofcios, e o faz a partir da Escritura. Faz-se necessrio falar sobre o trplice papel de Cristo o munus triplex Christi de profeta, sacerdote e rei, no qual o elemento fundamental dessa conceituao est no fato de que Jesus Cristo personifica, em Sua pessoa, as trs grandes funes do AT.

You might also like