You are on page 1of 50

Transtornos mentais relacionados ao uso de outras drogas

Integrantes: Daniel Oliveira, Leonardo Adaixo, Ludimila Melo, Marcelo Assuno, Marconi Dutra, Raul Csar, Saul flores.

Histrico
Em todas as sociedades sempre existiram drogas. Os homens sempre tentaram modificar o humor, as percepes e as sensaes por meio de SPAs, com finalidades religiosas ou culturais, curativas, relaxantes ou simplesmente prazerosas (BUCHER, 1995).

Histrico
4000 A.C.: Fibras de cnhamo descobertas na China dessa data. 3500 A.C.: Os sumrios, na Mesopotmia, so considerados o primeiro povo a usar pio. O nome dado por eles papoula pode ser traduzido como "flor do prazer" 3000 A.C.: A folha de coca costumeiramente mastigada na Amrica do Sul. A coca tida como um presente dos deuses. 2100 A.C.: Mdicos sumrios receitam a cerveja para a cura de diversos males. 1930: Num movimento que comea nos Estados Unidos, a proibio da maconha alcana praticamente todos os pases do Ocidente.

Conceitos
Droga ou substancia psicoativa: Substncias que ao entrarem em contato com o organismo, sob diversas vias de administrao, atuam no sistema nervoso central. Ainda, segundo OLIVENSTEIN (1982), so substncias utilizadas na busca de alvio de tenses internas, como angstia ou tristeza.

Conceitos
Os principais motivos para experimentao de SPAs so: 1. Curiosidade a respeito dos efeitos das drogas; 2. Necessidade de participao em um grupo social; 3. Expresso de independncia;

4. Ter experincias agradveis, novas e emocionantes;


5. Melhora da criatividade.

Abuso e Dependncia
Critrios de abuso: 1. Fracasso em cumprir obrigaes importantes; 2.Problemas legais recorrentes relacionados substncia;

3.Uso continuado apesar de problemas sociais persistentes;

Abuso e Dependncia
Critrios de dependncia: 1.Desejo persistente no sentido de reduzir o uso; 2.Necessidade de quantidades maiores (tolerncia); 3. Sndrome de abstinncia;

4.O uso apesar da conscincia de ter um problema fsico ou psicolgico que tende a ser causado ou exacerbado pela substncia.

Classificao
1. Depressoras
2. Estimulantes

3. Perturbadoras

Transtornos relacionados a Cocana

Transtornos relacionados a Cocana


Uma das drogas ilcitas mais aditivas e perigosas; Consumida por 0,3 % da populao mundial; Prevalncia masculina 2x sobre mulheres; Mais comum em adultos jovens; Derivada da folha de coca e transformada em subprodutos - crack, merla, refinado (p), etc.

Transtornos relacionados a Cocana


Podem ser administradas por qualquer via; So principalmente absorvidas pelas mucosas nasal, pulmonar e oral; Mecanismo de ao: inibio da recaptao da dopamina, serotonina e noradrenalina (mecanismo de euforia e recompensa); As vias de administrao so fator de risco crucial para a dependncia (EV e pulmonar). Metablitos podem ser detectados na urina at 10 dias depois do consumo;

Transtornos relacionados a Cocana


Diagnstico e caractersticas clnicas: Mudanas de comportamento;

Irritabilidade;
Capacidade comprometida para concentrar-se; Comportamento compulsivo; Insnia severa e Perda de peso.

Manifestaes agudas
Euforia; Aumento do estado de viglia;

Aumento da auto-estima;
Melhor desempenho em suas atividades fsicas e psquicas;

Podem ocorrer delrios persecutrios e alucinaes;


Hiperatividade autonmico (taquicardia, HA, hipertermia, taquipinia, midrase).

Overdose
Irritabilidade; Sintomas manacos; Comportamento compulsivo sexual; Complicaes clnicas: Falncia cardiovascular e do SNC.

Abstinncia
Depresso ps-intoxicao (aterrissagem) Se caracteriza por apresentar disforia (mudana repentina e transitria do estado de nimo), anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), ansiedade, irritabilidade, fadiga, hipersonolncia e agitao. Pode haver iderio suicida Na abstinncia, a avidez pela droga pode ser intensa porque o indivduo sabe que a droga alivia os sintomas.

Complicaes dos sistemas


Cardiovascular: Angina, infarto e arritmias;
SNC: AIT e infartos cerebrais (isqumicos e hemorrgicos);

Convulses tnico-clnicas; Depresso respiratria; Todas complicaes pela via de uso. GRAVIDEZ: Baixo peso, abortos espontneos e dficits cognitivos.

Complicaes psiquitricas
Intoxicao (sintomas manacos);

Abstinncia (sintomas depressivos);


Transtornos de humor.

Tratamento
Nenhum medicamento se mostrou eficaz; Diazepam ou haloperidol (tratamento da agitao); Tratamentos em grupos (Narcticos annimos).

Transtornos relacionados a Cannabis

Transtornos relacionados a Cannabis


Nome abreviado da planta cannabis sativa; Cerca de 400 princpios ativos delta THC;

Consumida na maioria das vezes sob a forma de cigarros;


Efeitos analgsicos, anticonvulsivantes e hipnticos e estimuladora de apetite; a droga ilcita mais consumida no mundo; Consumida, na maioria das vezes, por adultos jovens.

Intoxicao
Euforia: 30 minutos aps o consumo; Sensao de lentificao;

Prejuzo na memria de curto prazo;


Retraimento social; Hiperemia conjutival, boca seca, taquicardia e apetite aumentado; Retardo psicomotor, hipotenso ortosttica.

Dependncia e abuso de Cannabis


Complicaes: Quadros agudos de ansiedade e reaes de pnico ou sintomas psicticos; Quando consumidos em altas doses, os canabinides tm efeitos psicoativos que podem lembrar aqueles dos alucingenos; Pode haver associao com a potncia da droga ou via de administrao, tcnica de fumar, dose e ao contexto ou vulnerabilidade biolgica aos efeitos. A maioria dos usurios no se torna dependente.

Complicaes crnicas Uso pesado a longo prazo


Sndrome amotivacional;
Alteraes comportamentais: isolamento social; retardo psicomotor; auto-negligncia e passividade;

Alteraes cognitivas: dficits de ateno; diminuio da capacidade para concentrar-se; prejuzo da memria; abandono dos estudos e repetidas ausncias s aulas; diminuio da capacidade para resolver problemas; capacidade de julgamento e dificuldade para tomar decises; Alteraes volitivas: diminuio do interesse pela aparncia pessoal; apatia; inrcia; falta de objetivos na vida; diminuio da vontade; reduo da produtividade; falta de motivao; diminuio dos impulsos; fatigabilidade; perda do interesse pelas atividades sociais, acadmicas e ocupacionais ou qualquer atividade direcionada um objetivo.

Tratamento
Abstinncia Apoio

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Um dos maiores problemas de sade pblica, atinge propores mundiais; Expectativa de vida: diminuda em 25 %; 25 doenas esto relacionadas com o hbito de fumar Cncer de Pulmo; Componente psicoativo: Nicotina age como um Agonista Nicotnico de receptores de acetilcolina.

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Mecanismos de dependncia: Similares aos de drogas como herona e a cocana; A nicotina atua como um reforador positivo;
Seu efeito mediado pelo sistema dopaminrgico mesolmbico relacionado com reas cerebrais referentes motivao e recompensa.

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Abstinncia: A suspenso do uso de nicotina resulta em sndrome de abstinncia; As evidncias indicam que esses sinais e sintomas sejam mediados por receptores colinrgicos nicotnicos centrais e perifricos.

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Sintomas da abstinncia:

Perturbaes psicolgicas:
Humor disfrico ou deprimido; Insnia; Irritabilidade; Frustrao ou raiva;

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Sintomas da abstinncia: Ansiedade; Inquietao; Dificuldade para concentrar-se. Perturbaes fsicas: Frequncia cardaca diminuda;

Aumento do apetite ou ganho de peso.

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Sintomas da abstinncia:

Tais sintomas causam:


Sofrimento clinicamente significativo; Prejuzo no funcionamento social; Prejuzo no funcionamento ocupacional.

Transtornos relacionados ao uso de Nicotina


Tratamento:

Reposio de Nicotina - adesivos de nicotina e goma de mascar;


Terapia em grupo; Bupropiona + Reposio Maior efetividade.

Transtornos relacionados ao uso de opiides

HERONA

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Opiide: termo aplicado a qualquer substncia similar morfina; Transtornos mais antigos relatados na histria; A herona a substncia mais frequentemente usada de forma abusiva dentre os opiceos; Outras substncias usadas: morfina, pio, codena, metadona, meperidina, fentanil. Constituem drogas de primeira escolha em analgesia - dores moderadas a graves;

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Existe 5 tipos diferentes de receptores para os opiides no SNC; Tem atuao tambm em outros sistemas (Ex. Intestinal Constipao); Podem ser administradas pelas vias: oral, inalatria e injetvel. A tolerncia se desenvolve rapidamente. A abstinncia ocorre somente em uso crnico ou quando ocorre cessao abrupta.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Causam: Euforia; Sensao de calor; Constipao; Alteraes na frequncia cardaca; Alteraes na presso arterial e na temperatura corporal.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Intoxicao: Graus de intoxicao:
Miose; Sedao/ Inconscincia;

Depresso respiratria;
Bradicardia acentuada; Convulses;

Coma.

Transtornos relacionados ao uso de opiides

Emergncia:
Trade de Intoxicao: coma, pupilas em ponta de alfinete e depresso respiratria; Suporte Bsico de Vida;
Uso de Naloxone.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia: Os membros de grupos minoritrios, que vivem em reas economicamente carentes eram super-representados entre as pessoas com Dependncia de Opiides; Entretanto, ao final do sculo passado e incio deste, a Dependncia de Opiides passou a ser mais comum entre indivduos brancos da classe mdia; As diferenas no uso refletem a disponibilidade das drogas opiides e outros fatores sociais;

O pessoal da rea clnica que tem fcil acesso aos opiides pode estar em risco aumentado para Abuso e Dependncia de Opiides.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia: A Dependncia de Opiides est geralmente associada com uma histria de crimes relacionados droga (por ex., posse ou distribuio de drogas). Entre os profissionais da sade e indivduos que tm fcil acesso a substncias controladas existe, freqentemente, um padro diferente de atividades ilegais: problemas junto a conselhos de licenciamento, problemas com as equipes de profissionais dos hospitais ou com agncias administrativas.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia: Divrcio, desemprego ou emprego irregular freqentemente esto associados com a Dependncia de Opiides em todos os nveis scio-econmicos. Os indivduos com Dependncia de Opiides esto em risco especial para o desenvolvimento de: 1. Sintomas depressivos;

2. Episdios de depresso leve e moderada; 3. Transtorno Depressivo Maior.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia: Perodos de depresso so especialmente comuns durante a intoxicao crnica; A insnia comum, especialmente durante a abstinncia. O Transtorno da Personalidade Anti-Social muito mais comum em indivduos com Dependncia de Opiides do que na populao geral. O Transtorno de Estresse Ps-Traumtico tambm visto com uma freqncia aumentada.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia - Sintomas:

Ansiedade; Fissura; Sudorese;

Nusea e Vmitos;
Tremor; Pilo ereo;

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Dependncia - Sintomas:

Diarria; Espasmos e dor muscular; Taquicardia;

HAS;
Febre e calafrios; Insnia.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Complicaes do uso endovenoso: Marcas de picadas; Abscessos e lceras; Trombo flebites; Endocardite; Micro-infartos pulmonares; Meningite bacteriana; Crises convulsivas; Hepatites; Risco de transmisso do vrus HIV.

Complicaes do uso endovenoso:

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Diagnstico diferencial: Os Transtornos Induzidos por Opiides podem ser caracterizados por sintomas que lembram transtornos mentais primrios. Por ex: Distimia X Transtorno do Humor Induzido por Opiides - com caractersticas depressivas, devido a intoxicao. Os opiides tendem a produzir menos sintomas de perturbao mental do que a maioria das outras drogas de abuso; Em alguns casos reduzem os sintomas;

Nesses casos, os sintomas ou transtornos mentais emergem aps a interrupo do uso de opiides.

Transtornos relacionados ao uso de opiides


Tratamento: Abstinncia. Farmacolgico: Bupropiona, Naltrexona.
Deve-se tentar diminuir os danos, como conteno da disseminao do HIV, por exemplo.

FIM

You might also like