You are on page 1of 27

1

Introduo; Histria; Regulamento; Pontuao; Penalizaes; As roupas do judo; Cores das faixas no Judo; Cdigo moral do Judo; Contedos Programticos; Concluso; Videos; Bibliografia.

NDICE

INTRODUO
A palavra Judo traduzida quer dizer O caminho da suavidade, consiste num combate corpo a corpo entre dois atletas com o objectivo de obter ippon (cair de costas no tatami). Atravs de aplicaes de tcnicas especficas, os judocas tentem vencer a resistncia do adversrio em p ou no solo.

O Judo uma modalidade que actualmente j muito praticada no nosso pas. Temos atletas de referncia mundial como Nuno Delgado e Telma Monteiro, que muito tm entusiasmado os jovens para a prtica desta modalidade.
A vestimenta utilizada nessa modalidade o keikogi (kimono), que no judo recebe o nome de judogi e que, com o cinturo, forma o equipamento necessrio sua prtica. A sua tcnica utiliza basicamente a fora e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao mximo a fora fsica e espiritual". A vitria, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

HISTRIA
O judo foi criado no Japo, em 1882, por Jigoro Kano, tendo sido baseado no jujutsu uma arte marcial praticada pelos cavaleiros do Kamakura entre os sculos XII e XIV e noutras artes marciais do Oriente, que o Mestre Jigoro Kano fundiu num s desporto.

O desenvolvimento do Judo em Portugal tem algumas semelhanas com o incio do Judo no Japo, na medida em que ambos passaram pelo "Ju-Jitsu.
Assim os primeiros contactos com a modalidade, ainda sob a forma de "Ju-Jitsu, datam do primeiro quarto deste sculo. O primeiro clube de Judo construido em Portugal foi o Judo Clube de Beja, fundado em 12 de Junho de 1957. Um ms mais tarde, em 12 de Julho de 1957, foi fundado o Judo Clube de Portugal.

REGULAMENTO
As lutas de judo so disputadas num tatame cuja rea de 14 por 14 metros. As disputas contam com dois rbitros de cadeira e um juiz principal. Qualquer um dos trs pode interromper a lutar para consulta recproca. A durao dos combates at cinco minutos e o cronmetro pra sempre quando o rbitro interrompe a luta. Caso termine empatada, a disputa vai para uma prorrogao de cinco minutos no golden-score (quem marcar o primeiro ponto proclamado o vencedor). Para vencer a luta sumariamente o atleta precisa aplicar um ippon no adversrio. Existem quatro formas de aplicar esse golpe: fazer com que o adversrio caia com as costas no cho; imobilizar o adversrio por 25 segundos no cho; levar o oponente desistncia por estrangulamento; aplicar uma chave-de-brao torcendo o brao do rival. Um atleta que consegue aplicar dois waza-aris tambm decretado o vencedor. Esse golpe consiste em imobilizar o adversrio por 20 segundos e tambm ocorre quando o oponente cai no tatame, porm no com os dois ombros. H ainda o yuko, quando o judoca cai de lado ou imobilizado entre 15 e 20 segundos. Caso dure entre 10 e 15 segundos, o rbitro decreta o koka.

PONTUAO
Ippon: o objectivo do judo conquistar o ippon (ponto completo). O ippon conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversrio, imobilizando-o, com as costas ou ombros no cho durante 30 segundos. Quando o ippon concretizado o combate acaba.

Yuko: Quando o adversrio vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um tero de ponto.
Koka: menor pontuao do judo. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversrio cai sentado. Wazari: Outra forma de conquistar o ippon atravs da obteno de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversrio cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

PENALIZAES
Primeiro shido - Servir apenas como advertncia. Segundo shido - Ser marcado um yuko para o oponente. Terceiro shido -Ser marcado um waza-ari para o oponente.

Quarto shido - hansokumak . Ser marcado ippon para o oponente.


Na aplicao do quarto shido o rbitro central dever paralisar o combate, ordenar para que os atletas arrumem o judogui atravs de gesto prprio, ou seja, mos cruzadas esquerdo sobre a direita com os dedos apontados para baixo. Quando os dois atletas combaterem muito agachados, ambos sero punidos com shido. Caso s um mantenha essa postura este ser punido. Ao apresentar uma posio excessivamente defensiva devero ser punidos com shido.

AS ROUPAS NO JUDO
As vestimentas que eles usam tm o nome de kimono, que pode ser branco ou azul. O kimono azul o mais utilizado para as provas oficiais. No desporto em si mais utilizado judogi que kimono e tem sempre um cinto para completar a farda.

CORES DAS FAIXAS NO JUDO

Cores das faixas em Portugal:

Branca

Amarela

Laranja

Verde

No judo, os lutadores (judocas) utilizavam um quimono preso por uma faixa, que tem de quatro a cinco centmetros de largura. As cores das faixas indicam a categoria qual o judoca pertence.

Azul

Castanho

Preta

A FAIXA BRANCA Mu Kyu

Essa a cor do desprendimento e da pureza. A prpria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginao criativa, atravs da limpeza e da claridade dos pensamentos. a cor sntese do arco-ris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeio e especialmente o absoluto. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elev-los, para que encontremos o equilbrio interior, segurana e desenvolvamos o instinto e a memria. A FAIXA AZUL Ro-Kyu Significa o Cu, atravs do qual a planta cresce at tornar-se uma rvore frondosa, enquanto o treinamento do judo progride. O amadurecimento e a expectativa da evoluo se fazem presente, visto que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado.

10

A FAIXA AMARELA Rokku Kyu


Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminao da descoberta e da realidade do que o Judo. Assim como essa cor, essa graduao lhe traz a alegria, a vida, o calor, a fora, a glria, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanas no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas tambm diminuir a ansiedade e as preocupaes, construindo sua confiana, energia e inteligncia na soluo dos problemas que surgiro. A cor dessa graduao mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situaes difceis. O Amarelo simboliza: criatividade, as ideias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza.

11

A FAIXA LARANJA Yon Kyu Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino dirio, agilidade, adaptabilidade, estimulao, atraco e plenitude. Essa cor tambm simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulao, robustez, atraco, gentileza e tolerncia. Esta a cor da comunicao, do calor afectivo, do equilbrio, da segurana e da confiana. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo possvel, pois essa cor estimula o optimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A FAIXA VERDE San Kyu O verde uma cor que representa Esperana e a F. a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e o equilbrio. Ela tambm representa as energias da natureza, esperana, perseverana, segurana e satisfao; fertilidade. Significa tambm a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a gua e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano. Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a sade. O verde ligado ao elemento madeira e a primavera.

12

A FAIXA CASTANHA Ichi Kyu a cor da solidificao. Representa a disciplina, a uniformidade adquirida e a observao das regras mantidas at aqui. Significa que se est completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos tcnicos quanto no aspecto mental. Essa faixa, pela sua cor, emana a impresso de algo macio, denso, compacto. Sugere segurana e isolamento. Representa tambm uma poluio que deve sempre ser limpa. A cor castanho gera organizao, especialmente nas responsabilidades do quotidiano.

A FAIXA PRETA Sho Dan a juno de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao incio de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. a cor do poder, induz a sensao de elegncia e sobriedade.

13

CDIGO MORAL DO JUDO


A Cortesia um valor que se impe desde o incio no jovem judoca sob a forma de uma "etiqueta" simples mas rigorosa. atravs deste valor que o jovem compreende as implicaes das suas atitudes. No fundamental, um conjunto de regras que determinam o comportamento de um grupo social e que convm respeitar. A Coragem dos heris aquela que obtida fruto de uma aco pontual. No Judo a coragem de outra ordem: o saber comear (sem objectivo), continuar (sem Resultado) e nunca desistir (sem esperana). A Sinceridade, saber ser verdadeiro. Obriga a um grande conhecimento e aceitao de si prprio. A sinceridade exprime-se no judo, quanto prtica do combate em realiz-lo com o esprito isolado do resultado.

14

O Controlo de Si, particularmente das suas emoes, para ficar centrado e preservado ao mximo as sua potencialidades, sem entrar na excitao ou na apatia. A Honra, dignidade moral em relao a si e aos outros. A Modstia, saber que se pode ganhar hoje e perder amanh, saber colocar o ego no seu lugar, para funcionar em harmonia com os outros. A Amizade, onde todas as horas passadas em conjunto a transpirar, procurar, opor-se no respeito, no so ilusrios, nem so o fim das relaes de cumplicidade muito teis para o desenvolvimento do indivduo e da sociedade. O Respeito, do tapete, do professor, dos princpios, da integridade fsica dos outros e do seu valor humano, de si mesma, uma das peas fundamentais do sucesso do judo e do seu alto valor educativo.

15

CONTEDOS PROGRAMTICOS
Formas de cumprimento (rei-ho) Ritsu-reio ao entrar no doj bem como ao sair; Quando subir no tatami para cumprimentar o professor ou seu ajudante; Ao iniciar um treino com um companheiro, assim como ao termin-lo. Za-rei ao iniciar, bem como ao terminar o treinamento; Em casos especiais, por exemplo, antes e depois dos KATA; Ao iniciar um treino no solo com o companheiro, bem como ao termin-lo.

Ritsu-reio

Za-rei
16

Postura (Shinsei)
Shinsei a posio base para todos os movimentos. Por isso um shinsei correcto facilita a rapidez e a preciso na aplicao das tcnicas. Deve-se adoptar sempre o shinsei para que a todo o momento seja possvel uma pronta mudana de posio. O peso do corpo igualmente distribudo por ambos os ps, sobretudo sobre a ponta dos dedos. So as seguintes posies:

Shizen-hontai posio natural; Jigo-hontai posio de defesa;


Shizen-hontai Jigo-hontai

17

Tcnicas de movimentao sobre o tatami (shintai) So as formas correctas de deslocamento sobre o tatame, salientando os seguintes detalhes: andar descontraidamente, mantendo os joelhos e tornozelos flexveis, sem cruzar os ps. Deslocar-se em todas as direces deslizando os ps, fazendo o contacto com o solo com a borda externa da planta dos ps, calcanhares ligeiramente levantados. Acompanhar os passos de seu oponente, se este empurra voc recua, se puxa avana. Se o adversrio o puxar, no resista mova-se com ele. Do mesmo modo no resista quando empurrado, se resistir o seu corpo torna-se rgido e perde facilmente o equilbrio. Movendose no mesmo sentido do adversrio -lhe mais fcil controlar o corpo dele e desequilibr-lo.

18

Tcnicas de amortecimento de quedas (ukemi-waza) O equilbrio a lei primordial que rege o judo. Assim quando se perde o equilbrio sujeita-se a quedas. E, como natural, se no soubermos amortecer o contacto do nosso corpo com o solo, estamos sujeitos a nos machucar. Para evitar isso existe o que chamamos ukemi-no-waza. Saber cair a base indiscutvel das projeces. necessrio um treino metdico e perseverante, para vencer o medo da queda. Essa superao nos permite progredir nos conhecimentos do judo. Assim teremos um esprito aberto para ataque e defesa, aplicando os movimentos com rapidez e preciso. As direces fundamentais para ukemi so: Ushiro-ukemi queda para trs; Mae-ukemi queda para frente; Yoko-ukemi queda lateral, para esquerda ou direita (migui e hidari); Zempo-Kaiten-Ukemi - rolamento.

Ushiro-ukemi

Mae-ukemi

oko-ukemi

Zempo-Kaiten-Ukemi

19

Tcnicas de pegada (kumi-kata) Para uma eficiente aplicao das tcnicas, o judoca dever procurar a posio adequada, normal ou momentnea, de acordo com o transcorrer da luta, podendo ser natural ou autodefesa. Migi ou hidari-shizentai posio natural direita ou esquerda: mo direita na lapela esquerda do oponente e mo esquerda na manga direita do oponente. Para posio natural esquerda, basta inverter a posio. Migi ou hidari-jigotai posio de autodefesa direita ou esquerda: passa-se a mo direita por baixo do brao esquerdo do oponente e coloca-se nas costas dele, e com a mo esquerda agarra-se a manga direita do oponente puxando o brao dele sob a sua axila esquerda. Para posio de autodefesa esquerda s inverter a posio.

hidari-shizentai

hidari-jigotai

20

Tcnicas
Na aplicao de waza (tcnicas), tori quem aplica a tcnica e uke aquele em que a tcnica aplicada. As tcnicas do jud classificam-se em:
Nage-Waza (tcnicas de arremesso) Tachi-Waza (tcnicas em p) Te-Waza (tcnicas de brao) Koshi-Waza (tcnicas de quadril) Ashi-Waza (tcnicas de perna) Sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio) Mae-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para frente) Yoko-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para o lado) Katame-Waza (tcnicas de domnio no solo) Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza (tcnicas de imobilizao) Shime-Waza (tcnicas de estrangulamento) Kansetsu-Waza (tcnicas de luxao) Atemi-Waza (tcnicas de ataque)

21

Fases da projeco O que preciso para aplicar um golpe perfeito 1 Kumikata (pegada, domnio do judogui do adversrio) 2 Kuzushi (quebra, desequilbrio) 3 Tsukuri (construo, preparao, encaixe) 4 Kake (colocao, execuo) 5 Kime (finalizao, definio)

22

CONLUSO
As coisas mais importantes que aprendemos foram: O judo um desporto praticado como arte marcial, que foi fundada em 1882 por Jigaro Kano;

O judo serve para defesa pessoal, fortalecer a mente, o fsico e o esprito;


Nos finais do sec. XlX, foi considerado o desporto oficial do Japo;

23

24

25

BIBLIOGRAFIA
http://www.judomasterrio.com http://pt.wikipedia.org http://www.ombrosdegigantes.esp.br Imagens do Google

26

27

You might also like